Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Sugestão: Copa 'Thor' de Levantamentos — Proposta

Posts Recomendados

Postado
  • Este é um post popular.

Galera, já comentei isso no tópico das MPs, mas faz mais sentido trazer a discussão pra cá de forma estruturada, como o @Vecchio sugeriu.

O contexto de quem acompanhou os campeonatos organizados pelo @ThorMitologicamenteAcurado logicamenteAcurado nos últimos dois anos não precisa de apresentação. Foram os momentos mais vivos da história recente desse fórum — e olha que fórum em 2025/2026 é basicamente patrimônio histórico. Mas funcionou. Movimentou gente que não aparecia, trouxe tópicos de qualidade, estimulou progresso real. O problema é que ficou dependente de uma iniciativa individual, e o Thor agora está com outras prioridades.

A proposta é simples: institucionalizar isso.

O que seria a Copa 'Thor'?

Um campeonato de powerlifting amador, periódico e fixo, com os três levantamentos principais (supino, agachamento e terra), rodando em ciclos regulares ao longo do ano. A ideia não é reinventar a roda — é só tirar da dependência de uma única pessoa e dar uma estrutura mínima para que o negócio se sustente.

Formato proposto:

• Frequência: um campeonato completo por semestre (dois por ano), com os três lifts dentro de uma janela de 4 a 6 semanas

• Inscrição com diário obrigatório: quem participa se compromete a abrir um diário de acompanhamento com atualizações mínimas semanais durante o ciclo — isso gera engajamento real no fórum, não só na thread do campeonato

• Comprovação: vídeo contínuo do lift (sem corte), peso na balança junto ao vídeo ou numa foto do mesmo dia, e postagem na thread pública

• Categorias por coeficiente (Wilks ou similar): pra não ser um negócio exclusivo de quem já levanta muito. Isso permite que qualquer pessoa tenha uma chance real — e é o que diferencia um evento divertido de uma vitrine pros mesmos caras

• Os três levantamentos não precisam ser no mesmo dia, mas dentro de uma janela definida. Isso é mais realista para a maioria das pessoas e elimina a discussão sobre fadiga acumulada na sessão

Premiação

Aqui é onde a coisa fica interessante. A @Rambaoretorno já se comprometeu com uma contribuição inicial de R$1.050 — três premiações simbólicas de R$350 cada, distribuídas por critérios que não favoreçam apenas quem levanta mais (pode ser maior evolução no ciclo, melhor coeficiente, etc.). Além disso, o @Doctor Manhattan tem 8 troféus personalizáveis disponíveis, então dá pra ter algo físico pra quem ganhar.

Não é isso que vai fazer o campeonato funcionar, mas é um detalhe que muda o comprometimento de quem participa. A diferença entre competição simbólica e competição com algo em jogo — mesmo que pequeno — é psicologicamente relevante.

Organização

Eu me disponho a coordenar, mas isso não é trabalho pra uma pessoa só — e o próprio histórico do Thor prova isso. A ideia é montar um grupo pequeno de colaboradores para definir as regras definitivas, gerenciar as inscrições e validar as tentativas. O @Vecchio , que tem experiência com PL e julgamento, seria uma peça importante nessa organização se topar. Vou marcar pessoas que entendo que podem ajudar @Debew , @Lucas, @Vitor_TW

O admin ( @Hipertrofia.org / Bronco) está ciente da proposta e receptivo.

O que ainda precisa ser definido coletivamente:

1. Coeficiente de equiparação — Wilks, IPF GL, Dots ou simplesmente categorias por peso corporal?

2. Janela de tempo para envio dos lifts (2 semanas? 4 semanas?)

3. Critério das premiações extras além do lift absoluto

4. Nome oficial do evento — "Copa Thor" é sugestão, pode mudar. Uma outra ideia seria "Copa MitologicamenteAcurada de Lifts"

Esse tópico é o brainstorm. Quem tiver sugestão, crítica ou disposição de ajudar na organização, é aqui. Se a conversa evoluir bem, a ideia é ter o primeiro ciclo rodando ainda no segundo semestre desse ano.

@ThorMitologicamenteAcurado — se você aparecer por aqui em algum momento, saiba que a ideia é só manter o legado até você ter espaço de volta. Ou não — talvez a gente consiga fazer isso funcionar independente, e aí você volta pra achar que virou coisa séria demais.

PSC: @Fefe

Postado

Boa iniciativa, Thiago!

Eu voto em Wilks, por já termos usado. Pode não ser a melhor métrica, mas é a mais conhecida.

Voto também em Copa Thor.

Sobre a premiação de troféus, eu acho bem legal. 100% à favor.

Sobre a premiação em dinheiro, voto contra. Acho que pode gerar mais problemas do que qq outra coisa. A ideia é vir aqui brincar, participar, zoar, não competir seriamente por grana. Julgar lifts em competições presenciais já geram treta, imaginem online, valendo dinheiro.

Se precisar fazer uma vaquinha pra envio dos troféus e essas despesas pequenas, ok, mas premiação em dinheiro acho que pode ser ruim.

(A iniciativa e o desprendimento da Ramba são incríveis, parabéns, mas ainda acho melhor sem envolver dinheiro)

É isso.

Postado
  • Administrador

Tentei um novo contato com o Thor, para ele continuar o legado e especialmente para dar todo o contexto sobre o envolvimento da growth nos últimos campeonatos (que agora as coisas sao beeem diferentes).

No mais, o que envolver a estrutura do fórum e eu puder modificar para facilitar o campeonato, contem comigo.

Postado
Em 07/05/2026 em 12:32, Lucas disse:

Boa iniciativa, Thiago!

Eu voto em Wilks, por já termos usado. Pode não ser a melhor métrica, mas é a mais conhecida.

Voto também em Copa Thor.

Sobre a premiação de troféus, eu acho bem legal. 100% à favor.

Sobre a premiação em dinheiro, voto contra. Acho que pode gerar mais problemas do que qq outra coisa. A ideia é vir aqui brincar, participar, zoar, não competir seriamente por grana. Julgar lifts em competições presenciais já geram treta, imaginem online, valendo dinheiro.

Se precisar fazer uma vaquinha pra envio dos troféus e essas despesas pequenas, ok, mas premiação em dinheiro acho que pode ser ruim.

(A iniciativa e o desprendimento da Ramba são incríveis, parabéns, mas ainda acho melhor sem envolver dinheiro)

É isso.

E se o prêmio for no sorteio? No final do campeonato. No papelzinho anotando mesmo na frente da câmera

Podia ser também um GH whey bom,

Postado

Fala pessoal

Acho legal e apoio a ideia tbm.
Eu estou beeeeem ocupado fora do forum, treinando o minimo, pra nao parar.
Mas estou disposto e me comprometo a ajudar no que for necessario.

1- Li pouco sobre os pontos, mas acho que wilks funcionam bem e são bem justos.
2 - 2 Semanas geralmente nos dão 2 tentativas de envio, eu faria com 3 semanas, assim se a primeira tentativa for ruim, da tempo de descansar uma semana e mandar na 3º.

3 - Talvez daria pra fazer um ranking no forum, tipo o de reputação que seria atualizado após cada champ, dinheiro acho excessivo tbm, mas um premio tipo trofeuzinho, um whey ou creatina seria interessante.

4 - 'Thor Power Show' - 'Copa PowerThor' - 'Copa EuOdeioOThor de Força'

Postado

Por normalmente ter por objetivo agregar os parça, é preciso que lembremos também dos manos da maromba. Logo, como já vem sendo feito, a primeira lembrança é os levantamentos poderem ser realizados pra reps. No entanto, no máximo umas 5RM. E aí, a 1RM é calculada via equaçõezinhas de predição. Caso voltemos a adotar, a gente aprofunda a resenha que eu tenho uma ressalva quanto a isso.

Outra coisa: achei perigoso pra caralho alguns registros dos champz anteriores. O mano fez o prometido. Porém, se falhasse, estaria na Record... "jovem é levado à emergência hospitalar por campeonato de fórum de Internet"... aí colocam a minha foto de urso velho, o Lucas fazendo aquele snatch, e a fotinha Ghibli style do T.Wall no topo de uma pirâmide, "como os responsáveis", juntavam uns três ou quatro desafetos, banidos, com voz distorcida, só silhueta, descascando nós. Assim sendo, poderia ser exigido de quem não estivesse em um power-rack (*), que um (ou mais) spotter(s) estivessem presentes na hora do agacho e do supino. E que se, tal spotter fosse o instrutor da academia, seria melhor ainda.

(*) eu não estou legislando em causa própria antes que me acusem por ter um. É porque o power-rack realmente evita que o manolo morra entalado tanto no agacho quanto no supino.

Postado
Em 07/05/2026 em 14:36, Guimers disse:

Fala pessoal

Acho legal e apoio a ideia tbm.
Eu estou beeeeem ocupado fora do forum, treinando o minimo, pra nao parar.
Mas estou disposto e me comprometo a ajudar no que for necessario.

1- Li pouco sobre os pontos, mas acho que wilks funcionam bem e são bem justos.
2 - 2 Semanas geralmente nos dão 2 tentativas de envio, eu faria com 3 semanas, assim se a primeira tentativa for ruim, da tempo de descansar uma semana e mandar na 3º.

3 - Talvez daria pra fazer um ranking no forum, tipo o de reputação que seria atualizado após cada champ, dinheiro acho excessivo tbm, mas um premio tipo trofeuzinho, um whey ou creatina seria interessante.

4 - 'Thor Power Show' - 'Copa PowerThor' - 'Copa EuOdeioOThor de Força'

O nome mais gay que pudermos colocar, pra ver se ele volta de raiva só pra trocar o nome

Postado

Ah, como já mencionado no 1o post: é uma janela de tempo pro parça fazer os levantamentos. Não é preciso fazer agacho, supino e terra no mesmo dia. Até pra ficar tranquilinho, dava pra dar uma semana pra cada lift pra não alegar cansaço.

Em 07/05/2026 em 14:40, Vecchio disse:

(*) eu não estou legislando em causa própria antes que me acusem por ter um. É porque o power-rack realmente evita que o manolo morra entalado tanto no agacho quanto no supino.

Eu conheço alguém que se entalou no power-rack... no supino...

Isso é um bait pra ver se ele aparece...

Postado
Em 07/05/2026 em 14:44, Vecchio disse:

Ah, como já mencionado no 1o post: é uma janela de tempo pro parça fazer os levantamentos. Não é preciso fazer agacho, supino e terra no mesmo dia. Até pra ficar tranquilinho, dava pra dar uma semana pra cada lift pra não alegar cansaço.

@ThorMitologicamenteAcurado vai ser o campeonato mais gay

E vai levar seu nome

Ninguém mandou você sumir

1 sugestão, quanto mais estende o tempo de enviar o lift, mais tempo tem pra pessoa passar tempo fazendo diário, relatando treino e se enturmar com o fórum.

2 sugestão, o próximo campeonato tem que ser COPA THOR DE TERRA SUMO

Postado
Em 07/05/2026 em 16:12, fullbodier disse:

Minha sugestão é ter o terra sumô, e como ficaria quem se dispor a disputar só em um exercício? daria para ter o ranking e participação nesse formato?

Eu também apoio estas duas ideias:

1. terra de forma mais democrática, seja via regras de power ou de strong, portanto, incluindo o sumô; e

2. participantes que queiram fazer um, dois ou os três lifts

Postado
  • Autor
Em 07/05/2026 em 19:49, Rambaoretorno disse:

Sobre a organização o @Hipertrofia.org precisaria liberar mps entre todos os colaboradores + vecchio e débil (Wagner), é isso @T. Wall ?

Nem acho que precise. Podemos continuar usando o tópico. Estou lendo e deixando fluir apenas.

Quando sentir que temos algum consenso eu trago um desenho inicial para validação e botarmos para rodar.

Postado
  • Autor

Bom dia, galera, peguei a discussão e sinterizei com a ajuda do Claude.

E também adotei algumas premissas sobre pontos que ainda não são consenso. Peço que leiam com a mente aberta e tragam não só críticas, mas propostas de correções/sugestões.

EGULAMENTO — Copa Thor de Lifts Hipertrofia.org

Edição inaugural | 2º Semestre de 2026

1. APRESENTAÇÃO

A Copa Thor de Lifts Hipertrofia.org é um campeonato de levantamentos amador, periódico e fixo, organizado pela comunidade do Fórum Hipertrofia.org. O evento nasce do legado construído pelo @ThorMitologicamenteAcurado nos campeonatos anteriores e tem como objetivo institucionalizar essa iniciativa, garantindo sua continuidade independente de um único organizador.

A competição é recreativa. O espírito é o de uma comunidade que se desafia mutuamente, registra progresso e gera engajamento real no fórum — não uma competição federada.

2. PERIODICIDADE

Duas edições anuais, com início previsto para o segundo semestre de 2026.

Cada edição segue o seguinte calendário fixo:

Fase

Duração

Descrição

Preparação

4 semanas

Período livre — cada participante usa como quiser (descanso, peaking, volume)

Envio de lifts

4 semanas

Janela para gravação e postagem das tentativas válidas

Apuração

1 semana

Validação dos vídeos, cálculo de coeficientes e divulgação do resultado

Os três levantamentos não precisam ser realizados no mesmo dia. O participante pode distribuir os lifts ao longo das 4 semanas de envio, com no mínimo uma semana de intervalo sugerida entre cada lift para evitar o argumento de fadiga acumulada.

3. LEVANTAMENTOS E VARIAÇÕES ACEITAS

3.1 Levantamento Terra

• Convencional

• Sumô

Ambas as variações competem em categorias separadas. Haverá também um ranking overall do Terra, somando clássico e sumô via coeficiente Wilks.

3.2 Agachamento

• Agachamento livre (back squat)

• Agachamento frontal (front squat)

• Agachamento sumô (stance largo)

As variações competem juntas na mesma categoria, pontuadas pelo coeficiente Wilks. O participante declara a variação no momento da inscrição.

3.3 Supino

• Supino reto

• Supino inclinado

As variações competem juntas na mesma categoria, pontuadas pelo coeficiente Wilks. O participante declara a variação no momento da inscrição.

Nota: A decisão de aceitar variações reflete a realidade do grupo — nem todos têm acesso ao mesmo equipamento ou histórico de treinamento. A equiparação via Wilks já corrige parte das diferenças; o restante é parte do espírito recreativo do evento.

4. PARTICIPAÇÃO PARCIAL

Não é obrigatório competir nos três levantamentos. O participante pode inscrever-se em um, dois ou todos os três. Apenas quem enviar os três lifts será elegível ao ranking geral (Total) e à premiação anual de suplementos.

5. CATEGORIAS DE PESO CORPORAL (BW)

Com 25 a 50 participantes por edição, é viável ter 4 categorias por gênero sem risco de esvaziamento. As faixas são baseadas nas categorias da IPF, simplificadas para o perfil amador do grupo.

Masculino

Categoria

Faixa de peso corporal

Leve

Até 66 kg

Médio

66,1 kg a 83 kg

Meio-pesado

83,1 kg a 105 kg

Pesado

Acima de 105 kg

Feminino

Categoria

Faixa de peso corporal

Leve

Até 52 kg

Médio

52,1 kg a 63 kg

Meio-pesado

63,1 kg a 76 kg

Pesado

Acima de 76 kg

O peso corporal é declarado pelo participante no momento do envio do vídeo, acompanhado de registro em balança — foto ou trecho de vídeo mostrando o peso no mesmo dia do lift.

Aviso prático: Se alguma categoria terminar com menos de 3 inscritos na primeira edição, ela será fundida com a adjacente e o regulamento ajustado para a edição seguinte. A edição inaugural é necessariamente um teste de adesão real.

6. CÁLCULO DE PERFORMANCE — 1RM E COEFICIENTE

6.1 Carga máxima (1RM)

Por questões de segurança e para evitar overtraining, não é obrigatório realizar uma 1RM real. O participante pode enviar uma tentativa de até 5 repetições (5RM) com boa execução, e o 1RM estimado será calculado pela fórmula de Epley:

1RM estimado = Carga × (1 + Repetições ÷ 30)

Exemplo: 100 kg × 5 reps → 1RM estimado = 100 × (1 + 5/30) = 116,67 kg

O participante pode também enviar uma tentativa de 1RM real — nesse caso, o valor é registrado diretamente, sem cálculo.

6.2 Coeficiente de equiparação

Todas as categorias serão pontuadas pelo coeficiente Wilks, que relativiza a carga levantada pelo peso corporal do atleta. Isso permite comparar performances entre categorias diferentes no ranking geral.

A fórmula e as tabelas de coeficiente Wilks estão disponíveis publicamente — haverá uma planilha compartilhada na thread do campeonato para cálculo automático.

7. COMPROVAÇÃO DAS TENTATIVAS

Todo lift enviado precisa atender aos seguintes requisitos mínimos:

• Vídeo contínuo, sem corte, do início ao fim do movimento

• Ângulo lateral (de preferência) para permitir verificação de profundidade no agachamento e travamento no supino

• Peso na balança no mesmo dia — foto ou vídeo com data visível (tela do celular na imagem já resolve)

• Postagem pública na thread da edição correspondente, com peso corporal e carga declarados

Não há árbitro presencial. A validação será feita pela comissão organizadora com base no vídeo. Em casos duvidosos, a comissão pode solicitar um reenvio ou registrar a tentativa com ressalva pública.

Segurança: participantes que realizarem agachamento ou supino sem power-rack devem ter ao menos um spotter presente no vídeo. Preferencialmente o instrutor da academia. Isso não é opcional — tentativas sem spotter em situação de risco serão invalidadas pela comissão.

8. PREMIAÇÃO

8.1 Troféus físicos

Os três primeiros colocados de cada lift em cada categoria receberão um troféu físico personalizado (disponibilizados pelo @Doctor Manhattan — 8 unidades personalizáveis). A logística de envio será definida pela comissão.

8.2 Badges e ranking no perfil

Proposta encaminhada ao @Hipertrofia.org (Bronco): criação de um sistema interno de badges no perfil do fórum para os três primeiros colocados de cada edição, além de registro dinâmico das marcas pessoais em cada levantamento. A implementação depende da aprovação e viabilidade técnica por parte da administração.

8.3 Premiação anual de suplementos

Ao final do ano (após as duas edições), os três participantes com maior pontuação acumulada no ranking geral (Total — todos os três lifts) receberão suplementos custeados pela contribuição coletiva dos organizadores. Os valores e produtos serão definidos antes do início da primeira edição, mas a lógica é algo que não gere disputa desproporcional pelo valor — a ideia é um estímulo, não uma premiação profissional.

A premiação em suplementos, e não em dinheiro, é deliberada: reduz o incentivo a disputas sobre julgamento de lifts e mantém o tom recreativo do evento.

9. INSCRIÇÃO E DIÁRIO OBRIGATÓRIO

Para se inscrever, o participante deve:

1. Declarar no tópico de inscrição: gênero, peso corporal estimado, levantamentos que pretende realizar e variações escolhidas

2. Abrir (ou já ter) um diário de treino no fórum

3. Realizar ao menos uma atualização semanal no diário durante a fase de envio

O diário não precisa ser um relatório detalhado — uma postagem curta sobre como foi a semana de treino já cumpre o requisito. O objetivo é que o campeonato gere atividade real no fórum, não só na thread do evento.

10. COMISSÃO ORGANIZADORA

A comissão é composta pelos colaboradores do fórum que se disponibilizaram para apoiar a iniciativa. Para a edição inaugural, integram a comissão: @T. Wall (coordenação geral), @Vecchio @Lucas e @Guimers (validação técnica de lifts), @Rambaoretorno (apoio operacional e cobranças). O @Hipertrofia.org apoia na infraestrutura do fórum.

A comissão define por consenso os casos omissos não cobertos por este regulamento. Decisões sobre validade de lifts são irrecorríveis dentro da edição, mas podem servir de base para revisão do regulamento na edição seguinte.

11. DISPOSIÇÕES GERAIS

• O regulamento pode ser ajustado entre edições com base no feedback da comunidade

• Em caso de empate no coeficiente Wilks, o desempate é feito pelo menor peso corporal

• Participantes que não cumprirem o requisito de diário semanal perdem a elegibilidade à premiação anual, mas mantêm o resultado na classificação da edição

• Este é um evento amador e recreativo — o bom senso prevalece sobre qualquer lacuna regulamentar

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 2

Conta

Navegação

Pesquisar

Pesquisar

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.