Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Estamos vivendo a era da "inflação do shape"?

Posts Recomendados

Postado

Este vídeo recente do canal do Jason me colocou em reflexão e queria dividir ela com vocês na forma de um debate honesto e aberto:

Eu tenho observado com certa cautela alguns comentários e troca de farpas entre diferentes perfis no fórum, especialmente em diários e tópicos na área de EAs.

A grande verdade é o fenômeno apontado pelo Jason no vídeo, da "inflação do shape" é algo realmente notável em nossa bolha. Com isso, não quero dizer que devemos "passar a mão na cabeça" em pessoas que claramente possuem um shape incompatível com a alegada condição (ex: uma pessoa claramente hormonizada que se diz natural, que é um clássico histórico aqui dentro; pessoas obesas safadas que não tomam vergonha na cara - estou incluso aqui 🤡; e pessoas magras que usam ainda mais recursos para permanecerem desta forma).

O fato é que o padrão estético e físico mudou ao longo do tempo e isso é uma questão sociológica e antropológica.

Entretanto, outro ponto que ele traz é fundamental: não é justo, útil ou saudável comprar o shape de uma pessoa que não vive disso com uma pessoa atleta. Da mesma forma que nunca foi útil fazer isso com artistas, mas a mente humana é uma merda, né?

Eu tenho N textos aqui onde divido uma visão bem prática e realista sobre a relação da pessoa com o próprio corpo e não tenho absolutamente nada contra o uso de qualquer recurso desde que a pessoa tenha consciência dos riscos envolvidos. Tanto que no meu diário eu trago não só os treinos, mas também toda a rotina de exames e acompanhamentos.

Acho que este vídeo e o tópico tem um fundamento de chamado à reflexão: será que não estamos reproduzindo uma visão distorcida de realidade de shape, algo que não deveria sequer estar em voga para pessoas não-atletas? Críticar o shape de uma pessoa que não vive disso e, apesar disto, consegue algo maior do que a média da população serve a quem? Ao próprio ego? A minimizar o esforço do outro?

O que vocês acham sobre este tema? Vamos trazer à tona o fundamento do fórum, que é ser um espaço para discussões.

Postado

Tem vários vídeos também nessa linha circulando por aí. Acho que é o que apontaram mesmo. Não tem pra onde fugir.

Além da insensatez - que, em algum nível, todo mundo pratica - de comparar o próprio shape com o de outras pessoas (genéticas e contextos podem ser muito diferentes) em vez de usar versões anteriores de si mesmo como parâmetro, o pessoal ainda pode esquecer do quanto que é fácil, até mais hoje em dia, a utilização de diversos truques/recursos pra "publicar" um shape: pump prévio... iluminação adequada... ângulo... contração... um bom carb-up ou sei lá... desidratação... filtro do insta, sei lá... qualidade da lente... possíveis recursos extras, tipo aplicação local, tinta 3d ou sei lá mais o q (aqui já são mais coisas de fisiculturistas, espero eu).

Ergogênicos então... nem comento. Nem é sobre usar e não usar. A quantidade e acompanhamento de alguém que entende muito vão ser grandes diferenças, imagino pelo que já vi aqui e ali.

Tem a questão também dos "supertrincados", sendo que BF muito baixo pode ser inclusive pouco saudável, pra manter e etc. Enfim, é um assunto que rende vários subtópicos, mas tá tudo ligado nessa coisa de "inflação" mesmo. O excepcional/extraordinário tende a "viralizar", seja de que forma aconteceu.

E ainda tem o pessoal maluco/apressado que quer ganhar em um ou dois anos o que uma pessoa normal ganha em uma vida de treino. Não só o problema do "shape possível me comparando aos outros", mas também o do ritmo diferente que cada um tem pra chegar ao seu desconhecido potencial máximo (só se sabe enquanto permanecer empurrando pra sempre o limite. Isso se quiser).

Postado

Lá no começo por conta de poucos exemplos, pouca informação etc... Fez com que pessoas como o Zyzz fossem referencia, ele tinha um shape ok e tomava de tudo.

Hoje ja sabemos mais, e também da pra saber que o Zyzz não era um cara tão disciplinado assim, com treino, dieta e afins. Pois temos milhares de casos de pessoas que usam menos e tem shape melhores pela questão da disciplina ao meu ver isso fez com q decaisse ainda mais o gosto por esse padrão de shape ainda mais pra quem treina.

É tipo qdo vc é criança e acha uma cb300 uma motona ai quando vc cresce ve que nao tem nada de mais naquilo pq agora vc sabe mais sobre o assunto e esta no meio dos pilotos.

Postado
Em 28/01/2026 em 12:35, Doctor Manhattan disse:

Lá no começo por conta de poucos exemplos, pouca informação etc... Fez com que pessoas como o Zyzz fossem referencia, ele tinha um shape ok e tomava de tudo.

Hoje ja sabemos mais, e também da pra saber que o Zyzz não era um cara tão disciplinado assim, com treino, dieta e afins. Pois temos milhares de casos de pessoas que usam menos e tem shape melhores pela questão da disciplina ao meu ver isso fez com q decaisse ainda mais o gosto por esse padrão de shape ainda mais pra quem treina.

É tipo qdo vc é criança e acha uma cb300 uma motona ai quando vc cresce ve que nao tem nada de mais naquilo pq agora vc sabe mais sobre o assunto e esta no meio dos pilotos.

Mas isso falando da bolha das bolhas neh, pq nem 0,5% das pessoas tem um shape igual do Zyzz, oq rola mais é comparação com fisiculturista, com ator que vive de imagem e etc, acho que a tal inflação tem mais haver com isso.

Postado
Em 28/01/2026 em 11:48, adaounder disse:

Não vi esse video, mas o texto me lembrou de outro video que vi recentemente. Nele mostravam as Panicats de uns anos atras que tinham os corpos mais desejados e que hoje seriam de normais pra medíocre

vi esse vídeo
o moto " o que Deus não deu eu compro na farmácia e na clinica e estética" tá chegando em níveis absurdos

e teve um mano aqui na thread que falou que maioria não chega nem no shape mediocre

e vamos botar algo em termos claros " a comparação é a ladra da alegria"
se for se comparar, compare-se com o que era anteriormente, o que é hoje com o que foi no passado, seguindo sua jornada única.

se compara com pessoas que não tem as circunstâncias iguais às suas , via de regra, só vai te deixar pra baixo.
isso não tira, é claro, o fator motivacional que gente bem resolvida consigo mesma consegue ter ao ver gente melhor, se conseguem ir nessa linha, tudo bem

Postado
Em 28/01/2026 em 13:58, LucasMoreira29 disse:

Mas isso falando da bolha das bolhas neh, pq nem 0,5% das pessoas tem um shape igual do Zyzz, oq rola mais é comparação com fisiculturista, com ator que vive de imagem e etc, acho que a tal inflação tem mais haver com isso.

Nada, sei onde vc vive mas hj por aqui se balançar uma moita sai vários assim, antigamente era bem bem raro

o shape do Zyzz seria considerado comum/"pequeno" nos dias atuais? :  r/Maromba

Postado
Em 28/01/2026 em 14:49, LucasMoreira29 disse:

Ah mano o percentual de pessoas que treinam é baixíssimo, a gente pensa assim pq vive na bolha

77% dos brasileiros dizem fazer atividade fisica

42% dizem fazer musculação é gente q nao acaba mais

Editado por Doctor Manhattan

Postado
Em 28/01/2026 em 14:51, Doctor Manhattan disse:

77% dos brasileiros dizem fazer atividade fisica

42% dizem fazer musculação é gente q nao acaba mais

Mano eu sou engenheiro de dados, se eu n me engano nem 15% pratica musculação, ai se a gente for considerar que envolve dieta e certo conhecimento, nem nesse fórum aqui que é dedicado ao assunto essa conta vai fechar, mas ok opinião, eu acho que n tem tanta gente com esse shape ai não k

Postado

Bom tópico.

Acredito que com o advento das redes sociais ficou muito mais fácil essa comparação, pois somos bombardeados diariamente com isso, ainda mais da maneira que os algoritmos são treinados.

Então acho que o pessoal acaba fazendo comparações irreais levando assim a essa inflação do shape.

Pega um exemplo de atletas de fisiculturismo das antigas, tem gente que vai dizer que os caras eram pequenos e blá blá blá, sendo que pra chegar num shape daqueles é muita dedicação.

Mesma coisa tem acontecido na corrida por exemplo, uma vez o cara metia um tênis e saia correr na rua, hoje é óculos, relógio, bermuda de compressão, meia de poliamida, tudo tem que ser exacerbado e infelizmente a maioria sente que precisa fazer parte da manada e se encaixar nesses grupos, então acaba seguindo esse ritmo.

Postado
  • Este é um post popular.

Igualzinho o fenômeno "só acontece no twitter".

Ex: qualquer aleatório viraliza fácil no twitter apontando um problema polêmico e que até faz sentido na teoria, mas tu para pra pensar e nota que na vida real, nunca viu isso acontecer. Nao viu, porque só acontece na bolha do twitter mesmo.

Galera fica cronicamente conectado na internet em uma câmara de eco com uma conexão cada vez menor com a realidade.

Esse negócio de inflacao de shape parece seguir a mesma linha.

Na net, shape bom ganha atencao e viraliza; shape ruim nem existe. A impressao é que shape bom é coisa corriqueira...

Com isso surge os iludidos e tu é obrigado a ler argumentos como o shape do Zyzz ser comum.

Se tu acha isso, sugiro fazer um teste básico: mostra uma foto do Zyzz pra alguém que nao faz parte da patota, pede pra comparar com teu shape e veja a magia acontecer.

CWbr7ry.png

"Ah, mas usar foto profissional é sacanagem". Usa também ué, mete um photoshop, filtro, usa AI, macumba... mesmo assim eu chuto que a porcentagem de gente com shape melhor nao vai passar de um dígito e quero ver os argumentos pra transformar minoria em comum.

É facin falar que é possível conseguir o mesmo shape mostrando outras pessoas e justo aquelas com genética fora de curva, abuser, etc...

Pena que já trabalhei com isso NO MUNDO REAL e internet. E a prática é bem diferente do mundo virtual.

Sim, shape bom existe e tu vai encontar gente com shape bom em toda academia.

Mas os shapes bons chamam atencao e ficam conhecidos, shape ruim vira NPC figurante invisível. De novo, parece que shape bom é comum, mas só fazer um calculo de guardanapo pra ver que a desproporcao entre shape bom x ruim é esmagadora.

Na real, se eu ganhasse uma piroca toda vez que ouvisse alguém dizer que tem shape top (na internet) só pra descobrir que ao vivo o mano é desnutrido com abs, gordo no forever bulking ou nem parece que treina, eu teria um estoque vitalício de piroca (nunca falei que ia usar elas, pare de projetar tuas fantasias).

Editado por Dopamine Dreams
Cheio de erros e ainda tá cheio. Dane-se.

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Pesquisar

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.