Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

VOZES DA MINHA CABEÇA - conteúdo compilado.

lorenzo_EP

Posts Recomendados

Postado
Em 30/10/2024 em 08:28, lorenzo_EP disse:

Saudações!

Quem acompanha meu diário, sabe que faz mais de ano que lancei os textos titulados "vozes da minha cabeça". São postagens com conteúdo simples e direto, baseadas naquilo que aprendi e vivenciei ao longo dos anos, sem aquela preocupação em validar tudo com estudos ou referências. Isso gerou conteúdo suficiente pra criar esse tópico, onde pretendo reunir todo o conteúdo em formato de "episódios", facilitando a indicação pra leitura e o direcionamento.

Espero que seja útil.

VOZES DA MINHA CABEÇA EP. 01 - Os exercícios básicos

Hoje vou deixar uma dica que vai especialmente pra galera mais iniciante, e que pretende se manter natural:

Existem 7 exercícios básicos que são a base pra construir um corpo bacana, vamos chamar de Os Sete Magníficos (como o filme):

- Supino

- Barra fixa

- Desenvolvimento

- Remada alta

- Remada baixa

- Agachamento

- Stiff

Quem incluir esses 7 exercícios (ou variações diretas deles) na rotina tá com a base pronta. O resto são acessórios, e como bons acessórios eles entram tendo papel secundário. Garanto pra vocês que dá pra "meter o shape" fazendo SOMENTE os Magníficos. Ajustando o volume e a frequência, eles vão trabalhar todos os grupos musculares de forma bem equilibrado. Os acessórios servem pra lapidar e corrigir pontos fracos, que COMEÇAM A APARECER depois de uns dois anos bem treinados.

Por isso repito tanto nos tópicos de iniciantes pra esquecerem os treinos sopa de letrinhas (ABCDEFGHIJKL) e treinarem de 3 a 5 dias por semana, com boa frequência (repetindo os grupos musculares).

Menos é mais. Menos exercícios, menos volume, menos técnicas avançadas, menos piruetas, mais intensidade, mais constância, mais amplitude, mais progressão, mais disciplina.

Fonte: meu conhecimento e experiência.

O próximo VOZES DA MINHA CABEÇA vai ser sobre dieta.

Abraços!

ATENÇÃO: isso não é uma sugestão de treino pronto, não é "fullbody" pra fazer 3, 4x por semana. Achei que era óbvio, mas deixando bem claro: são sete exercícios pra incluir no plano de treinamento.

ATENÇÃO: esse conteúdo é pessoal, tem autoria, e não deve ser reproduzido em outros tópicos/sites. Não seja um cuzão.

Postado originalmente em 28/07/23 no link:

https://www.hipertrofia.org/forum/topic/254542-a-máquina-é-velha-mas-não-obsoleta-softbulking-permanente-natural-e-fraco/?do=findComment&comment=3317748

Cara, excelente! Bom que sai do seu diário onde fica "escondido" e fica mais fácil de acessar.

Quem focar em progressão de cargas nesses exercícios com certeza vai evoluir de forma rápida e consistente.

Parabéns cara.

Postado

Saudações!

Quem acompanha meu diário, sabe que faz mais de ano que lancei os textos titulados "vozes da minha cabeça". São postagens com conteúdo simples e direto, baseadas naquilo que aprendi e vivenciei ao longo dos anos, sem aquela preocupação em validar tudo com estudos ou referências. Isso gerou conteúdo suficiente pra criar esse tópico, onde pretendo reunir todo o conteúdo em formato de "episódios", facilitando a indicação pra leitura e o direcionamento.

Espero que seja útil.

VOZES DA MINHA CABEÇA EP. 01 - Os exercícios básicos

Hoje vou deixar uma dica que vai especialmente pra galera mais iniciante, e que pretende se manter natural:

Existem 7 exercícios básicos que são a base pra construir um corpo bacana, vamos chamar de Os Sete Magníficos (como o filme):

- Supino

- Barra fixa

- Desenvolvimento

- Remada alta

- Remada baixa

- Agachamento

- Stiff

Quem incluir esses 7 exercícios (ou variações diretas deles) na rotina tá com a base pronta. O resto são acessórios, e como bons acessórios eles entram tendo papel secundário. Garanto pra vocês que dá pra "meter o shape" fazendo SOMENTE os Magníficos. Ajustando o volume e a frequência, eles vão trabalhar todos os grupos musculares de forma bem equilibrado. Os acessórios servem pra lapidar e corrigir pontos fracos, que COMEÇAM A APARECER depois de uns dois anos bem treinados.

Por isso repito tanto nos tópicos de iniciantes pra esquecerem os treinos sopa de letrinhas (ABCDEFGHIJKL) e treinarem de 3 a 5 dias por semana, com boa frequência (repetindo os grupos musculares).

Menos é mais. Menos exercícios, menos volume, menos técnicas avançadas, menos piruetas, mais intensidade, mais constância, mais amplitude, mais progressão, mais disciplina.

O próximo VOZES DA MINHA CABEÇA vai ser sobre dieta.

Abraços!

ATENÇÃO: isso não é uma sugestão de treino pronto, não é "fullbody" pra fazer 3, 4x por semana. Achei que era óbvio, mas deixando bem claro: são sete exercícios pra incluir no plano de treinamento.

ATENÇÃO: esse conteúdo é pessoal, tem autoria, e não deve ser reproduzido em outros tópicos/sites. Não seja um cuzão.

Postado originalmente em 28/07/23 no link:

https://www.hipertrofia.org/forum/topic/254542-a-máquina-é-velha-mas-não-obsoleta-softbulking-permanente-natural-e-fraco/?do=findComment&comment=3317748

Tragam um troféu para esse homem!

Postado

Muito bom. Obrigado!

Em 01/11/2024 em 08:55, lorenzo_EP disse:

Importante: esqueçam a palavra "mini",  mini-cutting, mini-bulking = mini-resultados. Não existem resultados rápidos na musculação, especialmente pros naturais que já tão num nível intermediário/avançado. Nada relevante vai acontecer de 30 a 60 dias, não se iludam.

O pessoal anda muito imediatista e se comparando a todo momento.

Postado
Em 01/11/2024 em 10:37, CDR disse:

Muito bom. Obrigado!

O pessoal anda muito imediatista e se comparando a todo momento.

Sempre foi assim. Por isso a maioria larga, se frustram porque não se transformam em poucos meses.

Postado

- Supino

- Barra fixa

- Desenvolvimento

- Remada alta

- Remada baixa

- Agachamento

- Stiff

Heresia não ter o terra... 

Sim, eu sei que o stiff é uma variação. 

Postado
Em 01/11/2024 em 10:39, lorenzo_EP disse:

Sempre foi assim. Por isso a maioria larga, se frustram porque não se transformam em poucos meses.

De fato!! Só estranho que quando eu era mais novo eu não escutava com tanta frequência a rapaziada com menos de dois/três anos de dedicação já falando em fazer protocolo.

Postado
Em 01/11/2024 em 10:43, Joseph1 disse:

Heresia não ter o terra... 

Sim, eu sei que o stiff é uma variação. 

Porque é totalmente descartável pensando em hipertrofia. O stiff se encaixa melhor na maioria das rotinas.

Postado
Em 01/11/2024 em 10:47, lorenzo_EP disse:

Porque é totalmente descartável pensando em hipertrofia. O stiff se encaixa melhor na maioria das rotinas.

Ainda bem que eu não treino por hipertrofia, me descobri no levantamento de peso. 

Mas engraçado que estudos que levam em conta se um indivíduo é treinado ou não é na base da % do peso corporal no levantamento terra, supino e agachamento. 

Para hipertrofia eu realmente não sei e não tenho gabarito para falar. 

Postado
Em 01/11/2024 em 11:48, Joseph1 disse:

Ainda bem que eu não treino por hipertrofia, me descobri no levantamento de peso. 

Mas engraçado que estudos que levam em conta se um indivíduo é treinado ou não é na base da % do peso corporal no levantamento terra, supino e agachamento. 

Para hipertrofia eu realmente não sei e não tenho gabarito para falar. 

O cara pode ser extremamente treinado e não ter objetivos estéticos, não dá pra misturar as coisas. Terra é um excelente exercício pra desenvolvimento de força geral, nada contra. Mas pro meu objetivo, dispenso.

Postado
Em 01/11/2024 em 08:55, lorenzo_EP disse:

VOZES DA MINHA CABEÇA EP. 02 - Recomendações de dieta para iniciantes

Hoje vou falar um pouco sobre alimentação (com foco pra naturais), sem me aprofundar muito no assunto, afinal não tenho nenhuma formação e nunca estudei nutrição. Quando alguém me pede alguma ajuda mais detalhada, costumo recomendar o @cadumonteiro que sabe muito (e pode complementar à vontade, ou me corrigir se eu escrever alguma merda). Então serão apenas recomendações gerais.

Começo falando um pouco sobre iniciantes... o corpo de um iniciante, seja magro, "falso magro", ou gordo, tá implorando por massa muscular. O iniciante que simplesmente começar a treinar, sem mudar absolutamente nada na alimentação, vai ganhar massa muscular. Por isso, o único caso em que o cutting faz sentido é pro gordo (BF > 20%). Pro "falso magro", com BF entre 15 e 20%, recomendo fazer manutenção calórica. E o cara sortudo que não treina, não faz dieta, e tem BF < 15%, pode começar com um superávit calórico leve (200-300kcal).

Nos três casos os iniciantes vão trocar gordura por massa muscular, mas é claro que no caso do sortudo isso vai ficar mais evidente.

Importante: iniciante pode ser o cara que entrou hoje na academia pela primeira vez, pode ser o cara que tá há anos "entre idas e vindas" sem nenhuma constância, ou até o cara que bate ponto diariamente na academia, mas nunca aprendeu a treinar e fazer dieta (esse é aquele que normalmente culpa sua genética).

"Mas eu não sou iniciante, já tenho boa noção de treino, de dieta, e já entrei na fase em que construir massa magra é cada vez mais difícil.."

São raros os que chegam nesse ponto naturais, e mais raros ainda os que querem seguir assim. Se tu chegou aqui, já ganhou uns 12-15kg de massa muscular mantendo BF controlado, parabéns! Mas vou dar uma notícia ruim: a partir de agora que o bicho pega. Agora tudo fica lento, muito lento. Vou desconsiderar o cutting porque, como disse, o cara que fez quase tudo certo vai chegar nesse nível com o BF em dia (abaixo de 16%). Então a recomendação são períodos de manutenção calórica intercalados com períodos de superávit leve. Quando falo de períodos, são 6 meses, no mínimo. Com essa estratégia, dá pra seguir construindo massa muscular ao longo de anos, ainda que de forma lenta, e mantendo o BF em dia.

Importante: esqueçam a palavra "mini",  mini-cutting, mini-bulking = mini-resultados. Não existem resultados rápidos na musculação, especialmente pros naturais que já tão num nível intermediário/avançado. Nada relevante vai acontecer de 30 a 60 dias, não se iludam.

Importante: cutting e bulking agressivos não funcionam com naturais. Natural não faz "off", quem faz "off" é atleta (off season, fora de temporada de competição).

Importante: naturais não mudam de cutting pra bulking, ou vice-versa, não funciona assim. Sempre é necessário um período de manutenção calórica pra consolidar os resultados.

Não vou falar em muito macros porque é um tema mais do que debatido, só deixo uma observação: naturais precisam de boas gorduras pra manter os níveis hormonais em dia. Então aquela recomendação de "no máximo 0,8g por kg" não vale pra nós. Podem consumir 1,2 ou até 1,5g de gorduras por kg, se for difícil bater as calorias diárias, e se isso não causar nenhum desconforto digestivo.

Recomendação final (que pode ser o próximo tema que vou abordar aqui): cuidado com as fontes de informação que vocês consomem. O coach, youtuber, tiktoker, usuário do fórum, chegou em algum lugar sem usar hormônios? E o público alvo dele? Como ele ganhou relevância? Será que as orientações dele servem pra mim? Pensem nisso.

Ninguém vai virar o Cbum Brasileiro seguindo esse roteiro, mas dá pra construir um físico melhor do que 90% dos marombeiros, naturais e hormonizados. Em 3-4 anos, com treino e dieta consistentes, dá pra ir bem além do famigerado "shape de praia", não subestimem a capacidade do corpo humano. Então não deem ouvidos pra quem nunca sequer tentou, mas enche a boca pra dizer que natural não cresce, que não vale a pena treinar natural, etc.

Abraços!

ATENÇÃO: esse conteúdo é pessoal, tem autoria, e não deve ser reproduzido em outros tópicos/sites. Não seja um cuzão.

Postado originalmente em 15/08/23 no link:

https://www.hipertrofia.org/forum/topic/254542-a-máquina-é-velha-mas-não-obsoleta-softbulking-permanente-natural-e-fraco/?do=findComment&comment=3320700

Mais um tópico demais.

Postado

Demorou pra esse conteúdo virar um "compilado", fácil entendimento, prático e que com certeza vai ajudar qualquer um a evoluir, e nem falo só de pessoas que acabaram de entrar na academia, mas cabe a muitos que estão anos frequentando também.

Postado
Em 04/11/2024 em 12:21, lorenzo_EP disse:

VOZES DA MINHA CABEÇA Ep. 03 - O excesso de informações e as referências

Uma coisa que me chama atenção há algum tempo é como as pessoas se perdem nesse mar de informações que temos hoje. YouTube, Instagram, influencers, coachs, e até usuários do fórum criam um ambiente onde fica fácil misturar informações e andar em círculos, sem alcançar objetivos concretos. Então, se eu puder deixar um conselho seria: passem o filtro.

Meu foco, por exemplo, é treinamento e dieta visando estética em primeiro lugar, e saúde por consequência. Sim, senhores, eu "treino pelo shape”, sem abrir mão da qualidade de vida.

Portanto, de que me serve um canal de YouTube cujo público alvo são usuários de esteroides anabolizantes? O que a opinião de um coach/influencer que fez nome prescrevendo hormônios vai me trazer? O que um cara que nunca treinou natural, ou acompanhou naturais, vai me ensinar? Será que esse canal/coach tem interesse comercial no que publica? Na boa, quando procuro conteúdo, vou atrás de quem tem experiências que possam acrescentar algo pra minha realidade. Respeito quem mostra conhecimento e resultados; só um ou outro não me serve.

Isso também vale aqui pro fórum. Sendo natural ou hormonizado, quando um membro der algum conselho/dica, apresentar algum estudo infalível ou simplesmente “cagar regra”, confiram o que o próprio tem a apresentar. Qual a experiência, o que ele conquistou? Será que realidade dele vale pra mim? Vejo caras que nunca chegaram em lugar nenhum sem drogas, dando dicas de como um natural deveria treinar ou comer. Também vejo hormonizados recreativos usando atletas como referências (?!?!), caras que vivem em outra realidade.

Existem parâmetros gerais de treinamento e dieta que servem como norteadores. Porém, sempre devemos considerar a realidade do indivíduo. Um iniciante não deveria treinar como um cara experiente; um natural não deveria treinar como um hormonizado; um marombeiro amador não deveria treinar como um atleta. O mesmo vale pra dieta: respeitar a individualidade... e vale pro uso de hormônios, mas não é o foco aqui.

Postado originalmente em 18/10/23 no link:

https://www.hipertrofia.org/forum/topic/254542-a-máquina-é-velha-mas-não-obsoleta-softbulking-permanente-natural-e-fraco/?do=findComment&comment=3330781

Absolutamente nada a acrescentar, perfeito.

Postado
Em 07/11/2024 em 08:36, lorenzo_EP disse:

Observem que tem gente que mente pra si mesmo, pessoas que frequentam a academia há anos, que se dizem experientes, que posam de entendidos, mas que vivem se sabotando: faltando treinos, furando a dieta, usando drogas pra tentar compensar os erros, etc. Essa galera nem percebe que tá no primeiro grupo, e que se não forem sinceros consigo mesmos, vão continuar correndo atrás dos próprios rabos.

Eu te ofereço a ilusão confortante ou dura realidade... faça sua escolha! 

Postado
Em 11/11/2024 em 12:15, lorenzo_EP disse:

- Homens saudáveis com mais de 1,60m não podem comer menos de 2000kcal, em nenhuma hipótese. Atenção, eu citei homens saudáveis, isso exclui casos de obesidade. Qualquer homem adulto minimamente ativo, tem GCD (gasto calórico diário) acima de 2000kcal. Querem um exemplo? Um homem de 30 anos, 1,60m e 65kg, SEDENTÁRIO, vai ter um GCD de 1940kcal. Então qualquer criatura que se mexa um pouquinho, gasta mais de 2000kcal diárias. Caras, comam, não tenham medo de comida! Sem comida, não dá pra treinar direito, os níveis hormonais ficam prejudicados, é uma bola de neve pra falta de resultados.

Bicho, isso não pode ser mais verdade. Essa semana que passou eu dei algumas deslizadas na alimentação e acabei comendo menos do que eu preciso. Resultado... Hoje eu estou podre!! Sem energia para nada. Fiz um treino medíocre e agora estou sem energia nem para socializar.

Postado
Em 12/11/2024 em 00:16, cadumonteiro disse:

Um cuting comum, considerando que você veio de um período de ganhos, seguido de uma fase de consolidação, seria um déficit de 300 a 500kcal, carboidrato em pelo menos 50% das calorias pois isso cria um efeito poupador de proteínas e melhora da performance (entreguei o ouro aqui), assim não precisa mais de 1,6 a 1,8g/kg de proteína

"ain mas tem que ser 2g, fulano falou" shhhhhhh cala a boquinha.

Cara, obrigado!

Eu andei lendo bastante sobre isso, e quando comentei aqui no fórum que indivíduos mais treinados precisam de menos proteínas, teve gente que torceu o nariz. Isso inclui atletas. O corpo de quem tá num nível avançado já "aprendeu a gerenciar melhor" as proteínas, aproveita melhor elas, por isso essa recomendação de 1,6 a 1,8g/kg é mais do que suficiente, e é melhor completar a dieta com carbos que vão dar mais combustível pra treinar melhor.

Pode me corrigir se for o caso, mas acredito que dietas exageradas em proteínas, num futuro não muito distante, vão ser consideradas "old school", tipo treinamento com volume freak.

OBS: eu já consumi perto de 2,5g/kg de proteínas, hoje tô limitando a 2g e tentando baixar um pouco mais.

Postado

Um cuting comum, considerando que você veio de um período de ganhos, seguido de uma fase de consolidação, seria um déficit de 300 a 500kcal, carboidrato em pelo menos 50% das calorias pois isso cria um efeito poupador de proteínas e melhora da performance (entreguei o ouro aqui), assim não precisa mais de 1,6 a 1,8g/kg de proteína

Obrigado, anotado.

Postado

cara desculpa só ver agora, eu estou desalojado de casa por causa de um incêndio q deixou meu prédio sem energia a mais de um mês.

mas eu assino em baixo e pratico isso no dia a dia, quem faz cuting é obeso e atleta.

e principalmente precisamos explicar que cuting não é déficit calórico, ou treino e estou em déficit então estou em cuting.
Cuting é conjunto de medidas nutricionais, farmacológicas e de treino após um período de ganhos (bulking) ou consolidação.

Logo, o franguinho barrigudo (falso magro) que começou hoje, o cara obeso grau 3 não estão em cuting

O cuting por conceito visa manter o máximo possível de massa muscular construída no bulking enquanto se reduz a gordura corporal.
E para isso temos a dieta, protocolo de fármacos (AES e estimulantes) e treino

A massa muscular precisa de 3 coisas para se desenvolver e se manter:
1 - nutrientes/energia (proteína e carboidrato)
2 - ambiente hormonal
3 - estímulo (treino)

aqui a gente já vê porque natural não faz cuting, quando você restringe nutrientes a produção hormonal reduz, a performance do treino diminui e temos perda da preciosa massa muscular construída.

Um natural não aguentaria esse processo por mais de 4 meses sem uma perda grande de massa magra e performance, um indivíduo em TRT (100mg/sem) já ficaria melhor, pois não teria queda na produção de testo natural.

Eu posso dizer que tenho bastante resultados positivos com falsos magros, pessoas com sobrepeso aplicando essa abordagem de manutenção calórica com dias de déficit leve (200kcal) pois você consegue fornecer bastante comida, calorias e principalmente carboidratos visando construção de massa, performance e uma coisa que eu vejo todo mundo ignorar: RECUPERAÇÃO MUSCULAR.

Eu falo sempre pro pessoal que acompanha comigo: abdome trincado é possível, mas dá trabalho chegar e manter, tá afim?, vale a pena?

eu nunca vi um cara com mais de 40 de braço, ombro grande e com uma barriguinha de leve.

Cadu, eu sou natural e estou em cutting, e gostaria de tirar uma dúvida se possível.

Faz 2 meses que estou em cutting, não sou falso magro nem obeso e comecei o cutting com o intuito de diminuir o BF que estava em torno de 22% para tentar chegar no mínimo em 12% ou 13%. No momento, devo estar com 18% ou 19% mas não estou sentindo queda de performance, perda de massa muscular e nem queda hormonal, humor e energia continuam normalmente. Nos treinos continuo progredindo carga normalmente. Isso significa que está "tudo bem" e posso continuar secando até atingir o objetivo ?

Dieta está em 1900kcal e 120 minutos de cardio moderado. E eu fico com dúvida se mesmo mantendo esse cutting com esse déficit leve (em torno de 300kcal abaixo da manutenção) eu notaria uma baixa hormonal e diminuição de performance, ou se esses efeitos só são sentidos em déficit moderado para alto ?

Postado
Em 14/11/2024 em 10:26, 1Mtzim disse:

Dieta está em 1900kcal e 120 minutos de cardio moderado. E eu fico com dúvida se mesmo mantendo esse cutting com esse déficit leve (em torno de 300kcal abaixo da manutenção) eu notaria uma baixa hormonal e diminuição de performance, ou se esses efeitos só são sentidos em déficit moderado para alto ?

Teus dados tão certos, tu tá com 79kg? Se for isso, tua manutenção não deve ser só 2200kcal, não.

Cálculo por cima, considerando 25 anos, 166, 79kg e atividade moderada (4 treinos de musculação a 70% de intensidade + 3 cardios de 40 min moderados): 2500kcal de manutenção.

Em 14/11/2024 em 10:26, 1Mtzim disse:

Faz 2 meses que estou em cutting, não sou falso magro nem obeso e comecei o cutting com o intuito de diminuir o BF que estava em torno de 22% para tentar chegar no mínimo em 12% ou 13%. No momento, devo estar com 18% ou 19% mas não estou sentindo queda de performance, perda de massa muscular e nem queda hormonal, humor e energia continuam normalmente. Nos treinos continuo progredindo carga normalmente. Isso significa que está "tudo bem" e posso continuar secando até atingir o objetivo ?

Provavelmente tu tá comendo mais do que essas 1900kcal, por isso não sentiu queda. Independente disso, se tá funcionando (perdendo gordura sem prejudicar o resto), é só manter.

Postado
Em 14/11/2024 em 10:38, lorenzo_EP disse:

Teus dados tão certos, tu tá com 79kg? Se for isso, tua manutenção não deve ser só 2200kcal, não.

Cálculo por cima, considerando 25 anos, 166, 79kg e atividade moderada (4 treinos de musculação a 70% de intensidade + 3 cardios de 40 min moderados): 2500kcal de manutenção.

Provavelmente tu tá comendo mais do que essas 1900kcal, por isso não sentiu queda. Independente disso, se tá funcionando (perdendo gordura sem prejudicar o resto), é só manter.

Agora já estou com uns 75kg~76kg, já perdi uns 4kgs desde o começo do cutting, então hoje a manutenção já é menor. De qualquer forma, vou manter por enquanto. Acho que só vou abaixar pra 1800kcal quando estagnar mesmo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...