Ir para conteúdo

Hipogonadismo na juventude

Posts Recomendados

Postado

Boa tarde.

Tenho 23 anos e há 2 anos fui diagnosticado com hipogonadismo sem causa aparente.

Logo após a adolescência, quando os hormônios acalmaram, eu comecei a ter alguns sintomas. De começo não dei muita bola. Quando surgiram sintomas de impotência sexual e todos os demais, fui numa endocrinologista. Minha testosterona bateu 240, mesmo sendo praticante de musculação, com dieta rica em gorduras e com BF relativamente baixo. Ela pediu exame de ressonância do cranio por suspeita de adenoma hipofisário e toda a bateria de exames de possíveis causas, mas nada conclusivo.  

Me passou clomifeno DSDN, o que elevou a testosterona pra casa dos 800, eliminando os sintomas. O problema é que, de um tempo pra cá, tentei tirar a medicação pra ver se o eixo voltaria ao normal, o que não aconteceu. Os sintomas voltaram. Retomei a medicação, mas ela parece estar perdendo o efeito e trazendo colaterais na minha vista.

Minha intenção é realizar um blast & cruise ad aeternum, pois minha qualidade de vida tá uma merda. Mas antes, quero eliminar todas as possibilidades. Por exemplo: percebi algumas veias roxas no escroto, e lendo mais a fundo, cheguei à varicocele, que poderia causar hipogonadismo. 
Minha dúvida seria: se realmente fosse a varicocele como causa do hipogonadismo, o clomifeno não deveria ter tido efeito, pois o testículo não responderia à medicação, correto?

Vim aqui como ultima cartada, esperando que alguem possa me dar uma luz, pois não tenho a intenção de gastar 500 reais numa consulta pra continuar sem respostas.

OBS: Não sei se é hereditário ou algo assim, mas meu pai, com seus 64 anos, bateu 600 de testosterona. Ninguém da minha família jamais teve esse problema.

Agradeço aos que leram até aqui, e se puderem me dar uma luz, ficaria muitíssimo grato.

Postado
Em 10/04/2022 em 13:17, Matinata disse:

Minha intenção é realizar um blast & cruise ad aeternum, pois minha qualidade de vida tá uma merda. Mas antes, quero eliminar todas as possibilidades. Por exemplo: percebi algumas veias roxas no escroto, e lendo mais a fundo, cheguei à varicocele, que poderia causar hipogonadismo. 
Minha dúvida seria: se realmente fosse a varicocele como causa do hipogonadismo, o clomifeno não deveria ter tido efeito, pois o testículo não responderia à medicação, correto?

1. Procure uma segunda opinião médica.
Postado
Em 10/04/2022 em 14:36, Matinata disse:

Ja fui em outros médicos e não obtive resposta alguma.

Queria era a opinião de vocês, só isso.

Cara, tu vai seguir opinião de anônimos? Tem moleque de 15-16 anos que viu meia dúzia de vídeos no Instagram e opina sobre tudo aqui.

Postado
Em 10/04/2022 em 14:38, Alex_83 disse:

Cara, tu vai seguir opinião de anônimos? Tem moleque de 15-16 anos que viu meia dúzia de vídeos no Instagram e opina sobre tudo aqui.

Brother, não sigo a risca o que me dizem, mas levo em consideração. Minha principal dúvida é referente à varicocele, se pode ser a causa do meu problema.

Vim no fórum pra ver se teria alguém que tivesse passado pela mesma situação, ou pelo menos com algum conhecimento específico dessa situação. 

Muitas vezes a teoria distoa da prática, e se for pra pagar por outro médico que vai me manter no escuro, minha preferência é continuar no fórum mesmo.

Postado

percebi algumas veias roxas no escroto, e lendo mais a fundo, cheguei à varicocele

Faz um ultrassom, vai gastar na faixa de 100 conto e já elimina (ou confirma) isso daí. Pode marcar direto o exame, mesmo sem indicação médica.

Postado
Em 10/04/2022 em 14:50, Matinata disse:

Brother, não sigo a risca o que me dizem, mas levo em consideração. Minha principal dúvida é referente à varicocele, se pode ser a causa do meu problema.

Vim no fórum pra ver se teria alguém que tivesse passado pela mesma situação, ou pelo menos com algum conhecimento específico dessa situação. 

Muitas vezes a teoria distoa da prática, e se for pra pagar por outro médico que vai me manter no escuro, minha preferência é continuar no fórum mesmo.

Olha cara, até onde sei o máximo que varicocele causa é infertilidade, nada a ver com baixar a testosterona. Mas sou um anônimo e não sou médico.

Minha testosterona bateu 240, mesmo sendo praticante de musculação, com dieta rica em gorduras e com BF relativamente baixo.

O que tu quer dizer com isso? Tu treina de verdade, ou só vai na academia? Fora isso, tu é um cara ativo, ou passa o resto do dia parado? O que seria o BF relativamente baixo?

Postado
Em 10/04/2022 em 15:08, Alex_83 disse:

O que tu quer dizer com isso? Tu treina de verdade, ou só vai na academia? Fora isso, tu é um cara ativo, ou passa o resto do dia parado? O que seria o BF relativamente baixo?

Tenho 1,74 de altura, 84kg com 13% de bf, aí tu já pode ter sua própria resposta quanto ao meu treino. 

Trabalhei sempre com logística, carregando e descarregando caminhão, alimentação normocalorica, e cardio quase todo dia.

Postado
Em 10/04/2022 em 15:15, Matinata disse:

Tenho 1,74 de altura, 84kg com 13% de bf, aí tu já pode ter sua própria resposta quanto ao meu treino. 

Trabalhei sempre com logística, carregando e descarregando caminhão, alimentação normocalorica, e cardio quase todo dia.

Não, isso não responde nada sobre o treino. Enfim, já dei minha opinião, procura outro endócrino e/ou urologista.

Postado

medico meu amigo.

Um bom medico que com certeza não atende plano de saúde e cobra um rim  kkkk.

gasta dinheiro com isso que e sucesso, aqui ninguém vai conseguir te dar uma idei.

Postado

Boa tarde, vamos lá então.

Primeiro, como todo mundo falou, o melhor é ir no médico e, se quiser realmente uma resolução, vai ter que ir nele. Além disso, vai ter que fazer acompanhamento, e provavelmente não é barato a consulta, enfim.

Varicocele pode ser a causa de baixa testosterona? Não posso te afirmar isso, mas eu não conheço relação.

Você falou que tem sintomas, ok, quais sintomas?

Hipogonadismo vai muito além de testosterona baixa, existem diversos sintomas que o paciente apresenta na maioria da vezes, além de que muitos desses sintomas tem outros diagnósticos também. Por exemplo, um paciente com baixa testosterona, deprimido com disfunção sexual, pode ser hipogonadismo, pode, pode ser depressão, e assim vão outros diagnósticos diferenciais, da forma que você falou fica muito espaço na história, é necessário uma maior investigação.

Outra coisa, muitas vezes, diferente do que muita gente pensa a sua testosterona pode estar dando ''baixa'' exatamente por estar fazendo a musculação. O Paulo muzy já comentou sobre isso algumas vezes. Você pode estar fazendo um teste... fica uns 10 dias sem malhar e refaz o exame, vê se sua testo ''normaliza''.

Outra coisa, o nosso organismo e meio hormonal vai muito além de só ''testosterona'' para influenciar nestes sintomas.. as vezes sua testosterona não é baixa, ela só se converte demais e isso não é necessariamente ''um problema'', isso é só o jeito que o seu corpo funciona, cada um é individual, se fosse tudo igual não tinha porque ter médico, era melhor ter uma ficha, a gente preenchia e via o que encaixava no final, igual receita de bolo.

Por fim mas não menos importante, o mercado paralelo é uma roleta russa. Não precisa de discussão, porque é. Pode falar que é ''confiável'' mas você nunca na sua vida vai ter como ter certeza do que realmente tem ali, então se você decidir fazer B&C por conta própria, mesmo entendendo tudo de hormônios, fisiologia e etc, isso mesmo assim pode dar terrivelmente errado, porque não necessariamente o que você acha estar utilizando realmente vai ser o produto, ou as quantidades. 

Enfim, se o seu pensamento é realmente sobre saúde e tratar os tais sintomas que aparentemente te incomodam, o melhor é achar uma forma de fazer não uma consulta e sim um acompanhamento médico, e realmente não é algo barato mas a forma mais segura em relação a saúde. 

Obs: Se você não gostar do médico, nem volta nele, já procura outro. O principal é confiar no profissional que está te atendendo.

Abraços, melhoras!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...