Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Agachamento E Levantamento Terra - Complicações No Futuro ?


GabrielMDS

Posts Recomendados

Olá pessoal, gostaria de compartilhar uma experiencia que tive com dois atletas um de de levantamento olímpico e outro

powerlifting.

Antes de tudo, deixo claro que eles não eram competidores a nível de brasileiro etc, mas sim campeonatos de menor expressão como regionais etc.

Os dois se encontram hoje com + de 30 anos com 3 hernia de disco devido ao esforço excessivo durante seus treinamentos na época, sem contar que nem conseguem andar direito que a dor aparece e forte.

Meu pai NUNCA treinou NENHUM tipo de esporte na vida , nem tampouco trabalhou em serviços pesados e mesmo assim teve problema de joelho...também conheci pelo menos umas 30 pessoas que NUNCA treinaram NADA e tem hérnia de disco ...bico de papagaio...rsrsrs

O que ficou na minha cabeça foi o seguinte:

Eu sou o único na minha academia que treino visando low reps/progressão de cargas/alta intensidade no agachamento e levantamento terra, portanto, será que é realmente necessário exigir tanto do corpo com esses tipos de treino ?

Depende , isso é uma opinião pessoal sua, onde vc quer chegar??? Eu treino visando altas cargas, mas claro, no limite do bom senso.

Por exemplo, meu terra já foi 2,5BW e sei que não é muito, mas para um mero mortal pode ser considerado um numero expressivo.

Alias, não me vejo em um treino sem Agacho pesado, um supino e terra pesado... Então estes fatores me levaram ao pensamento de estar exagerando na intensidade do meu treino em relação as cargas...

Se vc exagera na carga é só ajustar isso hora.

Pra complementar, três personal de academia distintas me disseram que com 25~30 anos minha lombar estaria tão fudi@# que nem andar conseguiria.

mimimi, duvido que esses tais personais trabalharam ( ou trabalham) com um alto número de atletas pra sair dizendo isso, aliás 95% dos personais e instrutores aqui nesse país de merda crucificam o terra ...agacho livre... desenvolvimento em pé ...e outros dizendo que vai dar problemas de coluna mesmo que vc faça com a tecnica o mais perfeita possível, ou seja são um bando de ignorantes que não sabem o que falam. Engraçado que um monte de gente dá problemas de joelho com agachos no hack e problemas de ombro supinando a la BB mas eles sequer tem noção do que é realmente lesivo ou não, ignore os que dizem, não sabem de NADA, pra vc ter noção 99% dos personais e instrutores não passam terra...nem agacho livre... nem remada curvada...nem desenvolvimento em pé...mas passam supino guilhotina...passam agachos no hack e no smith naquela posição ridícula onde as costas do camarada chegam a fazer angulos de 45 graus ( super lesivo isso) isso sem falar nos stiffs com coluna em C ... e etc.

Não vejo motivos para afirmarem isto, minha execução tento sempre fazer o melhor possivel mas é obvio que pra bater RM não é aquelas coisas, assim como comecei agacho/terra apenas com a barra a 2 anos atrás para aprender corretamento o movimento.

Enfim, apesar da correta execução do exercício que implica diretamente em lesões ou não, pelo desgaste imposto na lombar, joelhos, pode vir a trazer problemas sérios no futuro ?

o movimento tem que ser perfeito, o que lesiona é isso, movimentos feitos de forma porca , eu por exemplo estou com hérnia por agachar e fazer retroversão pélvica, isso é receita de lesão mesmo, se sua tecnica é boa e vc treina de forma consistente e sabe trabalhar bem volume e intensidade as chances de lesão são MUITO pequenas, as pessoas se lesionam por não saber executar bem os movimentos... por exagerar na carga e também no volume.

Eu mesmo observo que MUITAS pessoas nas academias sentem dores e lesionam os ombros pela má tecnica aliado a um grande volume de movimentos de puxar e empurrar ...isso os personais não não sabem que é lesivo rsrsrs, mas terra e agacho eles sabem.

Atente a boa tecnica...carga adequada..volume adequado, se fizer corretamente vc não se lesiona fácil , ainda mais com exercícios básicos , um agacho no smith ou no hack é MUITO mais lesivo do que um agacho livre ou terra.

Editado por Danilo Z
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Eu levei 1 mês só para aperfeiçoar a técnica do Terra, mais 1 mês para acostumar meu corpo e lombar com as cargas fazendo "meio terra", e agora que eu progredi para o exercício completo com treino de aquecimento, carga máxima e treino de explosão. Sem contar no treino de fortalecimento durante a semana, na verdade para quem treina PL como eu, o terra é só a prova do teu treino de fortalecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel C. Davila-
Concordo com você Daniel, até porque também tenho um amigo de 18 anos que desenvolveu hérnia de disco..
O motivo ? O cara não tinha base e queria pegar o mesmo peso que eu no terra/agacho, hoje ele não
consegue praticar musculação porque dói e incomoda muito.
Mas a lesão decorrente de uma má forma de execução do exercício é normal, mas e a longo prazo por esforço repetitivo?
The Incredible-
Pois é, cada um cada mas você pode não ter se adequado a todos os requisitos para realizar um bom levantamento.
Alias, tentou tanto o Sumo como o Convencional ?
Mauricioblaster-
Podem até ajudar meu caro, mas até que ponto ? Não teria problemas futuramente pelo esforço excessivo como foi dito ?
Eu faço terra desde o meu 1º Treino que montei da academia que foi exatamente com 3 dias de musculação e até hoje
agradeço por não ter nenhuma lesão, pois sempre respeitei a carga acima de tudo.
Kim-
Exato, nesses +- que o cara vai e se machuca, não respeita a técnica do exercício tão pouco como o corpo
está reagindo aos exercícios que está realizando.
Tem um colega que lesionado e mesmo assim insistiu treinar um tempo, ele dizia:
" Se não melhorar, fo$# logo de uma vez essa lombar", pura ignorância.
Sansãohigh-
Assim, não vejo "o levantamento terra é lesivo", até porque se fosse eu estaria moído nos dias atuais.
A questão mesmo foi o que eu disse, problemas futuros etc que poderiam ocorrer.
Danilo Z-
Então vamos por partes:
1- É até engraçado, quem nunca treinou na vida sempre quando chega a certa idade desenvolve alguns problemas seja onde for, mas se você é um cara ativo no esporte também tem chance de desenvolver algum problema.
2- Eu queria levantar um carro, curto muito treinar com altas cargas assim como você respeitando o limite do meu corpo etc.
Alias, foi por analisando post's de cara como você que eu agradeço por desde a 1º semana de academia já ter incluído terra, agacho livre e o verdadeiro supino hehe
3- Eu não exagero digamos na carga, eu ergo aquilo que consigo executar de boa forma, até parei de ficar tirando 1RM...
4- Concordo novamente com você, lembro até hoje do meu primeiro treino e não tinha remada livre, terra, agacho, supino, desenvolvimento..
Era basicamente um AB com exercícios somente na maquinas, onde eu treinava em ambos os dias praticamente todo o corpo, lembro que até
postei aqui mas não consigo achar mais por que sumiu da lista de tópicos, acho que é porque faz 2 anos.
Fora os alunos que fazem agacho no smith, machucam o joelho na extensora, etc. Ai não é lesivo né ?
O pior é que os caras já se formam nessa mordomia Danilo, tem uma moça que treina na minha gym e ta no ultimo ano pra se formar em educação física, até peguei varias vezes eles debatendo em relação ha um exercício que eu estava realizando.
Foi até engraçado um dia quando ela me abordou perguntando porque eu pegava tão pesado no agachamento, que ia me machucar, que eu APARENTEMENTE não tinha estrutura (80kg's), eu respondi pra ela que eram + de 2 anos de treino, onde eu fiquei exatamente 1 mês só pra ganhar mobilidade e ai sim aprender correta execução do exercício.
5- Exatamente, eu como já disse parei de tirar 1RM por conta disso, é muito esforço nunca sai legal o movimento, sempre tem
uma envergada na lombar por mais pequena que seja.
Trabalho atualmente entre 3~5RM mas não tão perto do limite, a ponto de quase travar na ultima repetição por exemplo.
Editado por GabrielMDS
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na hora do agachamento voce tem que agachar apenas ate onde a parte de baixo das costas nao forme um arco, quando ela começar a arquear voce deve parar, nao é preciso descer ate o chão pra obter hipertrofia e nem 90º, isso so é necessario se voce treinar pra algum competição especifica que vise amplitude.

No caso do deadlift a mesma coisa, no caso de pessoas medias/altas é extremamente importante voce deixar a barra mais alta que o nivel do chão, pra nao arquear a lombar (em cima de straps ou alguma outra coisa).

Recomendo a leitura desse artigo http://www.hipertrofia.org/forum/topic/183204-o-quao-profundo-voce-deve-agachar/

Editado por MonsterFreak
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na hora do agachamento voce tem que agachar apenas ate onde a parte de baixo das costas nao forme um arco, quando ela começar a arquear voce deve parar, nao é preciso descer ate o chão pra obter hipertrofia e nem 90º, isso so é necessario se voce treinar pra algum competição especifica que vise amplitude.

No caso do deadlift a mesma coisa, no caso de pessoas medias/altas é extremamente importante voce deixar a barra mais alta que o nivel do chão, pra nao arquear a lombar (em cima de straps ou alguma outra coisa).

Recomendo a leitura desse artigo http://www.hipertrofia.org/forum/topic/183204-o-quao-profundo-voce-deve-agachar/

Valeu Monster até vou aproveitar pra fazer está leitura do artigo o/

O que mais me preocupa é o Deadlift, apesar do Sumo eu não sentir tanto a lombar ( mesmo sabendo que é muito requisitado ), eu sinto que se aumenta-se alguns cm's da barra em altura eu me sentiria bem melhor. Porém, na minha academia é inviável já que só tem 1 step e não vejo outra forma de aumentar, assim eu utilizo pelo menos uma anilha de 25 para amenizar este problema.

A verdade é que se eu consegui-se adequar a altura da barra pra minha individualidade, acabaria com minhas preocupações hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Possível sim. der wunderman já explicou uma vez, pra quem n busca competir em pl, etc, não é preciso exagerar nesses exercícios.

Quem é esse cara ?

Eu não busco competir em PL, eu apenas curto muito fazer um treino pesado seja no agacho ou levantamento terra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem é esse cara ?

Eu não busco competir em PL, eu apenas curto muito fazer um treino pesado seja no agacho ou levantamento terra.

É um colaborador do forum que deletou a conta, ele era contra levantamento terra e agachamentos pesados , devido ao risco de desenvolvimento de hernia

This, além de ser contra, era um dos mais inteligente do fórum, infelizmente deletou a conta. Não vou achar o tópico onde ele falou sobre, pq faz tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Monster até vou aproveitar pra fazer está leitura do artigo o/

O que mais me preocupa é o Deadlift, apesar do Sumo eu não sentir tanto a lombar ( mesmo sabendo que é muito requisitado ), eu sinto que se aumenta-se alguns cm's da barra em altura eu me sentiria bem melhor. Porém, na minha academia é inviável já que só tem 1 step e não vejo outra forma de aumentar, assim eu utilizo pelo menos uma anilha de 25 para amenizar este problema.

A verdade é que se eu consegui-se adequar a altura da barra pra minha individualidade, acabaria com minhas preocupações hehe

coloque anilhas por baixo, ou pega uma tabua e corte ela quadrada e leva na mochila e coloca por baixo das anilhas, era assim que fazia antes de montar minha gym, é ate bom que não detona o chão da academia

Editado por KimKaphwann
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...