Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Agachamento E Levantamento Terra - Complicações No Futuro ?


GabrielMDS

Posts Recomendados

Olá pessoal, gostaria de compartilhar uma experiencia que tive com dois atletas um de de levantamento olímpico e outro

powerlifting.

Antes de tudo, deixo claro que eles não eram competidores a nível de brasileiro etc, mas sim campeonatos de menor expressão como regionais etc.

Os dois se encontram hoje com + de 30 anos com 3 hernia de disco devido ao esforço excessivo durante seus treinamentos na época, sem contar que nem conseguem andar direito que a dor aparece e forte.

O que ficou na minha cabeça foi o seguinte:

Eu sou o único na minha academia que treino visando low reps/progressão de cargas/alta intensidade no agachamento e levantamento terra, portanto, será que é realmente necessário exigir tanto do corpo com esses tipos de treino ?

Por exemplo, meu terra já foi 2,5BW e sei que não é muito, mas para um mero mortal pode ser considerado um numero expressivo.

Alias, não me vejo em um treino sem Agacho pesado, um supino e terra pesado... Então estes fatores me levaram ao pensamento de estar exagerando na intensidade do meu treino em relação as cargas...

Pra complementar, três personal de academia distintas me disseram que com 25~30 anos minha lombar estaria tão fudi@# que nem andar conseguiria.

Não vejo motivos para afirmarem isto, minha execução tento sempre fazer o melhor possivel mas é obvio que pra bater RM não é aquelas coisas, assim como comecei agacho/terra apenas com a barra a 2 anos atrás para aprender corretamento o movimento.

Enfim, apesar da correta execução do exercício que implica diretamente em lesões ou não, pelo desgaste imposto na lombar, joelhos, pode vir a trazer problemas sérios no futuro ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Aproveitando que o tópico remete a esse assunto, gostaria de tirar uma dúvida:

Faz 2 meses que treino tanto o terra sumô [52 kilos + barra] (treino B) como agachamento [60 kilos + barra] (treino C), sempre progredindo as cargas aos poucos, bem, ocorreu que semana passada tive uns dias sem treinar por uma virose, quando voltei manti as cargas, no treino B senti um pouco a lombar, e no C não senti, porém no outro dia estava com uma dor fudida na lombar. Enfim, estou de molho até agora, mal posso fazer movimentos bruscos.

Fui ao médico, fiz raio-X da lombar e a coluna está normal, o médico sugeriu uma lesão muscular. Passou um relaxante, mas não comprei.

Vocês acham que devo me preocupar com algo mais, ou mesmo é obrigatório tomar algum medicamento?

Forte abraço a todos!


@edit Faço o terra sumô pelo mesmo motivo do amigo em cima, não consigo fazer o convencional, acho que falta de mobilidade e alta estatura (1,92).

Sinceramente eu adoro esse exercício, mas tou pensando em tirar depois dessa.

Editado por LucasLimaSantos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na academia onde eu anteriormente treinava, o dono foi bodybuilder profissional. Ele tem 4 hérnias de disco e 2 rupturas de peitoral direito e diversas lesões de ombro.Suas cargas no terra e no agacho eram menor do que as minhas.

Existem lesões tanto nas areas de treinamento com força, quanto nas áreas de treinamento nas quais a força não é o atributo primário essencial. Pense na quantidade de bodybuilders com lesões nos ombros. Pense na quantidade de atletas que treinam com pliometria (grosseiramente saltos e treinamentos de explosões, ou seja, basquete, esportes olímpicos, jogadores de futebol americano) e desenvolvem lesões nos joelhos. Pense na quantidade de jogadores de futebol com lesões em joelhos e tornozelos. Isto é, lesões fazem parte do esporte, seja ele de baixo nível ou de alto nível. O que muda é o mecanismo de como a lesão ocorre: se o indivíduo é atleta de alto nível, sua lesão será por "overuse", ou seja, uso em abuso / uso em excesso de certa estrutura do corpo; se o indivíduo é atleta de baixo nível, sua lesão será por má execução dos exercícios.

O que importa mesmo é treinar certo, com uma intensidade (carga) adequada para um determinado volume adequado, visando uma execução mais correta possível. Treinar errado é o que predispõe lesões. Ja tive lesões na junção sacroilíaca porque terreava errado. Eu simplesmente não consigo ficar na postura adequada para executar o terra convencional. O que fiz? Mudei para o terra o sumô, com um tronco mais vertical e menor recrutamento da lombar.

Abraço

É exatamente este ponto, não somos atletas que visam competir (eu pelo menos), então para que se esforçar tanto pra provavelmente chegar aos 30~35 anos com 2,3 hérnia de disco, joelho todo moido entre outros problemas.

Nunca tive uma lesão nesses 2 anos de treino, mas é algo que me preocupa de certa forma, pois não vivo disso e estou começando a enxergar que não há uma grande necessidade em trabalhar com 90~100% da RM em um levantamento terra.

Também cheguei a mudar e faz alguns meses que deixei o convencional de lado migrando para o sumo, não sinto nem metade do que trabalhava a lombar no convencional.

O engraçado é que eu nunca mudei de academia e pelo tempo que estou la, já vi uma duzia de pelego se machucando exatamente igual você disse, com nem metade da carga do que pego... Vai entender..

Aproveitando que o tópico remete a esse assunto, gostaria de tirar uma dúvida:

Faz 2 meses que treino tanto o terra sumô [52 kilos + barra] (treino B) como agachamento [60 kilos + barra] (treino C), sempre progredindo as cargas aos poucos, bem, ocorreu que semana passada tive uns dias sem treinar por uma virose, quando voltei manti as cargas, no treino B senti um pouco a lombar, e no C não senti, porém no outro dia estava com uma dor fudida na lombar. Enfim, estou de molho até agora, mal posso fazer movimentos bruscos.

Fui ao médico, fiz raio-X da lombar e a coluna está normal, o médico sugeriu uma lesão muscular. Passou um relaxante, mas não comprei.

Vocês acham que devo me preocupar com algo mais, ou mesmo é obrigatório tomar algum medicamento?

Forte abraço a todos!

@edit Faço o terra sumô pelo mesmo motivo do amigo em cima, não consigo fazer o convencional, acho que falta de mobilidade e alta estatura (1,92).

Sinceramente eu adoro esse exercício, mas tou pensando em tirar depois dessa.

Eu não sou profissional pra te indicar nada, mas de incio EU removeria o terra do treino até essa dor na lombar sumir.

Você nunca chegou a sentir dor na região ? se sim, pode ser uma micro lesão que tu tinha e se tornou algo mais grave.

Espero que não seja nada, meu amigo lesionou a lombar com o terra uma vez e até hoje o cara sente fisgada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só parece né ? porque com essa assinatura tu não treina com intensidade baixa haha

bw 67

agacho 2bw+

Meu agacho nunca passou de 1,9bw. E no momento está em torno de 1,8bw. Isso quando tirei a última 1RM, já ganhei quase 2kgs desde então :P

Quando comecei eu treinei um tempo com intensidades altas, mas por essa preocupação com saúde e tal, mais e mais leituras sobre o assunto e tudo mais, eu vi que era melhor baixar a intensidade. Agora por exemplo estou fazendo uma rotina do sheiko, que raramente faz alguma rep acima de 85%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu agacho nunca passou de 1,9bw. E no momento está em torno de 1,8bw. Isso quando tirei a última 1RM, já ganhei quase 2kgs desde então :P

Quando comecei eu treinei um tempo com intensidades altas, mas por essa preocupação com saúde e tal, mais e mais leituras sobre o assunto e tudo mais, eu vi que era melhor baixar a intensidade. Agora por exemplo estou fazendo uma rotina do sheiko, que raramente faz alguma rep acima de 85%.

Mas você nunca chegou a ter problemas com a lombar ?

Conheço programa de treinamento sheiko só pelo nome, nunca me informei sobre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

levantamento terra nem faço por justamente atrapalhar o agachamento, pois muitas academias nem tem suporte pra isso... faço só meu agachamento bem regulado, não estico os joelhos todos, concentração em alto, lombar ajeitada, o certo pra quem não visa competir é exatamente isso, treinar da forma mais correta possivel e não socar peso pra impressionar as gatas os outros.... cargas altas e execução são tempos e tempos de muito trabalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas você nunca chegou a ter problemas com a lombar ?

Conheço programa de treinamento sheiko só pelo nome, nunca me informei sobre.

Nunca. Já tive vários dias com dmt na lombar, mas nunca deu problema de fato. Até minhas máximas no terra a coluna fica bem reta.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...