Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Debate] Mais Volume Vs Pouco Volume


Yaggo Silva

Posts Recomendados

Legal sua intenção de criar um tópico assim. Espero que não tenda aos mesmos debates.

Existem pessoas que se dão melhor com mais frequência e menos volume (estilo "squat every day"), e outros com menos frequência e mais volume (estilo splits da vida). Cada um deve testar protocolos e ver qual o que serve - entender o porquê também ajuda; o que te faz progredir (cargas, tensão, condicionamento, etcetc) mais rápido e melhor.

Particularmente, eu gosto de volume. Acredito ser um dos fatores mais importantes para a hipertrofia. Mas assim como tu colocastes, não me agrada.

Pegando teu treino de dorsais, por exemplo:

Barra fixa 3x8

Remada curvada 4x8

Remada serrote 3x10

Pulley pegada neutra 3x10

Eu faria mais ou menos assim: barra fixa supinada para 50 reps (divididas em quantas séries necessárias) e progredia algumas repetições cada semana. Mandaria uma remada curvada depois, para 4 séries de altas reps e fechava aí mesmo. Caso quisesse um isolador para o bíceps, se ainda julgasse necessário, alguma rosca para 2-4 séries.

Entendes o que digo? Não necessitamos de vários exercícios para adicionar volume. Basta pegar aqueles que consigamos erguer mais e brincar com o volume total do treino.

Bom, está é minha visão. Espero que tenha ficado clara. Acompanharei o tópico para mais opiniões.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

O debate acabará sendo "mais do mesmo" já que todos sabemos que treinamento é algo muito individual.

Cada método de treino traz seus benefícios, mas cada um reage de uma maneira aos estímulos.

As vezes não é nem o treinamento que não é o adequado, mas sim o momento de aplicá-lo, até mesmo porque estamos cansados de ver pessoas que assistem videos de bb's conhecidos e pensam que se fizerem os mesmos treinos, terão melhores resultados.

Na minha visão, o melhor treinamento sempre será aquele que se adéqua melhor ao seu corpo e isto cada um só vai descobrir com tempo de treinamento, aprendendo a identificar e compreender as respostas que seu próprio corpo te dá diariamente e adaptando os treinos de acordo com seus objetivos.

Lembrando que falo tudo isso considerando uma pessoa que realmente sabe treinar e não aquela que executa a maioria dos exercícios de forma equivocada e que reclama que tem a pior genética do mundo, porque neste caso nenhum treino fará milagre.

Se você teve bons resultados tá ótimo, mas de fato se levar em conta que a progressão de carga tende a beneficiar a hipertrofia, e que seu treino atual está bem volumoso (9 - 10 exercícios por dia), fica difícil progredir.

Aliás, para manter um treino com esse volume é bem difícil ter cargas altas, a n ser que você faça com baixíssima intensidade e leve 3hrs para treinar, o que também não beneficiaria a hipertrofia.

Porém é aquilo, você fez, colheu bons frutos... resta entender o porque, o que de fato está te beneficiando. As vezes com um treino menos volumoso e mais intenso você conseguiria o mesmo resultado ou até melhor, já que a recuperação seria mais rápida, porém depende de N fatores. As vezes a sua execução não está 100% então você precisa de tantos exercícios para fadigar os "muculos alvo"... tem o lance do tipo de fibras que você tem tbm, que pode interferir, enfim. Só testando hehe

Brilhante seu ponto de vista. Era essa a minha intenção. Mesmo atualmente eu defendendo treinos mais volumosos, mas sempre estarei aberto a ouvir o outro lado. Eu concluo meu treino em no máximo 1 hora. Minhas cargas nos compostos estão boas, nos isoladores eu procuro visar mais a execução. Até porque são exercícios mono articulados, e as cargas a serem trabalhadas com eles tendem a ser relativamente baixas. Eu não me dei bem com pouco volume. Mas existe a questão da individualidade biológica, cada ser reage a um estímulo de forma diferente. Só com o tempo para ir conhecendo seu próprio corpo.

Editado por Yaggo Silva
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende da divisão de treino adotada

Da pra treinar todo dia , mas o volume teria que ser baixo . Da pra treinar 1x por semana , mas o volume e intensidade seriam altos , ai cabe cada um entrar no consenso pra ver o que é melhor pra si.

Editado por MonsterFreak
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende da divisão de treino adotada

Da pra treinar todo dia , mas o volume teria que ser baixo . Da pra treinar 1x por semana , mas o volume e intensidade seriam altos , ai cabe cada um entrar no consenso pra ver o que é melhor pra si.

Dá pra treinar, inclusive, 7 dias por semana. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá pra treinar, inclusive, 7 dias por semana. =)

Da pra treinar 14x na semana

TOPIC

Apesar de volume não ter nada a ver com isolado x compostos, SEMPRE voltam nessa discussão.

Tudo o que eu li aqui no fórum, em outros sites e em discussões com outros usuários, tenho em mente que o VOLUME é a PRINCIPAL (não a única) variável, tanto pra força quanto pra hipertrofia. Vejam, não digo que o treino precisa ser volumoso, mas precisa ater um volume mínimo, ou seja, mesmo quem treina com intensidades altas (90%+) precisa saber dosar o volume, não adianta ele fazer 3x1 com 1RM e ir embora, normalmente esses treinos mais intensos de1~3 reps tem vários sets 7~10, ou muitas vezes vários sets com carga progressiva, como os treinos de maxes diárias. Como já disse em outros tópicos, alguns treinos de força tem sempre uma fase em que se acumula volume, treinando com cargas moderadas.

E pra quem treina com cargas baixas, obviamente tem que se usar mais volume, afim de dar um estimulo necessário, se ele usar cargas baixas/moderadas, aca aumentando o número de repetições. E como já disseram volume e intensidade são inversamente proporcionais, se esta treinando com alta intensidade (estou assumindo intensidade como carga) se reduz o volume, se esta com intensidade baixa, aumenta o volume.

Mas é como já disseram INÚMERAS vezes aqui no fórum pra quem é natural e quer estética + força o ideal é mesclar, compostos e isoladores, low reps e high reps, intenso e volumoso

Enfim, o volume é a principal variável que uso pra regular os meus treinos, como eu disse não é a única.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nego acha que vai ficar com costas fodas fazendo terra kkkkkkk

Terra e um exercício inútil pra hipertrofia visto que apenas ira dar algum estímulo se usado com cargas muito altas, porém existem dezenas de exercícios superiores a ele para as costas, e pernas!

E fato que um treino tem que ser volumoso ainda mais para naturais que dificilmente conseguirão aplicar uma intensidade muito alta para justificar um exercício apenas para músculo pequeno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nego acha que vai ficar com costas fodas fazendo terra kkkkkkk

Terra e um exercício inútil pra hipertrofia visto que apenas ira dar algum estímulo se usado com cargas muito altas, porém existem dezenas de exercícios superiores a ele para as costas, e pernas!

E fato que um treino tem que ser volumoso ainda mais para naturais que dificilmente conseguirão aplicar uma intensidade muito alta para justificar um exercício apenas para músculo pequeno.

E seu embasamento e conhecimento vem da onde?

Revisando as meta-analises e do que se tem de mais atual no meio cientifico, atualmente o numero de repetições nao é fator diferenciador no quesito hipertrofia, ou seja, 3-5 reps geram a mesma resposta hipertrófica que 8-12, PORÉM, tem-se como consenso que o máximo estímulo para hipertrofia é alcançado nessa faixa (8-12) reps. Aqui entra a individualidade (fisiológica, bioquimica).

O que mais se discute no meio academico hoje em dia é o número de séries, discussão focada em individuos NATURAIS, tendo em vista a dificuldade em fazer estudos com ATLETAS e utilizadores de EA's recreacionais.

Indo adiante e me baseando no que li em meta-analises, segundo Rhea, o ponto de otimização seriam 2 treinos semanas por grupamento muscular (ok não é novidade para a grande maioria aqui), com séries máximas em torno de 4-5, sério, só isso? Sim, foi o resultado que ele apontou, tem gráfico e tudo mais para os preguiçosos, só pesquisar.

Qual o problema disso? Nem todo mundo sabe treinar com intensidade suficiente.

Outros estudos apontam que em indivíduos TREINADOS ( aqui entra o x da questão, treinado seria com mais de 1 ano de treino, porém, nem todo mundo sabe efetivamente treinar ou treina com consistência por um ano inteiro) quanto mais séries melhor. O que fica meio vago tal afirmação, pq se quanto mais melhor, o ponto de otimização para hipertrofia tende ao infinito de séries, sendo assim, o amigo ali citado passaria a vida na academia treinando, não?

Onde eu quero chegar? Assim como se periodiza o treino no quesito repetições, acho prudente utilizar menos e mais séries, MAS, sinceramente, tem motivo para um NATURAL, utilizar mais de 10 séries por grupamento muscular em um treino 2x na semana? EU acho um exageiro e a tendencia seria estagnar.

O que é certo? O que é errado? NÃO SEI! Tem que testar, agora usar de arrogância afirmando que sabe o que funciona e o que é certo, nada mais é que pura prepotência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu treino era muito parecido com o seu, até os exercícios eram quase os mesmos. Até apelidei ele de "arroz com feijão"

Me dei bem com ele, sempre deu resultados.

Vira e mexe eu mudava, mas voltava sempre nesse modelo volumoso por medo da mudança, e não conseguir os mesmos resultados que ganhei com esse padrão

Confesso que há 4 semanas decidi mudar, e mudei para o treino agonistas/antagonistas.

Não sei se é porque eu saí da rotina de exercícios/carga/intensidade, mas minha força e evolução aumentaram consideravelmente com essa mudança.

Indico ele quando voce se cansar desse =)

Editado por L1nk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...