Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dieta Bulk Limpo Gostaria Da Sua Opinião!

rafafit

Posts Recomendados

Postado (editado)

Altura: 173
Peso: 80kg (endomorfo)

BF: 10%
Medidas:

Braço - 38cm

Peito - 102cm

Barriga - 81cm

Perna - 55cm

Objetivo da dieta: clean bulking

https://imageshack.us/i/f0NwR1zap

Total - 3000kcal

Proteina - 2,7g/kg

Carboidrato- 4,5g/kg

Gordura- 1,0g/kg

Minha TBM está calculada em 2.700 - 2.800kcal

Estou com medo do desjejum, será que está alto a quantidade de mel? Obrigado!

Editado por rafafit
Postado

Sim, tem muito mel. Já ouvi que o mel tem muita frutose, mas mesmo que esse não seja o problema, é ''açúcar puro''. EU não usaria essa dosagem toda nunca, uma colher é mais que suficiente.

Postado

Sim, tem muito mel. Já ouvi que o mel tem muita frutose, mas mesmo que esse não seja o problema, é ''açúcar puro''. EU não usaria essa dosagem toda nunca, uma colher é mais que suficiente.

Vou diminuir então o mel para umas 30g, o que acha?

Postado

Caraca, eu acho q vc toma glutamina de mais, não te da dor no estomago não?

Quanto tomo glutamina antes de durmir e depois do treino me da um nó no estomago.

Postado

Caraca, eu acho q vc toma glutamina de mais, não te da dor no estomago não?

Quanto tomo glutamina antes de durmir e depois do treino me da um nó no estomago.

Não sinto nada... tomo 15g o dia... 5g de manha 5g pos e 5g antes de durmir

Postado

O excesso de apenas ~200 kcal é pequeno. Bulk limpo precisa ter excesso calórico como qualquer outro, o que muda são as fontes e o timing dos alimentos.

Abç

Não cara, o que faz o bulking ser limpo ou sujo é o excedente e não a escolha dos alimentos. E o que seria timming? Indice glicêmico?
Postado (editado)

Não cara, o que faz o bulking ser limpo ou sujo é o excedente e não a escolha dos alimentos. E o que seria timming? Indice glicêmico?

A diferença de bulk sujo ou limpo é a taxa de acúmulo de gordura (bulk sujo = taxa de acúmulo alta, bulk limpo=taxa de acúmulo baixa) . A pessoa pode fazer um bulk sujo com excedente de 300kcal mas pode fazer um bulk limpo com excedente de 600kcal. Isso vai depender muito de diversos fatores:

Tipos de alimentos: Quanto piores for os alimentos mais gordura a pessoa ganha e menos músculo ela ganha portanto o quao pior for o alimento mais sujo é o bulk

Ae´s: Se a pessoa ta fazendo o uso de ae´s a tendência é do bulk ser mais limpo, uma vez que esses nutrientes vai ser utilizados mais para queima de gordura e síntese protéica (muitas vezes quem utiliza ae´s tem um bulk mais limpo com excedente calórico maior do que quem não usa)

Treino: Quanto melhor for o nível de treino da pessoa, mais limpo o bulk vai ser

Tempo de Treino: Quanto maior o tempo de treino que a pessoa tem maior a chance de ser um bulk sujo, uma vez que quem tem 5 anos de academia tende a ganhar músculo muito mais dificilmente do que quem acabou de entrar numa academia.

Macros: Quanto maiores for as quantidades, maior a tendência do bulk ser sujo.

Gente isso é imaginando que cada variável altere sem que as outras se alterem.

Editado por robertodeth
Postado

Eu entendo seu ponto de vista, mas acredite, dá pra fazer um excedente bem mais alto e manter clean. desde que se mantenha o controle insulinemico ( isso se consegue com as fontes de carboidratos e o timing)

Quando falo de timing, falo do impacto que cada nutriente tem em horarios diferentes ( uma vez que nossos níveis hormonais e uma série de mais fatores variam ao longo do dia).

Vejo muita gente falhando por ficar em cima do muro: bulk com calorias baixas geralmente leva a resultados decepcionantes. Manter-se clen & lean depende das escolhas de aliemntos, do equilibrio e proporção entre os nutrientes, etc.

Pra um leigo ( não no sentido pejorativo desse termo, entendam-me) fica muito difícil esse ajuste de fatores.

Se dieta fosse apenas contar macros seria simples, mas não é assim.

Postado (editado)

Vamos lá

A diferença de bulk sujo ou limpo é a taxa de acúmulo de gordura (bulk sujo = taxa de acúmulo alta, bulk limpo=taxa de acúmulo baixa) . A pessoa pode fazer um bulk sujo com excedente de 300kcal mas pode fazer um bulk limpo com excedente de 600kcal.

Concorda que quanto maior o excedente maior o acumulo, senão eu poderia fazer um excedente de 1000 calorias de arroz integral e não engordaria. Quanto maior o excedente mais sujo é seu bulking, porque 300 calorias que sobram de batata doce são iguais a 300 calorias que sobram de pizza, as duas terão o mesmo fim, que é o acumulo.

Tipos de alimentos: Quanto piores for os alimentos mais gordura a pessoa ganha e menos músculo ela ganha portanto o quao pior for o alimento mais sujo é o bulk

Errado, o carboidrato da pizza é o mesmo carboidrato da batata, indice glicemico já foi discutido que é irrelevante, o que vai mudar são os outros macros e micros, mas caso se encaixe ou complemente na sua dieta, não fará seu bulking sujo.

Ae´s: Se a pessoa ta fazendo o uso de ae´s a tendência é do bulk ser mais limpo, uma vez que esses nutrientes vai ser utilizados mais para queima de gordura e síntese protéica (muitas vezes quem utiliza ae´s tem um bulk mais limpo com excedente calórico maior do que quem não usa)

Nutrientes não são utilizados para queima de gordura, o que ocorre é o aumento da sintese e aproveitamento melhor dos nutrientes na contrução de massa magra, o que interfere na queima de gordura são os hormônios não os nutrientes.

Treino: Quanto melhor for o nível de treino da pessoa, mais limpo o bulk vai ser

Não, o treino não determina se seu bulking vai ser limpo ou sujo, a não ser que seja em casos aerobios, mas caso seja musculação normal, o que pode variar é o gasto calorico e EPOC dependendo do volume/intensidade do seu treino, resultando em um gasto calorico maior ou menor.

Tempo de Treino: Quanto maior o tempo de treino que a pessoa tem maior a chance de ser um bulk sujo, uma vez que quem tem 5 anos de academia tende a ganhar músculo muito mais dificilmente do que quem acabou de entrar numa academia.

Correto em partes, uma pessoa que acabou de entrar realmente ganha mais massa muscular do que quem ja treina a 5 anos, mas isso não faz o bulking de quem treina a 5 anos ser sujo, ele só tem tendencia a ganhar cada vez menos massa magra e um pouco mais de gordura, mas nada exorbitante que caracterize como bulking sujo.

Macros: Quanto maiores for as quantidades, maior a tendência do bulk ser sujo.

Obvio, mais macros + calorias

Eu entendo seu ponto de vista, mas acredite, dá pra fazer um excedente bem mais alto e manter clean. desde que se mantenha o controle insulinemico ( isso se consegue com as fontes de carboidratos e o timing)

Leia sobre indice glicemico e insulina, aqui no fórum tem uns textos muito bons.

Quando falo de timing, falo do impacto que cada nutriente tem em horarios diferentes ( uma vez que nossos níveis hormonais e uma série de mais fatores variam ao longo do dia).

Concordo, mas é melhor se preocupar num contexto maior, não importa se voce vai ganhar gordura nessa refeição se nas proximas horas voce vai gastar essa mesma gordura. O que adianta voce se preocupar em manter um GH alto estimulando a lipolise se daqui a 30 minutos voce vai comer, e acumular gordura, ai depois o pico de GH volta e voce queima essa gordura que ingeriu e por ai vai o dia inteiro... Se foque no total, não nas parcelas.

Vejo muita gente falhando por ficar em cima do muro: bulk com calorias baixas geralmente leva a resultados decepcionantes. Manter-se clen & lean depende das escolhas de aliemntos, do equilibrio e proporção entre os nutrientes, etc.

Resultados decepcionantes pra quem não tem paciencia e quer ver o peso subir logo, a proporção dos nutrientes sim está correta, que é a divisão de macros, mas a escolha dos alimentos não tem muita interferencia, qual a diferença de um lanche com 50g de carbo, 20g de proteina e 10g de gordura e 100g de carne vermelha e 100g de batata doce, que dariam as mesmas 50 de carbo, 20 de proteina e 10 de gordura?

Pra um leigo ( não no sentido pejorativo desse termo, entendam-me) fica muito difícil esse ajuste de fatores.

Se dieta fosse apenas contar macros seria simples, mas não é assim.

Não é questão de ser apenas contar macros, é que parece que voces querem complicar coisas desnecessárias, querem manipular niveis hormonais desnecessários sem entender que hormonios são só os "pedreiros" da obra, o que dita o que eles fazem são o saldo calórico. Não há GH que queime sua gordura se voce estiver em excedente calorico, assim como não há insulina que acumule gordura se voce estiver em deficit

Editado por alvesk
Postado (editado)

POIS É GALERA, FIM DA DISCUÇÃO:

REGRA GERAL PARA O Fórum HIPERTROFIA.ORG:

ACIMA DE 500kcal de excedente ========> BULK SUJO

ABAIXO DE 500kcal de excedente =======> BULK LIMPO.

Podem fazer um artigo e colocar isso na página principal.

Mesmo que se você com excedente de 700kcal ganhe mais músculo do que gordura e outra pessoa com 300kcal ganhe mais gordura do que músculo.

CONCLUSÃO FINAL:

1) Vamos comer tudo quanto é merda, pq o importante é bater os macros, quando se bate os macros a merda vira músculo;

2) Se você ta utilizando ae´s, ganhando 6kg de músculo e perdendo 3kg de gordura por mês mas tá com um excedente de 501kcal, vc ta fazendo bulk sujo

3) Vamos fazer um treino de merda, porque mesmo treinando com baixa intensidade a pizza que agente come no rodízio vai virar músculo

4) Galera, quem tem 10 anos de academia e utiliza um excedente de 300kcal e ta ganhando mais gordura que músculo ta fazendo bulk limpo mas quem ta a 1 dia na academia comendo 700kcal e ganhando mais músculo que gordura ta fazendo bulk sujo.

Não há GH que queime sua gordura se voce estiver em excedente calorico, assim como não há insulina que acumule gordura se voce estiver em deficit

E de acordo com nosso colega, não se pode ganhar músculo sem ganhar gordura, nem perder gordura ganhando músculo

Editado por robertodeth
Postado (editado)

Vamos lá

Novamente, entendo seu ponto de vista, e concordo em grande parte com o que vc postou, mas não considero um bulk ( ainda mais hormonizado) com superávit menor que 500 ~700 kcal. Bom, é meu protocolo, cada um trabalha com o protocolo que prefere, eu tenho trabalhado assim e obtido resultados excelentes.

Seria imprudente desconsiderar a variável hormonal. E mais imprrudente ainda considerar que 50 g de sacarose ou 50 g de batata doce promoveriam a mesma resposta no organismo. Em relação às gorduras é ainda mais complicado. Faz toda diferença escolher omega 3, n9, mct em detrimento de gorduras saturadas, trans, etc ( isso é auto evidente).

Mas não estou aqui pra demonstrar um ponto de vista, apenas opinei, e o autor do tópico, se desejar pode ou não seguir minhas dicas, e observar por si mesmo, na prática.

Editado por DRLOVE_S2
Postado

POIS É GALERA, FIM DA DISCUÇÃO:

REGRA GERAL PARA O Fórum HIPERTROFIA.ORG:

ACIMA DE 500kcal de excedente ========> BULK SUJO

ABAIXO DE 500kcal de excedente =======> BULK LIMPO.

Podem fazer um artigo e colocar isso na página principal.

Mesmo que se você com excedente de 700kcal ganhe mais músculo do que gordura e outra pessoa com 300kcal ganhe mais gordura do que músculo.

CONCLUSÃO FINAL:

1) Vamos comer tudo quanto é merda, pq o importante é bater os macros, quando se bate os macros a merda vira músculo;

2) Se você ta utilizando ae´s, ganhando 6kg de músculo e perdendo 3kg de gordura por mês mas tá com um excedente de 501kcal, vc ta fazendo bulk sujo

3) Vamos fazer um treino de merda, porque mesmo treinando com baixa intensidade a pizza que agente come no rodízio vai virar músculo

4) Galera, quem tem 10 anos de academia e utiliza um excedente de 300kcal e ta ganhando mais gordura que músculo ta fazendo bulk limpo mas quem ta a 1 dia na academia comendo 700kcal e ganhando mais músculo que gordura ta fazendo bulk sujo.

E de acordo com nosso colega, não se pode ganhar músculo sem ganhar gordura, nem perder gordura ganhando músculo

Não estou com tempo pra te dar uma resposta decente, mas quando chegar da faculdade te dou. Só gostaria de te lembrar que em nenhum momento te dei números, dizendo que 500 acima é sujo e o contrário tbm, em nenhum momento me referi a treinos Merda e menos ainda a hormonizados. Então manera o extremismo aí

Novamente, entendo seu ponto de vista, e concordo em grande parte com o que vc postou, mas não considero um bulk ( ainda mais hormonizado) com superávit menor que 500 ~700 kcal. Bom, é meu protocolo, cada um trabalha com o protocolo que prefere, eu tenho trabalhado assim e obtido resultados excelentes.

Seria imprudente desconsiderar a variável hormonal. E mais imprrudente ainda considerar que 50 g de sacarose ou 50 g de batata doce promoveriam a mesma resposta no organismo. Em relação às gorduras é ainda mais complicado. Faz toda diferença escolher omega 3, n9, mct em detrimento de gorduras saturadas, trans, etc ( isso é auto evidente).

Mas não estou aqui pra demonstrar um ponto de vista, apenas opinei, e o autor do tópico, se desejar pode ou não seguir minhas dicas, e observar por si mesmo, na prática.

Novamente, não me referi a hormonizados, e tbm não disse pra desconsiderar a variável hormonal, só disse que acho que devemos pensar num contexto maior. E também não disse que da a mesma reposta, quis dizer que em termos de composição corporal sim 50g de sacarose são iguais a 50 de batata, tem um artigo muito bom sobre isso postado pelo aless, da uma procurada. Sobre as gorduras, tem um pdf de umas vinte páginas com uma nova abordagem sobre as saturadas, é muito bom também

Postado (editado)

Amigo você disse isso:

Vc disse que a diferença entre bulk sujo e limpo é o excedente calórico e respondendo aos meus questionamentos dá-se a entender que a ÚNICA DIFERENÇA entre bulk sujo e pro limpo é a quantidade de kcal excedente. Nada mais importa.

Você não me deu números mas deu a entender que a questão é numérica. Se a ÚNICA diferença é o excedente então me fale o valor desse excedente.

Editado por robertodeth
Postado

Vou usar seu exemplo:

Um cara tem um excedente de 700 calorias, ganhou 6kg de massa e 3 de gordura, beleza, pra ELE, pro metabolismo dele, pra rotina dele, isso é limpo, agora o que você acha que aconteceria se ele colocasse mais 300 fazendo um excedente de 1000? Ele ganharia mais gordura não ganharia? Aí ainda seria um bulking limpo? mano se fosse assim vou fazer um excedente de 900 calorias de arroz integral que meu bulking seria limpo

Postado

Vou usar seu exemplo:

Um cara tem um excedente de 700 calorias, ganhou 6kg de massa e 3 de gordura, beleza, pra ELE, pro metabolismo dele, pra rotina dele, isso é limpo, agora o que você acha que aconteceria se ele colocasse mais 300 fazendo um excedente de 1000? Ele ganharia mais gordura não ganharia? Aí ainda seria um bulking limpo? mano se fosse assim vou fazer um excedente de 900 calorias de arroz integral que meu bulking seria limpo

Não discordo que o excedente calórico é importante, mas o memso não é o único fator. Fique a vontade pra pensar assim, mas na prática é diferente.

Postado

Vou usar seu exemplo:

Então meu amigo, vc acabou de falar o que eu falei, no final o que importa é a taxa de acúmulo de gordura, se for muito acúmulo é sujo, caso contrário é limpo.

Postado (editado)

Não discordo que o excedente calórico é importante, mas o memso não é o único fator. Fique a vontade pra pensar assim, mas na prática é diferente.

Supondo que macros estão corretos, uma dieta "suja" com um excedente deve 400 calorias engorda mais que uma "limpa" com 800 de excedente?

Então meu amigo, vc acabou de falar o que eu falei, no final o que importa é a taxa de acúmulo de gordura, se for muito acúmulo é sujo, caso contrário é limpo.

E o que causa ese acúmulo de gordura cara? Excesso de calorias Editado por alvesk
Postado

Sim, mas o que ele está tentando dizer é que o alimento usado não faz diferença nesse acúmulo de gordura.

Óbvio que estamos falando só de composição corporal, desconsiderando o fator saúde, que é o que conseguimos com determinados alimentos.

O que ele quer deixar claro é que a pessoa não precisa comer só "alimentos limpos" 100% da dieta, pois poderia comer 80% de alimentos ricos em micronutrientes e outros 20% prazerosos para o paladar dele, desde que estivessem dentro das calorias/macros diarios.

Postado

Vc não entendeu ( ou está trollando).

Se vc realmente acredita que comer guloseimas ou uma alimentação limpa dá no mesmo, eu tenho pena do seu bf%

Vamos supor que uma pessoa fosse extremista ao nivel de comer 100% de 'guloseimas' dentro das calorias/macros dela, não, o bf dela não seria afetado. A saúde sim seria afetada, pela falta de micronutrientes, mas o BF NÃO! Saúde sim, BF NÃO.

Postado

1) Supondo que macros estão corretos, uma dieta "suja" com um excedente deve 400 calorias engorda mais que uma "limpa" com 800 de excedente?

2) E o que causa ese acúmulo de gordura cara? Excesso de calorias

1) Pode-se ter casos que sim, um excedente de 400 calorias pode engordar mais uma pessoa do que outra com 800. Levando-se em conta todas as variáveis apresentadas por mim.

2) Esse acumulo de gordura é causado pelo excesso de caloria. Mas dependendo da situação esse excesso de caloria pode ser levado pra síntese protéica ao ínves de acúmulo de gordura.

Se este mesmo excedente gerar musculo é um bulk limpo mas se esse excedente gerar gordura é um bulk sujo.

Sim, mas o que ele está tentando dizer é que o alimento usado não faz diferença nesse acúmulo de gordura.

Óbvio que estamos falando só de composição corporal, desconsiderando o fator saúde, que é o que conseguimos com determinados alimentos.

O que ele quer deixar claro é que a pessoa não precisa comer só "alimentos limpos" 100% da dieta, pois poderia comer 80% de alimentos ricos em micronutrientes e outros 20% prazerosos para o paladar dele, desde que estivessem dentro das calorias/macros diarios.

Ele disse que o que interfere no acúmulo de gordura é o excedente.

Estou dizendo que muitas outras coisas interferem no acúmulo de gordura (TODAS AS COISAS CITADAS POR MIM).

Vamos supor que uma pessoa fosse extremista ao nivel de comer 100% de 'guloseimas' dentro das calorias/macros dela, não, o bf dela não seria afetado. A saúde sim seria afetada, pela falta de micronutrientes, mas o BF NÃO! Saúde sim, BF NÃO.

Então tá faz isso pra ver onde sua M.M. vai parar

Seu corpo vai preferir acumular gordura e perder massa magra.

O corpo precisa de micronutrientes (que vem de fontes adequadas) e níveis hormonais adequados para síntese proteica (síntese proteica tbm é relativa a manutenção da massa muscular e não só a hipertrofia).

Se ficar comendo coisa errada na hora errada vai dar merda.

Postado

Mano já foi bastante debatido aqui mas vou frisar de novo, a diferença entre bulk limpo e sujo é o excedente calorico, vc pode acumular gordura comendo 1kg de batata doce por dia se seu excedente estiver muito alto.

outra coisa (minha opinião) não acho legal batata doce em BULK, vc vai ter que comer muita batata pra bater uma quantidade boa de Kcals, pq 100g de batata doce tem pouco carbo diferente de 100g de arroz ou macarrão por exemplo.

Postado

Errado. Vc está desconsiderando o efeito lipogênico da insulina, o aumento da resistencia a insulina, e essas coisas afetam, sim o bf.

Mas essa discussão pra mim é inútil. Cansei.

Postado (editado)

Então tá faz isso pra ver onde sua M.M. vai parar

Seu corpo vai preferir acumular gordura e perder massa magra.

O corpo precisa de micronutrientes (que vem de fontes adequadas) e níveis hormonais adequados para síntese proteica (síntese proteica tbm é relativa a manutenção da massa muscular e não só a hipertrofia).

Se ficar comendo coisa errada na hora errada vai dar merda.

Amigo, as "guloseimas" são constituidas do que? Carboidrato, proteina e gordura.

Nosso corpo não conhece alimentos, ele não sabe a diferença entre uma porção de arroz com a mesma quantidade de macros de uma porção de sorvete com a MESMA quantidade de macros. Então, sim, se as 'guloseimas' tiverem todos macros necessarios para o seu corpo ganhar massa magra, você vai ganhar!

Sim, o corpo precisa de micros para sua saúde, e eu deixei isso bem claro no meu comentario, mas são os macros que vão ter maior importancia para o seu ganho de massa magra ou perda de gordura.

Sobre os hormonios: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/132433-gh-insulina-cortisol-e-outros-hormonios/

Sobre 'comer na hora errada' não existe isso, a pessoa come na hora que ela achar melhor pra disposição dela. Mas a composição corporal vai ser a mesma no final das contas. Fazer uma refeição pré ou uma pós treino não tem influencia sobre a composição corporal, apenas sobre a disposição da própria pessoa, isso é individual.

Errado. Vc está desconsiderando o efeito lipogênico da insulina, o aumento da resistencia a insulina, e essas coisas afetam, sim o bf.

Mas essa discussão pra mim é inútil. Cansei.

http://www.hipertrofia.org/forum/topic/132433-gh-insulina-cortisol-e-outros-hormonios/

Editado por leonardooosouza
Postado (editado)

Tbm cansei:

Pra mim:

Excedente calórico influi somente no peso:

Se desse peso a maior parte for músculo = bulk limpo

Se desse peso a maior parte for gordura = bulk sujo

Pois é

leonardooosouza

o horário de comer não influi né. Então vai treinar em jejum. Boa sorte.

Gente micronutriente não importam pra ganhar musculo nem perder gordura.

Não sei pra que existem multivitaminicos, tudo marketing, só comer bobeira e bater os macros que vai ter o mesmo desenvolvimento

Editado por robertodeth
Postado (editado)

Tbm cansei:

Pra mim:

Excedente calórico influi somente no peso:

Se desse peso a maior parte for músculo = bulk limpo

Se desse peso a maior parte for gordura = bulk sujo

Pois é

leonardooosouza

o horário de comer não influi né. Então vai treinar em jejum. Boa sorte.

Gente micronutriente não importam pra ganhar musculo nem perder gordura.

Não sei pra que existem multivitaminicos, tudo marketing, só comer bobeira e bater os macros que vai ter o mesmo desenvolvimento

Cara só uma pergunta, com vc consegue fazer um BULK comendo só alimentos ''limpos''?

sinceramente não sei como alguns aguentam se entupir de batata doce e frango, sendo que a propria batata doce deixa a pessoa com uma sensação de sacies maior o que leva a pessoa a comer menos.

Editado por RodrigZ
Postado

Funcionamento do corpo: "pizza? vish, gordura!" "Batata? Hum, isso vai vira músculo"

Por isso que os BB se entopem de pizza no pré-treino né, pq o corpo não difere.

Então come pizza no pré -treino, se vc acha q vai dar resultado boa sorte.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...