Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Transcrição - Palestra Sobre Sistema De Treino Búlgaro

Posts Recomendados

Postado
  • Este é um post popular.

Bom galera, entrando num link numa assinatura de um user por aí encontrei um tópico muito legalzinho. Me interessei no assunto, dei uma olhada melhor e encontrei um link muito interessante: https://evolutionaryathletics.com/blogs/blog/bulgarian-training-system/

Transcrição – Palestra de Ivan Abajiev

INTRODUÇÃO

Antes de tudo eu gostaria de agradecer a Federação de Levantamento de Peso por me convidar a vir aqui.

Esse material que eu preparei para vocês para hoje é o mesmo material que eu usei na palestra para o Comitê Grego na última primavera. Eles me pediram especificamente esse material porque uma de suas atletas, Ekatarina Tanou, esteve usando esse método de treinamento e teve incríveis resultados usando esse método. Ela foi a terceira no mundo nos 100 metros rasos, e no último ano ela foi uma das melhores atletas brancas(?), e ela esteve usando meus métodos de treinamento.

Se você prestar atenção no que eu estou dizendo e se você raciocinar sobre o que eu estou dizendo então você verá que este método é aplicável para quase qualquer treinamento esportivo. Todavia, nós estaremos nos concentrando no levantamento de peso.

Eu estive me perguntando, o porquê de países como Uruguai, Paraguai, Peru, além claro do Brasil, tem conquistas incríveis em, digamos, futebol, considerando que esses países não possuem métodos esportivos estáveis ou desenvolvimento de esportes na universidade. E mesmo assim, eles tem melhores resultados em comparação à outros países como Alemanha ou Rússia, que tem estudando esportes na universidade por um longo tempo.

A outra questão que eu venho me perguntando é por quê atletas universais não existem mais hoje, e por quê é tão difícil ser bom em diferentes modalidades, como 100 metros rasos ou saltos. Esses atletas que treinam apenas uma modalidade conseguem fazê-la bem, mas é quase impossível ser bom em diferentes modalidades ao mesmo tempo.

A mesma questão ocorre com atletas que treinam em 10 diferentes modalidades. Eles têm uma quantidade medíocre de bons resultados. Em cada modalidade eles não conseguem ser os melhores da modalidade, porque eles tentam ser bons em todas as 10 modalidades que praticam o que previne eles de serem bons em uma única modalidade.

A quarta questão que eu ando me perguntando é por quê, ao observar os animais, por exemplo, eles não tem micro ou macro ciclos. Eles não têm períodos de descanso. Eles são ativos o tempo inteiro. Eles não têm desempenho de 80% ou 70%. Eles trabalham sempre com desempenho de 100%. A maneira que os animais caçam, seja ela qual for, eles a fazem no seu melhor e sempre a 100%. Essa é a forma que eles sobrevivem.

E essa noite eu tentarei responder todas essas questões em minha palestra.

[Referindo-se a uma ilustração gráfica mostrada no retroprojetor.]

A ANALOGIA DO TREM - O METABOLISMO HUMANO

Por favor, perdoem-me pela simplicidade nesses exemplos, mas toda vez que eu falo com adversários que não compartilham meu ponto de vista, eu descobri que esse é o mais simples método de explicar a maneira que eu entendo como os músculos funcionam e essa é uma maneira simples de representar graficamente apesar de não ser a maneira acadêmica.

Como vocês podem ver isso é um trem com vagões que está realizando uma certa função. Nós podemos comparar isso com um grupo de músculos ou a uma fibra muscular que realiza algum tipo de trabalho. Isso também tem uma função dinâmica.

Literalmente, tem uma diferença entre um organismo vivo e essa máquina, e eu tentarei falar sobre isso.

[Aponta um diagrama.]

A fumaça indica que existe um maquinário funcionando. Esses são alguns motores abaixo, mas eles não estão funcionando. Quando essa máquina está trabalhando, ela está usando seus recursos energéticos bem como plásticos. Quando esses recursos se esgotam, então é enviado um sinal à unidade de controle. Por sua vez, ela contata esses depósitos para fornecer a energia necessária de volta ao maquinário, que se reabastecem. Esses pequenos não estão ativos agora porque eles não enviaram uma mensagem para que seu combustível fosse reabastecido e por isso eles não estão funcionando no momento.

[Ele muda para um segundo diagrama.]

Essa é a situação reversa. Como vocês podem ver esses dois pequenos motores estão funcionando no momento. Isso é porque eles enviaram um sinal para reabastecer seu combustível, e então naturalmente a unidade de controle central enviou água ou a energia necessária para que eles pudessem funcionar em ordem.

Essa é precisamente a maneira que o corpo humano funciona ou os músculos humanos ou os músculos de qualquer organismo vivo funciona. Quando há escassez de energia, é enviado um sinal para o cérebro que, por sua vez direcionará nitrogênio ou seja o que for necessário para sua função (energética) através do sistema circulatório. Até aqui o mecanismo de funcionamento é absolutamente idêntico. Mas há diferenças entre um organismo vivo e a máquina descrita aqui.

[Ele aponta para uma outra parte do segundo diagrama.]

Agora nós temos que ligar os pequenos vagões. Existe uma regra nas ciências orgânicas que diz que a função molda o órgão, ou o músculo. E quando ela age, ela forma novas estruturas. Nos exemplos mostrados, eles estão crescendo. Antes de tudo – existe um depósito de carvão, falando sobre o trem – então ele estende seu tamanho [indicando].

[Ele muda para uma terceira ilustração.]

Assim como ela aumenta seu tamanho, o número de...

[Abadjiev deixa a tela de projeção e desenha uma figura circular num papel.]

Isso é uma célula humana e no citoplasma estão boiando essas organelas (mitocôndrias) que tem esse formato. Isso é basicamente como a energia recebida na célula é deformada (?) para que a célula possa usá-la. Isto é o motivo pelo qual são chamadas estações de energia da célula humana. Isso é como a energia é formada, e na medida adequada, então isso vai se transformando em energia que o corpo humano precisa para funcionar.

[Ele retorna ao terceiro diagrama exposto no retroprojetor (o diagrama dos trens).] Isso significa que se o número de mitocôndrias aumentar então o tamanho de toda a célula vai mudar e também vai crescer. O que praticamente significa que quanto mais energia a célula receber, mais ela vai crescer, e mais força o motor vai ter.

Além disso, com a mudança da célula tudo cresce, o contato com a célula muda o organismo, ele também fica maior e mais forte. A quantidade de células sanguíneas também aumenta, então poderá ser fornecido mais sangue para reabastecer com mais oxigênio. Então essas estruturas fazem o sistema muscular mais forte a maior. Mas agora nós estamos falando apenas sobre organismos vivos, e essa é a diferença entra essa máquina e o organismo humano.

[Abadjiev muda para um quarto diagrama (também aparentemente ilustrando a analogia do trem).]

Como vocês podem ver, quando os motores superiores não estão funcionando, eles revertem seu tamanho, o tamanho agora entra num processo reverso daquilo que nós estávamos falando, eles encolhem se não são ativados e não exercem uma função. No minuto em que eles param de funcionar, eles ativam uma função catabólica, o que significa que o músculo vai diminuir. Ele vai mudar seu tamanho.

FIBRAS MUSCULARES

Se você está desenvolvendo fibra muscular… [ Ele pausa, volta ao papel e desenha três ilustrações básicas sobre os tipos de fibras musculares: lisa, estriada esquelética e cardíaca]

E essas são as diferenças entre as formas dos músculos. Nós temos um musculo que pode ficar após o outro (?), quando eles são paralelos.... essa é um diferente tipo de músculos. Todos eles têm uma função particular, todos eles reagem a coisas diferentes. Por exemplo, quando nós temos exercícios lentos, mas pesados, então esses músculos [apontando às fibras vermelhas] essas fibras que trabalham. Quando precisamos de força e velocidade ao mesmo tempo, então as fibras brancas são ativadas, porque o poder ou força do músculo depende de diferentes coisas, diferentes parâmetros.

[Ele desenha um diagrama separado e desenha uma forma elíptica alongada no papel.]

A parte do músculo que está se contraindo é chamado de sarcômero. Quanto mais longo, mas rápido reage, mais rápido ele contraí. Quanto mais curto, ele poderá fornecer enorme força, mas por um longo período de tempo. E há um grupo de músculos que podem trabalham sem oxigênio, anaerobiamente. E há um grupo desses músculos que pode trabalhar aerobiamente, com oxigênio.

Por exemplo, quando nós temos um corredor de velocidade, esse músculo é ativado [ele aponta para o flexor do quadril/parte superior externa do quadril]. Isso é usado para corridas em longos períodos.

[Abadjiev aponta para o quadril.] (?)

Esses dois músculos são localizados em ambos os lados do joelho, e eles tomam parte quando correr mais rápido é necessário, eles também são chamados de músculos fase (?). Eles transformam comida em energia sem usar oxigênio. Quando nós estamos falando sobre longas distâncias, a energia é formada usando oxigênio. Então esses usados para correr longas distâncias, eles tem um número maior de mitocôndrias. Isso é onde o ciclo de Krebs age e onde cerca de 1500 kilojoules de energia são formados.

E quando nós falamos sobre o trabalho anaeróbio dos músculos, então nós falamos sobre 60% menos produção dessa mitocôndria pela mesma quantidade de energia. Então, em um período mais longo, quando olhamos aos diferentes treinos musculares, nós vemos diferentes músculos sendo usados em diferentes grupos e que mudam de tamanho de acordo com o sistema treinado.

[Abadjiev retorna ao diagrama do trem na projeção.]

Isso é quando nós mudamos, quando nós não estamos levantando peso, quando nós estamos fazendo qualquer outra coisa... se nós falarmos que a parte de cima do motor é a usada para levantar peso, se nós fizermos quaisquer outra coisa e não levantar peso usando os outros grupos musculares, em qualquer outro exercício a não ser levantamento de peso, esses músculos que serão contraídos.

Então, naturalmente esses da figura de baixo, eles começarão a mudar de tamanho, ou ocorrerá um processo de mudança de tamanho. E de acordo com uma teoria de prioridade de armazenamento de energia no corpo humano, então naturalmente esses, não aqueles da figura acima, mas esses dois terão como prioridade obter energia e estímulo.

A ADAPTAÇÃO DO CORPO HUMANO

Então usaremos esse sistema quando levantadores de peso tiverem feito outros exercícios, não apenas levantar peso. Por exemplo, eu vejo que alguns de seus treinadores recomendam pular com sobrecarga. O que significa que imediatamente os depósitos de energia desses músculos serão ativados, esses que são necessários para o pulo ser executado, o que significa que aqui terá energia para ser retirada dos músculos básicos necessários para levantar peso.

E não é o mais importante se apenas o músculo está crescendo, mas se as conexões e os vasos sanguíneos que o abastecem com a energia necessária, eles mudam de tamanho e forma também. Então, se nós voltarmos a fazer o mesmo exercício, como é demonstrado na figura superior, então não será fácil para ele conseguir mais energia. E isso foi provado fisiologicamente que está certo, esse mecanismo funciona precisamente desta forma. Respeitáveis biologistas e fisiologistas provaram que isto é o certo. Assim como eles provaram também que quando nós temos, quando há novas proteínas e os músculos estão crescendo e proteína é desenvolvida (?) [apontando para a parte inferior do diagrama, demonstrando músculos treinados em exercícios além do levantamento de peso] e o que você tem então nesse mesmo momento esses músculos da gravura de cima [aqueles usados para levantar peso] começam a encolher.

Então se nós concentrarmos nossa energia em outros exercícios, então isso significa que o processo de criação dos músculos necessários para levantar peso será parado, o que significa que em um longo período de tempo não será tão fácil desenvolvê-lo em sua forma original, ou tamanho.

E depois se nós usarmos esses pequenos grupos musculares para levantamento de peso, isso significa que não será fácil para esses órgãos se adaptarem em ordem para funcionar da maneira que um levantador de peso gostaria. Eles também precisam de oxigênio. Alguém tem que fornecer oxigênio.

Então naturalmente fazendo sua demanda de oxigênio, eles estarão mandando um sinal para a unidade de controle central, e então para o sistema cardiovascular, e então ele será ativado, fornecendo energia de volta ao músculo. Nós começaremos a respirar mais frequentemente. E todo o processo de respiração é ativado. Isso significa que com essa nova situação, se nós tomarmos, por exemplo, que esse triângulo são os pulmões [indicando o diagrama], novos processos de criação começaram a ser desenvolvidos nos pulmões, e também nos músculos controlando a função dos pulmões. E naturalmente nos pulmões, o número de alvéolos, eles começam a ficar maiores, eles aumentam de tamanho, em ordem de fornecer o oxigênio necessário a estes novos músculos, e eles aumentarão de tamanho também.

E o mesmo vale para o coração, as batidas do coração são ativadas também. Ele também muda sua estrutura em função de mudar sua capacidade. Com os outros, por exemplo, a perna humana, os músculos não aumentarão de número, mas foi provado que o coração, por exemplo, ali pode haver mudanças na estrutura muscular que produzirão novos músculos, e seu formato e tamanho também mudarão. Isso significa que com um único batimento cardíaco, a quantidade de sangue propelido para fora do coração será maior. Isso fará com que os níveis de multiplicação e de energia aumentem. E todos os músculos que tem parte nessa performance ou função, todos eles necessitarão se adaptar a essa nova situação, eles mudaram de tamanho, a densidade de trabalho, o que encadeará em mudanças em todo organismo humano,

Então isso é nosso foco quando nós estamos treinando atletas, nós queremos construir todos esses órgãos e músculos necessários para uma certa performance, não apenas os músculos, mas todo o sistema cardiovascular e os outros que também auxiliam no funcionamento nos músculos que são necessários para executar determinada tarefa. O processo adaptativo, todavia, não inclui somente os pulmões, coração e esses outros órgãos que eu mencionei.

O PAPEL DOS HORMÔNIOS E DAS CÉLULAS NA ADAPTAÇÃO DO ORGANISMO

O primeiro período adaptativo do organismo é um emergencial, que ativa os hormônios no sangue e no organismo. Os primeiros a serem ativados são a adrenalina e a noradrenalina.

[Ele mostra indicações num papel.]

Isso é mostrado nesse trabalho, por exemplo, que a adrenalina pode ser aumentada para 1000ng/ml para 0,5. É quase 1000 vezes maior que sua quantidade normal. Todo esse mecanismo adaptativo tem um papel gigantesco no funcionamento do organismo.

Isso não é somente nos esportes, mas isso também é como nosso organismo se adapta a qualquer tipo de mudanças, como por exemplo, o frio de quando vamos para um ambiente aberto. E se é frio a adrenalina avança e naturalmente seu sistema cardiovascular começa a trabalhar mais rápido em ordem para seu coração transportar sangue suficiente para mantê-lo quente.

[Abadjiev retorna para o cavalete e desenha outro diagrama circular.]

Adrenalina também ativa esse sistema anabólico chamado [ininteligível]. Isso é a membrana da célula. Ela é formada por quatro moléculas, mas nós estamos interessados apenas em duas delas. Isso é como a adrenalina divide isso [mostra os ligamentos cruzados da célula]. Uma delas mobiliza o cálcio dentro da célula. Assim, o cálcio é necessário para que os dois sejam unidos, e como o desaparecimento dessas pequenas pontes, vemos aqui [ocorre, há] a contração do músculo, como eles são separados, o músculo contrai.

O outro é ativado e conectado com proteínas e começa a sintetizar novas proteínas no núcleo da célula. Logo eu estarei falando sobre o efeito anabólico. Então, a adrenalina e a noradrenalina tem uma enorme função no período adaptativo. Os outros hormônios também. Todos outros hormônios tem suas diferentes funções, mas eu não estarei falando sobre eles.

Então, naturalmente tudo é controlado pelo cérebro, a adaptação e o crescimento dos músculos. E eles também determinam grandes mudanças nos rins, eles aumentam de tamanho, e sua produção também é alterada.

Outra coisa muito importante é como o corpo aprende a economizar com menos hormônios e ele diminui sua demanda, ficando mais sensível. Essas novas células musculares são produzidas, elas se tornam mais econômicas em suas exigências. E têm sido provados que novos músculos, eles precisam de menos suprimentos de sangue. Então isso significa que eles têm melhor desempenho por causa de sua nova maneira econômica de funcionar.

Todos esses processos começam com uma reação ao estresse, exercício é um estresse. [Referindo-se novamente ao diagrama dos vagões de trem.]

Se aqui tivesse outro vagão após o motor do trem, então ele demandaria nova adaptação, e isso é o mesmo no levantamento de peso quando adicionamos mais carga à barra. Todos esses sistemas de funcionamento ocorrem em uma condição de estresse, eles tem a aclamada reação ao estresse, e isso ativa todos esses mecanismos dos outros sistemas. Seu funcionamento aumenta, e então as mudanças estruturais começam, e novas formas e tamanhos estruturais podem ser formados.

Então, no primeiro estado que eu mencionei antes, o estado de emergência, algumas vezes a produção de adrenalina é muito alta para o uso de um desses sistemas.

Quando há uma corrente maior no músculo ocorre o efeito catabólico. Como nós podemos ver aqui [referindo-se ao diagrama] esse é o tamanho de uma célula funcionando normalmente, e essa é uma célula após ter se adaptado às novas condições, ela fica maior, e esse é o tamanho da célula após adicionar suas funções. Então aqui nós adicionamos novos vagões ao trem. Ele fica maior que no começo mas é menor aqui quando ele está numa situação extrema, o estado de emergência que nós estávamos falando antes. Alguns atletas não podem superar esse estágio de maior demanda no sistema muscular e eles não podem processar, não podem obter o máximo do processo, eles não podem ter essa adaptação em seus músculos.

Em função de prevenir lesões e complicações, nós temos evitado esse estado de hiperfuncionamento de músculos e células. O organismo limita-se a um sistema de estresse. Esse sistema permite o órgão a certos níveis de estresse, ele mede a quantidade de estresse que ele acredita que o músculo ou célula humana podem receber e então limita a esse nível. O organismo tem esse nível de estresse para evitar lesões ou desconforto. Os aminoácidos, que tem uma dessas funções, de limitar a desempenho. Outros limitadores são as beta endorfinas e encefalinas, que tem efeitos tranquilizadores. As células nervosas também tem uma maneira de evitar lesões limitando o estresse. Também há outras coisas, mas eu não estarei falando mais sobre elas.

[Referindo novamente ao diagrama dos vagões]

Então, quando nós já construímos tudo no sistema superior, e nós desenvolvemos esses três sistemas [indicando a parte inferior do diagrama], quando nós alcançamos o balanço do sistema hormonal, quando todos eles funcionam juntos e economicamente, e também o sistema de limitação por estresse, depois de que todos esses sistemas estiverem adaptados e funcionam bem um com o outro então esse músculo mais usado, por exemplo, no levantamento de peso, será o dominante. E juntamente com o sistema de limitação por estresse, nós apenas podemos falar de adaptação total, quando todos esses sistemas funcionarem juntos, igualmente suportando uns aos outros, então nós temos um sistema estrutural extremamente otimizado.

Isso é porque em nosso programa de treinamento nós usamos apenas quatro exercícios. Isso significa que nós não estamos usando novo material, nós não estamos usando energia ou plástico em função de construir novos sistemas funcionais. Nós não os forçamos em uma reação catabólica. E isso é a maneira que nós temos certeza que os músculos se adaptarão mais rápido e mais fortes. E quando eu falo adaptação eu não quero dizer adaptação de apenas um único músculo mas de um sistema inteiro que funciona unificado, e tudo isso que eu falei, o coração, os pulmões, o sistema nervoso central, e todos os outros.

Também há outro fato que prova a teoria de otimização. É a adaptação-cruzada. Isso também pode ser provado com a teoria da relatividade que quando você tenta treinar muitos órgãos, um bem adaptado por sua vez domina os demais eles que não tem um bom funcionamento. Nós devemos concentrar em construir um sistema que tenha apenas um órgão primário e dominador, e então ele possa funcionar e crescer. Isso é a adaptação-cruzada que eu falei, por exemplo, adaptar-se ao frio ou adaptar-se a períodos de treinamento de força máxima.

Em sua adaptação pode ter algumas estruturas que são semelhantes e outras que são diferentes. Por exemplo, nós não estaremos nos concentrando na circulação sanguínea se nós não estivermos treinando em ambientes abertos, nós não precisamos aquecer o corpo. Mas naturalmente pessoas que, por exemplo, esquiam, que fazem exercício em áreas abertas, elas necessitarão de adaptação tanto nos músculos quanto para aquecer seu corpo. Isso sem falar que enquanto eles desenvolvem seus músculos, a porcentagem de gordura será diferente, porque eles precisam de gordura para manter-se aquecidos. Isso é porque, por exemplo, nós não desenvolvemos esse tipo de habilidades, será diferente para nós ir para ambientes abertos, nós estaremos menos preparados do que aquela pessoa que já se adaptou a sobreviver no frio.

Isso é porque atletas do nosso círculo que fizeram levantamento de pesos e conquistaram algum tipo de alta conquista no levantamento de peso, eles não podem se adaptar em outras circunstâncias como ficar no frio. Isso é porque nós temos que nos concentrar em nos manter saudáveis antes da competição. Atletas que estão em excelente forma, o número de seus... linfócitos sinaliza que seu sistema imune está abaixo... quando nós nos concentramos em construir músculos e construir mais esses sistemas particulares, naturalmente força será removida de suas outras capacidades.

[Tradutor se perde em algumas sentenças]

[indicando diagramas em seus sistemas.]

Os linfócitos-T são aqueles que eu estava falando sobre, eles são os responsáveis por manter essas conexões entre diferentes músculos e órgãos, eles tem a habilidade de carregar energia e então dissolvê-la e distribuí-la em um diferente músculo ou grupo muscular. Então isso é o que eu quero dizer quando eu falo sobre o sistema imune estar baixo. Isso significa que com a diminuição do número desses linfócitos-T este sistema imune falha ao trabalhar no seu ritmo normal. Então você tem que ser extremamente cuidadoso antes das competições ou quando eles alcançam esse estado de hiper-condicionamento.

[Referindo a um novo diagrama.]

A ESCOLHA DE EXERCÍCIOS NO TREINAMENTO

Esse exemplo que eu estarei falando vai nos mostrar novamente como é muito importante utilizar apenas uma série de exercícios. Mas agora nós não estaremos falando apenas sobre que tipo de exercício fazer mas como nós estaremos falando sobre a quantidade de força a ser usada durante o exercício. Heiden [[sp?]???] é um fisiologista muito renomado que afirma que isso é a densidade que vai dos neurônios para os músculos, estimulando o músculos. Quando nós estamos levantando 100 kg, pelos neurônios há uma série de impulsos enviados, e isso é a densidade dos impulsos.

[indicando em um diagrama que parece comparar graficamente a “densidade do sinal” de estruturas de dados e proteicas associadas em um levantamento de 100 contra 110 kg.]

E se ele estiver fazendo com o peso mostrado na figura superior, presumindo esse ser seu peso recorde, que ele estaria fazendo em uma competição, então a densidade de impulso será muito maior. Essa densidade [associada com o peso mais pesado] ativa essa parte particular da cadeia de DNA [indicando]. Esses genes tem uma reserva particular de informações. E de acordo com essa parte específica do DNA onde a informação é guardada há certas proteínas que produzidas terão essa forma. E quando nós temos a densidade mostrada na figura superior [pesada], então terá outra informação que é usada dessa cadeia de DNA, e então será produzido este tipo de proteína [indicando] com outra série de características.

E Heiden afirma que apenas uma série de proteínas será ativada apenas nesta densidade, o que significa que apenas levantando 100 kg você estará ativando o que está construindo, essas proteínas. Durante uma competição, a densidade é mostrada na figura superior, e essas serão as proteínas ativadas no estado de competição ou alta performance e essas [indicando as proteínas associadas aos pesos leves, de menor densidade de sinal no diagrama] serrão passivas, elas não serão ativadas, por causa da densidade. Então, quando nós estamos levantando pesos que não são o máximo que nós poderíamos, e esse levantamento está sendo executado em condições aeróbias, quando há abastecimento de oxigênio, nós não estaremos ativando a densidade da real performance do músculo, não será alcançada sua amplitude. Enquanto levantar esses pesos pesados, então haverá uma chance de produzir mais energia anaeróbia.

[indicando a parte superior elevada do diagrama.]

Isso é porque é importante nós levantarmos nosso máximo, em função de produzir esses tipos de proteínas e esses tipos de estruturas que nós estaremos usando na competição, por exemplo. Nós não queremos gastar nossa energia construindo estruturas que não seriam usadas em situações extremas.

Isso nos mostra porque nosso método de treinamento utiliza levantamentos de próximos do limite durante o treinamento. Antes nós estávamos falando sobre levantar muitas toneladas por dia. Entre o meio da década de 70 nós estávamos levantando cerca de 60 toneladas por dia. Mas nós não estávamos produzindo nenhum efeito. A velocidade com a qual treinávamos era diferente, ela era maior. Mas eles eram pequenos pesos, não o máximo de um atleta. Isso é porque nossos atletas levantam cerca de 4 toneladas por dia, mas eles estão executando nessa zona [indicando] na zona máxima, de máxima performance. Então nós estamos construindo esse tipo particular de estrutura proteica que nós usaremos sob circunstâncias extremas como em competições, por exemplo.

Já foi provado que o coração é um dos melhores órgãos produtores de proteína. E os músculos dos pulmões, na intensidade das proteínas produzidas. E então todos os outros músculos que estão nas mãos e nas pernas. Todos os cientistas pensam que isso é devido à soma de exercício realizados. A soma da performance de um certo músculo, o coração sendo um músculo também, por exemplo, o coração está trabalhando 24 horas por dia, isso é porque ele é um músculos que mais produzem proteínas. Os músculos dos pulmões também trabalham por 24 horas, mas em uma frequência menor. Isso também tem uma função muito pesada, mas menor que a do coração, porque ele trabalha mais lentamente. E então todo resto dos músculos, mas então naturalmente porque eles trabalham apenas em certos períodos do tempo, não estão ativos 24 horas por dia, isso é porque eles produzem menos proteínas. Naturalmente eles tem menor função. Assim, naturalmente, uma maior produção da proteína faz com que se construa esses sistemas adaptativos que nós estávamos falando, e mais rápido.

Então naturalmente nós estamos procurando uma maneira de expandir esses músculos que são usados para levantar peso, tendendo a essas funções do organismo. Nós estamos levantando pesos maiores, mas lentamente, e nós estamos fazendo menos tentativas. Mas em ordem para desenvolver essas proteínas particulares, nós fomos forçados a trabalhar mais em função do trabalho e performance desses grupos musculares particulares.

Você não pode estar levantando pesos grandes com a densidade da duração de um treinamento. Isso é por que nós dividimos nós dividimos nossa seção de treinamento em diferentes períodos. E então nós temos primeiro snatches, então clean & jerks, depois snatches novamente, então nós fazemos dois snatches, e então squats em seguida. Mas nas tardes nós mudamos a ordem então esses músculos estão igualmente pressionados. Então o que nós estamos fazendo nós levantamos o máximo de pesos em um menor período e menos tentativas. Isso é porque nós alcançamos esse efeito de construir precisamente esses músculos necessários para o levantamento de peso. Agora eu gostaria de mostrar a vocês um sistema que ativa uma reação metabólica natural. E esse será no exemplo de levantar pesos. Este sistema é chamado de laço entre o funcional e o material genético. E qual é a estrutura desse laço.

[indicando no diagrama a estrutura genética]

Todos os trabalhadores da área médica conhecem o repressor genético, que é um limitador da função do DNA. Por essa descoberta científica eles receberam um prêmio Nobel. É a cadeia de DNA. Esse é o regulador genético. Esse é o promotor, melhorador, e essas são as estruturas genéticas. Essa é a parte repressora genética que está inserida na cadeia de DNA. E tem sua função interrompida. Então essa parte não é funcional, não ao menos. Esse é um repressor genético deformado.

Ele não pode entrar nesse DNA. Então, esse operador de DNA está livre para trabalhar, e por trabalhar me refiro à produzir proteínas. Então assim como a célula funciona, ela muda sua estrutura. Essas estruturas se reestruturam, ou metabolizam, o que os neurônios as mandam. Então quanto mais trabalham, mais esses metabolizadores reestruturais progridem. Então esses metabolizadores entram na estrutura dos genes repressores, e o deformam. E isso sendo uma enzima ela entra na estrutura e se torna ativo. Eles podem entrar direto no repressor genético se ele tiver a forma certa e as características certas, mas eles podem também entrar em outros lugares. Então isso significa que ele entrou no gene repressor, que deformou o gene repressor, então ele não pode entrar na cadeia de DNA, o que significa que a cadeia de DNA está funcionando normalmente e produzindo proteínas o que também é conhecido como reação anabólica.

Levantando peso nós chegamos à contração de certo músculo que cresce e que é necessário para os pesos se levantarem e nós estaremos mudando sua estrutura. Então durante o treinamento se nós estamos usando a quantidade máxima de peso e apenas algumas tentativas de levantar esse peso, isso significa que nós estamos ativando todo esse sistema, que vai chegar ao crescimento desse músculo e à sua máxima performance. Então estimulando esses músculos com adrenalina, eles trazem mais cálcio para a célula. Fazendo isso, eles estão fazendo o repressor genético ficar disfuncional, o que significa que ele não pode entrar na cadeia de DNA, então isso significa que ele poderá trabalhar ao seu máximo.

Mas isso é porque a adrenalina é produzida durante as sessões de treino. Adrenalina é liberada apenas quando nós estamos levantando o máximo de peso. Em função de conquistar esse alto nível de liberação de adrenalina, nós normalmente treinamos segunda, quarta e sexta, sessões de treino na frente de uma audiência, o que assemelha-se a uma situação de competição real, onde você tem as luzes, a audiência, a multidão, os juízes, e o fator emocional também exerce um importante papel, ele estimula a liberação de adrenalina. Então você executou o seu máximo três vezes por semana, quase em circunstâncias de competição, o que libera a adrenalina necessária, o que faz todo esse mecanismo funcionar, o que possibilita certo músculo a crescer e trabalhar melhor.

Esse é uma alternativa aos remédios, que liberam, que fazem com que mais adrenalina seja liberada, ele funciona exatamente nesse princípio. Clembuterol [não tenho certeza] é um desse tipo desses remédios, que está hoje na lista de substâncias proibidas.

O VOLUME DO TREINAMENTO

Agora nós estaremos falando sobre a quantidade de treinamento.

Por exemplo, no bodybuilding, bodybuilders não podem levantar seu máximo, mas eles levantam certa quantidade de peso várias vezes. Mehrson [???] diz que a célula tem uma quantidade particular do que é preciso em função de se manter e se reabastecer.

[Desenhando um diagrama de uma estrutura muscular]

Essa é a fibra principal. Ela tem essas proteínas contráteis. Essas outras fibras estão agindo como suporte para a fibra principal. Esses fibroblastos não tem as proteínas contráteis que a fibra principal tem. Basicamente o que elas estão fazendo é agindo como doadoras e auxiliares da fibra principal. Em função de serem capazes de auxiliar a fibra principal durante exercícios densos, elas aumentam de tamanho. Isso é chamado hipertrofia sarcoplasmática [nota: não tenho certeza disso, mas deve ser]. Nesse processo quando eles estão mudando sua estrutura.

Mas se tiverem muitas tentativas, existe um processo chamado hiperplasia. Essas fibras auxiliares começam a se dividir, e sua quantidade aumenta. Elas também começam a ajudar a fibra principal, mas eles não tem as proteínas contráteis. Então a fibra principal pode funcionar por mais tempo, por causa das fibras auxiliares, mas por si, sua força não aumentou, Mas o músculo cresceu. Isso, nós estamos falando sobre bodybuilding.

Então basicamente antes, quando você era acostumado a fazer esse treinamento com muitas repetições, nossos levantadores pareciam completamente diferentes, eles tinham músculos maiores. Mas Yakoblev [???] falou que isso atualmente previne a fibra principal de funcionar corretamente. Isso não os dá força, apesar de parecerem maiores.

Se nós voltarmos no tempo e olhar a técnica que nossos levantadores eram acostumados a usar, isso era bastante incorreto e difícil de ser executado. Em contrapartida, o peso corporal estava subindo e eles iam a outra categoria porque seu peso subia, mas sua força não aumentava. Nisso tinham sido feitos muitos testes com pesos e repetições, e isso mostrava que os exercícios clássicos eram muito mais produtivos, mesmo no aspecto psicológico. Não apenas haviam diferentes grupos musculares alcançando o mesmo movimento, mas o movimento em si era diferente, e a velocidade da execução era alterada e mudou.

Não apenas a força do músculo é importante mas também a coordenação entre os grupos musculares é muito importante na execução. E também esse era um obstáculo quando você não estava fazendo apenas os exercícios clássicos, porque você estragava essa coordenação, e você não poderia executar esses exercícios em uma competição, por exemplo. Então quando você apenas faz puxadas, a estrutura simbiótica dos músculos é diferente, e mesmo os músculos tem memória, entçao eles não podem executar tão bem quando você está fazendo o clean & jerk.

Quanto melhor a coordenação, melhor a economia no trabalho do organismo, e melhor a função dos músculos. Isso é porque nós não fazemos mais meia-puxada, e ninguém, nenhum dos nossos atletas diminuíram seus ganhos. Bem pelo contrário, eles melhoraram.

E agora estaremos falando apenas algumas palavras sobre o medicamento que induz a produção de proteínas. Existem medicinas fortes, médias e menos fortes que podem fazer isso. As mais fortes são proibidas. Algumas que estão no meio termo ainda não foram proibidas, mas logo serão. E todas as mais fracas são naturalmente livres de uso.

Se você alcançar toda a ativação desses sistemas que nós estávamos falando, mas você não tiver medicamentos que aumentarão a produção de proteínas, naturalmente aqueles que usarem as drogas mais fortes terão a performance melhor que a sua. [Resmunga algumas palavras...] será apenas os atletas búlgaros que levantaram quase cinco vezes mais seu peso em campeonatos mundiais.

Eu pensei em juntar todo tipo de atletas em um ginásio, por exemplo, e fazendo-os executar sem quaisquer tipos de estimulantes e com esse sistema de treino. Não há dúvidas na minha cabeça que a diferença entre os métodos seria claramente mais explícita em comparação aos outros.

Naturalmente você está ciente que alguns sistemas estão escapando de testes de doping ou não estão seguindo completamente as regras. Isso é porque há muita desonestidade nos esportes hoje em dia.

CONSIDERAÇÕES FINAIS DE IVAN ABADJIEV

E agora eu acabarei minha palestra com essa reflexão.

Um treinador finlandês esteve na Bulgária e viu a maneira que treinamos, e com essa palestra eu acho que ele pode claramente ver que esse é um bom sistema e está provado que funciona. Eu agora aproveito a oportunidade de convidar todos os outros esportistas. Vocês são bem-vindos à Bulgária para conhecer nosso sistema e como treinamos. Usando esse conhecimento teórico e as coisas que posso lhes mostrar na prática, eu os asseguro que terão melhores resultados. Por exemplo, o finlandês teve um campeão Olímpico, desde 1968, os suecos também tiveram competidores muito fortes. Quando nosso levantamento de peso não era consistente na Bulgária, os poloneses eram absolutamente bons. Eu tenho uma recomendação comum a todos os jogos escandinavos que vocês vão conseguir medalhas olímpicas.

Sessão de perguntas e respostas

Antes de Abadjiev se tornar treinador principal em 1969 existiam mais de 19 métodos de levantar peso, incluindo saltos e corrida. Eventualmente, quase todos esses exercícios caíram fora do programa de levantamento de peso. Eles costumavam fazer acampamentos no inverno, e praticar bastante esqui para fortalecer o coração e pulmões.

Como resultado, ele começou a explorar cientificamente como a adaptação funciona e porque os grupos musculares primários deveriam ser suportados. Levantadores de peso que eram os mais desenvolvidos fisicamente, os que tinham as maiores conquistas, ele teve que carregar um piano no seu apartamento que ficava no quinto andar, e eles não conseguiram passar do segundo. Pequenos garotos ciganos que não eram muito desenvolvidos carregaram todo o caminho até o quinto andar, e isso foi muito constrangedor.

Os exercícios caíram primeiro para 8, e em Vittoria na Espanha, nós tivemos 6 medalhas de ouro, que eram 2 a mais do que os russos. E então em 1986, nós passamos a fazer apenas 5 exercícios, e nós tivemos sete ouros, e os russos dois. E nos eventos do próximo ano nós tivemos sete ouros novamente e os russos dois. Isso mostra claramente que limitando os exercícios temos melhores resultados.

Você pode estar fazendo esses quatro exercícios e mesmo assim não atingindo nada porque depende de seu levantamento e o máximo de peso que você pode erguer. Em muitas situações, você não sabe o quanto é seu máximo, quero dizer que você acha que sabe quanto é seu máximo mas não é, porque o atleta pode estar errado sobre seu limite. Nós podemos usar a pulsação para descobrir sua carga máxima. Se o atleta tiver a pulsação menor que 180, isso significa que ele pode fazer melhor.

Editado por hylian (veja o histórico de edições)

Postado

QUERIA REPUTAR 20X ESSA PORRA. CARALHO, COMO VOCÊ FOI BONDOSO EM TRAZER ESSE CONTEÚDO.

Sistema búlgaro, sistema anti-viadaje, anti bullshit. Vou ler tudo e qualquer coisa, eu ajudo.

Postado

Mano, parabéns por estar traduzindo isso sozinho.

To no celular agora, quando ler no PC eu comento melhor.

Mas do que ja vi aqui parece ser muito bom.

Postado

QUERIA REPUTAR 20X ESSA PORRA. CARALHO, COMO VOCÊ FOI BONDOSO EM TRAZER ESSE CONTEÚDO.

Sistema búlgaro, sistema anti-viadaje, anti bullshit. Vou ler tudo e qualquer coisa, eu ajudo.

Vou reputar por vc.

alguém vai ter que reputar por mim.

Coisa linda esse texto, Búlgaros > Humanos.

Dinosaur Training

Até o choro é livre e o mercado não.

Postado
  • Autor

Hylian eu traduzi esse material aí, depois mando aqui porque está em outro computador.

Ótimo, assim da pra colocar lado a lado e vai dar pra melhorar a qualidade disso aqui.

Eu fiz essa tradução só pra eu estudar melhor mesmo, assim eu me obrigo a ler atentamente o texto pra não escrever merda. Mesmo assim acredito que deixei bastante coisa passar porque fiz isso rapidamente. Mas com o tempo vou esmiuçando isso e vai dar pra até surgir umas boas discussões.

Postado

Só vi essa parada agora!muito obrigado mano! e reputado com certeza!

And they tried to warn me
Of my evil ways
But I wouldn't hear what they had to say
I was wrong
Self destruction's got me again

Ness, Mike

Diário

• 1 ano depois...
  • 4 meses depois...
  • 7 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.