Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estudantes Protestam Contra A Presença Da Pm Na Usp

Tanin

Posts Recomendados

Postado

a crise de 1929 veio depois de cinco anos de uma abissal expansão monetária e creditícia gerada pelo FED sob a administração dE Calvin Coolidge... e os agentes do senso comum esquerdista vêm dizer que a crise de 29 é um "exemplo de que o liberalismo laissez-faire é falho" pelo amor de deus...

Não estou ironizando, sério, mas poderia explicar melhor o que quis dizer? Pela forma como foi redigida fiquei meio confuso.

A educação está sob o comando de políticos e burocratas, gente que jamais irá enfrentar pessoalmente as consequências de suas próprias medidas, por mais que arruínem a educação de nossos filhos. E assim, os custos da educação vão ficando cada vez maiores, ano após ano, ao mesmo tempo em que a qualidade e a utilidade decrescem velozmente. Já que eles estão no poder e não querem sair de lá, vão enchendo as grades curriculares das escolas de ideologias que lhes sejam favoráveis.

no brasil seria impossível a existência de uma iniciativa como a de Sugata Mitra, por exemplo (

), que criou escolas informatizadas de baixo custo para a população pobre da índia, já que essa ideia nunca receberia aprovação regulatória do MEC.
Postado

a crise de 1929 veio depois de cinco anos de uma abissal expansão monetária e creditícia gerada pelo FED sob a administração dE Calvin Coolidge... e os agentes do senso comum esquerdista vêm dizer que a crise de 29 é um "exemplo de que o liberalismo laissez-faire é falho" pelo amor de deus...

A educação está sob o comando de políticos e burocratas, gente que jamais irá enfrentar pessoalmente as consequências de suas próprias medidas, por mais que arruínem a educação de nossos filhos. E assim, os custos da educação vão ficando cada vez maiores, ano após ano, ao mesmo tempo em que a qualidade e a utilidade decrescem velozmente. Já que eles estão no poder e não querem sair de lá, vão enchendo as grades curriculares das escolas de ideologias que lhes sejam favoráveis.

no brasil seria impossível a existência de uma iniciativa como a de Sugata Mitra, por exemplo (

), que criou escolas informatizadas de baixo custo para a população pobre da índia, já que essa ideia nunca receberia aprovação regulatória do MEC.

A questão sobre o liberalismo - no sentido amplo, do movimento iluminista - foi uma vitória realmente para época. A institucionalização do direito a liberdade, a vida, enfim, aos direitos fundamentais, foi um passo que nós demos a caminho de nossa evolução da civilização ocidental.

Mas, apenas isso não era suficiente, pois a não intervenção do Estado em questões importantes - o direito de igualdade, que tinha apenas um caráter formal, visto que na prática, o que ocorria era a completa desigualdade entre as pessoas - causou as revoltas sociais como o marxismo.

Depois disso, alguns direitos sociais, foram incorporados a sociedade, como férias remuneradas, direito a educação e bla bla bla. Mais um passo dado rumo a civilização.

O que eu quis dizer, é que defender essa idéia de mínima intervenção do Estado que muitos pregam, foi uma idéia já superada. Concordo que a maioria das pessoas que tratam da educação no país são burocratas, e que, a culpa da péssima educação pública que temos hoje, é deles.

Até desviando um pouco da questão da educação, e indo para uma crítica ao modelo de democracia que nós temos, digo que ele é muito falho. Pois a partir do momento que nós colocamos os representantes lá em Brasília, eles vão agir mais em interesses próprios, e nos interesses daqueles que patrocinam suas campanhas, do que nos interesses da população.

Um modelo mais adequado para os tempos de hoje? Não faço a mínima idéia. Mas enquanto não surge algo novo, o jeito é ir reivindicar mesmo. Você pode perceber que eu não trato o Estado como um ente caridoso, que cumpre suas funções exatamente como deveria, e sim, como algo extremamente falho, e poderia até dizer, anti-democrático - Não, democracia não se resume a ir lá votar a cada 4 anos.

E como você mesmo disse, e que está descrito no art. 207 da CF/88, deveria haver uma maior autonomia paras as escolas como um todo, e citando novamente você: "A educação está sob o comando de políticos e burocratas, gente que jamais irá enfrentar pessoalmente as consequências de suas próprias medidas". É isto que os estudantes estão reivindicando.

Concorda?

Postado

sim, com certeza. a questão da educação pra mim gira em torno disso: dar mais autonomia para as instituições de educação. quanto mais centralizada a educação pior, além de ineficiente (o enem está aí pra provar) a grade curricular tende a ficar pior. hoje em dia as escolas concorrem entre si basicamente por coisas do tipo, infraestrutura, qualidade de professores, etc, quando numa educação livre, os pais escolheriam as escolas para seus filhos baseados no conteúdo que cada uma delas ministra. isso não acontece hoje devido claramente ao fato do curriculo ser basicamente o mesmo...

Postado (editado)

Facepalm pro povo que defende que o estado é bom pra população, criativo, despretensioso, defende leis e leis kkkkkk.. Como se tudo isso fosse aplicado na realidade (que realmente não é)... dá a impressão que vcs vivem numa numa bolha criada pelos nossos políticos.

Essas mesmas pessoas que estão 'protestando' sobre a USP votaram no atual governador/votaram pro Serra pra presidente!

Vou também sair da discussão pq não está levando em ponto algum... Fiquem fazendo protestos, barracos, se colocando contra a PM/Estado/Mídia que suas reivindicações serão ouvidas (kkkk)

Educação não é mercadoria!É nosso direito ter educação de qualidade de graça, temos que continuar lutando por nossos direitos.

Educação SEMPRE foi mercadoria (e não um investimento) pra população daqui, essa é a realidade e se contentem a isso, parem de se iludir

Quer 'lutar pela educação'? não é fazendo barracos na universidade sim mobilizando a sociedade na ELEIÇÂO!!

Editado por Rafael.TI
Postado (editado)

Rafael, facepalm para você, que está se contradizendo em seus posts, e não consegue interpretar de maneira correta o que está sendo escrito aqui. Uma prova que você e alguns outros estavam por aí dizendo que o Estado defende leis e leis:

Se você acha bonito lutar pela liberação da maconha, ótimo.. mas não espere apoio da opinião pública, inclusive o meu. Lembrando que grande parte da população será prejudicada com a saída da polícia por causa de meia dúzia de maconheiros.

Se é ILEGAL e CONTRA A LEI fumar em público, isso só vai mudar com uma nova lei. enquanto isso, contentem-se em fumar no seu quartinho.

Você sabia que o governador tem autonomia para indicar o novo reitor?. INDEPENDENTEMENTE do resultado da votação!

Para mim, essa discussão ja acabou. A maioria dos alunos e trabalhadores da USP são a favor dos PMs. Isto é um fato, não há o que discutir.

Só me resta lamentar saber que, o DCE se recusa fazer um plebiscito amplo e democrático sobre a PM no campus, como solicitado pelo CEE e o Grêmio Politécnico no último Conselho de Centros Acadêmicos (CCA).

Agora respondendo a isso, para não ficar vago, vou colocar apenas os artigos da CF/88 abaixo:

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Art. 206, :

IV - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

VI - gestão democrática do ensino público, na forma da lei;

Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

O que mostra mais uma vez, que as ações do governo perante a universidade são ilegais, assim como a nomeação do reitor para a universidade foi ilegal.

Uai, claro que a população baixa renda terá oportunidades, Basta o cara se dar bem no vestibular e aproveitar as bolsas, como as faculdades particulares fazem (ser baixa renda não quer dizer que vai passar, e sim tera que estudar o mesmo como os outros)

Como se a maioria do povo que tá não pudesse pagar o curso, me poupe (é claro que existe uma minoria que não pode pagar, mas a maioria é tudo de classe média/média-alta).

Meu filho, desde quando a população pode pagar um curso de universidade? A única pessoa que está defecando pela boca aqui é você.

Segundo dados do IBGE, a renda média do trabalhador de São Paulo (E vou colocar apenas esse Estado, visto que é o mais rico do país) é de R$ 1.663,30. Fonte: https://www.correiodo...?Noticia=282954

Você acha que uma pessoa com esse salário, com casa para sustentar, tem condições de pagar uma universidade para seu filho? E não venha com argumentos, que o filho é preguiçoso que vá trabalhar para conseguir pagar a faculdade. Pois é certo que nessa fase da vida ainda somos dependentes dos nossos pais.

Editado por danilorf
Postado

Na verdade não passam de uma cambada de burguesinhos filhos da p***, devem ser expulsos da USP, a universidade deve dar lugar a quem realmente precisa. Outra a minha opnião deveriam ser privatizadas as universidades, pois nas públicas não estudam quem realmente precisam, e sim esse bunda moles, quem se ferra, na maioria das vezes estuda em Universidades privadas.

Postado (editado)

Na verdade não passam de uma cambada de burguesinhos filhos da p***, devem ser expulsos da USP, a universidade deve dar lugar a quem realmente precisa. Outra a minha opnião deveriam ser privatizadas as universidades, pois nas públicas não estudam quem realmente precisam, e sim esse bunda moles, quem se ferra, na maioria das vezes estuda em Universidades privadas.

Não vou entrar e uma discussão om você, pois nem ao menos fez uma colocação baseada em argumentos objetivos. Mas fica a dica do professor Gil Brother:

Editado por danilorf
Postado (editado)

Rafael, facepalm para você, que está se contradizendo em seus posts, e não consegue interpretar de maneira correta o que está sendo escrito aqui. Uma prova que você e alguns outros estavam por aí dizendo que o Estado defende leis e leis:

Leia de novo meus posts, não estou dizendo isso, estou dizendo que ele defende por interesse próprio, e quando achar necessário passa por cima das leis, o governador acima de tudo e todos é uma autoridade.

E outra, quem está defendendo leis aqui é VOCÊ!

O que mostra mais uma vez, que as ações do governo perante a universidade são ilegais, assim como a nomeação do reitor para a universidade foi ilegal.

A pergunta que fica é a seguinte: só agora que perceberam isso, porque não perceberam quando o Serra nomeiou o cara? (depois de 1 ano quase, soa no mínimo esquisito)

Meu filho, desde quando a população pode pagar um curso de universidade? A única pessoa que está defecando pela boca aqui é você.

Releia meu post que vc não interpretou direito... quando disse "ser baixa renda não quer dizer que vai passar, e sim tera que estudar o mesmo como os outros", disse que não é pra se basear "só" porque não consegue pagar a faculdade terá direito em faculdades publicas, terá que estudar e conseguir bolsa assim como as pessoas que NÃO tem condições fazem nas particulares.

E não venha com argumentos, que o filho é preguiçoso que vá trabalhar para conseguir pagar a faculdade. Pois é certo que nessa fase da vida ainda somos dependentes dos nossos pais.

Se você não sabe, Já foi mostrado estudos sócio-econômicos dos estudantes das públicas que em sua maioria são de classe média/média alta, de famílias que ganham acima de 4 salários-mínimos (Em sua MAIORIA).

E quando um cara de 19 anos é dependente dos pais???, discordo de você, hoje quem fica dependente é quem quer (isso só justifica o fato de serem de classe média), havendo exceções, quando ficam dependentes por questões de oportunidades de emprego.

O cara já é dispensado do exercito, recém formado do Ensino Médio e agora com as programas de emprego e qualificação não é "muito difícil" um recém formado conseguir emprego, o mercado já passou desta fase que não se contrata recém formados de EM.

Editado por Rafael.TI
Postado

Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Quais ações que foram ilegais?

por que a nomeação do reitor foi ilegal?.

O processo de nomeação do novo reitor, foi respeitado e feito exatamente como o Estatuto da Universidade diz.

Muitos acham que o Serra já chegou nomeando Rodas como o novo reitor. Poucos sabem que Rodas, foi um dos 8 nomes eleitos pelo Conselho Universitário, Conselhos Centrais e pelas Congregações das Unidades. Participou de outra eleição, composta pelo Conselho Universitário e dos conselhos centrais. E foi o 2º mais votado.

Só então, o representante do Estado de SP decidiu que, seria Rodas o novo Reitor da Universidade de São Paulo

Como é o processo eleitoral para reitor (artigo 36 do Estatuto da Universidade)

Artigo 36 - O Reitor, Professor Titular da USP, será nomeado pelo Governador do Estado de lista tríplice de nomes, elaborada da seguinte forma:

I - a composição da lista obedecerá ao sistema de dois turnos;

II - no primeiro turno serão eleitos oito nomes, pelos membros da Assembléia Universitária, composta pelo Conselho Universitário, pelos Conselhos Centrais e pelas Congregações das Unidades;

III - no segundo turno serão eleitos três nomes, dentre os oito escolhidos em primeiro turno, sendo eleitores os membros do Conselho Universitário e dos Conselhos Centrais;

IV - os nomes que, no segundo turno, comporão a lista tríplice, deverão ser eleitos por maioria absoluta de votos; (ver também a Resolução nº 3591/89)

V - se em dois escrutínios a maioria absoluta não for atingida far-se-á uma terceira votação, incluindo-se na lista os nomes que receberem maior número de sufrágios;

VI - em caso de empate, em qualquer dos turnos, integrará a lista o Professor Titular com maior tempo de serviço docente na USP;

VII - todas as votações serão realizadas em escrutínio secreto.

Parágrafo único - Cada eleitor, tanto no primeiro como no segundo turno, terá direito a apenas um voto, devendo seu voto em cada um dos turnos conter no máximo três nomes. (ver também a Resolução nº 3591/89).

Postado

pau no cú desses estudantes. Mta birra e ovo maltino, se revoltam com bobagens.

"Vo bota 30 polícia armado até os dente e entra nessa porra!" By Away.

Da pra ver que os argumentos de quem é contra os edutantes são convincentes hein. E depois reclamam quando são tachados de alienados.

Se revoltar a favor da educação é bobagem, então o que não é?

Facepalm pro povo que defende que o estado é bom pra população, criativo, despretensioso, defende leis e leis kkkkkk.. Como se tudo isso fosse aplicado na realidade (que realmente não é)... dá a impressão que vcs vivem numa numa bolha criada pelos nossos políticos.

Essas mesmas pessoas que estão 'protestando' sobre a USP votaram no atual governador/votaram pro Serra pra presidente!

Vou também sair da discussão pq não está levando em ponto algum... Fiquem fazendo protestos, barracos, se colocando contra a PM/Estado/Mídia que suas reivindicações serão ouvidas (kkkk)

Educação SEMPRE foi mercadoria (e não um investimento) pra população daqui, essa é a realidade e se contentem a isso, parem de se iludir

Quer 'lutar pela educação'? não é fazendo barracos na universidade sim mobilizando a sociedade na ELEIÇÂO!!

Não, não são os estudantes que elegeram o Serra.

E você concorda com a mercantilização da educação? Eu não.

As pessoas que não concordam com os estudantes NÃO tem argumentos meu deus, é sempre isso de chegar agredindo, e falando merda.

Eu vou parar de postar aqui, não está formando um debate legal. Quem concorda com os estudantes postam argumentos, textos e etc, mas quem é contra só xinga e fala de maconha. Se alguem postar os argumentos eu volto aqui.

Postado

Eu vou parar de postar aqui, não está formando um debate legal. Quem concorda com os estudantes postam argumentos, textos e etc, mas quem é contra só xinga e fala de maconha. Se alguem postar os argumentos eu volto aqui.

Isso é uma grande piada. Eu falei sem agredir ninguem em especial, e fui alvo de gracinhas, piadas, xingamentos e ofensas pessoais. Baixa a bola. Por isso me retirei e deixei isso aqui. Invente outra desculpa...

Postado

1º: De maneira nenhuma o governador pode passar por cima da lei. Ele está unicamente para fazer com que o aparato funcione da maneira prevista em lei.

2°: Eu não estou defendendo leis, estou contrapondo os argumentos dos que apenas estão a citando, sem conhecimento.

3º: Eu não estudo na USP, atualmente estudo em uma unviersidade muito melhor que ela, e eu só tive conhecimento desse fato devido aos recentes acontecidos. Mas isso não retira a minha legitimidade para contestar que isso seja mudado.

4º: Como uma pessoa de baixa renda, vai conseguir ter uma educação de boa qualidade no ensino fundamental e médio, para poder concorrer de nível igual para com os que podem pagar educação privada? É obrigação do Estado, e não um favor, dar ensino gratuito e de qualidade para a população. E outra, a oferta de bolsas em universidades é muito limitada sim.

5°: Quanto a questão dos estudantes de universidades públicas serem de maioria de classe média e alta. Realmente, está correta a afirmação, o que prova que o Estado deveria prestar um ensino fundamental e médio de qualidade gratuito para quem não possa pagar.

6º: Eu sou totalmente dependente dos meus pais, com 20 anos. O curso que eu estou fazendo exige muito, de manhã estou na faculdade, e de tarde eu preciso estudar se quiser passar pelas provas e não pegar mais de 3 DPs, que me ocasionaria a perca de minha bolsa.

Não sei a razão pela qual o estudo é tão diferente do trabalho. Para o cérebro humano, é a mesma atividade, ele não consegue diferenciar. Todo mundo sabe quão cansativo e desgastante física e mentalmente, é ir para faculdade, voltar para casa e passar a tarde inteira estudando. E para isso, eu necessito sim, do apoio financeiro dos meus pais.

Quem sai do ensino médio sem nenhuma qualificação superior, vai sempre ficar com os empregos na faixa de salário apresentadas pelo IBGE. E como você me diz que uma pessoa, com um salário de aproximadamente 1630 reais, trabalhando 8 horas por dia, quando não fazem hora extra, tem realmente condições de fazer um curso, em uma universidade de qualidade, bem feito?

Quais ações que foram ilegais?

por que a nomeação do reitor foi ilegal?.

O processo de nomeação do novo reitor, foi respeitado e feito exatamente como o Estatuto da Universidade diz.

Muitos acham que o Serra já chegou nomeando Rodas como o novo reitor. Poucos sabem que Rodas, foi um dos 8 nomes eleitos pelo Conselho Universitário, Conselhos Centrais e pelas Congregações das Unidades. Participou de outra eleição, composta pelo Conselho Universitário e dos conselhos centrais. E foi o 2º mais votado.

Só então, o representante do Estado de SP decidiu que, seria Rodas o novo Reitor da Universidade de São Paulo

Como é o processo eleitoral para reitor (artigo 36 do Estatuto da Universidade)

Artigo 36 - O Reitor, Professor Titular da USP, será nomeado pelo Governador do Estado de lista tríplice de nomes, elaborada da seguinte forma:

I - a composição da lista obedecerá ao sistema de dois turnos;

II - no primeiro turno serão eleitos oito nomes, pelos membros da Assembléia Universitária, composta pelo Conselho Universitário, pelos Conselhos Centrais e pelas Congregações das Unidades;

III - no segundo turno serão eleitos três nomes, dentre os oito escolhidos em primeiro turno, sendo eleitores os membros do Conselho Universitário e dos Conselhos Centrais;

IV - os nomes que, no segundo turno, comporão a lista tríplice, deverão ser eleitos por maioria absoluta de votos; (ver também a Resolução nº 3591/89)

V - se em dois escrutínios a maioria absoluta não for atingida far-se-á uma terceira votação, incluindo-se na lista os nomes que receberem maior número de sufrágios;

VI - em caso de empate, em qualquer dos turnos, integrará a lista o Professor Titular com maior tempo de serviço docente na USP;

VII - todas as votações serão realizadas em escrutínio secreto.

Parágrafo único - Cada eleitor, tanto no primeiro como no segundo turno, terá direito a apenas um voto, devendo seu voto em cada um dos turnos conter no máximo três nomes. (ver também a Resolução nº 3591/89).

A constituição federal é a norma suprema do Brasil, qualquer norma abaixo dela, que estiver contrária a suas disposições é considerada inconstitucional, e o STF declara a revogação da mesma.

E outra, uma resolução criada pela universidade, nem status de lei federal tem, não víncula ninguém no campo jurídico.

Postado

Eu vou me retirar da discussão. Tem gente aqui não se dá sequer o trabalho de ler e de pensar um pouco. O camarada fica com a idéia fixa da droga na cabeça e vem querer dizer que não é alienado da mídia. Só posso lamentar, porque um debate não tem sendido nenhum se as pessoas não se desarmam de seus preconceitos e não estão dispostas a ponderar a opinião alheia.

Podem trazer 300 textos, relatos e opiniões mostrando o que está acontecendo, não vai adiantar nada. Essas pessoas continuarão a dizer que é tudo mentira e que os estudantes querem é fazer baderna e fumar maconha. Lastimável.

Se você se referiu a mim, só posso ficar chateado, falo sempre do estopim e do fato da maconha ter sido esse, como muito ruim para seu protesto, com certeza se fosse diferente esse seu início muita coisa seria diferente e o apoio maior, além de uma maior preservação da imagem dos manifestantes.

Como um texto que anda no facebook sobre oque acontece na USP na visão de um de seus manifestantes: https://www.facebook.com/notes/jannerson-xavier/esclarecendo-o-caso-usp-pra-quem-v%C3%AA-de-fora/2459499642739

O estopim foi realmente oque eu citei, agora o jeito que você agiu só se enquandrou no que eu disse previamente, que se alguem julga com preconceito os manifestantes dizendo que esses são maconheiros e baderneiros está errado, enquanto que para vocês, quem não concorda com tudo o que vocês fazem é um alienado, preconceituoso e acomodado.

Isso é ser hipócrita do mesmo jeito que vocês acusam os outros...

Aliás você fala que não vale o debate, mas se compararmos aqui entre nós dois o único que não se desarmou e ponderou aqui foi você, eu comecei 100% contra, já que minha informação primária foi o estopim já citado, lendo aqui e pela internet vi uma profundidade no protesto, mas não fui convencido, porém não dou meu apoio a causa do governo e da reitoria.

Eu li os lados aqui e pensei, se você leu meu texto não pensou no que eu quis dizer.

Se não tiver falando de mim esqueça...

Abçs

Postado (editado)

Isso é uma grande piada. Eu falei sem agredir ninguem em especial, e fui alvo de gracinhas, piadas, xingamentos e ofensas pessoais. Baixa a bola. Por isso me retirei e deixei isso aqui. Invente outra desculpa...

Então poste seus argumentos de forma coerente.

"Eu sou contra por tais motivos"

É só não usar palavras como maconheiros e baderneiros que eu vou respeitar sua opinião.

Eu não consigo apoiar essa polícia. [ https://www.pragmatismopolitico.com.br/2011/11/em-5-anos-policia-de-sao-paulo-matou.html ]

Editado por Paac
Postado

A constituição federal é a norma suprema do Brasil, qualquer norma abaixo dela, que estiver contrária a suas disposições é considerada inconstitucional, e o STF declara a revogação da mesma.

E outra, uma resolução criada pela universidade, nem status de lei federal tem, não víncula ninguém no campo jurídico.

isso sim. não to falando disso...

enfim. Deixando a conversa mais simples e "produtiva", como que vc acha que deve ser o processo de nomeação?

Postado

enfim. Deixando a conversa mais simples e "produtiva", como que vc acha que deve ser o processo de nomeação?

Cara, como não estudo lá, acho que não tenho legitimidade de dizer como acho que deveria ser o processo. Isso quem deve fazer são os estudantes de lá, com total autonomia, junto com os funcionários da universidade.

Contudo, desde que essa nova forma, não se contraponha aos preceitos constitucionais, ela está valendo.

Postado

Então poste seus argumentos de forma coerente.

"Eu sou contra por tais motivos"

É só não usar palavras como maconheiros e baderneiros que eu vou respeitar sua opinião.

Eu não consigo apoiar essa polícia. [ https://www.pragmatismopolitico.com.br/2011/11/em-5-anos-policia-de-sao-paulo-matou.html ]

Então vc não leu realmente nada do q foi dito posts atrás...

Postado

O processo de nomeação deve ser uma eleição democrática na qual apenas os estudantes, os funcionarios e os professores da universidade tem o direito de votar.

Postado

O processo de nomeação deve ser uma eleição democrática na qual apenas os estudantes, os funcionarios e os professores da universidade tem o direito de votar.

o problema é que a unuversidade é pública, depende do financiamento do estado (nosso dinheiro), então é lógico que eu (como contribuinte) quero o melhor para a universidade, e deveria ter os mesmos direitos a voto quanto os próprios estudades da usp. Mas seria completamente inviável fazer uma votação em todo estado de sp, somente, para decidir quem será o novo reitor.

A solução encontrada foi (falando porcamente) a USP escolhe 8 nomes, destes, através de uma votação interna (usp) chegam a 3 nomes. Agora o correto seria fazer uma votação em todo o Estado de SP, para decidir 1 único nome, mas como seria inviavél, a decisão ficou para o governador (que é o representante de todo povo do E.SP.) afinal, o papel do governador é exatamente está, representar o povo (a maioria) em situações que envolva política.

Postado (editado)

Hang, para economizar meu tempo, aqui vai um artigo publicado na Folha, sobre isso:

O Governo e a Lista Tríplice de Reitor

por Renato Janine

Há muito tempo as universidades públicas apresentam ao governador ou ao presidente uma lista tríplice para que ele escolha seu reitor. Na União, desde 2004 o governo prometeu nomear o primeiro da lista. Nem sempre, porém, ele é o melhor. No Estado de S. Paulo, com as melhores universidades do País, desde a eleição democrática de Montoro, em 1982, praticamente sempre se tem nomeado o mais votado. São 15 reitores que encabeçaram a lista nas três universidades e foram nomeados.

O princípio da lista é que, se a sociedade criou e financia a Universidade, deve ter voz na escolha de seu dirigente. Uma instituição pública não pode ser fim em si mesma. A sociedade, por meio de seu governante democraticamente eleito, tem o direito de atuar.

Qual o problema? A lista tríplice é arma poderosa demais para ser usada. É tudo ou nada: ou o governador só referenda uma decisão interna; ou, se utilizar a prerrogativa de escolher o segundo ou terceiro nome, invertendo o processo interno de escolha, suscitará reações que podem ser muito fortes. Por isso, em tese ele só a usará em casos graves, mas com o risco de agravá-los. Afinal, uma universidade como a USP é muito especializada, ciosa de sua autonomia, e suas lideranças científicas têm mais condições de escolher o reitor do que qualquer indivíduo ou grupo.

O que deveríamos fazer? Até 1988, os estatutos das universidades paulistas eram baixados pelo governador. Hoje, com a autonomia conferida pela Constituição, são editados pelo Conselho Universitário respectivo. Se há lista tríplice, é devido aos estatutos de cada universidade, que ela pode reformar.

É importante promover essa reforma. Uma única pessoa decidir tudo, mesmo eleita pelo povo, não é bom. Numa cultura universitária diferente da nossa, uma comissão externa, de alta qualidade científica e social, poderia apreciar os principais nomes, seus diagnósticos e propostas, e escolher o reitor. Algo parecido se dá nos países ricos e nos que têm as universidades líderes dos rankings internacionais. Mas, bem ou mal, nossa comunidade se orientou rumo à escolha por votação interna. Penso que ela deva ser aprimorada. Esta mudança inclui a alteração do colégio eleitoral, para ampliá-lo a ponto de eliminar o controle da reitoria sobre ele, e a supressão da lista tríplice, pelas razões que apresentei.

Mas há cuidados a tomar. Primeiro, deve se incluir uma forma ativa de presença da sociedade na escolha do reitor. Os candidatos poderiam ser sabatinados por representantes do mundo empresarial, sindical e profissional, mesmo que a escolha se faça interna corporis. Afinal, seria melhor uma atuação real da sociedade na eleição do reitor do que esse poder atual, um tiro de canhão que, sendo usado, só causará conflitos.

Segundo, essa mudança deve ser negociada com o governo. Não pode ser motivo de confronto com o poder eleito. Nenhum governador pode esquecer que nas boas universidades a autonomia das lideranças científicas é a chave do sucesso. Nenhuma universidade deve esquecer que ela não é um fim em si, mas deve contas à sociedade. Um confronto, qualquer que seja, não é bom para ninguém.

Artigo publicado no jornal O Estado de São Paulo, em 13 de novembro de 2009.

Só mais uma coisa. Na lista de 2009, Rodas ficou em segundo colocado, e, mesmo assim Serra o nomeou como reitor da universidade. Isso não acontecia desde a ditadura militar.

Editado por danilorf
Postado (editado)

Hang, para economizar meu tempo, aqui vai um artigo publicado na Folha, sobre isso:

O Governo e a Lista Tríplice de Reitor

por Renato Janine

Há muito tempo as universidades públicas apresentam ao governador ou ao presidente uma lista tríplice para que ele escolha seu reitor. Na União, desde 2004 o governo prometeu nomear o primeiro da lista. Nem sempre, porém, ele é o melhor. No Estado de S. Paulo, com as melhores universidades do País, desde a eleição democrática de Montoro, em 1982, praticamente sempre se tem nomeado o mais votado. São 15 reitores que encabeçaram a lista nas três universidades e foram nomeados.

O princípio da lista é que, se a sociedade criou e financia a Universidade, deve ter voz na escolha de seu dirigente. Uma instituição pública não pode ser fim em si mesma. A sociedade, por meio de seu governante democraticamente eleito, tem o direito de atuar.

Qual o problema? A lista tríplice é arma poderosa demais para ser usada. É tudo ou nada: ou o governador só referenda uma decisão interna; ou, se utilizar a prerrogativa de escolher o segundo ou terceiro nome, invertendo o processo interno de escolha, suscitará reações que podem ser muito fortes. Por isso, em tese ele só a usará em casos graves, mas com o risco de agravá-los. Afinal, uma universidade como a USP é muito especializada, ciosa de sua autonomia, e suas lideranças científicas têm mais condições de escolher o reitor do que qualquer indivíduo ou grupo.

O que deveríamos fazer? Até 1988, os estatutos das universidades paulistas eram baixados pelo governador. Hoje, com a autonomia conferida pela Constituição, são editados pelo Conselho Universitário respectivo. Se há lista tríplice, é devido aos estatutos de cada universidade, que ela pode reformar.

É importante promover essa reforma. Uma única pessoa decidir tudo, mesmo eleita pelo povo, não é bom. Numa cultura universitária diferente da nossa, uma comissão externa, de alta qualidade científica e social, poderia apreciar os principais nomes, seus diagnósticos e propostas, e escolher o reitor. Algo parecido se dá nos países ricos e nos que têm as universidades líderes dos rankings internacionais. Mas, bem ou mal, nossa comunidade se orientou rumo à escolha por votação interna. Penso que ela deva ser aprimorada. Esta mudança inclui a alteração do colégio eleitoral, para ampliá-lo a ponto de eliminar o controle da reitoria sobre ele, e a supressão da lista tríplice, pelas razões que apresentei.

Mas há cuidados a tomar. Primeiro, deve se incluir uma forma ativa de presença da sociedade na escolha do reitor. Os candidatos poderiam ser sabatinados por representantes do mundo empresarial, sindical e profissional, mesmo que a escolha se faça interna corporis. Afinal, seria melhor uma atuação real da sociedade na eleição do reitor do que esse poder atual, um tiro de canhão que, sendo usado, só causará conflitos.

Segundo, essa mudança deve ser negociada com o governo. Não pode ser motivo de confronto com o poder eleito. Nenhum governador pode esquecer que nas boas universidades a autonomia das lideranças científicas é a chave do sucesso. Nenhuma universidade deve esquecer que ela não é um fim em si, mas deve contas à sociedade. Um confronto, qualquer que seja, não é bom para ninguém.

Artigo publicado no jornal O Estado de São Paulo, em 13 de novembro de 2009.

Só mais uma coisa. Na lista de 2009, Rodas ficou em segundo colocado, e, mesmo assim Serra o nomeou como reitor da universidade. Isso não acontecia desde a ditadura militar.

Ótimo texto, ainda não o tinha lido e ele mostra exatamente o que penso. Agora o que se tem que fazer é tentar deixar o processo o mais democrático possivel DA MANEIRA MAIS DEMOCRÁTICA POSSIVEL.

e quando isto não acontecer, a polícia deve estar la para restaurar a ordem.

Editado por HaNg~OvEr
Postado (editado)

Falha no engano, eu coloquei que o artigo era da Folha, mas na verdade, é do jornal O Estado de São Paulo.

Exatamente Hang, o que está ocorrendo lá, é uma tentativa de tirar esse direito de reivindicação, para que se possa alterar esse processo, e, o convênio com a PM, que o Rodas fez, está intimamente ligado com isso, visto que as manifestações estudantis são prontamente reprimidas quando ocorrem.

Editado por danilorf
Postado (editado)

4º: Como uma pessoa de baixa renda, vai conseguir ter uma educação de boa qualidade no ensino fundamental e médio, para poder concorrer de nível igual para com os que podem pagar educação privada? É obrigação do Estado, e não um favor, dar ensino gratuito e de qualidade para a população. E outra, a oferta de bolsas em universidades é muito limitada sim.

5°: Quanto a questão dos estudantes de universidades públicas serem de maioria de classe média e alta. Realmente, está correta a afirmação, o que prova que o Estado deveria prestar um ensino fundamental e médio de qualidade gratuito para quem não possa pagar.

Só pra citar: O Ensino Fundamental cabe aos MUNICÍPIOS oferecerem e não ao ESTADO (somente o Médio/Técnico e Superior).

Deveriam é criar mais universidades, mas ninguém pensa que a educação é investimento né (Volto a dizer, É mercadoria!!) já que nem nos professores investem.

O fato do ensino publico ser ruim não significa que a população de baixa renda corra atrás em outras oportunidades existentes (bolsas em escolas particulares, estudo em casa, cursinhos por exemplo).

No caso da privatização poderia sim aumentar as bolsas!. já que a universidade faria convênios com empresas estatais e possivelmente tirará a burocracia nas pesquisas cientificas.

6º: Eu sou totalmente dependente dos meus pais, com 20 anos. O curso que eu estou fazendo exige muito, de manhã estou na faculdade, e de tarde eu preciso estudar se quiser passar pelas provas e não pegar mais de 3 DPs, que me ocasionaria a perca de minha bolsa.

Não sei a razão pela qual o estudo é tão diferente do trabalho. Para o cérebro humano, é a mesma atividade, ele não consegue diferenciar. Todo mundo sabe quão cansativo e desgastante física e mentalmente, é ir para faculdade, voltar para casa e passar a tarde inteira estudando. E para isso, eu necessito sim, do apoio financeiro dos meus pais.

Não olhe só pro seu próprio umbigo, tem pessoas que trabalham 44hs por semana, moram longe dos pais, e se viram nos 30 pra levar a faculdade, e sem carregar DP's.

Isso definitivamente, não dá pra generalizar, existem pessoas que se adaptam melhor do que outras.

Quem sai do ensino médio sem nenhuma qualificação superior, vai sempre ficar com os empregos na faixa de salário apresentadas pelo IBGE. E como você me diz que uma pessoa, com um salário de aproximadamente 1630 reais, trabalhando 8 horas por dia, quando não fazem hora extra, tem realmente condições de fazer um curso, em uma universidade de qualidade, bem feito?

Claro que tem, tem o FIES que dá pra financiar a faculdade por exemplo, além de outros exemplos (Existem empresas que PAGAM pra vc fazer a faculdade, sem descontar do salário).

IBGE = Estatística bem pretensiosa alias, não pegue ele SOMENTE como base assim como só o Ibope para medição de audiência nas TV's.

Quem dita a faixa salarial é o MERCADO e suas empresas!

Me explica uma coisa, como um cara trabalhando em uma cidade X ganha A e outro que trabalha na mesma função em outra cidade/região ganha A²?? - É Mercado, devido a oferta de mão de obra qualificada X qtde de pessoal

Não é faixa de emprego do IBGE (que serve só de PARÂMETRO SOCIAL).

Editado por Rafael.TI
Postado (editado)

Só pra citar: O Ensino Fundamental cabe aos MUNICÍPIOS oferecerem e não ao ESTADO (somente o Médio/Técnico e Superior).

Deveriam é criar mais universidades, mas ninguém pensa que a educação é investimento né (Volto a dizer, É mercadoria!!) já que nem nos professores investem.

O fato do ensino publico ser ruim não significa que a população de baixa renda corra atrás em outras oportunidades existentes (bolsas em escolas particulares, estudo em casa, cursinhos por exemplo).

No caso da privatização poderia sim aumentar as bolsas!. já que a universidade faria convênios com empresas estatais e possivelmente tirará a burocracia nas pesquisas cientificas.

Quando me referi ao Estado, me referi ao Estado brasileiro de maneira ampla, e não especificamente. Aqui se subentende que o ensino fundamental seria oferecido pelos municípios, e o médio/técnico pelo Estado de São Paulo.

Cara, o número de bolsas que as escolas privadas em geral oferecem, é ínfimo. Mesmo que se aumentasse o número delas, a quantidade oferecida, não iria suprir a demanda da população.

Agora você dizer sobre o estudo em casa só pode estar de sacanagem né?

Não olhe só pro seu próprio umbigo, tem pessoas que trabalham 44hs por semana, moram longe dos pais, e se viram nos 30 pra levar a faculdade, e sem carregar DP's.

Duvido muito. Pela contagem, 44 horas semanais, dão 8,8 horas de trabalho de segunda a sexta. Mais 6 horas de sono. Mais 2 horas entre locomoção perante o dia. Mais 5 horas das aulas de faculdade. Sobra 3 horas para estudar, comer, tomar banho, assistir televisão, enfim... Claro que isso hipoteticamente falando.

No mínimo eu desconfiaria do nível da faculdade em que a pessoa estuda. É consenso que a grande maioria das universidades privadas são ruins, tanto em aspecto estrutural, como no da qualidade do ensino.

Claro que tem, tem o FIES que dá pra financiar a faculdade por exemplo, além de outros exemplos (Existem empresas que PAGAM pra vc fazer a faculdade, sem descontar do salário).

IBGE = Estatística bem pretensiosa alias, não pegue ele SOMENTE como base assim como só o Ibope para medição de audiência nas TV's.

Quem dita a faixa salarial é o MERCADO e suas empresas!

Me explica uma coisa, como um cara trabalhando em uma cidade X ganha A e outro que trabalha na mesma função em outra cidade/região ganha A²?? - É Mercado, devido a oferta de mão de obra qualificada X qtde de pessoal

Não é faixa de emprego do IBGE (que serve só de PARÂMETRO SOCIAL).

Você não conhece o sistema do FIES. Muitas universidades, inclusive a minha, não possui convênio com ele. E mesmo as que possuem, grande parte financia metade da parcela apenas.

E novamente eu cito a precariedade do ensino em universidades privadas no geral. Então quem é pobre ou não tem condições de pagar uma universidade, tem que se contentar com um FIES, para um lugar que a qualidade de ensino é péssima, visto que a educação é tratada como uma mercadoria?

Sobre o IBGE. Se esses dados podem ser falsos, coloque outros, duvido que você vai achar algum que fuja muito dessa faixa. E eu arrisco muito em dizer, que essa faixa salarial, ainda é menor para a maioria dos trabalhadores. Todos sabemos a grande concentração de renda do país, e como o próprio IBGE disse, isso é apenas a média.

Rafael meu caro, você está meio fora da realidade social do país.

Editado por danilorf
Postado (editado)

Cara, o número de bolsas que as escolas privadas em geral oferecem, é ínfimo. Mesmo que se aumentasse o número delas, a quantidade oferecida, não iria suprir a demanda da população.

Agora você dizer sobre o estudo em casa só pode estar de sacanagem né?

Me explica uma coisa, como um MENDIGO consegue passar em concurso publico??, é possivel SIM!!

(Leia-se Estudo em CASA: VOCÊ estuda por si só)

Duvido muito. Pela contagem, 44 horas semanais, dão 8,8 horas de trabalho de segunda a sexta sábado. Mais 6 horas de sono. Mais 2 horas entre locomoção perante o dia. Mais 5 horas das aulas de faculdade. Sobra 3 horas para estudar, comer, tomar banho, assistir televisão, enfim... Claro que isso hipoteticamente falando.

Dúvida???.. Sorte sua brother, pois conheço caras que estudaram em privadas e publicas e o assunto é o mesmo, e conseguiriam se formar no tempo normal, enquanto caras que não trabalhavam ficaram fazendo DP's depois.

No mínimo eu desconfiaria do nível da faculdade em que a pessoa estuda. É consenso que a grande maioria das universidades privadas são ruins, tanto em aspecto estrutural, como no da qualidade do ensino.

Meu primo por exemplo, estuda na UFScar, engenheiro químico, estuda em tempo integral, trabalha á noite pra se manter em uma republica e consegue levar SIM.

Você não conhece o sistema do FIES. Muitas universidades, inclusive a minha, não possui convênio com ele. E mesmo as que possuem, grande parte financia metade da parcela apenas.

Eu disse o FIES como ALTERNATIVA de barateamento das mensalidades, e ainda assim é possível que o povo possa levar.

E novamente eu cito a precariedade do ensino em universidades privadas no geral. Então quem é pobre ou não tem condições de pagar uma universidade, tem que se contentar com um FIES, para um lugar que a qualidade de ensino é péssima, visto que a educação é tratada como uma mercadoria?

Cara, cansei de discutir com você, vc discorda de mim Ótimo, mas isso não vai mudar minha opinião.

Sobre o IBGE. Se esses dados podem ser falsos, coloque outros, duvido que você vai achar algum que fuja muito dessa faixa. E eu arrisco muito em dizer, que essa faixa salarial, ainda é menor para a maioria dos trabalhadores. Todos sabemos a grande concentração de renda do país, e como o próprio IBGE disse, isso é apenas a média.

IBGE é só parâmetro amigo, a BASE salarial pode até ser essa, mas não encare como uma verdade absoluta

Duvida?? Pesquisa nos Conselhos regionais das profissões (Nivel Médio/Técnico) e faça uma comparação, veja em sites de empregos.

Não, não são os estudantes que elegeram o Serra.

E você concorda com a mercantilização da educação? Eu não.

Claro que sim, classe media/media-alta é o eleitores 'cativos' do PSDB, esqueceu?

Eu não sou a favor da mercantilização da educação. e sim a favor do Investimento dela!. Mas sem interesse politico ou burocracia do governo federal por trás

As pessoas que não concordam com os estudantes NÃO tem argumentos meu deus, é sempre isso de chegar agredindo, e falando merda.

Melhor ter opinião formada do que espalhar textos mega extensos na net.

vou parar de discutir aqui também, não vai chegar a lugar algum mesmo, postei minha opinião, respeito a opinião dos prós-estudantes daqui e quem é contra mim.

abraço

Editado por Rafael.TI
Postado

Falha no engano, eu coloquei que o artigo era da Folha, mas na verdade, é do jornal O Estado de São Paulo.

Exatamente Hang, o que está ocorrendo lá, é uma tentativa de tirar esse direito de reivindicação, para que se possa alterar esse processo, e, o convênio com a PM, que o Rodas fez, está intimamente ligado com isso, visto que as manifestações estudantis são prontamente reprimidas quando ocorrem.

o que eu vejo que está acontecendo, são alunos tentando impedir (na base da força) que outros alunos assistam as aulas, em nome de uma greve geral (que não é tão geral assim, como mostrei em outro post).

- são alunos que perderam de forma democrática uma assembléia na qual se discutia o fim da ocupação do edifício da diretoria da FFLCH e então resolveram invadir a reitoria.

Isto que: "as manifestações estudantis são prontamente reprimidas quando ocorrem."

sinto muito mais não posso acreditar. Não estudo na USP, mas tenho 3 amigos que estão na Sanfran e que me disseram que vc pode organizar e participar de quaquer manifestação estudantil. DESDE QUE ELA NÃO SEJA REGADA A MACONHA E ÁLCOOL. porque a polícia vai prender mesmo.

Postado (editado)

Não estão tentando impedir a força, pois os cursos estão aderindo por vontade própria.

Agora, sobre o movimento estudantil, eu mesmo, acho que ele está muito ultrapassado. Há partidos políticos envolvidos nele, as estratégias políticas então nem preciso mencionar, só lembrar do desastre que fizeram no começo dessa manifestação. Todos os alunos deveriam atuar de forma continua no movimento. Eu duvido muito que ele se apresentaria dessa forma se ocorresse participação ativa dos alunos nele.

Mas, mesmo que por meios errados, esse movimento que por enquanto encontra-se caquético, está conseguindo atingir o seu fim, pois, isso acordou a comunidade acadêmica da USP, que agora sim, começou a participar de maneira massiva sobre essa questão.

Agora é esperar para ver como se encerra este caso.

Editado por danilorf
Postado

Claro que sim, classe media/media-alta é o eleitores 'cativos' do PSDB, esqueceu?

Melhor ter opinião formada do que espalhar textos mega extensos na net.

vou parar de discutir aqui também, não vai chegar a lugar algum mesmo, postei minha opinião, respeito a opinião dos prós-estudantes daqui e quem é contra mim.

abraço

A classe social não tem nada a ver com sua posição política, só porque eu sou da classe média eu preciso ser da direita e votar em PSDB?

Tenho opinião formada e postei aqui diversas vezes no começo do tópico, mas chegou uma hora que eu cansei, por isso usei os textos pra fortalecer minha opnião. Só lendo varios textos de varios autores diferentes, com pontos de vistas diferentes é possível que você crie uma opinião própria. Se eu ler apenas uma matéria da VEJA ou um texto de um blog da ultra-esquerda eu vou ter a mesma opinião do autor do texto.

o que eu vejo que está acontecendo, são alunos tentando impedir (na base da força) que outros alunos assistam as aulas, em nome de uma greve geral (que não é tão geral assim, como mostrei em outro post).

- são alunos que perderam de forma democrática uma assembléia na qual se discutia o fim da ocupação do edifício da diretoria da FFLCH e então resolveram invadir a reitoria.

Isto que: "as manifestações estudantis são prontamente reprimidas quando ocorrem."

sinto muito mais não posso acreditar. Não estudo na USP, mas tenho 3 amigos que estão na Sanfran e que me disseram que vc pode organizar e participar de quaquer manifestação estudantil. DESDE QUE ELA NÃO SEJA REGADA A MACONHA E ÁLCOOL. porque a polícia vai prender mesmo.

Concordo com você na parte da reitoria, eu não achei sensato a atitude de alguns de invadirem a mesma, nem o DCE concordou com a ocupação, mas eu acho que isso é um direito individual. Porém agora a situação é diferente, a maioria dos estudantes são a favor. E não apenas estudantes da USP, da UNICAMP e da UNESP também.

E sobre a repressão ela ocorre sim, até nos movimentos estudantis secundaristas isso acontece.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...