Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Sugestão: Copa 'Thor' de Levantamentos — Proposta

Posts Recomendados

Postado

O gente aquela ideia dos prêmios, era o Oba ôba né pra trazer gente, encher, ia salvar do flop de um inscrito por categoria

Sugiro a vaquinha pra esse primeiro campeonato, prêmio no Pix mesmo, acho que se falar com o ADM a gente lança pra ele e ele faz os Pix com os usuários mandando a chave pro e-mail (eu acho, baseada em achismo com risco de levar um fora)

Pra não ferrar o julgamento dos lifts da pra fazer por sorteio entre todos que cumprirem os requisitos de abrir diario, postar em público com link do fórum. Sorteio com vídeo continuo, escreve o nome no papel mistura num saquinho inflado transparente ou qualquer outra coisa. Pequenos prêmios divididos

Sei lá, pensem com carinho no assunto

PS: @Lucas o senhor escreveu um ebook sobre manguaça?

Editado por Rambaoretorno

Postado
Em 10/05/2026 em 20:07, Rambaoretorno disse:

O gente aquela ideia dos prêmios, era o Oba ôba né pra trazer gente, encher, ia salvar do flop de um inscrito por categoria

Sugiro a vaquinha pra esse primeiro campeonato, prêmio no Pix mesmo, acho que se falar com o ADM a gente lança pra ele e ele faz os Pix com os usuários mandando a chave pro e-mail (eu acho, baseada em achismo com risco de levar um fora)

Pra não ferrar o julgamento dos lifts da pra fazer por sorteio entre todos que cumprirem os requisitos de abrir diario, postar em público com link do fórum. Sorteio com vídeo continuo, escreve o nome no papel mistura num saquinho inflado transparente ou qualquer outra coisa. Pequenos prêmios divididos

A questão do dinheiro em si... acho meio embaçado, sabe? Se desse um prêmio para a categoria de wilks das quatro modalidades (sq, bp, dl e power) e esse prêmio fosse uma miniatura, estatueta que fosse facinha de achar aí no PY, seria mais arraigado em motivação passional kkk.

Postado
Em 10/05/2026 em 22:21, Vecchio disse:

A questão do dinheiro em si... acho meio embaçado, sabe? Se desse um prêmio para a categoria de wilks das quatro modalidades (sq, bp, dl e power) e esse prêmio fosse uma miniatura, estatueta que fosse facinha de achar aí no PY, seria mais arraigado em motivação passional kkk.

O Manhattan trabalha com impressão 3D

Podemos fazer desse jeito, é personalizável

Também podemos substituir de 8 pequenos por 4 mais trabalhados

Postado
  • Autor
Em 10/05/2026 em 20:07, Rambaoretorno disse:

Não acho que deveria ser esse o estímulo.

Gosto da ideia do @Vecchio de termos os troféus.

Postado
  • Administrador
Em 10/05/2026 em 22:21, Vecchio disse:

Por experiência própria, envolveu dinheiro = se prepare para ter dor de cabeça.

Isso vindo de quem teria a ganhar com a movimentação do fórum, sério, não compliquem algo que era pra ser uma brincadeira saudável.

Postado

Uma ideia que me surgiu agora é que a Copa Thor seja algo “permanente” ou ao menos anual.

Na linha do que o fullbodier comentou, podia ter um tópico fixo, onde as pessoas mandem os videos, um grupo valida esses videos e o hipertrofia atualiza o ranking (ou os rankings) de levantamentos do fórum.

Só cuspindo ideias…

Postado
  • Autor
Em 11/05/2026 em 13:55, Lucas disse:

Uma ideia que me surgiu agora é que a Copa Thor seja algo “permanente” ou ao menos anual.

Na linha do que o fullbodier comentou, podia ter um tópico fixo, onde as pessoas mandem os videos, um grupo valida esses videos e o hipertrofia atualiza o ranking (ou os rankings) de levantamentos do fórum.

Só cuspindo ideias…

Essa é, literalmente, a ideia original. 😉

Postado
Em 11/05/2026 em 18:33, T. Wall disse:

Essa é, literalmente, a ideia original. 😉

Minha ideia na verdade é não ter inscrição, período pra postar, nada, só chega lá e posta o vídeo do lift dentro das regras pré estabelecidas, uma banca de colaboradores avalia e aprova ou não e esse lift entra pra um ranking oficial do fórum, dentro de algo permanente ou anual (ou ambos).

Não eliminaria a possibilidade de acontecerem campeonatos propriamente ditos, cujos lifts também poderiam entrar pra esse ranking oficial do fórum.

Postado
Em 11/05/2026 em 21:41, Lucas disse:

Não eliminaria a possibilidade de acontecerem campeonatos propriamente ditos, cujos lifts também poderiam entrar pra esse ranking oficial do fórum.

Pode simplesmente ter esse tópico permanente com uma data X de conferência para premiação. Pessoal pode postar o ano inteiro, o ranking vai atualizando o ano inteiro MAS NAQUELE DIA É QUE A COISA PREMIA.

Postado
Em 10/05/2026 em 11:59, Vecchio disse:

Pedi ajuda pro chat montar um texto pra mostrar em detalhes a minha sugestão...

Categorias do Campeonato

Para organizar o campeonato de forma simples, justa e inspirada em uma federação internacional já consolidada, serão utilizadas como base as categorias previstas no livro de regras da IPF (International Powerlifting Federation), adaptadas para este evento informal entre colegas.

As categorias poderiam ser divididas por:

• sexo;

• faixa etária;

• peso corporal.

A ideia é permitir tanto um clima de “rachão”, onde praticamente todos podem competir contra todos, quanto um ambiente onde pessoas com perfis semelhantes possam se comparar de forma mais equilibrada.

Categorias Masculinas

Faixas etárias

• Sub-Junior: 14 a 18 anos

• Junior: 19 a 23 anos

• Open: 19 anos ou mais

• Master I: 40 a 49 anos

• Master II: 50 a 59 anos

• Master III: 60 a 69 anos

• Master IV: 70 anos ou mais

Categorias de peso

• até 53 kg (somente Sub-Junior e Junior)

• até 59 kg

• até 66 kg

• até 74 kg

• até 83 kg

• até 93 kg

• até 105 kg

• até 120 kg

• acima de 120 kg

Categorias Femininas

Faixas etárias

• Sub-Junior: 14 a 18 anos

• Junior: 19 a 23 anos

• Open: 19 anos ou mais

• Master I: 40 a 49 anos

• Master II: 50 a 59 anos

• Master III: 60 a 69 anos

• Master IV: 70 anos ou mais

Categorias de peso

• até 43 kg (somente Sub-Junior e Junior)

• até 47 kg

• até 52 kg

• até 57 kg

• até 63 kg

• até 69 kg

• até 76 kg

• até 84 kg

• acima de 84 kg

Categoria Open (“vale-tudo”)

Além das categorias tradicionais, haverá também a categoria Open, pensada para funcionar como um verdadeiro “vale-tudo esportivo”, onde atletas de diferentes pesos e idades podem se enfrentar.

Porém, seguindo a lógica da IPF:

• podem competir na Open:

• Junior

• Open

• Master I

• Master II

• não podem competir na Open:

• Sub-Junior

• Master III

• Master IV

A ideia aqui é criar aquele clima divertido de:

Categoria Wilks

Também haverá a categoria Wilks, separada apenas por sexo:

• Wilks Masculino

• Wilks Feminino

Nesta categoria, o peso corporal entra apenas como fator matemático de correção, permitindo comparar atletas leves e pesados de maneira mais equilibrada.

Na prática, ela ajuda bastante naquele cenário clássico onde:

• um atleta muito forte e pesado levanta cargas enormes;

• mas um atleta leve apresenta desempenho proporcionalmente impressionante.

Assim, praticamente todos acabam competindo “contra todos”.

Qual é a ideia das categorias?

As categorias de peso e idade existem para valorizar o esforço individual e permitir comparações mais equilibradas entre pessoas com perfis semelhantes.

Já as categorias:

• Open;

• Wilks;

servem para trazer aquele espírito de:

• desafio geral;

• brincadeira competitiva;

• rivalidade saudável;

• e curiosidade de descobrir quem se destaca no grupo como um todo.

Ou seja:

• as categorias tradicionais valorizam o “perfil semelhante”;

• enquanto Open e Wilks criam o “rachão geral” 😄

Exemplos de possibilidades

Exemplo 1

Homem, 22 anos, 73 kg:

• Junior até 74 kg

• Open

• Wilks Masculino

Exemplo 2

Mulher, 41 anos, 62 kg:

• Master I até 63 kg

• Open

• Wilks Feminino

Exemplo 3

Homem, 17 anos, 81 kg:

• Sub-Junior até 83 kg

• Wilks Masculino

(não pode participar da Open)

Exemplo 4

Homem, 66 anos, 92 kg:

• Master III até 93 kg

• Wilks Masculino

(não pode participar da Open)

Exemplo 5

Mulher, 24 anos, 84 kg:

• Open até 84 kg

• Open geral

• Wilks Feminino

Referência

As categorias foram baseadas no livro de regras da IPF (International Powerlifting Federation), versão em português disponibilizada pela IPF Brasil/CBLB. Foram descartadas as categorias de estreantes e a equipada.

Link:
https://www.powerlifting-ipf.com.br/paginas/regras/Livro%20Regras.pdf

Existe uma fórmula wilks ajustada para usar a idade isso já elimina essa questão

https://weighttraining.nz/ipf_calculator.php

Editado por Doctor Manhattan

Postado

Acho que falta o detalhamento dos movimentos.

Pra ser inclusivo, talvez só o agacho requeira atenção. As regras do thozinho são boas, na minha opinião. Para os dois outros lifts também. Só exigir spotters reais é que dá pra acrescentar. Num pode ser spotter o irmãozinho ou namorada de 47 kg kkk

Postado
  • Autor
Em 14/05/2026 em 14:48, Vecchio disse:

Acho que falta o detalhamento dos movimentos.

Pra ser inclusivo, talvez só o agacho requeira atenção. As regras do thozinho são boas, na minha opinião. Para os dois outros lifts também. Só exigir spotters reais é que dá pra acrescentar. Num pode ser spotter o irmãozinho ou namorada de 47 kg kkk

Que spotter, mano? kkk

Cada um que lamba sua caceta para fazer seus lifts com responsabilidade, uai! Vamos seguir as regras do Thor neste sentido.

Sobre detalhamento dos movimentos: acho que a grande questão é se vamos aprovar o agachamento e o terra sumô como válidos ou se teremos eles em separado. Para mim tanto faz, honestamente.

Postado
Em 14/05/2026 em 14:51, T. Wall disse:

Sobre detalhamento dos movimentos: acho que a grande questão é se vamos aprovar o agachamento e o terra sumô como válidos ou se teremos eles em separado. Para mim tanto faz, honestamente.

Sinceramente sou do time tanto faz aqui também, que venca sua tecnica mais forte...

Postado
Em 14/05/2026 em 18:55, Tiago369 disse:

Será equipado ?

É uma brincadeira entre colegas que em sua maioria praticam musculação e, por tal motivo, camisetas de força, faixas pra joelho, entre outros equipamentos da categoria equipado do powerlifting acabam contrastando em termos de cargas praticadas.

Lembrei do champz que participei recente. Estava assistindo as meninas competindo. Tudo ali na base do 90 a 130 no agacho. E eis que carregam a barra com 190. Era a primeira pedida de uma moça da categoria equipado.

Enfim, é muita diferença.

Mas se quiser participar será bem-vindo. Só a parte do ranking que a coisa fica embaçada por causa disso que comentei.

Postado
  • Autor
Em 14/05/2026 em 17:13, fullbodier disse:

Por isso que não vou participar do supino. Nenhuma academia até hoje que fui tem o suporte lateral no banco supino, algo barato e simples, não da para entender isso.

Já era esperado.

Em 14/05/2026 em 18:55, Tiago369 disse:

Será equipado ?

Não.

Em 15/05/2026 em 02:09, Samart disse:

já pode se inscrever?

76-78kg bw

27 anos

agach e supino livre

Ainda não, pô, aqui é só o brainstorm.

O @Doctor Manhattan deu uma sugestão legal de fazermos um primeiro teste de Power Bíceps. Para validar o modelo e etc.. O que vcs acham?

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Pesquisar

Pesquisar

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.