Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

2g/kg de proteina

Posts Recomendados

Postado

até hoje eu sempre escutei falarem do 2g de proteina por kg, mas nao seria isso levando em conta alimentos que tem todos os aminoacidos essenciais?

Tipo, carne e whey é valido porque tem todos os aminoacidos essenciais.

Mas por exemplo, um paçoca tem 3,5g de proteina, vc poderia comer 20 facilmente por dia e fazer 70g de proteina nisso, mas essa proteina nao vem com todos os aminoacidos essenciais, então nao vai formar musculo.

Pra ser mais exato ainda, pelo que eu aprendi a leucina é o limitante, e precisa de 2,5g dela por refeição, entao se eu fizer dieta com 1,5g de leucina varias vezes por dia, nada vai adiantar mesmo que no final do dia tenha ingerido 200g de proteina, seria melhor focar em 3 refeicao por dia e nisso garantir umas 40g de proteina por refeicao entende, seriam 120g de proteina mais eficiente que 200g de proteina distribuido bem pouco ao longo do dia.

Postado
  • Este é um post popular.

A recomendação de 2g/kg considera uma dieta equilibrada.

Caso a pessoa seja vegana, por exemplo, vai ser necessária uma maior atenção com as escolhas dos alimentos e possivelmente será importante suplementação pra se ter equilíbrio (não só de aminoácidos, mas de outros nutrientes escassos ou faltantes em uma dieta vegana).

Esse raciocínio vale pra qualquer dieta que restrinja de forma absoluta algum tipo de alimento.

Postado

2-2.2g/kg = simplificação anti-tonto que funciona (e funciona muito bem).

Maninho natural coloca na cabeça que só precisa 1.2kg/kg ou algo do tipo pq ouviu no podcast preferido.

Ao meu ver, não tem muito espaço aqui pra cometer erros.

Mas em 2 a 2.2kg/kg, tu tem liberdade de misturar proteínas incompletas com completas e no fim ainda conseguir priorizar proteína completa e AINDA conseguir bastante dela.

Ironicamente, eu acho que comer mais, me dá mais flexibilidade e eu duvido que eu tenha algum problema por errar um pouco pra mais em vez de errar pra menos (mesmo q tenha desperdício).

Mas se tu tem dificuldade pra consumir proteína e essa é a questão... é... ai ferrou. Good luck, bruh

Postado
Em 28/11/2025 em 11:57, carvapoeta disse:

até hoje eu sempre escutei falarem do 2g de proteina por kg, mas nao seria isso levando em conta alimentos que tem todos os aminoacidos essenciais?

Tipo, carne e whey é valido porque tem todos os aminoacidos essenciais.

Mas por exemplo, um paçoca tem 3,5g de proteina, vc poderia comer 20 facilmente por dia e fazer 70g de proteina nisso, mas essa proteina nao vem com todos os aminoacidos essenciais, então nao vai formar musculo.

Pra ser mais exato ainda, pelo que eu aprendi a leucina é o limitante, e precisa de 2,5g dela por refeição, entao se eu fizer dieta com 1,5g de leucina varias vezes por dia, nada vai adiantar mesmo que no final do dia tenha ingerido 200g de proteina, seria melhor focar em 3 refeicao por dia e nisso garantir umas 40g de proteina por refeicao entende, seriam 120g de proteina mais eficiente que 200g de proteina distribuido bem pouco ao longo do dia.

A "lei" dos 2h/kgtrm seus poréns.

Em qualquer material da área de saúde é considerado dieta hiperproteica, pq é.

Mas as recomendações de ingestão de proteína variam de 1,2 a 1,6g/kg em pessoas saudáveis e minimamente ativas e considerando ingestão energética igual ao gasto calórico total (direta normocalórica). Mas pessoas com alta atividade física vai ter necessidades de consumo maior e proteína, por isso chegamos na recomendação de 2g/kg.

Mas mesmo alguém que faz musculação e cardio 5x por semana pode não precisar dessa ingestão. Pois cenários como dieta hipercalórica principalmente com muito carboidrato, uso de hormônios reduzem essa necessidade de ingestão maior de proteínas. Pois com ingestão de calorias acima do gasto calórico exerce um efeito de poupar as proteínas que comemos e acabam garantindo um melhor direcionamento para músculos e outras estruturas que precisam de proteínas, lembrando que menos de 20% das proteínas que ingerimos vai para os músculos, a maior parte vai para sistema imunológico e manutenção de tecidos e órgãos.

O usuário de hormônios também precisa de uma ingestão de proteína menor, apesar de a grande maioria achar que por estar hormonizado vai produzir mais músculos se comer mais proteína. O maior efeito do esteróide é reduzir o catabolismo muscular, depois vem o aumento da síntese protéica, mas essa é diretamente proporcional ao estímulo, sono, dieta, hormônio não faz nada sozinho.

Quanto à qualidade da ingestão, você deu o exemplo de comer 20 paçocas para obter 70g, até de certa forma certo sei raciocínio, mas primeiro vamos deixar claro: comer não é ingerir macro nutrientes

Um alimento não deve ser visto apenas como fonte de carboidrato, proteína ou gordura. Senão a gente pode classificar açúcar como igual à aveia?

As paçocas vão fornecer uma proteína de um valor biológico razoável até, mas e o açúcar, o sal, a gordura em excesso?

Se você é uma pessoa onívora (come carne e vegetais) e faz 3 refeições com proteína animal (ovos, peixe, frango, carne vermelha) não precisa se preocupar com qualidade da proteína, quantidade de lisina e etc.

Um dos motivos para recomendar a ingestão de 2g/kg também é visando essa questão da contagem de proteínas vegetais/animais da dieta e de certa forma equilibrar o consumo de aminoácidos essenciais.

Existe como saber se você está consumindo proteína demais ou de menos na dieta, exame de uréia.

Valores mais altos, acima de 60/70 costumam ser um bom indicador de consumo de proteína em excesso.

Pois não conseguimos estocar aminoácidos, então os que estão em excesso precisam ser modificados para serem usados como energia ou até mesmo estocados como gordura (via metabólica não tão fácil de acontecer)

Então é retirado o radical amina dos aminoácidos, que forma uma molécula de amônia que é tóxica, então o fígado converte em ureia para ser excretada pelos rins (daí a associação com muita proteína e problema renal)

Editado por cadumonteiro
Adição de informação

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 2

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.