Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Resultados de exames e níveis de testosterona

nwalker

Posts Recomendados

Postado (editado)

Faz um certo tempo que venho sofrendo de alguns problemas como cansaço, sono, dificuldade para dormir, acumulo de gordura abdominal e dificuldade em obter hipertrofia muscular (estagnação mesmo), mesmo me alimentando bem e treinando corretamente.

Em novembro do ano passado, resolvi procurar um endocrinologista, suspeitando de testosterona baixa.

Ela pediu alguns exames para verificar os níveis hormonais, vou colocar todos os resultados em PDF para melhor visualização e também porque é muita coisa para colocar no tópico.

Coletado em 22/11/2015 (11h26min) – Laboratório Salomão Zoppi:

Testosterona Total

Resultado.....:  5,33 ng/mL

Referência: Homens 15 a 50 anos..: 2,50 a 8,36

SHBG:

Resultado.....: 38,6  nmol/L

Referência: Homens..: 13,0 a 71,0 nmol/L

(Os demais resultados estão no PDF abaixo)

https://dl.dropboxusercontent.com/u/22666507/22_11_15.pdf

Marquei retorno após os exames, e ao verifica-los ela disse que estavam todos normais, que não havia problema hormonal. 

Tudo bem, segui em frente...

Já em 2016, não estando nada satisfeito com meu corpo e tendo permanecido os mesmos problemas, acabei indo até uma clínica de Medicina Esportiva. Lá me foram solicitados MUITOS exames, coloquei alguns deles no PDF abaixo:

https://dl.dropboxusercontent.com/u/22666507/Exames_10_03.pdf

Neste momento, eu também estava fazendo uma dieta hipocalórica para perder gordura corporal, pois eu estava com mais de 20% de BF. Comecei essa dieta em Janeiro, e fiz os exames no dia 10/03/2016.

E foi aí que veio o grande problema...vejam os níveis de testo:

Exames 10/03/2016 (19h14min) – Laboratório Salomão Zoppi

TESTOSTERONA TOTAL

Resultado.....:  3,03 ng/mL

Valor de referência: Homens 15 a 50 anos..: 2,50 a 8,36

TESTOSTERONA LIVRE

Resultado.....:  142  pmol/L  

Valor de referência: Homens..: de   210 a  640 pmol/L

SHBG - GLOBULINA LIGADORA DE HORMÔNIOS SEXUAIS

Resultado.....: 56,6  nmol/L

Valores de referência:  Homens..: 13,0 a 71,0 nmol/L

PROLACTINA

Resultado.....:  16,7 ng/mL

Valores de referência:  Homens    : 4,0 a 15,2 ng/mL

De todos os exames feitos, estes foram os que mais me preocuparam. Testosterona Livre bem mais baixa que do exame anterior, Testo Livre baixíssima, abaixo do limite mínimo, SHBG bem mais alto que no exame anterior e Prolactina alta, acima da referência.

Após estes exames, consegui consulta com o Endocrinologista da clínica somente no dia 29/04/16. Neste dia ele conferiu os exames, e constatou o óbvio: testosterona extremamente baixa.

No mesmo dia me receitou 4 aplicações de testosterona (Propionato de Testosterona 200mg) intra-muscular, cada aplicação feita em um intervalo de 15 dias, além disso receitou um suplemento para manipulação:

HMB 500MG

TRIBULUS 600MG

TURKESTERONE 100MG

ARGININA 300MG

L-CARNITINA 300MG

LEUCINA 300MG

Tomar isso duas vezes ao dia (8h e 18h), durante 60 dias.

Fiz as aplicações, tendo iniciado dia 29/04 e feito a última 11/06.

Durante este tratamento senti um ganho de força, mais disposição e aliado à minha dieta, perdi uma quantidade significativa de gordura corporal, mesmo neste momento minha dieta estando mais calórica do que quando comecei o cutting em Janeiro.

O mesmo médico pediu que após o término deste tratamento, eu refizesse os exames de Testosterona, Prolactina e TSH. Resultados abaixo:

Exames 04/07/2016 – 08:15 – Laboratório CDB

(Coletados aproximdamente 4 semanas após o fim da aplicação de testosterona)

PRL - Prolactina          13,70 ng/mL

Valor de referência: Masculino     : 2,64 a  13,13 ng/mL

Testosterona total      475,0 ng/dL

Valor de referência: HOMEM  Ate 50 anos     : 240 a 870 ng/dL

Testosterona livre       8,36 ng/dL

Valor de referência: Homens: 2,62 a 16,7 ng/dL

TSH - Hormonio Tireoestimulante     3,94 uIU/mL

Valor de referência:  Adultos          : 0,34 a  5,60 uIU/mL

Por estes resultados ocorreu uma melhora nos níveis de testosterona, entretanto estou abaixo do valor médio do intervalo de referência, quando, o ideal seria estar próximo do limite superior, até mesmo devido a minha idade. E nada garante que estes níveis não irão despencar novamente, voltando para abaixo do mínimo.

E a prolactina se manteve no nível obtido anteriormente, ou seja, alto.

Gostaria de saber a opinião de vocês a respeito destes resultados, e o que eu deveria fazer. Mais aplicações de testosterona? Utilização de outras medicações?

Editado por nwalker
Postado (editado)

Minha opinião:

Abaixa essa prolactina, tente abaixar ela naturalmente, se não der parte para farmacos para abaixar.

Pergunta, você se sente sem foco? faz o uso de estimulantes? Tem exame de cortisol?

Aumente a ingestão de colesterol (ovo) a das proteínas também, e abaixe dos carbos (deixe em 1g + -)

Selegilina pode lhe ajudar, magnésio também.

quanto a esses suplementos, não gaste grana com isso, existe coisas melhores pra aumentar a testo, mas acho que o ideal seria ver o que está causando esse cansaço (dopamina, coritsol, ou testosterona).

Editado por lucasf21
Postado

Outra coisa que me deixou em dúvida foi o TSH. Vejam os resultados:

22/11/15: (Lab SZD)

HORMÔNIO TIREOESTIMULANTE - TSH

Resultado.....: 4,58 mUI/mL

Ref: Acima de 20 anos...: 0,3 a 4,2

10/03/16: (Lab SZD)

Resultado.....: 5,75 mUI/mL

Acima de 20 anos...: 0,3 a 4,2

04/07/16: (Lab CDB)

TSH - Hormonio Tireoestimulante

3,94 uIU/mL 

Adultos : 0,34 a 5,60 uIU/mL 

Os dois primeiros exames indicam um Hipotireoidismo leve, enquanto o último exame está dentro da normalidade. E hipotireoidismo faz algum sentido dentro do meu quadro clínico. Além disso, meu pai e quase toda a família dele sofrem de Hipotireoidismo...

Postado
Agora, nwalker disse:

Outra coisa que me deixou em dúvida foi o TSH. Vejam os resultados:

22/11/15: (Lab SZD)

Resultado.....: 4,58 mUI/mL

Ref: Acima de 20 anos...: 0,3 a 4,2

10/03/16: (Lab SZD)

Resultado.....: 5,75 mUI/mL

Acima de 20 anos...: 0,3 a 4,2

04/07/16: (Lab CDB)

TSH - Hormonio Tireoestimulante

3,94 uIU/mL 

Adultos : 0,34 a 5,60 uIU/mL 

Os dois primeiros exames indicam um Hipotireoidismo leve, enquanto o último exame está dentro da normalidade. E hipotireoidismo faz algum sentido dentro do meu quadro clínico. Além disso, meu pai e quase toda a família dele sofrem de Hipotireoidismo...

O tsh não é muito seguro para se medir hipotireoidismo, eu mesmo já tive ele muito elevado, justamente por usar lugol, entre outros fatores do dia a dia.

se seu T3 e T4 estiverem normal (olhe o t3r tbm) está tudo ok, se não estiverem normal, é melhor procurar um médico, pois hipotireoidismo  é muito difícil de se cuidar.

Postado

A prolactina esta alta, vitamina E e zinco devem conseguir abaixar.

acho valido tambem abaixar o SHGB pelo fato da sua T total ja nao ser das mais altas, 40g de mel devem melhorar isso um pouco amenos que coma muitas frutas naturalmente na dieta, nesse caso nao use.

Para aumentar a T total, colesterol.

Reduzir cortisol que como o @lucasf21disse acima talvez seja um problema, Vitamina C e Ashwagandha resolvem.

Postado
7 minutos atrás, lucasf21 disse:

Minha opinião:

Abaixa essa prolactina, tente abaixar ela naturalmente, se não der parte para farmacos para abaixar.

Pergunta, você se sente sem foco? faz o uso de estimulantes? Tem exame de cortisol?

Aumente a ingestão de colesterol (ovo) a das proteínas também, e abaixe dos carbos (deixe em 1g + -)

Selegilina pode lhe ajudar, magnésio também.

quanto a esses suplementos, não gaste grana com isso, existe coisas melhores pra aumentar a testo, mas acho que o ideal seria ver o que está causando esse cansaço (dopamina, coritsol, ou testosterona).

Problema é saber de onde vem essa alta da prolactina, visto que mesmo antes de eu fazer a reposição de testo indicada pelo médico, ela já estava alta.

Eu me sinto constantemente cansado, e quanto aos treinos tenho a sensação que estou "enxugando gelo". Treino a quase 3 anos, e apesar de estar muito melhor do que quando comecei, sinto que estou abaixo do que poderia estar com este tempo de treino. Mesmo tendo feito duas cirurgias durante esse tempo e consequentemente, ficado algumas semanas afastado dos treinos.

Não faço uso de estimulantes, suplementação só utilizei o que o medico indicou, mais Whey Protein e Creatina.

Tenho exame de cortisol sim, de março, porém foi coletado a noite:

CORTISOL

Resultado..........: 7,9 μg/dL

Horário da coleta..:19:20 horas

Material...........:SORO

Valores de referência: Entre 7 e 10 Hs: 4 a 18 μg/dL

4 minutos atrás, Pedro Luftwaffe disse:

Dieta hipocalórica estressa o organismo e baixa a testosterona mesmo. E quanto à prolactina, tu chegou a fazer dieta cetogênica? Zerar carbo causa aumento dela

Achei engraçado tu estar com testosterona baixa e o médico receitar um éster de testosterona... Mas enfim, ele é médico e eu não

Eu reduzi bastante o carbo, saindo de uns 330g por dia para 160˜180g, zerar não zerei nem fiz dieta cetogênica.

Postado
2 minutos atrás, nwalker disse:

Problema é saber de onde vem essa alta da prolactina, visto que mesmo antes de eu fazer a reposição de testo indicada pelo médico, ela já estava alta.

Eu me sinto constantemente cansado, e quanto aos treinos tenho a sensação que estou "enxugando gelo". Treino a quase 3 anos, e apesar de estar muito melhor do que quando comecei, sinto que estou abaixo do que poderia estar com este tempo de treino. Mesmo tendo feito duas cirurgias durante esse tempo e consequentemente, ficado algumas semanas afastado dos treinos.

Não faço uso de estimulantes, suplementação só utilizei o que o medico indicou, mais Whey Protein e Creatina.

Tenho exame de cortisol sim, de março, porém foi coletado a noite:

CORTISOL

provavelmente cortisol baixo, também tenho isso, é muito complicado de resolver, mas o cortisol que vc deveria fazer é salivar 8,16,23h pra saber...

o que eu faria: usaria Ashwagandha ou rhodiola rosea pro cortisol.

pra prolactina eu usaria carbegolina pra abaixar, provavelmente sua dopamina está baixo, por isso o cansaço (foco ruim), e usaria selegilina tbm, junto com magnésio e muito colesterol da dieta.

a ashwagandha se quiser pode mandar manipular 400mg e tomar de manhã e a tarde, a rhodiola 300mg mesmos horários.

selegilina 1x ao dia de 1,0mg a 2mg, (manda manipular é mais fácil, só que precisa de receita)

carbegolina se quiser utilizar meio comp 2x na semana por umas 3 semanas...

Dica: use e abuse de ovo, e de brócolis.

Postado
1 minuto atrás, lucasf21 disse:

provavelmente cortisol baixo, também tenho isso, é muito complicado de resolver, mas o cortisol que vc deveria fazer é salivar 8,16,23h pra saber...

o que eu faria: usaria Ashwagandha ou rhodiola rosea pro cortisol.

pra prolactina eu usaria carbegolina pra abaixar, provavelmente sua dopamina está baixo, por isso o cansaço (foco ruim), e usaria selegilina tbm, junto com magnésio e muito colesterol da dieta.

a ashwagandha se quiser pode mandar manipular 400mg e tomar de manhã e a tarde, a rhodiola 300mg mesmos horários.

selegilina 1x ao dia de 1,0mg a 2mg, (manda manipular é mais fácil, só que precisa de receita)

carbegolina se quiser utilizar meio comp 2x na semana por umas 3 semanas...

Dica: use e abuse de ovo, e de brócolis.

Um problema que está me atrapalhando muito para dormir faz algum tempo são espasmos noturnos. Quando eu começo a pegar no sono, o braço ou a perna dão um "tranco", acordo assustado e com o coração disparado. Isso acontece várias vezes na mesma noite, até que eu durmo ou perco o sono de vez.

Não sei se isso tem relação com o treino, ou também algo relacionado a níveis de dopamina.

Postado

Níveis de minerais (exames 10/3/16):

ZINCO

Resultado.....:155,5 μg/dL

Valores de Referencia: Homens........: 72 a 127 μg/dL

MAGNÉSIO

Resultado.....:

2,1 mg/dL 

Acima de 20 anos: 1,5 e 2,5 mg/dL

• 3 semanas depois...
Postado (editado)

Resultados dos novos exames, coletados hoje 01/08/2016

EU4vmb5.png

sK8fohy.png

9UTfjfN.png

YjUGGyH.png

9p9c7Vd.jpg

Editado por nwalker
Postado (editado)

Resumindo: testosterona ridícula, estradiol alto e IGF-1 meia boca. Não sei se o GH está normal, achei o resultado estranho. SHBG sempre na faixa dos 40, daí pra cima.

Surpresa foi a prolactina estar bem mais baixa e dentro da normalidade.

Enfim, vou marcar o retorno com o Endocrinologista, mas com certeza já sei qual será o desfecho: vai ver que está tudo dentro desse intervalo de referência ridículo e dizer que está normal, mesmo eu tendo 25 anos e estando próximo dos limites inferiores.

E vida que segue...cansado, com insônia e hipertrofia muscular ridícula.

Editado por nwalker
Postado (editado)
11 minutos atrás, John Reaper disse:

Seu corpo produz a testosterona que ele acha que ele precisa mano... quer vc goste disso ou ñ... se vc n gosta.. mude os estimulos, faça ele precisar produzir mais :D

Não sei mais o que fazer sinceramente, treino com frequência, minha alimentação é saudável comendo porcarias só a cada 2 ou 3 meses e olhe la. 

Não sei se tem alguma relação com os tratamentos que fiz a alguns anos a base de corticóides e imunossupressores, não sei se foi isso que fodeu meus níveis hormonais, só sei que tem hora que dá vontade de ligar o foda-se e ir 2x por semana na academia e olhe lá, porque o que eu faço hoje é perder tempo e enxugar gelo.

9 minutos atrás, lucasf21 disse:

Como está sua alimentação, e sua rotina?

Treino 5x/semana (as vezes 4x), 4x musculação(por volta de 1h15) e 1x treino funcional/crossfit(40 minutos), 2 dias de descanso.

Alimentação acredito que estou me alimentando bem, comendo por volta de 2000kcal/dia.

Desde o começo de julho parado, sem trabalhar.

Suplemento com Whey Protein e Vitamina D 3ml/dia (6000UI)

Editado por nwalker
Postado
2 minutes ago, nwalker said:

Não sei mais o que fazer sinceramente, treino com frequência, minha alimentação é saudável comendo porcarias só a cada 2 ou 3 meses e olhe la.

Treino 5x/semana (as vezes 4x), 4x musculação(por volta de 1h15) e 1x treino funcional/crossfit(40 minutos), 2 dias de descanso.

Alimentação acredito que estou me alimentando bem, comendo por volta de 2000kcal/dia.

Tem zilhões de fatores que podem fazer vc estar com os hormônios regulados nesse nível (alguns muito além da nossa capacidade de mudança)...

Tem uma galera que adota várias práticas pra tirar o máximo dessa produção natural.. acho que o @lucasf21 é um desses caras (me lembro dele falando em algum lugar o nível natural de testo dele era bem alto)..

Fitos, fármacos, controle de sono, controle de comida, controle de stress, treino pesado...

N sei nada muito especifico pq estou do outro lado da moeda genética.. =/

Mas a galera aqui sabe...

Postado (editado)
24 minutos atrás, nwalker disse:

Não sei se tem alguma relação com os tratamentos que fiz a alguns anos a base de corticóides e imunossupressores, não sei se foi isso que fodeu meus níveis hormonais, só sei que tem hora que dá vontade de ligar o foda-se e ir 2x por semana na academia e olhe lá, porque o que eu faço hoje é perder tempo e enxugar gelo.

Suplemento com Whey Protein e Vitamina D 3ml/dia (6000UI)

E a como está a ingestão de carboidratos (horários) e gorduras? consome ovos inteiros? se não, passa a consumir no minimo 6 ovos por dia, o colesterol é o fator primordial no aumento da testosterona.

eu se fosse vc, daria uma semana total de descanso pro seu corpo, pode ser que ele esteja precisando.

Começa a suplementação com omega 3 (3g de epa + dha por dia) se quiser, pode fazer a suplementação de dhea (25 a 50mg dia) com baixa dose de anastrozol pra não subir muito o e2, tipo 0,5 ds2dn.

eu recomendaria vc ingerir bastante gordura, e abaixar um pouco os carbos, deixa eles entorno de 100g por dia.

Suplementos que pode lhe ajudar seria: omega 3, vitamina D3, melatonina.

E o exame de cortisol, você tem? quantas horas vc dorme por noite?

15 minutos atrás, John Reaper disse:

acho que o @lucasf21 é um desses caras 

Eu consegui aumentar minha testo, com lh exógeno (hcg) ela se manteve em 1000ng até hoje, ou seja níveis maiores do que o máximo para um "natural", com lh e fsh funcionando normalmente.

Editado por lucasf21
Postado

Ficou faltando IGF-1

Untitled.png

12 minutos atrás, lucasf21 disse:

Suplementos que pode lhe ajudar seria: omega 3, vitamina D3, melatonina.

Já pensei em melatonina, mas aqui no Brasil não encontra de jeito nenhum. Além disso, ela não é uma substância catabólica?

Omega 3 eu pretendo suplementar sim, tem recomendação de alguma marca?

13 minutos atrás, lucasf21 disse:

E o exame de cortisol, você tem? quantas horas vc dorme por noite?

O correto é fazer pela manhã e eu não tenho, tenho só Cortisol feito em março mas foi a noite.

CORTISOL

Durmo mal, insônia frequente, nos últimos dias não to dormindo mais que 5˜6 horas por noite. O problema é que eu não sei se isso é causa ou efeito da falta de hormônios, na verdade me parece que todo esse processo gera um feedback positivo onde a coisa só piora.

Postado (editado)

Melatonina não é catabólica, é um hormonio que seu corpo já tem.

cara, pra dormir faz o seguinte, compra uma melatonina do optimum, e omega 3 ultra da now foods (marca importada, mas é a melhor marca que tem), eu também manipularia um 5http e um magnésio, certeza que com isso, vc vai dormir muito bem.

eu achei seu cortisol alto pra esse horário da noite, mas enfim pode ser que vc tenha alguns neurotransmissores desregulados, hormonios, etc, e tudo contribui pra um desbalanço, a primeira coisa que eu faria é tentar esses suplementos, pois o sono é um fator primordial, e talvez com isso resolvido, o resto se ajustaria.

a melatonina e a omega 3 eu indico comprar da sameday, e um site gringo, mas existe vários outros, visita esse tópico: 

Editado por lucasf21
Postado
1 minuto atrás, lucasf21 disse:

cara, pra dormir faz o seguinte, compra uma melatonina do optimum, e omega 3 ultra da now foods (marca importada, mas é a melhor marca que tem), eu também manipularia um 5http e um magnésio, certeza que com isso, vc vai dormir muito bem.

eu achei seu cortisol alto pra esse horário da noite, mas enfim pode ser que vc tenha alguns neurotransmissores desregulados, hormonios, etc, e tudo contribui pra um desbalanço, a primeira coisa que eu faria é tentar esses suplementos, pois o sono é um fator primordial, e talvez com isso resolvido, o resto se ajustaria.

Eu tenho um tipo de espasmo logo ao começar a pegar no sono...isso acontece algumas vezes durante a noite, me atrapalhando ou chegando até mesmo a perder o sono.

Não sei o que é isso, as vezes melhora, depois volta de novo.

Postado

Aproveitando que citaram a dopamina, algum entendido sabe informar o nível ideal para um homem de 36 anos? Fiz exame e o resultado saiu hoje. Deu 38 pg/ml, sendo a referência entre 10 e 150.

cateco.jpg

Postado

Deixa eu ver se entendi

tu faz uma dieta hipocalórica e quer que sua testosterona fique normal?

Amigão, testo precisa de caloria, gordura inclusive é fundamental, obviamente vai ter uma pequena baixa se você fizer low carb

isso é ÓBVIO

20 minutos atrás, lucasf21 disse:

a melatonina e a omega 3 eu indico comprar da sameday, e um site gringo, mas existe vários outros, visita esse tópico: 

Outra coisa que é legal: Zinco 30mg da Now

Inclusive pra quem tem acne é muito bom

Postado

Mano, já avançando o sinal aqui, por que não TRT ou cruise logo? Eu quando descobri que tinha testo baixa já iniciei com cruise. Meu arrependimento foi de ter feito isso sem entender bem de E2 (fazia consult no início, aí quando larguei desregulei tudo). Fiquei retidão, letárgico, até aprender a controlar. Mas minha qualidade de vida mudou da água para o vinho. Completamente diferente.

Hoje mantenho a testo perto dos 1000 e tudo 100% no corpo.

Postado
1 minuto atrás, thalesgodoy disse:

Mano, já avançando o sinal aqui, por que não TRT ou cruise logo? Eu quando descobri que tinha testo baixa já iniciei com cruise. Meu arrependimento foi de ter feito isso sem entender bem de E2 (fazia consult no início, aí quando larguei desregulei tudo). Fiquei retidão, letárgico, até aprender a controlar. Mas minha qualidade de vida mudou da água para o vinho. Completamente diferente.

Já inicia um cruise sem se consultar num médico?

vocês gostam de uma aventura

ô minha testo ta baixa quem poderá me defender

eu aplicação de trembo

kkkkkkkkkkkkkkk

Postado
12 minutos atrás, mut4nt3 disse:

Deixa eu ver se entendi

tu faz uma dieta hipocalórica e quer que sua testosterona fique normal?

Amigão, testo precisa de caloria, gordura inclusive é fundamental, obviamente vai ter uma pequena baixa se você fizer low carb

isso é ÓBVIO

Meu percentual de gordura ta por volta de 18%, se eu fizer dieta hipercalórica então fodeu de vez.

Não estou fazendo dieta hipocalórica, isso seria uma dieta de 1600˜1700 kcal, a minha está por volta de 2000˜2100. Já fiz dieta hipercalórica e ganhei um monte de gordura.

12 minutos atrás, thalesgodoy disse:

Não tenho coragem de fazer isso por conta própria, por isso procurei médicos. Até fiz uma TRT aí de 4 aplicações, senti uma melhora e tal mas ganho muscular mesmo não foi grande coisa.

Postado
Agora, nwalker disse:

Meu percentual de gordura ta por volta de 18%, se eu fizer dieta hipercalórica então fodeu de vez.

Não estou fazendo dieta hipocalórica, isso seria uma dieta de 1600˜1700 kcal, a minha está por volta de 2000˜2100. Já fiz dieta hipercalórica e ganhei um monte de gordura.

Não tenho coragem de fazer isso por conta própria, por isso procurei médicos. Até fiz uma TRT aí de 4 aplicações, senti uma melhora e tal mas ganho muscular mesmo não foi grande coisa.

Sim, mas a queda é repentina ou você tem mesmo problema com testo baixa?

o médico só fez isso aplicou o propionato e te mandou pra casa?

ele que tem que dizer como é meu amigo

aqui no fórum só tem doido vai na onda desse pessoal não

Postado
24 minutos atrás, nwalker disse:

então ta ai seu erro

seu tmb foi superestimado

tem que calcular certo, faça uma dieta e aerobios, coma certo

tudo normalizara com o tempo

Postado (editado)
19 horas atrás, mut4nt3 disse:

Sim, mas a queda é repentina ou você tem mesmo problema com testo baixa?

o médico só fez isso aplicou o propionato e te mandou pra casa?

ele que tem que dizer como é meu amigo

aqui no fórum só tem doido vai na onda desse pessoal não

Bom, vamos lá. Vou adicionar mais informação então.

Procurei um endocrinologista em Novembro do ano passado, pelos mesmos problemas de hoje. Insônia, cansaço, dificuldade para dormir. Além disso, baixo nível de hipertrofia muscular e acumulo de gordura (mas sendo franco, eu tava comendo bastante carbo...carbo bom, mas bastante). Nessa época eu estava fazendo dieta hipercalórica, coisa de 2800 kcal/dia.

Meu nível de testo foi esse:

TESTOSTERONA TOTAL

Resultado.....: 5,33 ng/mL

Homens 15 a 50 anos..: 2,50 a 8,36

Resultado.....: 38,6 nmol/L

Valores de referência: Homens..: 13,0 a 71,0 nmol/L

Até que bom, mas ela NÃO PEDIU testo livre e biodisponível, eu continuava com os sintomas e testo total não significa nada.

Depois, em MARÇO deste ano, fiz esses exames que ja postei no tópico, coletado durante o PERÍODO NOTURNO aqui já estava em dieta HIPOCALÓRICA (1700 kcal/dia) e TRBALHANDO, tendo cortado bastante os carbos. Note que a queda foi BEM GRANDE.

TESTOSTERONA TOTAL

Resultado.....:  3,03 ng/mL

Valor de referência: Homens 15 a 50 anos..: 2,50 a 8,36

TESTOSTERONA LIVRE

Resultado.....:  142  pmol/L   

Valor de referência: Homens..: de   210 a  640 pmol/L

Resultado.....: 56,6  nmol/L

Valores de referência:  Homens..: 13,0 a 71,0 nmol/L

PROLACTINA

Resultado.....:  16,7 ng/mL

Valores de referência:  Homens    : 4,0 a 15,2 ng/mL

Com esse exame terrível o médico me passou 4 aplicações de testosterona.

1 mês e meio após estas aplicações, em JULHO deste ano, repeti os exames (dieta NORMAL, mesocalórica/bulk leve):

PRL - Prolactina          13,70 ng/mL

Valor de referência: Masculino     : 2,64 a  13,13 ng/mL

Testosterona total      475,0 ng/dL

Valor de referência: HOMEM  Ate 50 anos     : 240 a 870 ng/dL

Testosterona livre       8,36 ng/dL

Valor de referência: Homens: 2,62 a 16,7 ng/dL

Melhorou um pouco, mas, para a MINHA IDADE considero bem meia boca.

Agora, ontem dia 1 de AGOSTO repeti os exames, que foram estes que coloquei as imagens. A testo total/livre caíram um pouco, enquanto a prolactina normalizou.

Ou seja, DENTRO deste quadro, me parece que meu índice de aproveitamento e produção de testosterona não é bom. E isso dentro de todo o quadro que eu expliquei: fadiga, insônia, dificuldade para perder gordura, hipertrofia lenta.

Editado por nwalker
Postado (editado)

Macros da Dieta

A estimativa é essa, o MÍNIMO diário que eu consumo, sem contar os micronutrientes e legumes, verduras, etc. Alguns dias deve chegar a 2300~2400 kcal.

1QwHuPV.png

Exame de Bioimpedância - 10/03/2016

vlrTFnk.jpg

Exame de Bioimpedância: 26/07/2016

C8USwV5.jpg

Ou seja, de acordo com o exame em 4 meses perdi 2.9kg de gordura corporal e ganhei 100 gramas de massa muscular( o que considero desprezível pois pode estar dentro do erro de medição). Mas pelo menos não perdi massa magra, mesmo após a dieta.

Em fevereiro deste ano estava com 77kg, agora estou com 70,5kg.

Editado por nwalker

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...