Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Movimento Separatista, O Sul Do Resto Do País

Posts Recomendados

Postado

Já faz algum tempo que ouvi isso, estava conversando com uns amigos meus de SC e eles falaram que se isso fosse acontecer seria excelente, que seria um pedaço da Europa na América do Sul e que seria um ótimo país.

Queria ler opiniões a respeito do assunto, me informar mais, o que acham dos prós e contras, e o que aconteceria se isso realmente fosse aprovado.

https://wp.clicrbs.com.br/guarda-sol/2015/03/12/movimento-separatista-quer-plebiscito-para-independencia-do-sul/?topo=98,2,18,,,77

https://www.facebook.com/FanPageMeuSul/photos/a.264204033602944.68277.241572595866088/814368758586466/?type=1

Editado por NewbieTrack

• Respostas 105
  • Visualizações 10,2k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

• Esse tamanho todo é terrível para se administrar. Os Estados Unidos, por exemplo, são basicamente fragmentados em 50 "países independentes", digamos assim, tanta é a liberdade de criação de regras e

• Enviado do meu 5125i

• Esse projeto existe a anos, quando eu era criança já se comentava isso, mas acho que nunca vai sair do papel. Eu como morador do Sul gostaria muito que isso realmente acontecesse.

Postado

a curto prazo seria um boa opção (para alguns). Mas a longo, acredito que seria melhor investir no Brasil do jeito que está. Sempre que vem a tona esse tipo de assunto, me pergunto o que aconteceria se os EUA (e a futura implicação para o mundo) tivesse se separado na guerra civil americana...

Editado por manel007

Postado
  • Autor

Muito polêmico isso, parece que a maior parte da população do sul pede a separação, acho que se isso ocorrer(o que eu não duvido mais) o novo país iria bem, uma vez que lá tem grandes hidrelétricas, grande produção agrícola e pecuária. Mas não acho que se tornaria um país de primeiro mundo logo de imediato, uma vez também que iriam acabar adquirindo uma parte da divida externa que o Brasil possui.

Acho que quem sairia perdendo mesmo seria o restante do Brasil.

Editado por NewbieTrack

Postado

Se for por votação é certa a separação, mas o restante do Brasil não vai querer perder tão fácil assim a mamata que tem no sul, afinal é nós que carregamos o Brasil nas costas.

A reeleição da Dilma deu muita força pra esse movimento que estava parado, talvez agora vá pra frente isso.

Postado

Se for por votação é certa a separação, mas o restante do Brasil não vai querer perder tão fácil assim a mamata que tem no sul, afinal é nós que carregamos o Brasil nas costas.

A reeleição da Dilma deu muita força pra esse movimento que estava parado, talvez agora vá pra frente isso.

Pisou na bola cara. Vai causar treta atoa. E isso não é verdade, não se iluda

Obs: Sou do Sul, RS mais precisamente

Postado

Pelo menos pelas vias legais isso é impossível.

Exatamente. Nem adianta dar muita corda por causa disso. Nossa constituição não deixa isso acontecer.

Abraços

Postado

Pisou na bola cara. Vai causar treta atoa. E isso não é verdade, não se iluda

Obs: Sou do Sul, RS mais precisamente

Talvez tenha exagerado um pouco, foi mals..

Postado

Pelo menos pelas vias legais isso é impossível.

Exato.

Só quem for muito leigo para suscitar algo do tipo. Pelas vias legais, a forma federativa do país é clausula pétrea da Constituição Federal (não poder se modificada). Pelas formas ilegais a própria CF prevê intervenções para impedir qualquer movimento com este intento.

Postado

Como dito anteriormente as unidades federativas não tem poder de secessão, então podem tirar o cavalinho da chuva. O sudeste economicamente é muito mais forte que o sul, e nem por isso tem esse tipo de conversa por aqui.

Postado

Como dito anteriormente as unidades federativas não tem poder de secessão, então podem tirar o cavalinho da chuva. O sudeste economicamente é muito mais forte que o sul, e nem por isso tem esse tipo de conversa por aqui.

Mas não se trata apenas de economia. O movimento se apoia muito mais na diferença cultural, pelo menos é o que eu vejo. Não sei como é em SC e no Parará, mas aqui no RS o pessoal é muito tradicionalista, andam sempre de bombacha e com a cuia na mão... Na verdade quem faz isso em sua maioria são os mais antigos, já os jovens ficam escutando funknejo e torrando dinheiro em baladas com djs de fora do estado, só são tradicionalistas na semana farroupilha, dai colocam uma roupa bem bonita e falam puxando o sotaque ehauehauheu pqp, eu acho essa gente escrota demais

Postado
  • Autor

Mas não se trata apenas de economia. O movimento se apoia muito mais na diferença cultural, pelo menos é o que eu vejo. Não sei como é em SC e no Parará, mas aqui no RS o pessoal é muito tradicionalista, andam sempre de bombacha e com a cuia na mão... Na verdade quem faz isso em sua maioria são os mais antigos, já os jovens ficam escutando funknejo e torrando dinheiro em baladas com djs de fora do estado, só são tradicionalistas na semana farroupilha, dai colocam uma roupa bem bonita e falam puxando o sotaque ehauehauheu pqp, eu acho essa gente escrota demais

Diferença cultural tem em todo estado, se for só por isso os outros deveriam ter este tipo de movimento também, a Bahia seria um país independente, o Norte etc...

Você mora na Capital do seu estado?

Postado

Aqui no PR o Norte é diferente do sul, que é diferente da capital. É um estado bem heterogêneo. Mas, mesmo assim, se isso fosse votado, com certeza seria aprovado.

Eu, particularmente, não acredito que separar o sul do resto é algo possível.

Se isso fosse feito, dividindo a dívida por numero de habitantes e não cobrando nada a mais por isso, rapidamente o Sul se desenvolveria, talvez ao nível do Chile. Se tornar país com nível de 1º mundo acho que demoraria muito.

Infelizmente o sulista superestima a região, que é ótima.

Postado

Acho interessante o tema. Sou de PE e apoio.

Com certeza não teríamos a influencia global que o Brasil como um todo tem. Porém, talvez fôssemos vários países melhores.

Pernambuco tentou a independência 3 vezes, conseguiu uma vez. Porém o Imperador conseguiu acabar com os insurgentes. Porém a que mais marcou foi quando PE tentou a independência da maior parte do NE. (Não seria esse o sonho de vários outros brasileiros?) kkk

Acredito que a Região NE fosse estar bem mais desenvolvida do que é hoje. Os Insurgentes tinham grandes ideais libertários. Um dos motivos da separação era a alta carga tributária do império - Que é insignificante ao que é hoje em dia cobrado pela república - Então creio que o novo país fosse ser mt mais liberal, pois com poucos impostos e burocracia atrairia investimento, negócios, logo haveria mais emprego, riqueza, etc.

SP, BA, Pará, PE, RS, MG, RJ.. Todos já tentaram a independência alguma vez. Se houvesse tido mais sincronia nas revoltas (e não ocorressem em anos distintos), tenho certeza que o País estaria fragmentado.

Entretanto o que disseram ai já é verdade. É IMPOSSÍVEL (sem guerra) haver secessão, a constituição proíbe. E o Sul, nem qualquer outra região conseguiria. A não ser q os movimentos separatistas surgissem em outras partes do País. Isolando o Brasília e o Governo Federal. Então a pressão seria tanta que talvez criassem uma nova constituição, sem Guerra.

Postado

Sou do suldeste, mas totalmente a favor da separação, dada as dimensões do Brasil temos duas opções para crescer, uma reforma política, ou a separação, com essa organização política atual não cresceremos nunca com uma população e território grande como o nosso;

Postado
  • Este é um post popular.

Esse tamanho todo é terrível para se administrar.

Os Estados Unidos, por exemplo, são basicamente fragmentados em 50 "países independentes", digamos assim, tanta é a liberdade de criação de regras e adminstração entre os estados.

Nenhum outro País do tamanho do nosso é desenvolvido.(o Canadá tem a população concentrada no Sul, a Rússia no Oeste, a China é uma bagunça que só agora está se desenvolvendo, mas a população em sua maioria é miserável, a Índia idem, a Austrália é praticamente um deserto com um litoral desenvolvido).

Uma área menor para se administrar significa conhecer melhor as necessidades.

Por isso eu sempre defendi a descentralização do poder e do dinheiro no Brasil. Menos grana pra União e mais para os estados e municípios. Mas quem tá com o poder na mão não vai querer se desfazer nunca.

Somos reféns de bandidos.

Editado por Deschain

Postado

se isso acontecer o brasil vai ficar sem Sul?

já que o sul obrigatoriamente tem que ser frio uai

Editado por Flex W.

Postado

Exatamente o que o Deschain disse, o tamanho é o problema, uma pequena observação, em caso de separação, o sul seria um país independente com aproximadamente 29 milhões de habitantes, maior que a maioria dos países, imagina a futura potencia que o sul seria como país independente.

Postado

Esse tamanho todo é terrível para se administrar.

Os Estados Unidos, por exemplo, são basicamente fragmentados em 50 "países independentes", digamos assim, tanta é a liberdade de criação de regras e adminstração entre os estados.

Nenhum outro País do tamanho do nosso é desenvolvido.(o Canadá tem a população concentrada no Sul, a Rússia no Oeste, a China é uma bagunça que só agora está se desenvolvendo, mas a população em sua maioria é miserável, a Índia idem, a Austrália é praticamente um deserto com um litoral desenvolvido).

Uma área menor para se administrar significa conhecer melhor as necessidades.

Por isso eu sempre defendi a descentralização do poder e do dinheiro no Brasil. Menos grana pra União e mais para os estados e municípios. Mas quem tá com o poder na mão não vai querer se desfazer nunca.

Somos reféns de bandidos.

USA

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.