Postado 3/07/2014 às 15:11 07/3, 2014 Salve pessoal. Faz uns dias que estou praticando o levantamento terra no meu SL 5x5 e tenho notado que minha posturanão é a melhor. Já pesquisei sobre vários tópicos e vídeos no youtube sobre como aperfeiçoar esta técnica e tenho seguido-os rigorosamente. Contudo, quando desço a barra, meus braços tendem a avançar muito para baixo causando uma curvatura em minhas costas, sobretudo em minhas omoplatas. Fazem estilo um "S" Vale lembrar que tenho pernas muito maiores que o corpo, daí ter de agachá-las mais para chegar à barra. Quase que faço um agachamento, pegando a barra. Alguém me consegue ajudar ? Obs: Tou seguindo esse video aí
Postado 3/07/2014 às 15:16 07/3, 2014 principal.. NÃO TENHA MEDO DE EMPINAR A BUNDA. mantenha a barra sempre "roçando" as canelas. comece com um step em baixo das anilhas ( para a barra ficar pouco mais alta mesmo. ) grave a execução se possivel ( não importa a carga que esteja usando. )
Postado 3/07/2014 às 15:22 07/3, 2014 mantenha a barra sempre "roçando" as canelas.+1É a melhor e principal dica. Foda é que no começo pode machucar um pouco.
Postado 3/07/2014 às 15:49 07/3, 2014 Autor +1 É a melhor e principal dica. Foda é que no começo pode machucar um pouco. Mas eu sempre mantenho junto às canelas, até roça na perna e fica vermelhão! Mais tarde posto um video
Postado 3/07/2014 às 18:37 07/3, 2014 Não vi nada de "errado". Minha única sugestão é apenas tentar manter as escápulas travadas o tempo todo, forçando os ombros "para trás e para baixo".
Postado 3/07/2014 às 18:56 07/3, 2014 Não vi nada de "errado". Minha única sugestão é apenas tentar manter as escápulas travadas o tempo todo, forçando os ombros "para trás e para baixo". [2] eu travo para traz e para cima ( questão de costume )
Postado 3/07/2014 às 19:21 07/3, 2014 Autor [2] eu travo para traz e para cima ( questão de costume ) Problema é que eu não consigo travar, elas acabam por vir para baixo, ainda pra mais quando vou acima dos 40 kg
Postado 3/07/2014 às 19:43 07/3, 2014 então fortaleça esta região. se não conseguir travar as escápulas com certeza vaia acabar entortando a lombar.. estufa o peito, contrai as escápulas e puxa a barra. ( para acostumar, pode fazer até um encolhimento do trapézio ao fim do movimento. )
Postado 3/07/2014 às 19:51 07/3, 2014 Faço bem parecido com a sua execução e da maioria dos vídeos. O pessoal (instrutores) alegam que assim são dois movimentos, o primeiro estilo stiff, em que só o tronco abaixa e o outro com a flexão dos joelhos. Fica mais evidente na subida. O ideal é tentar abaixar e subir com um movimento só, ou pode-se "dividir"? Talvez essa seja a dúvida dele tbm.
Postado 3/07/2014 às 19:56 07/3, 2014 - comece com o quadril um pouco mais alto, isso não é agachamento e sim terra - ombros devem estar um pouco na frente ou na linha dos joelhos - peito pra cima e todo tronco rígido - seus braços não estão esticados quando está puxando peso pra cima, mantenha o braço reto, experimenta contrair o tríceps e deixa o cotovelo mais pra dentro, assim vc ativa mais as costas e vai conseguir pegar mais peso - tá ruim pra descer justamente pq seu joelho tá muito pra frente e quadril baixo da uma olhada nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=u6UgD1H_AXw Editado 3/07/2014 às 19:57 07/3, 2014 por nastynick
Postado 3/07/2014 às 20:06 07/3, 2014 Faço bem parecido com a sua execução e da maioria dos vídeos. O pessoal (instrutores) alegam que assim são dois movimentos, o primeiro estilo stiff, em que só o tronco abaixa e o outro com a flexão dos joelhos. Fica mais evidente na subida. O ideal é tentar abaixar e subir com um movimento só, ou pode-se "dividir"? Talvez essa seja a dúvida dele tbm. Acho que o ideal é um só movimento, não levante o peso com as costas, imagine que você está deixando seu corpo reto empurrando o quadril pra frente. @edit: Muito bom o video nastynick! Editado 3/07/2014 às 20:11 07/3, 2014 por HonemannD
Postado 3/07/2014 às 20:07 07/3, 2014 Acho que o ideal é um só movimento, não levante o peso com as costas, imagine que você está deixando seu corpo reto empurrando o quadril pra frente. Interessante que muitos fazem dois movimentos, inclusive nos videos aqui postados. É muito difícil. Editado 3/07/2014 às 20:08 07/3, 2014 por saka_felipe
Postado 3/07/2014 às 20:10 07/3, 2014 A ideia que se deve ter no terra não é de apenas "levantar a barra", e sim de traze-la junto da sua cintura, fazendo a menor distância possível. Editado 3/07/2014 às 20:11 07/3, 2014 por MBD
Postado 3/07/2014 às 20:12 07/3, 2014 Tentarei seguir as duas dicas, acho que irão ajudar muito, obrigado!
Postado 3/07/2014 às 20:13 07/3, 2014 Interessante que muitos fazem dois movimentos, inclusive nos videos aqui postados. É muito difícil. Sim , é talvez o exercício mais simples e ao mesmo tempo complexo de todos !! A ideia que se deve ter no terra não é de apenas "levantar a barra", e sim de traze-la junto da sua cintura, fazendo a menor distância possível. Outra boa explicação.
Postado 3/07/2014 às 20:37 07/3, 2014 Autor - comece com o quadril um pouco mais alto, isso não é agachamento e sim terra - ombros devem estar um pouco na frente ou na linha dos joelhos - peito pra cima e todo tronco rígido - seus braços não estão esticados quando está puxando peso pra cima, mantenha o braço reto, experimenta contrair o tríceps e deixa o cotovelo mais pra dentro, assim vc ativa mais as costas e vai conseguir pegar mais peso - tá ruim pra descer justamente pq seu joelho tá muito pra frente e quadril baixo da uma olhada nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=u6UgD1H_AXw vc recomenda que eu desça o quadril quando desço a barra? mas isso não é invocar o agachamento?
Postado 3/07/2014 às 21:13 07/3, 2014 vc recomenda que eu desça o quadril quando desço a barra? mas isso não é invocar o agachamento? Justamente, essa é a grande questão.
Postado 3/07/2014 às 21:18 07/3, 2014 vc recomenda que eu desça o quadril quando desço a barra? mas isso não é invocar o agachamento? não, vc só vai descer o quadril depois que a barra passa do seu joelho quando vc tá com a barra em cima, vc inclina um pouco e desce a barra sem descer o quadril até o joelho, e passando do joelho vc abaixa o vídeo do elliot hulse q vc postou explica bem isso, olha nos 4:20 Editado 3/07/2014 às 21:18 07/3, 2014 por nastynick
Postado 3/07/2014 às 21:19 07/3, 2014 não, vc só vai descer o quadril depois que a barra passa do seu joelho quando vc tá com a barra em cima, vc inclina um pouco e desce a barra sem descer o quadril até o joelho, e passando do joelho vc abaixa o vídeo do elliot hulse q vc postou explica bem isso, olha nos 4:20 Então pode-se fazer dois movimentos parciais? Sempre imaginei isso mesmo que você escreveu, se não eu teria que elevar bem pouco a barra com os ombros (como elevação frontal) pra ela não pegar nos joelhos. Editado 3/07/2014 às 21:20 07/3, 2014 por saka_felipe
Postado 3/07/2014 às 21:28 07/3, 2014 Então pode-se fazer dois movimentos parciais? Sempre imaginei isso mesmo que você escreveu, se não eu teria que elevar bem pouco a barra com os ombros (como elevação frontal) pra ela não pegar nos joelhos. nao entendi muito bem o q vc quer dizer com isso, mas acho que dá pra pensar dessa forma. se a barra tá pegando nos joelhos deve ser pq seu quadril está baixo demais
Postado 3/07/2014 às 21:31 07/3, 2014 Desculpe, essa é o exemplo que é mais fácil demonstrar do que escrever. Imagine na posição final, postura ereta, e os braços segurando a barra. No momento da descida, deve-se inclinar um pouco o tronco pra frente, abaixando a barra até a linha do joelho, e ai sim flexioná-los até a posição inicial. É isso?
Postado 3/07/2014 às 21:40 07/3, 2014 Desculpe, essa é o exemplo que é mais fácil demonstrar do que escrever. Imagine na posição final, postura ereta, e os braços segurando a barra. No momento da descida, deve-se inclinar um pouco o tronco pra frente, abaixando a barra até a linha do joelho, e ai sim flexioná-los até a posição inicial. É isso? isso não só inclinar o tronco pra frente, vc bota a bunda um pouco mais pra trás também, no vídeo do elliot mostra isso, se pensar em só inclinar o tronco pra frente vc poderia estar inclinando com as pernas retas e duras, aí ficaria mais como um stiff quando a barra ta subindo e chega na altura do joelho, vc precisa contrair os músculos da parte de trás da perna, glúteos e extender o quadril (pra frente) na descida vc faz o contrário disso
Postado 3/07/2014 às 21:45 07/3, 2014 isso não só inclinar o tronco pra frente, vc bota a bunda um pouco mais pra trás também, no vídeo do elliot mostra isso, se pensar em só inclinar o tronco pra frente vc poderia estar inclinando com as pernas retas e duras, aí ficaria mais como um stiff quando a barra ta subindo e chega na altura do joelho, vc precisa contrair os músculos da parte de trás da perna, glúteos e extender o quadril (pra frente) na descida vc faz o contrário disso Era exatamente o que eu imaginava. Apesar que mesmo no Stiff recomenda-se que os joelhos fiquem semi-flexionados. Obrigado!
Postado 3/07/2014 às 22:50 07/3, 2014 Autor Quando puder vou colocar um vídeo aperfeiçoando a técnica. Percebi que tenho vindo a executar mal o exercício, por isso que minha coluna doi no fim do treino. Vou tentar travar as escápulas e comprimir os braços de forma a empurrar o quadril para a frente e não puxar o peso da barra com as costas.
Postado 4/07/2014 às 00:50 07/4, 2014 Autor Fui pesquisando e descobri que meu grande erro é a cintura escapular estar sobressaída das costas (escápulas aladas) e quando faço o levantamento Terra é quase impossível colocá-las direito, tento jogar os ombros para trás e travar mas mesmo assim elas sobressaem!! Penso que seja este o erro da minha postura ao executar o exercício. Como posso corrigi-lo? Aguardo vossas respostas.
Postado 4/07/2014 às 11:36 07/4, 2014 Fui pesquisando e descobri que meu grande erro é a cintura escapular estar sobressaída das costas (escápulas aladas) e quando faço o levantamento Terra é quase impossível colocá-las direito, tento jogar os ombros para trás e travar mas mesmo assim elas sobressaem!! Penso que seja este o erro da minha postura ao executar o exercício. Como posso corrigi-lo? Aguardo vossas respostas. Também tenho esse problema de escápulas aladas, e ainda por cima a minha coluna torácica não tem aquela curvatura "pra fora" que a maioria tem, então também tive problemas pra aprender a travar as costas. Mas não sei explicar bem como faço, é mais uma questão de tentativa e erro. Sei que eu forço bem as escápulas pra frente e ao mesmo tempo um pouco pros lados pra não ficar muito encolhido. Desculpa aí mas não consigo explicar direito.
Postado 4/07/2014 às 14:35 07/4, 2014 O terceiro erro que observei é dividir o exercício em dois dois movimentos mesmo, um movimento de tronco e um movimento de pernas. O terra é quadril dominante, o que manda é o movimento do quadril, você não vai inclinar o tronco e nem dobrar os joelhos a não ser que o seu quadril determine que assim o faça. Então na fase excêntrica você vai empurrar o quadril para trás e naturalmente seu tronco se inclinará e os joelhos flexionarão para que a barra desça. Na concêntrica vai puxar o quadril contraindo os glúteos, assim todo o seu corpo vai se endireitar e, consequentemente, levantar a barra. Quando você divide o movimento, acaba perdendo torque e sobrecarregando as partes isoladas, em vez de fazer o corpo atuar em conjunto. Excelente dica. Mas enquanto aos que defendem com unhas e dentes que terra é exercício p/ pernas, foco na posterior ?
Crie uma conta ou entre para comentar