Postado 18/01/2014 às 20:44 01/18, 2014 Boa tarde marombas, Sempre que uma pessoa deseja realizar um cutting, o passo inicial é medir o os kg de gordura que a pessoa tem e quanto ela deve perder para chegar no %bf desejado. Na maioria das dietas as pessoas fazem um déficit calórico x para perder y de gordura em determinado tempo, mas afinal a dúvida é: Quantas calorias tem 1 KG de gordura corporal? no livro anabolismo total o mestre Waldemar Guimarães coloca que 1 KG de gordura equivale a 3.500 kcal, sendo assim uma pessoa consumindo 500 kcal a menos por dia (vamos esquecer o "metabolic slowdown" neste momento) perderia 1 KG de gordura corporal por semana ( 7 dias x 500 kcal =3500 kcal) se ela fizesse uma dieta rígida evitando no máximo a perda de massa magra, e ele ainda ressalta que o metabolismo consegue eliminar cerca de 1 a 1,5 KG de gordura por semana, claro que não se leva em consideração o uso de suplementos, ergogenicos e esteroides. Em contra partida todos sabemos que 1 g de gordura fornece 9 kcal (no livro isso é citado), sendo assim 1 Kg de gordura teria 9000 kcal. Então resolvi pesquisar mais um pouco sobre este assunto e verifiquei em alguns sites de nutrição que o tecido adiposo acumula 1 Kg tratando-se de cerca 85% gordura e 15% de água, sendo assim o deficit calórico para perda de 1 Kg do TECIDO ADIPOSO seria de 7700 kcal. Agora a dúvida em questão que pretendo levantar e solucionar com a ajuda de nossos colaboradores: Quantas calorias são necessárias para perder 1 KG de gordura? A afirmação de 3500 kcal do mestre que já trabalhou com inúmeros atletas e já deve ter montado dezenas de cuttings mas em contra partida os números não batem, porém a queima de 1 g de gordura dentro e fora do corpo pode ser diferente; as 9000 kcal se levarmos em consideração a fórmula 1g de gordura = 9 kcal Ou a seguida por nutricionistas: 7700 kcal para perder 1 kg do tecido adiposo (deste modo teremos de eliminar a água para não ficarmos retidos ou ela irá para outro local?) Acho que esta é uma questão muito relevante para todos nós quando formos montar algum cutting, e peço a ajuda e opinião de todos para sanarmos esta dúvida. Obrigado.
Postado 18/01/2014 às 21:18 01/18, 2014 Supermoderador O "Mestre" Waldemar errou na tradução de algum livro ou artigo, 3500 kcal equivalem a 1 lb de gordura. 1 kg = 2.2 lb, 3500 x 2.2 = 7700 kcal. Este é o valor mais aproximado (lembrando que o percentual de água na célula de gordura pode variar de 5-30%). Diário
Postado 18/01/2014 às 21:22 01/18, 2014 Báh cara, assunto bem pertinente! Pelo que pesquisei a um bom tempo atrás encontrei valores na faixa das 7.500 calorias, no entanto, não lembro os argumentos utilizados para chegar a esse valor. De qualquer forma irei acompanhar o tópico, pois tenho interesse nessa discussão.
Postado 18/01/2014 às 22:29 01/18, 2014 Autor O "Mestre" Waldemar errou na tradução de algum livro ou artigo, 3500 kcal equivalem a 1 lb de gordura. 1 kg = 2.2 lb, 3500 x 2.2 = 7700 kcal. Este é o valor mais aproximado (lembrando que o percentual de água na célula de gordura pode variar de 5-30%). Obrigado pelo esclarecimento, Em relação a perca de 1 a 1,5 kg por semana ( déficit de mais de 1100 kcal/dia) vocÊ acha correto ou besteira? Desde já agradeço.
Postado 18/01/2014 às 22:33 01/18, 2014 Supermoderador Obrigado pelo esclarecimento, Em relação a perca de 1 a 1,5 kg por semana ( déficit de mais de 1100 kcal/dia) vocÊ acha correto ou besteira? Desde já agradeço. Eu acho interessante manter um déficit mais moderado, mas isso depende de alguns fatores (BF, ingestão de proteína, treino). Se o seu BF for alto não tem problema um déficit desses. Se for baixo é melhor ser conservador. Teve um estudo há uns tempos em que os indivíduos que mantiveram um déficit moderado conseguiram até ganhar um pouquinho de massa muscular. Esse déficit foi o suficiente para gerar uma perda de 0.7% do peso corporal por semana (para uma pessoa de 80 kg seria aprox. 500 gramas). O grupo que perdeu 1% de peso por semana manteve a massa muscular. Diário
Postado 19/01/2014 às 19:39 01/19, 2014 Autor Eu acho interessante manter um déficit mais moderado, mas isso depende de alguns fatores (BF, ingestão de proteína, treino). Se o seu BF for alto não tem problema um déficit desses. Se for baixo é melhor ser conservador. Teve um estudo há uns tempos em que os indivíduos que mantiveram um déficit moderado conseguiram até ganhar um pouquinho de massa muscular. Esse déficit foi o suficiente para gerar uma perda de 0.7% do peso corporal por semana (para uma pessoa de 80 kg seria aprox. 500 gramas). O grupo que perdeu 1% de peso por semana manteve a massa muscular. Interessante valeu cara
Crie uma conta ou entre para comentar