Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Uma Nova Teoria - By Proxy

Posts Recomendados

Postado
Oculto

https://www.hipertrofia.org/forum/topic/141098-progressao-continua-de-tensao-normas-e-diretrizes/

https://www.hipertrofia.org/forum/topic/31760-fechado-diario-do-craw/

https://www.defrancostraining.com/articles/38-articles/65-westside-for-skinny-bastards-part3.html

https://www.hipertrofia.org/forum/topic/37990-stronglift-5x5/

https://www.t-nation.com/free_online_article/sports_body_training_performance/the_periodization_bible

https://www.t-nation.com/free_online_article/sports_body_training_performance/the_periodization_bible_part_ii

https://www.t-nation.com/free_online_article/sports_body_training_performance/how_to_build_pure_strength

https://www.hipertrofia.org/forum/topic/28245-treinando-ate-a-falha/

https://www.hipertrofia.org/forum/topic/78962-analise-critica-sobre-os-treinos-de-forca-5x5-ss-531/

https://www.hipertrofia.org/forum/topic/87055-livre-discussao-sobre-powerbuilding/

EDIT:

https://www.hipertrofia.org/forum/topic/122589-estruturando-um-fullbody-a-la-craw/

Bom pessoal, estou propondo uma nova teoria...exatamente...uma nova teoria. Vou explicar enumerando as coisas

1) Como assim "nova teoria"? Quem é você?

R: na prática, não sou ninguém. Sou apenas mais um querendo mudar meu shape e conseguir uma saúde adequada.

2) Você tem alguma formação em educação física?

R: não. Estou no 4º ano da graduação de medicina.

3) Você utilizou algum embasamento teórico para propor uma nova teoria?

R: sim, as referências são as citadas no início do post.

4) Que teoria é essa?

R: na prática é um template que buscar reunir as seguintes características: força, explosão, treinamento funcional,

hipertrofia e frequência.

5) Qual a frequência dos treinamentos?

R: 4 vezes na semana.

6) Qual a divisão dos treinamentos?

R: na prática, nenhuma.

7) Como assim nenhuma divisão?

R: na verdade, é um fullbody 4x na semana.

8) Então eu malharia meu corpo todo cada vez que iria na academia, certo?

R: sim. Os treinos durariam, em média, 1 hora, incluindo alongamentos e as séries de aquecimento nos exercícios.

9) Você incluiu aeróbios?

R: não, não os coloquei.

10) Qual a frequência dos básicos?

R: 3x na semana. Supino é 4x, sendo 3 voltado para força e 1 com intuito de esforço dinâmico.

11) E os demais básicos, qual a frequência?

R: montei com foco em supino e agacho. O terra está no template, porém com menos frequência. O desenvolvimento

militar está apenas como exercício auxiliar.

12) Por que há menos séries envolvendo o terra e o militar?

R: porque o SS utiliza menos o terra e porque o desenvolvimento militar é um básico de menor escalão, segundo

o dave tate.

13) Como assim "military press" é um exercício de segundo escalão?

R: segundo o dave tate ele é um exercício do segundo escalão porque algumas pessoas tem carryover para o supino,

porém outros não.

14) Tá..mas e as costas? Faltam exercício composto para as costas!

R: o indivíduo faz barra-fixa e chin-up frequentemente.

16) Ta mas explica esse fullbody 4x por semana.

R: 2 dias são max effort e 2 dias são esforço dinâmico + esforço máximo inferior ou superior.

17) Há alguma periodização?

R: sim, o treino é ciclado a cada 2 semanas.

18) Como funciona a progressão?

R: para os compostos, o indivíduo evolui 70-80-90%/100% e mantendo essa progressão por 1 semana, depois ele

retorna aos 70%. Para isoladores/auxiliares/acessórios, a progressão é feita 60-70-80% da RM. Os exercícios

com UM asterisco são compostos, já os exercícios com DOIS astericos são auxiliares/acessórios/isoladores.

19) Qual o motivo dessa periodização dos compostos?

R: segundo o dave tate, treinar por muito tempo com 100% da sua RM desgasta o snc e diminui o rendimento do treino

20) E os LPO?

R: não os coloquei porque eles são complexos, mas ACREDITO que ele teriam espaço como exercício principal.

21) Exercício principal? Como assim?

R: a estrutura do treino é dividida em exercício principal, exercício auxiliar, exercício acessório. Depois outro

grupo é treinado.

22) Há mais alguma periodização?

R: Sim, a cada 2 semanas a estrutura do treino muda. Você treina os exercícios acima da faixa preta, depois

muda-se para os exercícios abaixo da barra preta.

23) Em quais os dias da semana o treino ocorreria?

R: seg, ter, qui e sex

24) Por quantas semanas duraria o treinamento?

R: teoricamente, quantas quiser. O treinamento é constantemente ciclado, o que proporciona perpetuação desse

modelo de treinamento.

25) Há algum padrão para progressão da carga?

R: não, não fiz. Contudo, atualmente progrido 2kg (1kg/lado) em cada exercício a cada 2 semanas.

26)`Progressão muito lenta! Qual o motivo?

R: manter a progressão por longos períodos!

27) E o exercícios selecionados. Posso mudar?

R: mantendo o princípio do exercício, sim, pode mudar. Por exemplo: trocar romanain deadlift por stiff.

28) E os dias em que não tem treino., o que eu faço?

R: o dave tate recomenda treino recuperativos, treinos de condicionamento físico ou descanço.

29) Treinos recuperativos, o que são?

R: sinceramente, não sei. Isso requer estudos, aprofundamento. Eu acredito que são treinos que seguem os princípios

do esforço dinâmico.

30) Dá para afirmar que é um treino híbrido?

R: com certerza.

31) E essas faixas de repetição? Porque essa distribuição?

R: É apenas uma periodização, um guia. O indivíduo deve manter seu número total de repetição para um exercício compost entre 20-30 repetições,

em estilo low rep.

30) Você está fazendo esse treino? Qual a sua opinião, o que você está achando?

R: sim, estou. O treino funciona bem. A frequência dos compostos é interessante. Os dias de esforço dinâmico,

se bem feito, realmente funciona e ajuda a recuperar o organismo.

EDIT

1) O que é BSQ?

R: Bulgarian Split Squat

2) O que é RDL

R: romanian deadlift

3) Agacho, barra fixa e terra já utilizam o abdome. Porque séries de abdominais?

R: o DeFranco's recomenda nos 3 artigos sobre o wsb, portanto eu faço.

4) "Abdominais machine". O que é isso?

R: abdominais em um aparelho para abdominal. O DeFranco's recomenda abdominal com peso. Escolhi a máquina pela praticidade mesmo.

5) "Abdominais support". Como assim?

R: Abdominais em um aparelho no qual você se sustenta pelos braços e flexiona as pernas, que inicialmente estão numa posição vertical. A flexão traz as pernas para a horizontal.

6) Observando a tabela, notei que na quinta-feira são feitas 4x12 do supino, com 60% da RM. Porque?

R: faz parte do esforço dinâmico do upperbody. O DeFranco's recomenda 2 opções: 1º 4x12 com 55-60% da RM ou 3xMaxrepetições.

7) Qual o tempo de descanso entre as séries?

R: 60-180 segundos nos exercícios low rep e 45-60segundos nos demais (isoladores, acessórios, auxiliares, exercícios com foco em esforço dinâmico).

13112005091048270.jpg

Como funciona a tabela:

-a tabela é dividida em duas pela faixa preta horizontal. ACIMA da faixa preta horizontal, corresponde a um treino realizado por 2 semanas. Passada as 2 semanas, você TROCARÁ para os exercícios que estão ABAIXO da faixa preta horizontal.

-como funciona a progressão nos compostos: você começa com 70% da sua RM, evolui para 80% no treino seguinte e 90 ou 100% no subsequente. Essa progressão de 70-80-90/100% ocorre em uma semana. Na semana seguinte, você adiciona 1kg/lado na sua RM e faz o exercícios compostos com 90-100% da sua RM. Toda essa evolução irá durar 2 semanas.

-quando você passar para a parte de baixo da tabela, você automaticamente fará um DELOAD das cargas (lembre-se, estamos falando dos compostos no momento), começando a realizar os exercícios compostos com 70% da sua RM, evolui para 80% no treino seguinte e 90 ou 100% no subsequente. Essa progressão 70-80-90/100% ocorre em uma semana. Na semana seguinte, você adiciona 1kg/lado na sua RM e faz o exercícios compostos com 90-100% da sua RM. Toda essa evolução também ira durar 2 semanas.

Observe que um ciclo completa no andar superior e inferior da tabela dura 4 semanas. Os treinos nas semanas pares (2º e 4º semana) são sempre com 90-100% da sua RM.

EXEMPLO com o supino 30kg/lado

1º semana:

-SEG: 21kg/lado

-TER: 24kg/lado

-SEX: 27 ou 30kg/lado

2º semana (aqui progride 1kg/lado ou mantém a carga da 1º para a 2º semana). O treino na semana par é sempre com 90 ou 100% da sua RM. Supondo 100%:

-SEG: 30 ou 32kg/lado

-TER: 30 ou 32kg/lado

-SEX: 30 ou 32kg/lado

3º Semana (aqui você DEVE progredir se não progrediu da 1º semana para a 2º semana). Supondo que você progrediu 1kg/lado:

-SEG (70% de 32kg/lado): 22kg/lado

-TER (80% de 32kg/lado): 25kg/lado

-SEX (90 ou 100% de 32kg/lado): 29 ou 32 ou 34kg/lado

4º Semana (aqui progride 1kg/lado ou mantém a carga da 3º para a 4º semana). O treino na semana par é sempre com 90 ou 100% da sua RM. Supondo 100%

-SEG: 32 ou 34kg/lado

-TER: 32 ou 34kg/lado

-SEX: 32 ou 34kg/lado

E a quinta-feira? A quinta-feira é um dia de esforço dinâmico do upperbody, portanto o DeFrancos recomenda 4x12 com 55-60% da sua RM ou 3xMaxrepetition.

Demais compostos seguem o mesmo esquema

Isoladores, acessórios, auxiliares e exercícios de esforço dinâmico seguem o mesmo princípio, porém progredindo 60-70-80%.

É isso pessoal,

Agora, COMENTEM, OPINEM E DISCUTAM!

Editado por proxy

Postado
Oculto

Proxy poderia postar seu treino atual?

Postado
Oculto

A questão se é bom o ruim, não se deve levar em discussão e sim valorizar a sua iniciativa de ESTUDAR métodos e criar um treino com as características próximas ao que acha ser adequado.

Esta um pouco complicado de entender seu quadro, e olha que já faz 20 minutos q estou analisando!

Mas parabéns pela iniciativa, gostei!

Postado
  • Autor
Oculto

Quero ver as opiniões. Tem foto da evolução?

Proxy poderia postar seu treino atual?

Careeca:

nops amigo, não tenho. Estou na terceira semana do treino e não fiz acompanhamento com fotos.

Smaw:

atualmente faço o treino que postei no quadro. Tenho experiência com ABC, ABC2X, ABCD, SS (apenas 3 semanas) e FB3x.

A questão se é bom o ruim, não se deve levar em discussão e sim valorizar a sua iniciativa de ESTUDAR métodos e criar um treino com as características próximas ao que acha ser adequado.

Esta um pouco complicado de entender seu quadro, e olha que já faz 20 minutos q estou analisando!

Mas parabéns pela iniciativa, gostei!

Obrigado Luis.

Como entender a tabela de forma prática, exemplificando:

Primeiros 14 dias do mês:

-você segue os exercícios ACIMA da linha preta horizontal. A primeira semana de treino você progride a carga nos compostos 70-80-90/100% da sua RM. Quando você atinge 90-100% da sua RM você mantém essa carga e segue fazendo ela na segunda seman. De uma semana para a outra, recomendo progedir a carga. Exemplo para um supino 30kg/lado. SEGUNDA você faz 21kg, TERÇA você 24KG, SEXTA você faz 27 OU 30KG (toda essa carga para a primeira semana). Na segunda semana você sempre ira supinar SEGUNDA, TERÇA E SEXTA COM 27-30kg/lado ou, se progedir carga, 31-32kg/lado.

Últimos 14 dias do mês

-você segue os exercícios ABAIXO da linha preta horizontal. A primeira semana você retornará aos 70% da sua RM e seguirá evoluindo 80-90/100% da sua RM. Quando você atinge 90-100% da sua RM. Na segunda semana, você faz os exercícios com 90-100% da sua RM. De uma semana para a outra, recomendo progedir a carga. Exemplo: você sabe que sua RM é 32kg/lado para o supino (afinal, progrediu 2kg/lado nas últimas 2 semanas). Assim, você calcula os 70-80-90/100% em cima dos 32kg/lado. Na passagem dos 21 dias para os 28 dias, você progride 1-2kg/lado, totalizando 33-34kg/lado do supino, A

Ao longo do mês, você evoluiu 2 a 4 kg/lado no supino.

E na quinta-feira? Na quinta-feira o DeFrancos recomenda que você supine 4x12 ou 3x MAXrepetições com 60% da sua RM.

Os exercícios acessórios seguem o mesmo princípio de progressão da carga dos compostos.

Abraço!

Editado por proxy

Postado
  • Autor
Oculto

tempo de descanso entre as séries?

60-180segundos nos exercícios low rep e 45-60segundos nos demais (isoladores, acessórios, auxiliares, exercícios com foco em esforço dinâmico).

Postado
Oculto

Achei bem interessante.. Séria bacana você criar um diário de treino, colocando suas medidas e os pesos, pra a gente acompanhar essa evolução e progressão de cargas.

4) Que teoria é essa?

R: na prática é um template que buscar reunir as seguintes características: força, explosão, treinamento funcional,

hipertrofia e frequência.

8) Então eu malharia meu corpo todo cada vez que iria na academia, certo?

R: sim. Os treinos durariam, em média, 1 hora, incluindo alongamentos e as séries de aquecimento nos exercícios.

Discordei nesse ponto. Não vejo motivos para alongar se o objetivo é aumentar a força.

Postado
  • Autor
Oculto

Achei bem interessante.. Séria bacana você criar um diário de treino, colocando suas medidas e os pesos, pra a gente acompanhar essa evolução e progressão de cargas.

Discordei nesse ponto. Não vejo motivos para alongar se o objetivo é aumentar a força.

Opa, iai =)

Em relação a sua colocação, não sei dizer. Na real, minha intenção quando coloquei alongamentos não é um real foco no alongamento, mas sim um alongamento para o cara não se machucar fazendo um supino, terra, agacho. Entende? Alongar bem o ombro antes de supinar, alongar bem lombar e posteriores antes do terra.

Postado
Oculto

Um músculo encurtado é um músculo mais fraco.

Postado
Oculto

esforço dinâmico com high reps? até onde eu sei, se faz com low reps para manter a velocidade alta da barra

treinos recuperativos o quisso daria uma aula se ainda estivesse aqui, mas dando minha opinião, eles variam de acordo com o exercício feito, por ex., se eu treinar peito max effort, provavelmente o musculo peitoral estaria encurtado no dia seguinte, então eu mandaria uns alongamentos para peito e um crucifixo high reps para aumentar a circulação sanguínea naquele local, a mesma ideia aplicaria para outros musculos

não dá pra ver a tabela aqui do trampo, quando chegar em casa eu opino melhor

Postado
  • Autor
Oculto

esforço dinâmico com high reps? até onde eu sei, se faz com low reps para manter a velocidade alta da barra

treinos recuperativos o quisso daria uma aula se ainda estivesse aqui, mas dando minha opinião, eles variam de acordo com o exercício feito, por ex., se eu treinar peito max effort, provavelmente o musculo peitoral estaria encurtado no dia seguinte, então eu mandaria uns alongamentos para peito e um crucifixo high reps para aumentar a circulação sanguínea naquele local, a mesma ideia aplicaria para outros musculos

não dá pra ver a tabela aqui do trampo, quando chegar em casa eu opino melhor

Concordo 100% manel. O Louie Simmons e o Dave Tate utilizam bandas e elásticos com esse intuito. Na prática e na verdade, NÃO existe esforço dinâmico de upperbody no ws4sb, em nenhum deles (I, II ou III), existe apenas esforço dinâmico para lowerbody. O upperbody é considerado REPETITION day. Eu coloquei como esforço dinâmico apenas para manter a nomenclatura 100%. Entende?

O repetition day no upperbody, pelo DeFrancos oferece a seguinte opção como primeiro exercício:

THURSDAY – Repetition Upper Body

1. Repetition Exercise – choose one of the following exercises and perform 3 sets of max reps OR 4 sets of 12-15 reps:
  • Flat DB bench press (palms in or out)
  • Incline DB bench press (palms in or out)
  • DB bench press on Swiss ball (palms in or out)
  • DB floor press (palms in)
  • Push-up variations
  • Chin-up variations
  • Barbell bench press (55-60% of 1RM)
  1. Vertical pulling / Rear delt superset - Superset one exercise from “Group 1” with one exercise from “Group 2.” Perform 3-4 supersets of 8-12 reps of each exercise.

Além disso, se não estou enganado, durante o descorrer do artigo do wsb, ele algumas vezes também chama o repetition upperbody de esforço dinâmico do upperbody. Porém, isso é algo a confirmar.

Editado por proxy

Postado
Oculto

Curioso.

Seria interessante, a partir de agora, você fazer um acompanhamento com fotos para mostrar a efetividade da tua proposta. Como muitos falaram, é louvável a tua iniciativa de estudar, propor e testar. Admiro isto, você teve a coragem - inclusive - de vir aqui dar a cara a tapa. Vou acompanhar o tópico para ver no que vai dar e, quem sabe no futuro, aplicar algo semelhante.

Abraços e parabéns.

Postado
Oculto

Sempre ouvi o contrário... tem algum material sobre isso?

só pelo raciocínio lógico dá para inferir isso, se o musculo não consegue alongar o seu normal, ele não vai conseguir trabalhar no seu 100%, além da chance de lesão ser alta. Mas o contrário tbm está certo, um musculo já bastante alongado é mais fraco, então o ideal é manter o musculo na sua elasticidade "normal"

tenho umas duvidas aqui ainda sobre o que lí, mas vou esperar chegar em casa pra ler melhor

hum certo, realmente na última vez que lí o ws4sb realmente não tinha DE para upper.

Postado
Oculto

Não analisei tão a fundo, mas não gostei de ser enganado. Me refiro a você chamar seu treino de teoria. Ele é apenas um modelo e não vi nada de extremamente novo. Deu uma olhada por cima, bom até que é, mas de modelo pronto, só chama a atenção os que são fáceis de entender e de manusear, ou os que contém um princípio novo e foda(para as pessoas que leem).

Não serão muitos que encontraram essas características, então não fará tanto sucesso.

Postado
  • Autor
Oculto

Não analisei tão a fundo, mas não gostei de ser enganado. Me refiro a você chamar seu treino de teoria. Ele é apenas um modelo e não vi nada de extremamente novo. Deu uma olhada por cima, bom até que é, mas de modelo pronto, só chama a atenção os que são fáceis de entender e de manusear, ou os que contém um princípio novo e foda(para as pessoas que leem).

Não serão muitos que encontraram essas características, então não fará tanto sucesso.

Olha amigo, não leve as coisas tão a sério. O termo "teoria" foi apenas para nomear o tópico. Realmente não apresentei nada de novo. Além disso, não estou querendo enganar ninguem, muito menos tentar fazer "com que pegue". Não estou propondo um fullbody a la craw. Expus uma situação e no fim ainda coloquei discute, avaliem e comentem. Mais respeito, ok?

Propus um modelo que alia princípios muito bons nos tópicos de referência. Se você esperava encontrar algo revolucionário, desculpe, faça um estudo randomizado duplo cego multicêntrico paramêtrico e você mudará a ciência hipertrofia tissular.

Curioso.

Seria interessante, a partir de agora, você fazer um acompanhamento com fotos para mostrar a efetividade da tua proposta. Como muitos falaram, é louvável a tua iniciativa de estudar, propor e testar. Admiro isto, você teve a coragem - inclusive - de vir aqui dar a cara a tapa. Vou acompanhar o tópico para ver no que vai dar e, quem sabe no futuro, aplicar algo semelhante.

Abraços e parabéns.

Obrigado amigo.

Eu vou abrir sim um diário, por volta da metade de dezembro até o início de março. Será meu último período de férias da faculdade e vou aproveitar para relatar e continuar estudando o tópico em questão.

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.