Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Redução Do (Meu) Metabolismo Ocasionado Pelo Jejum.

Posts Recomendados

Postado (editado)

Semana passada comecei a minha dieta de jejum pois voltei para a cidade aonde moro e estudo. Depois de 2 meses morando com os pais e comendo várias vezes ao dia, engordei uns 2kg de banha pura e agora volto ao jejuar pois gosto disso.

Estou engordando pra caralho. E ficando preocupado.

Sério, estou engordando com uma miséria de comida por dia. Então resolvi pesquisar.

A tireoide funciona basicamente assim: produz T4, e a T4 excedente vira T3r (T3 Reversa). Quando sobe a T3r, a sensibilidade à T3 (forma ativa do hormonio, produzida a partir da clivagem da T4) normal é reduzida: metabolismo cai.

Achei um estudo de 1980 sobre redução da tireoide durante jejum.

When compared to the five fed controls, the four fasting subjects showed a decrease of mean T3 disposal from 41 to 18 micrograms/day, an increase of mean rT3 disposal from 49 to 61 micrograms/day. The mean serum TA4 concentration rose from 53 to 112 ng/dl, while the TA4 metabolic clearance remained unchanged. The fraction of T4 metabolized by deiodination changed from 79.0% to 77.5% in the fasting subjects as the fraction of T4 metabolized by deamination changed from 1.1% to 2.2%.

Só 4 integrantes, mas o resultado é claro. Redução de T3 para aumento de T3r, ou seja, mais T3r significa que há menor utilização do T3 (forma ativa do hormonio).

Therefore, fastinginduces a significant shunting of T4 away from T3 production into rT3 and TA4 production. However, oxidative deamination remains a minormetabolic pathway of T4 in man during both normal and fasting conditions. Given its low disposal rate and low biological potency, the increased TA4 production during fasting is probably not the inhibitory factor of TSH response to the lowered T3 production during fasting.

Aqui diz que houve redução da desaminação de T4 para formação de T3, aumento de T3r e de TA4, que é outra forma de T4 e não ajuda em muita coisa. No estudo, é dito que a resposta do TSH (hormonio estimulador da tireoide) nao é inibido pela baixa produção de T3 durante o jejum.

Estava conversando com o Niel89 e ele me disse que a tireoide diminui suas funções durante até as 2 primeiras semanas de jejum, e que depois isso é estabilizado. Faz sentido, e, afinal de contas, eu já jejuei antes e engordei no início, mas estou comendo MUITO menos:

2 bananas, 50g aveia, 2 col sopa de leite em pó, mamão e no máááááximo 50g de abacate.

1 copo iogurte natural+ 1 copo de leite

4 col sopa de arroz integral

150g~200g de frango + 4 ovos.

Gira em torno disso faz uns 3 dias.

Tenho um dia mais parado e, presumo que assim que voltar à faculdade e precisar me locomover mais isso mude. Saio só para treinar.

Mas é preocupante.

Há uma série de problemas que podem ser a origem disso. Semestre passado Jejuei por 4 meses e me senti bem, so what tha fuck is going on?!?!

Estou fora do RS e meu plano de saúde não cobre nada por aqui.

Editado por lourensini
  • Supermoderador
Postado

Aprovado. Bom tópico para falar sobre jejum, dá uma olhada no tópico fixo na área Geral, tem bastante conteúdo lá que dá para ir atrás dos artigos. O site da leangains também tem vários estudos.

Postado

hahaha mais uma obra de Lourensini, vou acompanhar for sure!

2 bananas, 50g aveia, 2 col sopa de leite em pó, mamão e no máááááximo 50g de abacate.

1 copo iogurte natural+ 1 copo de leite

4 col sopa de arroz integral

150g~200g de frango + 4 ovos.

brother, isso deve dar em torno de 1600 kcals?

a tireoide abaixa o metabolismo, possivelmente para poupar energia?

trabalha em modo de racionamento?

mas ai tem a termodinâmica

energia não se cria

de algum lugar ele vai ter que tirar mais energia se você forçar ele (vulgo aerobios)

• Supermoderador
Postado

Lourensini,

tem certeza de que foi gordura que você ganhou? Não é retenção? De repente seu corpo se comporta assim (retém mais água) no início de uma dieta de jejum intermitente.

Você tem o fulltext deste estudo aí? O abstract não menciona o tempo de jejum, só fala em "fasting". E outra, os dois grupos ingeriram a mesma quantidade de calorias? Não fala nada, provavelmente os pesquisadores não se preocuparam com isso.

Eu não entendo nada de hormônios da tireóide, mas a utilização de T4 não mudaria algo também? Quero dizer, os dois grupos (fed/fasted) ingeriram T4; não foi simplesmente analisada a variação hormonal de fed/fasted (não sei dizer se essa ingestão de T4 seria obrigatória para poder analisar a variação hormonal).

De qualquer forma, a não ser que você tenha algum problema com esses hormônios, o jejum por si só não causaria redução do metabolismo; lembre-se deste estudo que mostrou um aumento no metabolismo durante 4 dias em jejum: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10837292

Abraços

Postado

Mas faz sentido isto de o metabolismo reduzir , quando você fica muito tempo em jejum o corpo acha que você está num racionamento de comida e começa a armazenar energia em forma de gordura certo? Ou estou falando besteira?

Postado

O Interessante desse tópico é que eu sou O Defensor do jejum por aqui. Já debati várias vezes, inclusive sobre o aumento do metabolismo, mas nessa semana a coisa ocorreu de uma forma estranha. Ainda mais com uma dieta tão baixa assim.

Eu estou pensando nas variáveis, a retensão hídrica durante o período de adaptação é uma delas. Regulação do balanço sódio-potássio, PA, supra-renal.

Não consultei outros artigos do site pois entendo que partem em defesa do Jejum, e eu precisava de um que fosse contra. Então fui pesquisar e, interessante, achei 1 só, e não tem o fulltext, não diz nada, só diz isso daí. Outra coisa é que eu queria ver de onde saiu a info sobre a adaptação demorar entre 1 e 2 semanas para que a tireoide volte ao normal... queria algo mais direcionado à isso.

MAAAAAAAAAAAAAAAAAS, como já fiz isso antes e agora estou tendo mais problemas comendo pouco então logo pensei no que pudesse estar havendo de errado. A literatura médica não me mostrou nada palpável.

Acabei de ir dar uma caminhada que, como eu disse, faz com que me sinta melhor durante o Under. E de fato, estou me sentindo melhor.

Terei que continuar fazendo isso durante o período de adaptação para ver como meu corpo reage.

Se alguém mais tiver um highlight sobre essa questão da tireoide adaptar-se, poste aí para a gente debater.

Abraços, e obrigado, não sabia que teríamos várias respostas rápido assim.

• Supermoderador
Postado

1) Tu é doido de iniciar um jejum reduzindo as calorias ao mesmo tempo? :P

Se tu vai adaptar o teu corpo a uma nova rotina, o recomendado seria estar em manutenção. Uma vez que uma das variáveis está sob controle, tu pode mudar a outra. Eu quando comecei o meu jejum estava com um puta medo da fome que ia bater durante a manhã, então comecei a usar efedrina 1 ou 2 semanas antes de iniciar o jejum - ela me ajudou a não ter fome nenhuma, e quando parei com ele já estava em cutting e jejum e não tive nenhum problema.

2) Dá uma olhada naqueles texto sobre swhooshes do Lyle, ele explica sobre diferenças de peso, retenção, água, gordura... que normalmente nos enganam. Cara, é normal tu comer diferente em um dia e ficar retido, aí no outro tu se enche de carbo, acha que no dia seguinte vai estar pior, e olha no espelho de manhã e está muito melhor.

Desencana, faz um refeed aí com 10g/Kg de carbo para ver o que acontece :)

Postado

Aless. Eu comecei mais calórico, é claro. Até que a retenção/oquequerquepossaser começou a me deixar meio encucado. Essas variáveis que tu cita eu já pensei sobre. Criei o tópico nessa área para que pudéssemos compartilhar o que sabemos sobre fisiologia para explicar essa questão aí. A Redução da função da tireoide por um período de 1 sem, por exemplo, é um meio da gente entender como a coisa funciona.

Hoje seguirei tua dica e comerei melhor para ver qual o resultado. Ontem, a princípio, comi isso que diz aí, e acordei do mesmo jeito que no dia anterior, quando já havia baixado algumas calorias.

manhã começam minhas aulas, o nível de atividade diária vai aumentar.

Postado

essa redução da tireoide seria uma defesa do organismo?

por levar um "choke" ?

que perdura por +/- uma semana

depois ele vai se adaptando, e voltando ao trabalho normal outra vez...

Postado

O Interessante desse tópico é que eu sou O Defensor do jejum por aqui. Já debati várias vezes, inclusive sobre o aumento do metabolismo, mas nessa semana a coisa ocorreu de uma forma estranha. Ainda mais com uma dieta tão baixa assim.

Lour, jpa conversou com o Niel sobre o Aej? Ele é totalmente contra, ele sempre me condena por conta disso.

Postado

Interessante levantar esse tópico, fiz LG por um longo período, medi o TSH e deu elevado, porém T4 normal, teoricamente seria um hipotireoidismo subclinico. Formulei algumas hipóteses: a cafeína em comprimidos 200mg/dia a meio-prazo reduziu meu metabolismo, ou o jejum reduziu meu metabolismo, ou ambos. Ou ainda a não utilização de multivitamínicos e redução da ingesta de sal iodado. Parei durante 2 semanas e refiz o exame, TSH normalizado. Engraçado é que o TSH deveria demorar mais para descer.

Postado (editado)

Há muitas controvérsias não por minha parte que não tenho embasamento cientifico para condenar se esta errado ou não, mas sim de os dois lados da "faca", não sei por onde tender minha opinião.

Editado por Zanon !
Postado (editado)

essa redução da tireoide seria uma defesa do organismo?

por levar um "choke" ?

que perdura por +/- uma semana

depois ele vai se adaptando, e voltando ao trabalho normal outra vez...

Sim. Conversando com o Niel ele me disse uma frase que foi MUITO interessante: "O nosso organismo é o mais adaptável, não é por nada que estamos em todos os continentes". Esse choque é provisório. Hoje comerei mais para ver qual é a reação até amanhã.

Lour, jpa conversou com o Niel sobre o Aej? Ele é totalmente contra, ele sempre me condena por conta disso.

Estava conversando, mas ele teve que sair (e eu fui para o treino). Pois bem, já sabemos sobre a redução do metabolismo devido ao aerobicos, mas eu me questiono se o MEU corpo não necessita de "alguns passos" para que uma nova descarga hormonal (norepinefrina) seja liberada para que os níveis de glicose elevem-se um pouco. Fisiologicamente é até meio óbvio, mas para falar a verdade, a única coisa da fisiologia que funciona igual pra todo mundo é que todo mundo caga. De resto, meu filho, varia.

Interessante levantar esse tópico, fiz LG por um longo período, medi o TSH e deu elevado, porém T4 normal, teoricamente seria um hipotireoidismo subclinico. Formulei algumas hipóteses: a cafeína em comprimidos 200mg/dia a meio-prazo reduziu meu metabolismo, ou o jejum reduziu meu metabolismo, ou ambos. Ou ainda a não utilização de multivitamínicos e redução da ingesta de sal iodado. Parei durante 2 semanas e refiz o exame, TSH normalizado. Engraçado é que o TSH deveria demorar mais para descer.

Olha, eu tomo café pra caramba diariamente por causa dos estudos, agora que as aulas começarem, as horas dormidas (querendo ou não) são reduzidas.

O TSH elevado realmente tem uma imensa variedade de diagnósticos, fui numa palestra sobre isso uma vez (Queria ter filmado a coisa toda, foram só 6h).

Quanto tempo de LG você tinha quando fez o primeiro exame?

Há muitas controvérsias não por minha parte que não tenho embasamento cientifico para condenar se esta errado ou não, mas sim de os dois lados da "faca", não sei por onde tender minha opinião.

Estamos todos aqui para aprender Zanon. Eu defendo jejum faz tempo por aqui, mas quero saber o que pode haver acontecido durante esses dias de adaptação, por isso abri um tópico sério sobre isso (aqui na área dá para a galera complicar nas explicações).

É até besta da minha parte, como estudante da Nutrição e praticamente de atividade ter reduzido as Kcals de início, mas fiz isso baseando-me no que foi-me dito sobre redução das funções da tireoide durante o períodoo adaptativo, logo iria reestabelecer os valores.

Ahh, estou treinando e alguns pesos subiram.

Editado por lourensini
Postado

Sim. Conversando com o Niel ele me disse uma frase que foi MUITO interessante: "O nosso organismo é o mais adaptável, não é por nada que estamos em todos os continentes". Esse choque é provisório. Hoje comerei mais para ver qual é a reação até amanhã.

Estava conversando, mas ele teve que sair (e eu fui para o treino). Pois bem, já sabemos sobre a redução do metabolismo devido ao aerobicos, mas eu me questiono se o MEU corpo não necessita de "alguns passos" para que uma nova descarga hormonal (norepinefrina) seja liberada para que os níveis de glicose elevem-se um pouco. Fisiologicamente é até meio óbvio, mas para falar a verdade, a única coisa da fisiologia que funciona igual pra todo mundo é que todo mundo caga. De resto, meu filho, varia.

Olha, eu tomo café pra caramba diariamente por causa dos estudos, agora que as aulas começarem, as horas dormidas (querendo ou não) são reduzidas.

O TSH elevado realmente tem uma imensa variedade de diagnósticos, fui numa palestra sobre isso uma vez (Queria ter filmado a coisa toda, foram só 6h).

Quanto tempo de LG você tinha quando fez o primeiro exame?

Estamos todos aqui para aprender Zanon. Eu defendo jejum faz tempo por aqui, mas quero saber o que pode haver acontecido durante esses dias de adaptação, por isso abri um tópico sério sobre isso (aqui na área dá para a galera complicar nas explicações).

É até besta da minha parte, como estudante da Nutrição e praticamente de atividade ter reduzido as Kcals de início, mas fiz isso baseando-me no que foi-me dito sobre redução das funções da tireoide durante o períodoo adaptativo, logo iria reestabelecer os valores.

Ahh, estou treinando e alguns pesos subiram.

Sim , e cada dia que passo no forum ( todo dia =D ) aprendo mais e mais.

Obrigado por compartilhar tantas informações em um só local , mas me tira uma duvida , depois de uma dieta bulking por exemplo , seria adequado passar para uma fase de manutenção na dieta e depois ir para o cutting?

Postado (editado)

Uma vez eu abri um tópico perguntando capciosamente: "qual a velocidade do metabolismo"? pois muita gente fala que ficar em jejum desacelera o metabolismo, mas ninguém parece entender o que isso realmente significa, mas todos dentre estes gostam de associar isso com engordar ou parar de emagrecer.

Pra mim, é óbvio que uma dieta que vc perca peso efetivamente, estará reduzindo o seu metabolismo. Mas o que isso quer dizer: quer dizer que seu corpo gasta menos calorias ao longo do tempo; quer dizer que a taxa com a qual ele queima calorias ao longo DO DIA (o estudo abaixo que o Martin citou mostra um aumento da taxa metabólica no jejum, mas é um aumento momentâneo, e não um aumento total de gasto calórico do sujeito ao longo do dia, é simplesmente um aumento diferencial, causado pelo alto volume de catecolaminas no sangue daquele momento, indicando que o trabalho do corpo naquele momento é maior do que se o cara não estivesse em jejum) é diminuída, e quer dizer também que seu corpo está cada vez mais próximo de uma estabilização, de uma adaptação à esse novo contexto, pois é tudo o que o corpo sabe fazer: se adaptar. E ele é muito bom nisso.

2 semanas em jejum, ou mesmo jejum intermitente, ou lean gains, cada dieta vai ter uma consequência diferente em aspectos diferentes, mas todas elas se forem hipocalóricas irão resultar numa diminuição do metabolismo, mais cedo ou mais tarde, em maior ou menor escala, dependendo de diversos fatores, dentre os quais a ingestão calórica seja talvez o mais importante, mas a ingestão protéica e de gorduras individualmente também possuem papéis significativos nesse aspecto.

Não acho que seja preciso entender todos os processos fisiológicos envolvidos no caso de alguém que está fazendo a dieta como a do Lourensini por exemplo, para entender que, de uma forma ou de outra, o corpo culminará em uma adaptação de menor energia. Na natureza tudo, simplesmente tudo, tende a alcançar um estado de energia menor. SEMPRE. Qualquer aumento de energia em qualquer lugar é causado por uma fonte externa, seja qual for definido o limite do "sujeito". E por isso que a energia do universo é constante. Pois não existe "exterior" e a idéia é de que ele é infinito.

O jejum causa um estado de baixa energia no corpo, em um diferencial de tempo. Ou seja, energia naquele momento está em falta. OK, então o que ele faz? mobiliza energia estocada, e portanto emagrece. Depois vc come 2000kcal numa só refeição. O corpo obviamente não precisa de tudo aquilo, então o que ele faz? Usa o que é preciso, e estoca o que sobrou. No fim do dia, não faz diferença do ponto de vista da física, se você comeu mais ou menos frequentemente, pois a lei da termodinâmica é a mesma que se aplica em ambos os casos.

Porém, as respostas fisiológicas podem sim ser diferentes em cada caso, resultando, possivelmente, em algum distúrbio a longo prazo, talvez hormonal, ou até mesmo em absorção de micronutrientes, aí recairíamos no tópico sobre comer de 3 em 3horas, que não é o foco.

Lourensini,
tem certeza de que foi gordura que você ganhou? Não é retenção? De repente seu corpo se comporta assim (retém mais água) no início de uma dieta de jejum intermitente.

Você tem o fulltext deste estudo aí? O abstract não menciona o tempo de jejum, só fala em "fasting". E outra, os dois grupos ingeriram a mesma quantidade de calorias? Não fala nada, provavelmente os pesquisadores não se preocuparam com isso.
Eu não entendo nada de hormônios da tireóide, mas a utilização de T4 não mudaria algo também? Quero dizer, os dois grupos (fed/fasted) ingeriram T4; não foi simplesmente analisada a variação hormonal de fed/fasted (não sei dizer se essa ingestão de T4 seria obrigatória para poder analisar a variação hormonal).

De qualquer forma, a não ser que você tenha algum problema com esses hormônios, o jejum por si só não causaria redução do metabolismo; lembre-se deste estudo que mostrou um aumento no metabolismo durante 4 dias em jejum: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10837292

Abraços

Abrindo esse link, podemos ver que o estudo completo não está disponível lá, apenas os dados principais, impossibilitando analisar no detalhe o estudo. Mas só de cara já podemos ver que o estudo não conclui nada com relação ao médio ou longo prazo. E mesmo no curto prazo, não conclui nada a respeito do metabolismo basal nem do gasto energético total, apenas um aumento no Resting Energy Expenditure, que é o gasto em repouso, que claro, vai de contra às crenças populares de que há uma redução do metabolismo, mas se analisarmos a questão de maneira MACRO, no dia todo, o cara pode até gastar mais energia do que gastaria se estivesse alimentado, mas a energia total do sistema (seu corpo) está diminuindo cada vez mais, ou seja, estamos emagrecendo ao longo do tempo! Então quem acredita que vai parar de emagrecer ou que vai até mesmo engordar por ficar em jejum está enganado, pois isso não depende, definitivamente, da frequência alimentar, nem do tal metabolismo como a maioria entende, mas da quantidade de calorias ingeridas. Muita gente acha que se não comer absolutamente nada, não vai emagrecer nada....bom, realmente podem deixar de emagrecer numa taxa que gostaria, mas mantendo um déficit calórico, é impossível não emagrecer.

"BACKGROUND:
The effects of food restriction on energy metabolism have been under investigation for more than a century. Data obtained are conflicting and research has failed to provide conclusive results."
-Quer dizer que independente do que encontrarem nesse estudo, existem dados conflitantes de outros estudos que nem sequer estão sendo considerados na conversa, pois nem sabemos quais são.

"OBJECTIVE:
The objective of this study was to test the hypothesis that in lean subjects under normal living conditions, short-term starvation leads to an increase in serum concentrations of catecholamines and thus to an increase in resting energy expenditure."
-Se aumentou as catecolaminas disponíveis no sangue elas vieram de onde? surgiu energia de onde? quer dizer, realmente aumentou a velocidade com a qual o corpo consegue queimar calorias, mas o estado total de energia da pessoa estaria diminuindo invariavelmente pois não há ingestão calórica. Ou seja, num determinado momento, isoladamente, o valor pode estar maior, mas seria impossível a pessoa comer menos e gastar mais calorias do que come, a não ser que fizesse fotossíntese ou absorvesse outra forma de energia que não fosse proveniente da comida, o que sabemos que não é o caso com nós humanos.

"DESIGN:
Resting energy expenditure, measured by indirect calorimetry, and hormone and substrate concentrations were measured in 11 healthy, lean subjects on days 1, 2, 3, and 4 of an 84-h starvation period."
-Novamente, medições momentâneas, por um método indireto e sujeito a erros humanos e de máquinas, mas tudo bem, pode até ter tido resultados corretos, não estou querendo dizer que estão errados, somente mostrar que é passível de erros e mesmo estando corretos, não valida nem justifica a idéia de que gastamos mais energia ao longo do dia durante inteiro, apenas nos momentos das medições e somente para os valores de Resting Energy Expenditure. Quer dizer, e quanto ao total? Quem garante que o fato de o cara ter ficado com fome não fez ele ficar com menos vontade de fazer as coisas e portanto acabou gastando menos caloria no dia?

"RESULTS:
Resting energy expenditure increased significantly from 3.97 +/- 0.9 kJ/min on day 1 to 4.53 +/- 0.9 kJ/min on day 3 (P < 0.05). The increase in resting energy expenditure was associated with an increase in the norepinephrine concentration from 1716. +/- 574 pmol/L on day 1 to 3728 +/- 1636 pmol/L on day 4 (P < 0.05). Serum glucose decreased from 4.9 +/- 0.5 to 3.5 +/- 0.5 mmol/L (P < 0.05), whereas insulin did not change significantly."
-Um aumento de 14% realmente é significativo. MAs não pude encontrar qual foi o déficit ou sequer o saldo calórico dos participantes durante o estudo...quer dizer, e se eles fizeram esse tal de "short-term starvation por apenas 21 horas e nas útimas 3 horas do dia comeram pra caralho ao ponto de engordarem? Isso seria perder o bom senso, certo? Mas não tá dizendo que eles estavam numa dieta hipocalórica muito menos de quanto. E supondo que seja mesmo uma dieta com déficit calórico e que aumentou o metabolismo, eu digo que concordo. Sim. O metabolismo acelera, pois estamos fazendo ele liberar energia estocada para sobreviver, mas continuamos perdendo energia como um todo, o gasto energético total ao final do dia continua sendo menor do que antes do jejum, então seria prudente assumir que o metabolismo dos sujeitos, da maneira como a maiora dos leigos entende, quer dizer, o quanto de calorias ele gasta por dia, ficou realmente menor do que antes do jejum, ainda que os resultados mostrem que houve um aumento momentâneo de catecolaminas no corpo.

-Outra coisa importante a ser observada no caso é saber como funciona a medição que foi usada. A calorimetria indireta. Ela mede o calor que sai do corpo, e através disso, associa-se a um gasto energético. Quer dizer, mais calor saindo do corpo = mais trabalho do corpo = maior metabolismo. Porém, isso também significa que está havendo uma maior perda de energia do sistema ( o corpo), e se a ingestão calórica não existe, então o saldo calórico é negativo, ainda que o trabalho do corpo tenha aumentado em relação a um estado de energia maior (de alimentado).

"CONCLUSIONS:
Resting energy expenditure increases in early starvation, accompanied by an increase in plasma norepinephrine. This increase in norepinephrine seems to be due to a decline in serum glucose and may be the initial signal for metabolic changes in early starvation."
-Faz sentido. Afinal um sujeito que está comendo normalmente passa parte do dia absorvendo calorias ao invés de gastando, e isso tem um impacto na quantidade de catecolaminas no sangue. Bem como a parte hormonal também. É apenas uma resposta do corpo à nova situação de baixa energia. Ele está trabalhando mais porque não há entrada de comida, ele está literalmente gastando energia para buscar energia. Mas sabemos que, olhando de um ponto de vista macro, quer dizer, ao longo de um dia todo por exemplo, seria impossível o corpo gastar mais do que ingeriu, fato este que não necessariamente contradiz o resultado do estudo, como poderia se imaginar a princípio.

Conclusão particular: Não existe motivo para crer que, dadas duas dietas isocalóricas, uma com jejum será mais eficiente do que a outra que não tem jejum. O inverso também não é válido. Quer dizer, não há provas de que comer de 3 em 3 horas também será mais eficiente do que a dieta com jejum. Pra mim, prevalece a teoria das calorias, de que em termos de resultados de perda de massa, o fator que vale é a energia que entra menos energia que sai, assim como qualquer sistema termodinâmico. Porém, esses estudos, ainda que não comprovem nada significativo sobre as reais consequências do jejum no metabolismo diário, mostra diversos fatores envolvidos, como alterações hormonais e fisiológicas que, como eu disse no início, realmente podem, a longo prazo, afetar do desempenho da dieta indiretamente e portanto, o resultado também.

Editado por Brunobyof
  • Supermoderador
Postado

E aí Bruno,

muito boa análise do estudo e em geral sobre jejum.

Com relação ao estudo, foram 4 dias de jejum total. A ingestão calórica foi zero (apenas água foi ingerida durante as 84h do estudo). Com isso obviamente em todos os dias os indivíduos estavam com um déficit calórico massivo, perdendo gordura e massa magra.

Realmente há uma diminuição no gasto calórico à medida que se emagrece. O simples fato de comer menos diminui uma parcela do gasto calórico - o efeito térmico da comida (embora isso possa ser equilibrado aumentando-se a ingestão de proteínas e diminuindo a de gorduras e carboidratos, uma vez que o corpo gasta em torno de 20% das calorias das proteínas para digerí-las; para carboidratos e gorduras o gasto é quase zero).

Essa redução do gasto calórico tem dois componentes principais. O primeiro é uma relação direta com o peso. Diminuindo o peso o gasto calórico diminui, isso é fato. O segundo componente é o que se chama de termogênese adaptativa (adaptive thermogenesis no termo em inglês). Essa redução é aquela à qual o pessoal se refere quando fala "o corpo vai se acostumar com o déficit calórico e vai parar de perder gordura". É a adaptação do seu corpo à redução de calorias, de forma que a redução no metabolismo é menor do que a esperada considerando-se apenas a perda de peso.

No entanto, esse componente adaptativo é bem menor do que se imagina. Mesmo naquele famoso estudo de Minnesota, no qual os indivíduos baixaram de peso até atingirem níveis de BF muito baixos, após semanas de dieta muito restritiva, o componente adaptativo foi responsável por uma queda de 15% no metabolismo - os demais 25% (de um total de 40%) foram por causa da perda de peso.

Tudo bem que esses valores são médios, para uma pessoa específica o gasto calórico pode reduzir bastante, para outra pouco.

Mais ainda, tem um outro componente do gasto calórico que muita gente ignora: o NEAT (non exercise activity thermogenesis), ou gasto calórico em atividades físicas que não sejam exercícios - o que você gasta para caminhar de casa até o ponto de ônibus, por exemplo. Lembro de ter visto um estudo que mostrou que um dos motivos para a recuperação de parte do peso perdido após o término de uma dieta hipocalórica é a redução do NEAT. Aqui o James Krieger fala sobre esse estudo: https://weightology.net/weightologyweekly/?page_id=415

The main reason why we have a greater-than-expected decrease in energy expenditure with weight loss is because we become less active. This doesn’t mean we exercise less, either, as exercise is a conscious choice. It means we unconsciously reduce our NEAT and spontaneous activity.

Voltando ao estudo, ele realmente mostra um aumento no gasto calórico, de cerca de 14%. Mas esse valor foi medido durante 1 hora, não dá pra afirmar com certeza que no resto do dia esse aumento se manteve.

Eu entendo que ele não serve para mostrar que "jejum emagrece" ou algo do tipo, mas mostra que o fato de ficar em jejum não vai te deixar em um estado de conservação de energia na qual você acumule gordura (um absurdo completo, vai acumular gordura de onde, se não está comendo? haha).

ah, aqui o fulltext (tem o link lá no abstract): https://ajcn.nutrition.org/content/71/6/1511.long

Abraços

Postado

Exatamente Martin! Quer dizer, o cara pode ter gasto 14% mais energi naquele momento, mas em contrapartida, o fato de ele estar em provação de calorias muito provavelmente fez com que esse componente NEAT, ou seja, a atividade geral do corpo fique menor, o cara fica mais "lesado", mais "down", cansado etc...Até mesmo ticos que normalmente o cara poderia fazer como estralar dedos ou se alongar isso vai diminuir, e consequentemente diminuirá também o TOTAL ENERGY EXPENDITURE, ainda que o RESTING ENERGY EXPENDITURE tenha sido medido maior.

Sobre a termogênese adaptativa, pesquei uma definição legal que gostaria de abordar:

"Adaptive Thermogenesis: This can be defined as the regulated production of heat in response to environmental changes in temperature and diet, resulting in metabolic inefficiency. For example, shivering when we are cold uses energy and this is an example of adaptive thermogenesis. (Alexander Bowring 24 / 04 / 2008)"

No estudo anterior, as medições por calorimetria indireta mostraram um aumento na produção de calor do corpo, que é justamente a prova de que o jejum criou uma termogênese adaptativa oriunda da dieta nesse caso, e não por causa de frio. Essa termogênese adaptativa é, portanto, uma ineficiência metabólica, ou seja, o nosso corpo perde mais energia para o ambiente em forma de calor, não quer dizer que queimamos menos gordura ou que pararemos de emagrecer por causa disso, muito pelo contrário, estaremos queimando mais gordura para manter a temperatura corporal e também para suprir a energia necessária para as funções vitais.

Infelizmente, com o tempo, o corpo passa a diminuir algumas funções menos importantes para a sobrevivência, como por exemplo a síntese protéica entre outras atividades que não saberia listar, mas isso acaba por diminuir o a taxa metabólica basal do corpo. Mas não acontece assim em 4 dias....talvez após algumas semanas de dieta.

PS: Olink pro fulltext eu não conseugi acessar pelo abstract, tava desligado não sei pq...mas valeu!
Postado (editado)

Esse estudo eu analisei ano passado para talvez apresentar no seminário do bioquímica da faculdade.

https://www.hipertrofia.org/forum/topic/89143-official-nutrition-study-reviews/page-4#entry1318454
Aqui eu objetivava direcionar a discussão para os efeitos do mesmo sobre a Tireoide e retenção líquida.
Já estou me movendo mais durante o dia e já notei diferenças... isso em 2 dias de aula.

Fui na biblioteca hoje pegar um livro de fisiologia do exercício e a unica info sobre tireoide que encontrei foi sobre o óbvio: aumento do mesmo sob prática de atividades física. Curiosamente, conversando com um graduado em fisiologia do exercício, ele me disse que não há eviência que a atividade exerça efeito sobre T3 e T4.

Vou conversar mais com ele e volto com o que ele disser.

Editado por lourensini
Postado

Esse estudo eu analisei ano passado para talvez apresentar no seminário do bioquímica da faculdade.

https://www.hipertrofia.org/forum/topic/89143-official-nutrition-study-reviews/page-4#entry1318454

Aqui eu objetivava direcionar a discussão para os efeitos do mesmo sobre a Tireoide e retenção líquida.

Já estou me movendo mais durante o dia e já notei diferenças... isso em 2 dias de aula.

Fui na biblioteca hoje pegar um livro de fisiologia do exercício e a unica info sobre tireoide que encontrei foi sobre o óbvio: aumento do mesmo sob prática de atividades física. Curiosamente, conversando com um graduado em fisiologia do exercício, ele me disse que não há eviência que a atividade exerça efeito sobre T3 e T4.

Vou conversar mais com ele e volto com o que ele disser.

Lourensini, sei que parece que eu estava desfocando com esse assunto, mas na verdade não. Veja só por exemplo o que diz aqui na wikipédia:

T3 and T4 regulation

"The production of thyroxine and triiodothyronine is regulated by thyroid-stimulating hormone (TSH), released by the anterior pituitary. The thyroid and thyrotropes form anegative feedback loop: TSH production is suppressed when the T4 levels are high.[18] The TSH production itself is modulated by thyrotropin-releasing hormone (TRH), which is produced by the hypothalamus and secreted at an increased rate in situations such as cold exposure (to stimulate thermogenesis). TSH production is blunted by somatostatin(SRIH), rising levels of glucocorticoids and sex hormones (estrogen and testosterone), and excessively high blood iodide concentration.

An additional hormone produced by the thyroid contributes to the regulation of blood calcium levels. Parafollicular cells produce calcitonin in response to hypercalcemia. Calcitonin stimulates movement of calcium into bone, in opposition to the effects of parathyroid hormone (PTH). However, calcitonin seems far less essential than PTH, as calcium metabolism remains clinically normal after removal of the thyroid (thyroidectomy), but not the parathyroids."

Como podemos ver, fatores externos como o frio (e por quê não a dieta?), influenciam o hipotálamo a secretar TRH, que por sua vez estimula a glândula pituitária anterior a secretar TSH, que por sua vez estimula a glândula tiréoide a produzir mais T3 e T4, para aumentar o metabolismo, provando que sim, fatores externos podem alterar o funcionamento da glândula tiréoide. Basta saber sob quais condições e em qual magnitude essa inflência pode chegar.

Isso é um indicativo também do que eu e o MArtin estávamos discutindo, a tal termogênese adaptativa, que no meu entendimento, é oriunda exatamente do maior ou menor funcionamento da tireóide.

De uma forma ou de outra, o estudo do efeito do jejum no metabolismo está ligado à T3 e T4. Afinal, a maior termogênese e a maior presença de maior número de catecolaminas no sangue não se devem, pelo menos em parte, a um aumento repentino na produção de T3 e T4?! Posso estar errado, mas aqui é onde reside o meu entendimento da relação de uma coisa com a outra.

Agora, não entendi qual a relação você acha que pode haver disso tudo com a retenção líquida....Poderia explanar um pouco mais sobre isso?

Abraço

Postado

Meu amigo respondeu a mensagem que deixei:

"Me desculpe, realmente o TSH, aumenta com o exercício em função do aumento da taxa metabólica basal fazendo com que T3 e T4 também aumentem. Me confundi e peço desculpas."

Um metabolismo desacelerado significa menor uso de glicose, e mais glicose presente na corrente sanguínea (principalmente durante o over).

Mis glicose significa desbalanço osmolar, e aí é preciso mais água para equilibrar a razao entre fluidos intersticial e extra celular, em razão da quantidade de plasma sanguíneo também. Logo, tem 3 coisas para serem controladas: fluido dentro dos capilares e vasos sanguíneos, fluido dentro da célula e fora da célula. A pressão sanguinea é realmente alterada na primeira semana de adaptação, e PA depende muito da densidade do plasma.

Tem umas coisas muito básicas para o corpo se readaptar durante esse período:

-sódio/potássio, que não está sendo fornecido constantemente

-pressão arterial, dependente de uma penca de fatores, ou melhor, de uma plantação inteira de fatores.

-acidez ocasionada pelo excesso de corpos cetônicos e ácidos graxos na corrente sanguínea.

Postado

PA é bem relativa mesmo

não dá para se ter uma PA certa

ela varia conforme o ambiente corporal

assim como os hormônios, como os eletrolitos, acho que como tudo no nosso organismo, tem seu aumento, sua diminuição, tudo isso buscando a homeostase

Postado

saint, a PA varia pouco em situações normais. Por isso que a gente mede ela, e se dá 12/8 a gente diz que tá bom. Se der queda de pressão ou aumento, u percebe (é pra perceber).

Gente, o shape já desembaçou, não estou mais tão retido (não estou retido, aliás), e a gordura acumulada durante as férias está sumindo.

Houve aumento em alguns pesos.

Ainda estou me perguntando sobre o processo de adaptação disso tudo. Por enquanto, naõ tenho nada a contribuir para o tópico

• Supermoderador
Postado

Saint e Lourensini - eu acho que a pressão varia e bastante sim, principalmente devido a atividade física e psicológico, principal motivo termos que estar em repouso para medir a pressão. Se você estiver conversando durante o teste, já pode dar diferença. Se estiver caminhando e não esperar 5min, vai dar diferença. Se estiver correndo então, a pressão vai estar bem elevada. A pressão sobe bastante em um momento de estresse ou ansiedade, nervosismo. Se considerar "situações ideais", ela se comporta bem, mas no nosso dia-a-dia, ela varia bastante sim.

Lourensini, tu está ingerindo mais calorias que antes, eu acredito, não?

Postado

Obrigado pela correção em relação à pressão.

Quanto à pergunta, sim. Estou comendo mais, mas estou fazendo exercícios leves durante o dia.

SInto que o problema é ficar parado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...