Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Não Beba Leite


Mateuzz

Posts Recomendados

O lançe do leite eu vejo da seguinte forma:

Existe algum lugar escrito cientificamente que o consumo de leite de vaca pelo ser humano é mais benéfico do que maléfico? não.

Ele tem sim muito cálcio. Porém, já li estudo mostrando que o cálcio no leite de vaca é exageradamente alto. E essa quantidade na verdade não é saudável, excede a quantidade ideal e isso provoca um efeito contrário ao que deveria prover: osteoporose.

E isso é comprovado por estudos observacionais, que revelaram que as populações mundiais que mais consomem leite de caca também são as que mais tem osteoporose de maneira geral. E as que consomem menos leite de vaca, tem menos osteoporose.

Só por isso eu já me convenceria de não haver necessidade nenhuma de consumir leite. Veja bem, não ter necessidade nã oquer dizer que não pode. Não é veveno, mesmo que tenha esses colaterais negativos que estão descobrindo hoje em dia a longo prazo.

Do ponto de vista naturalista, eu diria que o leite só deve ser consumido pelos infantes, em qualquer espécie, assim como é para todos os mamíferos (exceto o ser humano, que consome mesmo quando adulto)

QUer dizer, mesmo levando em conta que o ser humano é onívoro (come de tudo), ainda sim é mamífero, o que significa que segue características de mamífero, ou seja: depois de adulto, na verdade depois dos primeiros anos de vida, sua produção de lactase, a enzima que digere o leite, é diminuída em maior ou em menor grau. Processo este natural e comum pra todo mundo, porém a maioria das pessoas possui uma quantidade suficiente para digerir a lactose sem grandes problemas, talvez até devido a adaptações genéticas, mas tem gente que não, eu por exemplo.

Se eu tomo leite, eu fico me sentindo mal, e isso começou desde a época dos 5-6anos mesmo, exatamente como prediz a teoria.

Simplesmente fui deixando de lado o leite, e hoje em dia é tomar e ficar peidando, azia, estufamento etc....

Pra mim, leite é alimento de criança ou de mortos de fome que não tem outra opção. Mesmo assim, é normal todo mundo quase consumir, obviamente pela disseminação em massa do produto nas redes comerciais e mídia. Tem até associações tipo do Hulk perguntando se você já tomou seu leite hoje? mostrando como eles passam a idéia subjetivamente de que o leite vai te tornar fortão desde criança, o que também é uma idéia errada, apesar de o leite materno ser sim extremamente importante para o crescimento durante a infância, e só durante essa fase.

Não acho que o leite deva ser eliminado da dieta de ninguém ,principalmente de maneira brusca, apesar de eu ter feito isso, não vejo necessidade de vida ou morte nisso. Mas com certeza, diria que se você quer ser mais saudável, pesquise mais sobre os efeitos do leite na saúde humana e vai ver que ele não é tão bom quanto o que os vendedores de leite querem que você acredite.

A maioria das pessoas prefere seguir tradições como se fossem guias, tratando quaisquer novidades perturbadoras ou surpreendentes como "loucura" ou besteira...

Mas contra fatos não há argumentos: todas descobertas científicas significativas são primeiramente tidas como loucura em um primero momento, depois moda, e finalmente é tida como verdade absoluta, até que uma nova verdade surja, que não passa de cada vez melhores (ou pelo menos mais abrangentes) compreensões de um mesmo assunto.

Outro que vale é: "uma mentira dita muitas vezes toma o lugar e se passa por verdade"

E isso é o que os marketeiros fazem todo dia com seus produtos: ditam mentiras singelas, sutis, que não podem ser desmentidas porque não são afirmativas, são apenas passadas como idéias de forma subjetiva, mas que na sua cabeça se tornam verdade eventualmente.

Editado por Brunobyof
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Bruno, duas considerações:

1 - "E isso é comprovado por estudos observacionais, que revelaram que as populações mundiais que mais consomem leite de caca também são as que mais tem osteoporose de maneira geral. E as que consomem menos leite de vaca, tem menos osteoporose."

Populações diferentes me parecem dietas diferentes e não apenas pela presença de mais ou menos leite, não considero tais estudos conclusivos sobre o caso específico do leite, respeito, mas não concordo. Seguindo essa lógica, posso dizer que as populações que comem mais salgadinhos (os americanos por ex) são as mais ricas, embora essa relação não seja nem um pouco direta (tá, exagerei, mas acho que você entendeu).

2 - "Do ponto de vista naturalista, eu diria que o leite só deve ser consumido pelos infantes, em qualquer espécie, assim como é para todos os mamíferos (exceto o ser humano, que consome mesmo quando adulto)"

Volto ao meu velho argumento, o homem é o único que consome leite após a idade adulta porque é o único que consegue, ou você imagina um elefante adulto bebendo leite na elefoa, ou um leão criando zebras pra tomar o leite delas. E lembre que, se servido do alimento, cães, gatos e outros animais tomam leite sim, mesmo adultos, e a maioria dos outros não toma pois não faz parte de sua dieta normal, e isso porque.... o animal (incluindo o homem) foi feito para se reproduzir e se o filhote tomasse leite a vida toda, a mãe não teria como gerar um novo filhote, estou simplificando um conceito biológico, mas é mais ou menos isso, qualquer criador de gado (que eu não sou) sabe do que estou falando.

Bom, respeito as críticas ao leite, só não acho que esses argumentos prosperam e apesar de não ir atrás de estudos favoráveis ao leite (citar e pesquisar artigos nunca foi meu forte, só lê-los), tenho certeza que ele traz pelo menos alguns benefícios à humanidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu vi o video do Lair Ribeiro sobre o leite , falaram que o cara nao tem referencia? so lamento , la ele fala o seguinte

'' Leite materno e feito para humanos , leite de vaca e feito para bezerros e assim vai ... ''

'' Humanos sao unicos seres vivos que tomam leite na fase adultos''

'' Os paises que bebem mais leite tem mais osteoporose doque os paises que nao consomem tanto leite''

Vi o video inteiro , tem muito mais coisas mais essas frases sao um tanto de para e pensa , mais issu e de cada um , eu vi tudo e ainda continuo tomando meus 1.2 L de leite todo dia nao ligo para issu , acho muita neurose , e tambem tudu causa cancer pqp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante usuario_excluido22

Olha, só vou dizer uma coisa sobre osteoporose, vocês sabem o que é isso? sabem o que é matriz óssea? sabem da fluidez dos componentes inorgânicos e orgânicos dela, me refiro aos minerais e proteínas? sabem da influência de hormonas esteroides nessa fluidificação óssea?

Vou complementar, a matriz óssea é composta por uma proteína chamada osteocalcina que adere o cálcio a ela, a matriz também contem fósforo que adjunto ao cálcio formará a hidroxiapatita, que é o componente que dará rigidez ao osso. A matriz ainda contem outros minerais, como magnésio, potássio, sódio etc. A matriz também possui células como osteoclasto, osteoblasto e osteócito que ficam toda hora fluidificando esse complexo ósseo; ao mesmo tempo que essas células retiram os minerais e a proteína, elas repõe com o fornecimento que a dieta provoca, por que elas fazem isso? porque é uma forma de manter a estabilização do meio químico/físico entre os átomos, processo normal de todo o organismo animal.

Osteoporose acontece quando há uma exposição crônica de uma baixa fluidez na matriz óssea, o que eu quero dizer, quando há um decréscimo no processo de síntese e aumento no catabolismo da matriz.

Mulheres são mais susceptíveis a osteoporose pela deficiência do hormônio estrógeno. Este hormonio inibe a ação do osteoclasto que secreta ácidos e enzimas proteolíticas que catabolizam a matriz óssea. Este é o principal motivo da osteoporose e é por isso que homens dificilmente têm osteoporose ou até mesmo osteomalacia, embora esta seja mais sujeita.

Cálcio pode ser prejudicial a matriz e toda a fisiologia humana? SIM, mas isso só quando HÁ um consumo totalmente excessivo da quantidade necessária. Vou dar um exemplo, o limite máximo que a OMS permite é de 2,5 gramas/dia e quantidade necessária está em torno de 1 grama (dependendo do sexo, idade, condição física, muda). Um copo de leite tem em média 250 miligramas, e é o produto com maior concentração láctea de fácil acesso, outros produtos lácteos também se englobam aqui como iogurtes e queijos.

Outra coisa que garanto há vocês é que o leite produzido aqui no Brasil possui uma legislação muito rigida contra alterações na composição quimica e fisica do leite, as indústrias sabem que não compensa comercializar leites e derivados que sofreram fraude, seja por acréscimo de hormonios, antibióticos, urina, água etc. a industria não vende produtos lácteos assim porque além de ser um crime ela ganha menos com isso, menos dinheiro, isso mesmo.

(...) pesquise mais sobre os efeitos do leite na saúde humana e vai ver que ele não é tão bom quanto o que os vendedores de leite querem que você acredite.

Eu estudo o leite há anos e principalmente nesse ano eu me aprofundei muito, até porque tive uma matéria só sobre leite. E no entanto não encontrei nada que provasse o leite como alimento maléfico a saúde do homem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho uma tolerancia extraordinaria a esse alimento; mandei 1L/dia por anos e ja cheguei a mandar 3L de uma vez numa sentada só. mas mesmo assim praticamente parei de utiliza-lo na dieta

nao foi esse artigo, mas um numero cada vez maior de evidencias do tipo me fazem pensar que trata-se de um alimento desinteressante (nao apenas pelo leite em si, mas tambem por alguns outros fatores que englobam desde embalagem e reutilizaçao do produto nao vendido ate o que fazem com as vacas pra abastecer o sadico processo de produçao capitalista)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tu chegou aqui e não leu nenhuma linha do tópico né? Veio, deu sua opiniãozinha tosca e pronto.

Aliás, dá pra ver que você não lê muito. Sua escrita é péssima.

Tu tá no lugar certo velho? VAZA

Desculpe mestre , realmente minha opinião e ''tosca'' ( aliais esse doutor citado e ''tosco'' demais , ja viu o curriculum do cara? relamente e bem fraco , ele tambem nao deve ler muito) , mais mais ''tosco'' foi voce metendo o pal e sequer deu uma justificativa o porque minha opiniao e ''tosca''

Editado por Ronan Souza Crisci
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...