Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Duvida Sobre O Aproveitamento Da Proteína No Ovo Cru

valtin

Posts Recomendados

Postado

Bem, criando um tópico sobre o pq desse papo que escuto desde que frequento aqui, resolvi dar uma pesquisada antes e só deixar aqui o que achei (no blog + wikipédia + fontes) pois vejo que todo tópico de ovo surge essa dúvida, o pessoal não responde e o tópico morre nessa pergunta.

2 – Péssima absorção da proteína da clara do ovo. Cerca de 51% da proteína encontrada na clara é absorvida pelo nosso corpo, contra 91% da clara do mesmo ovo, só que cozido.

3 – Absorção de biotina prejudicada. Ovos crus tem uma glicoproteína chamada avidina que se liga ao nutriente biotina na gema e previne que seja absorvida pelo nosso corpo. Este efeito pode ser anulado pelo ato de cozimento do ovo.

Leia mais: https://www.hipertrofia.org/blog/2008/02/23/ovo-cru-comer-ovo-cru/#ixzz1QuLVHdCn

Pesquisando na wikipédia mesmo sobre biotina

A biotina, também conhecida como vitamina H, vitamina B7 ou vitamina B8, é uma molécula da classe das vitaminas que funciona como cofactor enzimático. Funciona no metabolismo das proteínas e dos carboidratos.

A proteína avidina, presente numa forma activa em ovos crus, inibe a acção da biotina ao ligar-se a esta, evitando a sua absorção normal no intestino. Uma dieta rica em ovos crus pode levar, por isso, a uma deficiência em biotina.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Biotina

Manifestações de carência [da biotina]: muito raras e praticamente só aparecem se houver destruição das bactérias intestinais, administração de antimetabólicos da biotina e alimentação com clara de ovo crua para que aconteça a carência de biotina. Nestes casos surgem glossite atrófica, dores musculares, falta de apetite, flacidez, dermatite e alterações do eletrocardiograma. Pessoas que se alimentam por longo tempo somente de ovos crus têm apresentado estas manifestações. Pessoas alimentadas por via parenteral também podem apresentar sinais e sintomas de carência de biotina. As lesões da pele caraterizam-se por dermatite esfoliativa severa e queda de cabelos que são reversíveis com a administração de biotina.

https://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?508

Vitamina H (BIOTINA):

Auxilia no metabolismo e produção de energia a partir de gordura. Necessária para a formação de ácidos graxos.

https://www.dna.ind.br/?url=pg_extras

Lipogênese

Processo que ocorre preferencialmente no tecido adiposo, ocorrendo também no tecido hepático, e que consiste na síntese de ácidos graxos e triglicerídeos, que serão utilizados como reserva energética. Em uma hiperglicemia a insulina ativa as vias hipoglicemiantes que são a glicólise, glicogênese e via das pentoses. No caso do excesso de ATP, tanto o ciclo de Krebs quanto a cadeia respiratória são bloqueados causando o acúmulo de acetil-coA dentro da

mitocôndria, então o mesmo sai para o citoplasma na forma de citrato e através da enzima citrato liase no citoplasma celular volta a ser acetil-coA. É agora que começa a síntese de ácido graxo, uma via hipoglicemiante, citoplasmática e anaeróbica, tendo como molécula precursora o acetil-coA, proveniente, por exemplo, do metabolismo dos carboidratos. Esta via tem como hormônio ativador a insulina e como inibitório o glucagón. A principal enzima do processo é a acetil-coA carboxilase, a qual atua com o auxílio da biotina (vitamina que carrega o CO2 agindo em conjunto com a acetil-coA carboxilase na transformação do acetil-coA em melanil-coA). Os ácidos graxos sintetizados se combinam por esterificação com o glicerol, na finalidade de se produzirem triglicerídeos armazenáveis.

https://pt.scribd.com/doc/43652977/Bioquimica

• 1 mês depois...
Postado

Interessante esse lance da absorção da proteína do ovo , cozido 91% contra 51% dele cru. Entretanto essa biotina, a única fonte da dieta seria o ovo? Salmonela acho como o manolo de cima falou, loteria, meu irmão usa ovo cru há seculos assim como muitos por ae e nunca teve nada. Outro manolo pode começar a usar e ganhar uma de brinde, vai saber.

Mas tbm como outro manolo disse, muito mais facil ingerir cru do que cozido, estou fazendo a cetogênica e tava usando ovos cozidos, meu, a sensação era de estar comendo toda hora mesmo com um intervalo de 4h ou mais entre as refeições. O pré treino tava na garganta ainda e ja era hora do pós, tenso demais. Já com os ovos crus fica muito mais suave.

Se, em resumo, a questão mora no fator absorção, da nada não, ovo é barato mesmo, conta de 2:1 e ta de boa, manda cru mesmo kkkkkkkkk (opinião própria).

Postado

Salmonela ????

Acho mais fácil ganhar na Sena Acumulada do q ganhar uma salmonela consumindo ovos crus !

Salmonela acho como o manolo de cima falou, loteria, meu irmão usa ovo cru há seculos assim como muitos por ae e nunca teve nada.

uma chance em um bilhão, ainda é uma chance.

• Supermoderador
Postado

Eu prefiro cozido, muito mais prático para mim. Dá pra cozinhar e levar na mochila sem risco de quebrar. Cozido todos 1 vez por semana e coloco em conserva de vinagre, todo dia de noite coloco a quantidade que eu vou comer em um pote e boto no refrigerador. De manhã quando eu saio só pego o pote e pronto, faço isso a semana toda. Bem mais prático cozinhar 30 ovos no sábado e gastar 30min no total do que fazer isso todo dia.

Postado

• Transmissão da salmonela pode ser dada por Ingestão de alimentos contaminados por ex: ovos, peixes, leite, queijos, maionese caseira, palmito e etc. Claro que nunca saberemos se está contaminada ou não, mas o ditado popular é bem grande, se podes comer cozido melhor pela teoria de risco, porém vai de cada um..fora este risco não vejo problema.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...