Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Dificuldade em manter déficit calórico com 5/6 horas de sono

Posts Recomendados

Postado

Bom dia senhores!

Quais recomendações vocês dariam para quem tem apenas 5/6h de sono diárias?

Estou com cerca de 18% BF e em déficit calórico há 5 semanas.

Está ficando difícil de manter a performance no treino e segurar a alimentação.

Infelizmente não consigo mudar a rotina no momento.

Solucionado por cadumonteiro

Ir para solução
Postado
Em 27/02/2026 em 14:21, Falves disse:

Continua, ué. Se é algo que não tem como mudar no momento, você faz o que dá e vai aperfeicoando até voltar o normal.

OBS: Estou nessa pra pior há quase 2 anos. E tem gente por ai com 2 empregos tendo que produzir com menos horas de sono ainda.

Sono é importante pra caramba e toda aquela história.... mas, honestamente, quando tem mudanca de hábito no meio, ainda mais em cutting, eu veria uma lista de coisa antes de ir pro sono.

A gente tem costume de criar um espantalho quando o negócio tá desconfortável. Tua mente nao quer sair da zona de conforto e ESPECIALMENTE na dieta tem bastante erro e emocional envolvido

Postado

Qual sua rotina? Hora que acorda, hora que dorme, hora que treina

edit: quanto de deficit, como ta a dieta? Isso tudo influencia, vou te ajudar só posta as informações

• Hipertrofia.org mudou o título para Dificuldade em manter déficit calórico com 5/6 horas de sono
Postado
  • Autor
Em 27/02/2026 em 13:33, Dopamine Dreams disse:

Continua, ué. Se é algo que não tem como mudar no momento, você faz o que dá e vai aperfeicoando até voltar o normal.

OBS: Estou nessa pra pior há quase 2 anos. E tem gente por ai com 2 empregos tendo que produzir com menos horas de sono ainda.

Sono é importante pra caramba e toda aquela história.... mas, honestamente, quando tem mudanca de hábito no meio, ainda mais em cutting, eu veria uma lista de coisa antes de ir pro sono.

A gente tem costume de criar um espantalho quando o negócio tá desconfortável. Tua mente nao quer sair da zona de conforto e ESPECIALMENTE na dieta tem bastante erro e emocional envolvido

Certo.

Perguntei pois nas "pesquisas" que fiz diziam que o corpo cobraria mais pra frente, que chegaria um momento que travaria a evolução, principalmente na questão da perda de gordura por conta do cortisol e etc ...

Percebi que nas primeiras 4 semanas deu certo como esperado, na 5 e 6 caiu o rendimento e o peso estagnou.

Será que estou superestimando o sono em detrimento dos outros aspectos?

Postado
  • Autor
Em 27/02/2026 em 13:35, ppfschmitt disse:

Qual sua rotina? Hora que acorda, hora que dorme, hora que treina

edit: quanto de deficit, como ta a dieta? Isso tudo influencia, vou te ajudar só posta as informações

5h - despertar

6h - trabalho

7h - 1 refeição

7:30 - 12:30 - trabalho

*9:30h 2 refeição

13h - 14:30h/15h - Musculação + cardio

15:30h - 3 refeição

17h - 23h trabalho

23:30h - 4 refeição

00:00h - Dormir

Tenho 1,85

Peso 85,5kg

BF: 18-20% aprox.

Dieta 2.000 kcal +/-

Postado
  • Autor
Em 27/02/2026 em 16:28, Doctor Manhattan disse:

isso pra quem ta com 7% de bf mais ou menos pra quem ta com 18 isso nao é nada

Perfeito então! Muito obrigado!

Postado
Em 27/02/2026 em 14:21, Falves disse:

Bom dia senhores!

Estou com cerca de 18% BF e em déficit calórico há 5 semanas.

Está ficando difícil de manter a performance no treino e segurar a alimentação.

Infelizmente não consigo mudar a rotina no momento.

A resposta "certa" seria: dormir mais.

Mas no mundo real a coisa é mais complicada, a gente tem rotinas e obrigações que são fixas ou exigem mais atenção e dedicação , mas uma coisa dá pra fazer sempre que é alinhar as expectativas.

Na cabeça a gente pensa que dá pra fazer mil coisas, aí na prática a gente encontra limitações de logística, tempo, disposição, recuperação.

Você não disse sua idade, quanto mais novo mais tempo o corpo aguenta essa porrada de dormir pouco, treinar muito, comer pouco, mas vai acumular esse desgaste do mesmo jeito e uma hora você vai sentir.

Como você disse que na primeiras semanas aguentou de boa e depois começou a sentir queda de rendimento, e se mantiver os treinos, alimentação e sono como está a tendência é piorar.

O sono você não tem como melhorar agora, mas pode ajustar a carga de exercícios e alimentação pra melhorar a recuperação e reduzir o estresse do corpo e da mente.

Tire um dia sem treino no meio da semana, inclua um pouco mais de carboidratos em dias de descanso.

Acredite, isso ajuda demais

Postado
  • Autor
Em 27/02/2026 em 16:55, cadumonteiro disse:

A resposta "certa" seria: dormir mais.

Mas no mundo real a coisa é mais complicada, a gente tem rotinas e obrigações que são fixas ou exigem mais atenção e dedicação , mas uma coisa dá pra fazer sempre que é alinhar as expectativas.

Na cabeça a gente pensa que dá pra fazer mil coisas, aí na prática a gente encontra limitações de logística, tempo, disposição, recuperação.

Você não disse sua idade, quanto mais novo mais tempo o corpo aguenta essa porrada de dormir pouco, treinar muito, comer pouco, mas vai acumular esse desgaste do mesmo jeito e uma hora você vai sentir.

Como você disse que na primeiras semanas aguentou de boa e depois começou a sentir queda de rendimento, e se mantiver os treinos, alimentação e sono como está a tendência é piorar.

O sono você não tem como melhorar agora, mas pode ajustar a carga de exercícios e alimentação pra melhorar a recuperação e reduzir o estresse do corpo e da mente.

Tire um dia sem treino no meio da semana, inclua um pouco mais de carboidratos em dias de descanso.

Acredite, isso ajuda demais

Tenho 30 anos

5 filhas

2 empregos

As 4 primeiras semanas foram muito boas, depois eu tentei apertar subindo um pouco o volume de treino mas senti bastante, aí fico naquela:"será que falta disciplina pra treinar ou a rotina está atrapalhando mesmo?"

Obrigado pelas dicas!

Postado
Em 27/02/2026 em 18:45, Falves disse:

Tenho 30 anos

5 filhas

2 empregos

As 4 primeiras semanas foram muito boas, depois eu tentei apertar subindo um pouco o volume de treino mas senti bastante, aí fico naquela:"será que falta disciplina pra treinar ou a rotina está atrapalhando mesmo?"

Obrigado pelas dicas!

Caralho

5 filhas!!!

Meu irmão, e ainda tem 2 empregos e treina.

Cara, conselho de profissional, reduz a carga de treino, faz um déficit mais leve, tira um dia de descanso a mais.

A hora que teu corpo e tua mente gritarem vai ser foda.

Reduz o ritmo e aceita q a jornada vai ser mais longa e lenta, mas vai ser mais prazerosa e duradoura. Não adianta apertar tanto assim querendo resultado em menos tempo e vai chegar uma hora q não consegue mais fazer nada.

Postado
  • Este é um post popular.
Em 27/02/2026 em 18:45, Falves disse:

Tenho 30 anos

5 filhas

2 empregos

Obrigado pelas dicas!

caralho kkkk esquece shape e vai arrumar mais um trampo kkk

esse transa em

Postado
  • Autor

kkkkkkk

Agora tenho que ficar bem pra cuidar delas.

O que os senhores acham de recursos ergogênicos nessa situação?

Postado
  • Solução
Em 27/02/2026 em 20:13, Falves disse:

kkkkkkk

Vai arrumar mais problema pra gerenciar, acredite

Trabalha no descanso e ajuste de alimentação

Postado
Em 27/02/2026 em 20:13, Falves disse:

kkkkkkk

Ai tu vai ter 5 filhas, 2 empregos, 1 traficante, exames a cada 3 meses e umas inflamações as vezes

Man tem uns suplementos que ajudam a melhorar a qualidade do teu sono como glicina, melaonina e rivotril (esse é brincadeira)

oooou aprende a dormir no estilo batman que é a cada minuto ocioso você coloca teu corpo num total relaxamento e logo volta ao estado de alerta minutos depois

Editado por AL o Juvenil

Postado
  • Autor
Em 27/02/2026 em 20:26, AL o Juvenil disse:

Ai tu vai ter 5 filhas, 2 empregos, 1 traficante, exames a cada 3 meses e umas inflamações as vezes

Man tem uns suplementos que ajudam a melhorar a qualidade do teu sono como glicina, melaonina e rivotril (esse é brincadeira)

oooou aprende a dormir no estilo batman que é a cada minuto ocioso você coloca teu corpo num total relaxamento e logo volta ao estado de alerta minutos depois

kkkkk

Eu durmo bem, falta é tempo mesmo.

Onde posso aprender mais sobre esse "modo Batman"?

Postado

Porra bixo, deve ser uma rotina cansativa do caralho.

Meus 50 centavos de contribuição:

Fatos da sua rotina:

• Dorme pouco;

• Excesso de trabalho;

• Déficit calórico;

• Alta duração de tempo de treino;

• As outras obrigações da rotina que você não listou aqui é certeza que impactam no desgaste do dia-a-dia;

• Distrações mas redes sociais, como muito tempo no Instagram, TikTok, YouTube, etc.

• Fora isso tudo você tem 05 filhas, que também geram preocupações inevitáveis.

Porque descrevi esses fatos? Na vida precisamos aceitar a realidade e ajustar o que for possível para continuar seguindo em frente. Se prioridade para você são os 2 trampos, mantém , mas aceite que isso não vai mudar seu tempo de sono. Então você deve rever os outros fatores que afetam seu desgaste e falta de tempo na rotina.

Sobre a vida na musculação, o conselho que dou é rever a duração do treino e o déficit calórico, esse(o déficit ), ou você repensa e fica em manutenção ou faz um bem menos agressivo e que vai durar mais tempo.

Postado

O problema é manter o déficit e melhorar o sono, minha contribuição:

Tenta antecipar essa refeição das 23h30 se possível antes das 19h30 / 20h e também não carrega muito essa refeição, faz ela com menos aporte calórico do que as demais.
Depois vc capricha no café da manhã.

Vai ajudar em:
-controle de fome durante o dia;
-sensibilidade a insulina;
-melhora da secreção de melatonina e consequentemente do sono (melhora muito);

Não vou abordar o porquê disso pra não ficar extenso aqui, mas tenta fazer isso por 2-4 semanas e observe a melhora.

No mais, com essa rotina sua, agradeça por dormir 5/6h ainda kkkkkk tu é foda mano.
Tmj

Editado por ppfschmitt

Postado

Faz sentido perder 2h do dia em treino volumoso+cardio?

Eu estabeleceria um treino intenso e sem tanto volume, limitado a 60 minutos. Usaria esses 30min que sobram pra tirar um ronco. Comigo, ajuda muito. Tenho apnéia desde jovem e durmo mal a vida toda. Esses pequenos sonos aleatórios durante o dia me ajudaram muito ao longo do tempo. É praticamente um sono polifásico adaptado.

Também precisa maneirar no déficit. Sua correria precisa de você inteiro, no maior tempo possível. A melhora virá com o tempo, basta seguir o plano e ter paciência.

Postado
  • Autor
Em 03/03/2026 em 09:14, ppfschmitt disse:

Tenta antecipar essa refeição das 23h30 se possível antes das 19h30 / 20h e também não carrega muito essa refeição, faz ela com menos aporte calórico do que as demais.

Vai ajudar em:

Não vou abordar o porquê disso pra não ficar extenso aqui, mas tenta fazer isso por 2-4 semanas e observe a melhora.

No mais, com essa rotina sua, agradeça por dormir 5/6h ainda kkkkkk tu é foda mano.
Tmj

Em 03/03/2026 em 09:14, ppfschmitt disse:

Vai ajudar em:

Tmj

Obrigado amigo!

Vou testar a dica.

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Pesquisar

Pesquisar

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.