Postado 21/01/2026 às 20:43 01/21, 2026 Olá, vou fazer um breve resumo. Tenho 36 anos e treino faz bastante tempo e meu objetivo no momento é chegar aos 12% de bf natural. Mês que vem (fevereiro) completo 1 ano em déficit kal retirando as calorias somente quando o peso não diminuir, atualmente estou consumindo 1600 kal e fazendo uma refeição livre toda sexta feira. No início eu pesava 89 kg, tinha bf de 23,5% e cintura era de 98 cm, hoje peso 71 kg com bf de 14,5% e com 80 cm de cintura, porém, ainda tenho aquela gordura zoada na faixa do umbigo e estou estagnado.Treino 5 vezes por dia e descanso 2. As cargas diminuíram como o esperado, porém estou pegando mais peso que no bulking passado, aeróbico de segunda a segunda fazendo HIIT 3x por semana e nos outros dias faço cárdio normal de 40 min. O físico está ficando estético no espelho de casa e sem camisa, mas com camisa pareço que nem treino direito xDA pergunta, alguém me sugere alguma estratégia? Estou pensando em aumentar as kal semana após semana até chegar na manutenção para dar uma acelerada no metabolismo e depois ir removendo aos poucos de novo. Estou no meu limite também, passando uma fome do inferno, tem vez que nem durmo direito pensando em comer algo.
Postado 21/01/2026 às 21:35 01/21, 2026 Eu penso que tem algumas saídas:1- o que vc sugeriu, subir kcal até ficar no 0-0 por um tempo e cortar novamente2- cortar mais as kcals para 1.200/1.300 (porém a tendência é você não conseguir)3- tirzepatida (é remédio para obesidade, porém tira seu apetite valendo e consegue seguir mais uns meses com 1.200-1.300kcal)Eu acho que, por estar 1 ano em déficit, daria um "descanso" pro metabolismo. Umas semanas em normocalórica... talvez pode usar alguma estratégia de ciclar carboidratos / proteínas tbm pode ser válido. Editado 21/01/2026 às 21:36 01/21, 2026 por ppfschmitt
Crie uma conta ou entre para comentar