Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diário de um ectomorfo em ascensão #1709


kirazin

Posts Recomendados

    Meu nome é João, tenho 18 anos e o puro conceito do que é um ectomorfo.

 

1 - HISTORINHA:

 

(se n tiver afim de ler, é só pular pro próximo tópico)

 

    Comecei a fazer musculação com 16 anos, durante a pandemia, fazendo treino para atleta (goleiro, pra ser mais especifico), pois eu tinha o típico sonho de ser um goleiro profissional. Treinava todos os dias, buscando melhorar cada dia mais, aguardando o dia do meu teste para um time grande da minha cidade, na categoria de base. Porém, meu sonho foi jogado água abaixo: 3 semanas depois que comecei a academia, quebrei minha clavícula em um jogo de futebol e fiquei 1 ano sem treinar nada. Nem futebol, nem musculação.

    Voltei em 2021, sem reflexos, pesado, como se eu tivesse voltado à estaca zero. Tentei voltar a treinar, mas tudo ficou muito difícil, pois a limitação foi realmente humilhante. Depois de quebrar a clavícula em um lance de escanteio, meu corpo já não me obedecia mais, então comecei a ser deixado de lado.

    Como foi durante o meu 3° ano, eu tive que fazer a escolha difícil de largar o meu sonho de atleta para seguir meu sonho acadêmico: o de ser médico.

    Estudei que nem um condenado em 2021, porém minha mente e meu corpo estavam em completa dissonância. Nesse período, fui diagnosticado com depressão e distúrbio de ansiedade, o que também limitou meu sonho de ser médico, pois já não conseguia estudar como antes.

    Porém, diferente do sonho de ser goleiro, dessa vez eu não desisti. Não fui aprovado em 2021 (fui aprovado em enfermagem na federal daqui, mas não quis fazer), então refiz tudo de novo em 2022, buscando melhorar cada vez mais. Ainda não saiu o resultado, mas tenho certeza que no mínimo bato na trave.

 

2 - AGORA CHEGA DA HISTÓRIA, VAMOS FALAR DO QUE REALMENTE IMPORTA: MÚSCULOS

 

    Como eu já disse antes, sou um ectomorfo, e isso sempre me incomodou, pois sempre fui magro demais. Então, quando acabou as aulas, em 2022, comecei a fazer academia novamente, depois de 2 anos. E é aqui que os meus relatos começam.

    Nunca fui alguém de desistir fácil, só desisto quando realmente vejo que não tenho escolha. Me considero sonhador e determinado, então comecei e até agora estou super focado em mim mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 03/01/2023 em 08:40, Rafael_176Lbs disse:

Resumindo a solução do teu problema, + comida.

sim, e eu fui em uma nutricionista pra começar a comer mais, porque sempre tive dificuldade em comer bastante sem ser comer besteira, saca? já tô comendo bem mais, já ganhei 2kg esse mês, tá fluindo eu acho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/01/2023 em 10:11, kirazin disse:

eu escrevi mais lá em baixo sobre o treino, já a dieta que a nutricionista me passou é baseada em mais ou menos 55% de carbo, 25% de proteína e 20% de gordura (já fiz as continhas)

 

tô comendo 5 refeições atualmente de férias (quando eu sair das férias, serão 6 refeições), sempre de 3h em 3h, tentando bater a meta de proteína (que é um saco), tomando whey após o treino

 

acha q tá bom assim? preciso mudar alguma coisa?

 

sugestão de leitura:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Irmão, vou dar alguns conselhos pra ti em relação a esse seu objetivo:

 

1. Tenha paciência.

 - Tudo nessa vida é demorado, inclusive construir um shape de qualidade. Demora pra crescer, demora pra secar, chegará em um ponto em que os resultados perceptíveis ao olho demorarão e assim por diante. Se mantenha no planejamento e tenha paciência.

 

2. Não fique buscando opinião de muita gente.

 - Sei que como é tudo novo e você está empolgado, supostamente sedento por conhecimento, querendo fazer as coisas certas e tal, você acaba por querer saber de tudo o mais rápido possível para não perder tempo, porém, muita gente não está preocupado com as informações que passam adiante. Portanto, estude por si só, busque fontes confiáveis sobre o tema, seja curioso e corre atrás sozinho. Esse meio é muito divergente entre os profissionais, portanto, estude e tire suas próprias conclusões.

 

3. Se você contratou profissionais para te auxiliar, confie neles.

 - Se está se consultando com nutricionista e ele te passou um cardápio X com X calorias e etc, siga o que ele propôs, afinal você pagou por isso. Se está com um personal, confie nele, treine da maneira que ele propor a você. Entretanto, seja curioso! Questione o nutricionista do pq de X calorias, pq esse alimento, pq essa quantidade de refeições e com o personal a mesma coisa.

 

4. Aprenda a identificar o seu progresso.

 - Por conta própria, estabeleça uma rotina de, aproximadamente, 20 dias para se pesar, tirar algumas fotos relaxado e algumas medidas principais, como a circunferência da cintura. Esse hábito te dará um histórico do seu progresso que com o tempo será útil, pois a medida que a gente vai evoluindo o shape, fica cada vez mais difícil de observar as mudanças, porém as fotos não mentem e as medidas também não. *ANOTE TUDO!

 

Acho que é isso, desejo boa sorte na caminhada e mantenha os pés no chão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/01/2023 em 09:40, Frango Infernal disse:

dieta?
treino?

agora que eu vi que o site apagou 3 dos meus posts 🤡

n sei oq aconteceu

 

atualmente, meu treino é ABC, feito por mim

 

(não tava satisfeito com o treino passado pela academia, não sei se isso foi uma boa escolha, então dia 23 agora, q é o dia da minha avaliação, vou tentar seguir a ficha de novo)

 

sempre com 3 séries de 13 repetições, aumentando a carga quando já consigo fazer todas as séries sem chegar na falha

 

(também não tô satisfeito com essa maneira de progressão de carga, agradeceria muito uma ajuda nisso)

 

a divisão tá desse jeito:

 

TREINO A --> COSTAS, BÍCEPS, ABDÔMEN E CARDIO

- Puxada de dorsais em polia alta;

- Remada em polia baixa;

- Desenvolvimento Arnold;

- Rosca direta com barra;

- Rosca Scott;

- Abdominal reto;

- Abdominal Bicicleta;

- Prancha abdominal;

- Esteira (5min andando, 5min correndo, 5 min andando, 5 min correndo)

 

TREINO B --> PEITORAL, TRÍCEPS, OMBRO E CARDIO

- Supino reto com barra;

- Supino inclinado com halteres;

- Voador peitoral;

- Desenvolvimento sentado com halteres;

- Elevação lateral com halteres;

- Tríceps testa com halteres;

- Puxada de tríceps com corda;

- Esteira (mesma divisão do treino A)

 

TREINO C --> PERNA COMPLETA E ABDÔMEN

- Agachamento livre com barra;

- Leg press;

- Extensão de perna na máquina;

- Flexão de perna;

- Elevação de panturrilha em pé na máquina;

- Abdominal reto;

- Abdominal com elevação de pernas;

 

• Eu sempre tô fazendo 1 dia de abdômen, 1 dia de descanso;

• Faço cardio qualquer dia que não treine perna (mais por recomendação mesmo, porque se fosse por mim, treinaria cardio todo dia)

 

oq vcs acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...