Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ureia E Saúde Renal - Ajuda!

FelipeSTF

Posts Recomendados

Postado

Galera,

Meus níveis de ureia estão altos (47mg/dL). Tenho 17 anos e fui recomendado a parar com os suplementos e reduzir muito minha ingestão proteica. Peso 68kg, BF em torno dos 10%.

Me identifiquei com este artigo (https://rodolfoperes.com.br/Detalhe-Blog.aspx?id=1015), não quero perder massa magra, pelo contrário, quero continuar ganhando, treino há um ano e desde que ajustei minha dieta (2g até 3g/kg de proteína) venho tendo excelentes ganhos.

O que posso fazer para não prejudicar minha saúde renal e continuar o ritmo de ganhos?

Postado

Tenta aumentar o consumo de água... Sempre consumi algo em torno de 3g/kg de proteína e uns 7 ou 8 litros de água por dia e nunca tive nada...

Soh agora que to consumindo 400g/dia de proteína que to achando que pode mudar alguma coisa no exame...

Postado (editado)

Tenta aumentar o consumo de água... Sempre consumi algo em torno de 3g/kg de proteína e uns 7 ou 8 litros de água por dia e nunca tive nada...

Soh agora que to consumindo 400g/dia de proteína que to achando que pode mudar alguma coisa no exame...

Comecei hoje a reduzir o consumo pra pouco mais de 2g/kg de proteína e aumentei a hidratação, daqui umas 4 a 8 semanas vou repetir os exames e ver o que rola. Rim é brabo, não da pra brincar :/

Editado por FelipeSTF
Postado

Talvez nem seja a proteína, pode ser outra coisa também... Soh que para os médicos sempre será a proteína...

Quais os exames que se alteraram???

Postado

Cara , o normal da ureia é de 15 mg/dl até 50mg/dl , 47 já está quase aí no no limite , mas eu acho que é normal em quem treina e come bastante e toma muito suplemento.

Minha ureia no ultimo exame a ums 10 dias que eu fiz , deu 40 mg/dl , eu tb treino . como bastante , suplemento etc..

Postado

Talvez nem seja a proteína, pode ser outra coisa também... Soh que para os médicos sempre será a proteína...

Quais os exames que se alteraram???

Ureia, ácido úrico, fosfatase alcalina, TGO - AST, e TGP - ALT. Os únicos que chegaram muito próximos ao limite, exceto os três últimos que ainda ultrapassaram um pouco.

Cara , o normal da ureia é de 15 mg/dl até 50mg/dl , 47 já está quase aí no no limite , mas eu acho que é normal em quem treina e come bastante e toma muito suplemento.

Minha ureia no ultimo exame a ums 10 dias que eu fiz , deu 40 mg/dl , eu tb treino . como bastante , suplemento etc..

Infelizmente não é normal mano, o rim pode sofrer muito com isso, em casos extremos e não muito raros é necessário até um transplante...

aumenta a agua

solvente universal do corpo humano.

dobra esse consumo ai,

Tomar uns 6L por dia? A propósito, qual o "máximo" de consumo da água? Sei que exagerar nela também sobrecarrega alguns órgãos

Postado

pelo menos até onde sei tgo e tgp se ficam alterados após alguns dias depois de um treinamento intenso, e comigo eu já provei issu... tem que investigar pra ter certeza... dependendo do médico que vc for, ele já te fala logo de cara que isso eh por alto consumo de proteína sem querer saber de mais nada....

Postado

pelo menos até onde sei tgo e tgp se ficam alterados após alguns dias depois de um treinamento intenso, e comigo eu já provei issu... tem que investigar pra ter certeza... dependendo do médico que vc for, ele já te fala logo de cara que isso eh por alto consumo de proteína sem querer saber de mais nada....

Foi isso que ouvi... Mas não me contentei com tão pouco. E talvez seja melhor eu treinar mais leve pra baixar esses tgo e tgp ou sangue nozói?

Postado

Foi isso que ouvi... Mas não me contentei com tão pouco. E talvez seja melhor eu treinar mais leve pra baixar esses tgo e tgp ou sangue nozói?

não... issu eh normal... são reações normais no fígado... isso não quer dizer que ele está "doente"... pelo menos no livro do rodolfo peres ele explica isso...

Postado (editado)

Infelizmente não é normal mano, o rim pode sofrer muito com isso, em casos extremos e não muito raros é necessário até um transplante...

Tomar uns 6L por dia? A propósito, qual o "máximo" de consumo da água? Sei que exagerar nela também sobrecarrega alguns órgãos

Que? Ureia em excesso, não vai lesar o seu rim, se foi isso que você quis dizer. Ela é dosada, porque normalmente ela é excretada pelos rins, se ela estiver em excesso no plasma é porque algo pode está errado com a sua eliminação renal.

Não sei o que andaram dizendo pra você, mas o exame de ureia sozinho não quer dizer praticamente nada e não reflete fidedignamente sua função renal, justamente por ser altamente falseável, sendo interferido por alta ingestão de proteínas, medicamentos, etc.

A própria creatinina que é um marcador mais especifico, sofre influência da quantidade de massa muscular do individuo.

Resumindo: você não tem com o que se preocupar, porque seus níveis anormais de ureia são devidos a dieta. Se não acreditar em mim diminua sua quantidade de proteínas para dentro do "saudável" recomendado pelos médicos durante 2-3 semanas, repita o exame e me diga o resultado.

O estado renal é melhor avaliado por exames como clearence de creatinina e microalbuminúria, além do básico ureia + creatinina + sumário de urina.

Sobre o consumo de água, a galera exagera, pode ingerir 4 L de líquidos p/dia que já está ótimo, eu fico na faixa de 4-5L e me esforço pra beber isso tudo, já que a maioria é água mesmo, 6 L então..

Editado por Hitch
Postado

Que? Ureia em excesso, não vai lesar o seu rim, se foi isso que você quis dizer. Ela é dosada, porque normalmente ela é excretada pelos rins, se ela estiver em excesso no plasma é porque algo pode está errado com a sua eliminação renal.

Não sei o que andaram dizendo pra você, mas o exame de ureia sozinho não quer dizer praticamente nada e não reflete fidedignamente sua função renal, justamente por ser altamente falseável, sendo interferido por alta ingestão de proteínas, medicamentos, etc.

A própria creatinina que é um marcador mais especifico, sofre influência da quantidade de massa muscular do individuo.

Resumindo: você não tem com o que se preocupar, porque seus níveis anormais de ureia são devidos a dieta. Se não acreditar em mim diminua sua quantidade de proteínas para dentro do "saudável" recomendado pelos médicos durante 2-3 semanas, repita o exame e me diga o resultado.

O estado renal é melhor avaliado por exames como clearence de creatinina e microalbuminúria, além do básico ureia + creatinina + sumário de urina.

Sobre o consumo de água, a galera exagera, pode ingerir 4 L de líquidos p/dia que já está ótimo, eu fico na faixa de 4-5L e me esforço pra beber isso tudo, já que a maioria é água mesmo, 6 L então..

Hitch, eh esse o exame clearence de creatinina que tem que colher urina durante 24 horas??? Fiz esse exame uma vez... Eh a pior coisa que tem fica enchendo as garrafas em vez de ir no banheiro hehe

Postado

Esse mesmo, realmente é chato hehe, o lance é fazer a colheita tipo no domingo(quando geralmente você está em casa) e levar no laboratório na segunda.

Postado

Tentarei... O médico me explicou que os níveis anormais foram causados pela dieta, mas que só normalizariam quando eu ingerisse menos proteína (o que eu realmente não quero) e, caso não cuidasse disto, poderia danificar seriamente os rins :/. Do mesmo médico que me enfiou essa preocupação, ouvi que um bom "medidor" é a quantidade de espuma na urina. Disse que quanto mais, pior. Confere?

Postado

Já vi que seu médico gosta de dá diagnósticos a moda antiga...

Ureia em excesso não vão lesar seus rins, ela é apenas um marcador, o que pode lesar seus rins são depósitos imunológicos, medicamentos etc. Sobre a espuma, bom, ele é um indicativo de proteinúria, geralmente acima de 300 mg/dia a urina fica espumosa, mas pra isso deve ser colhido a urina de 24 h e a fita reagente tem que indicar também a presença de proteínas, para confirmação.

Postado

Esse mesmo, realmente é chato hehe, o lance é fazer a colheita tipo no domingo(quando geralmente você está em casa) e levar no laboratório na segunda.

Fiz no domingo mesmo... O legal eh vc fica guardando as garrafas na geladeira hehe todo mundo da sua familia dando de cara com a sua urina quando vão pegar alguma coisa hahahahahaha

Postado

Já vi que seu médico gosta de dá diagnósticos a moda antiga...

Ureia em excesso não vão lesar seus rins, ela é apenas um marcador, o que pode lesar seus rins são depósitos imunológicos, medicamentos etc. Sobre a espuma, bom, ele é um indicativo de proteinúria, geralmente acima de 300 mg/dia a urina fica espumosa, mas pra isso deve ser colhido a urina de 24 h e a fita reagente tem que indicar também a presença de proteínas, para confirmação.

Entendi, obrigado! A minha geralmente espuma bastante, vou providenciar o exame

Postado

Ureia, ácido úrico, fosfatase alcalina, TGO - AST, e TGP - ALT. Os únicos que chegaram muito próximos ao limite, exceto os três últimos que ainda ultrapassaram um pouco.

pode tomar até uns 8lt que é de boa

mas fracionado é claro!

Postado (editado)

Excesso de suplementos, e creatina fazem mal. Nem vou falar de anabolizantes...espero que vc não faça uso disso!

Pode tomar o "'oceano pacífico de água"...esses elementos em excesso fazem mal!

Editado por Mns
Postado

mas fracionado é claro!

de uma vez fica difícil hein saint??? hahahahahaha

Excesso de suplementos, e creatina fazem mal. Nem vou falar de anabolizantes...espero que vc não faça uso disso!

Pode tomar o "'oceano pacífico de água"...esses elementos em excesso fazem mal!

han???

Postado

Essa parada da espuma me deixou bolado, um dia esqueci de dar descarga, minha namorada foi no banheiro e disse pra eu tomar cuidado por causa da espuma na urina, vou dar uma aumentada na agua pra ver se diminui isso

Postado (editado)

Cara siga as recomendações do seu médico.. Diminua a ingestão de proteína pra 1,5/kg durante um tempo e refaça o teste que o nível de uréia vai abaixar. O que acontece é o seguinte, o problema em si não é a uréia excessiva na urina, o problema é que numa dieta RICA em proteínas ao LONGO dos anos vão sobrecarregar seus rins.. na oxidação dos aminoácidos o seu organismo produz amônia, substância que é tóxica pro organismo, então o seu organismo vai transporta-lo pro fígado que vai fazer a conversão em uréia, que do fígado vai pros seus rins, que vão para sua urina, esse ciclo pode sobrecarregar sim seus rins. A curto prazo não quer dizer que seus rins vão ter problema agora, mas futuramente pode acontecer... com saúde não se brinca, abraços.

Editado por staylus
Postado

mas fracionado é claro!

Realmente sem fracionar fica difícil! kk, vou aumentando gradativamente até chegar nuns 6L, acho que já tá bom

Cara siga as recomendações do seu médico.. Diminua a ingestão de proteína pra 1,5/kg durante um tempo e refaça o teste que o nível de uréia vai abaixar. O que acontece é o seguinte, o problema em si não é a uréia excessiva na urina, o problema é que numa dieta RICA em proteínas ao LONGO dos anos vão sobrecarregar seus rins.. na oxidação dos aminoácidos o seu organismo produz amônia, substância que é tóxica pro organismo, então o seu organismo vai transporta-lo pro fígado que vai fazer a conversão em uréia, que do fígado vai pros seus rins, que vão para sua urina, esse ciclo pode sobrecarregar sim seus rins. A curto prazo não quer dizer que seus rins vão ter problema agora, mas futuramente pode acontecer... com saúde não se brinca, abraços.

Mano, entendo seu ponto e agradeço seu comentário, mas infelizmente não podemos ficar tão preocupados assim... É claro que com saúde não se brinca, por isso faço exames periódicos e estou preocupado com a questão dos rins e aumento nos níveis de ureia, acido úrico etc, mas se eu me preocupasse com todos os problemas que posso desenvolver a longo prazo, nem treinaria com pesos. Mas, novamente, obrigado pelo comentário

Postado

6lt já está de bom tamanho

o restante o corpo tira dos alimentos ;)

de uma vez fica difícil hein saint??? hahahahahaha

han???

hahaha imagina socar 8lt de uma vez só

Postado

6lt já está de bom tamanho

o restante o corpo tira dos alimentos ;)

hahaha imagina socar 8lt de uma vez só

hahahahahaha já consegui mandar 1,5 litros de uma vez hehe a sensação eh que seu estômago está despregando hehe não faço isso nunca mais...
Postado (editado)

Cuidado é sempre bom! É importante sempre observar! O corpo é uma grande máquina e pode muitas coisas. Beba água, e faça as dosagens corretas e cuidado com excessos. Depois não adianta beber o oceano pacífico que não cura!

Editado por Mns

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...