Postado 21/02/2009 às 19:54 02/21, 2009 Pesquisei no Fórum e não vi nenhum tópico específico. Se existir algum, peço desculpas. Esse é um tema que sempre me deixou com dúvidas. Não existe consenso. Enquanto uns dizem que o intervalo deve ser de 1 minuto (é o mais comum) outros defendem que para treino de hipertrofia, esse intervalo é pouco e não permite que o músculo se recupere o suficiente para fazer outra série com o mesmo número de repetições ou com mais carga, no caso de uma pirâmide. É o caso do Professor Eugênio Koprowski, que sugere uma média de 2 minutos, ou até mais, principalmente nos exercícios básicos: https://www.jmfbrasil.com.br/massamuscular2.asp Do outro lado, tem gente que afirma que devemos descansar apenas 45 ou mesmo 30 seg. No Blog Hipertrofia tem um artigo dizendo que 30 seg. é para endurance. No meu caso, se eu fizer uma série de 8 RM, com máxima intensidade, por exemplo, e descansar apenas um minuto, na série seguinte não faço 8 de novo nem com reza brava. O problema é que intervalos mais longos comprometem o tempo total de treino, que não deve passar de uma hora. Quanto a isso não há discussão. O que vocês acham? Qual o tempo de intervalo que vocês usam? Valeu!
Postado 21/02/2009 às 21:23 02/21, 2009 Eu faço de 30 a 45 segundos, e minhas series tambem sao muito intensas. Voce nao eh obrigado a fazer 8 repetiçoes, chegando ateh a falha positiva depois de uma certa intensidade ja esta bom, mesmo que tenha feito 5, 6 rep. Lembre-se que os musculos nao sabem contar. q alivio! Achei que era só eu que me fodia nesse aspecto! eu dou no máx 1 min de espera, a primeira faço umas 10~12, na segunda ja faz umas 8... mas sempre faço até a falha!
Postado 21/02/2009 às 22:55 02/21, 2009 Autor q alivio! Achei que era só eu que me fodia nesse aspecto! eu dou no máx 1 min de espera, a primeira faço umas 10~12, na segunda ja faz umas 8... mas sempre faço até a falha! Pois é! Esse é o ponto! Então não adianta preconizar séries com o mesmo número de repetições; por exemplo 3 X 10, a não ser que você chegue à falha somente na última...
Postado 21/02/2009 às 23:33 02/21, 2009 depende do tipo de treino objetivo e seu corpo vc tem que axar seu tempo PS: ISSO AKI NAO EH ORKUT NAO [ b ] [ / b ] no titulo ¬ ¬
Postado 21/02/2009 às 23:48 02/21, 2009 Autor depende do tipo de treino objetivo e seu corpo vc tem que axar seu tempo PS: ISSO AKI NAO EH ORKUT NAO [ b ] [ / b ] no titulo ¬ ¬ Ainda bem que não é! Foi a força do (mau) hábito... Depois que eu vi não consegui arrumar. Só não precisava GRITAR porque não sou surdo e nem cego. Ps: Como você bem lembrou, isso aqui não é orkut, então vamos escrever direitinho: "disciplina" tem um "s" antes do "c"... Voltando ao assunto do tópico, no fim das contas, o que vale mesmo é a máxima da individualidade. Apenas queria confirmar o uso de intervalos mais curtos de forma efetiva para que o tempo total do treino não ficasse excessivo. Abraço a todos e bons treinos!
Postado 22/02/2009 às 01:22 02/22, 2009 Para isso é bom treinar com amigos, o intervalo alto entre as séries não compromete nem 1hr da academia e sim seu treinamento como um todo, principalmente do músculo que precisa do estímulo 'esgotado' para desenvolver, por isso volto ao ponto faça no máximo, máximo mesmo 1 minuto de intervalo e se você não aguenta completar última ou completar a penúltima chama seu amigo para dar uma ajudinha para completar direito, mesmo que o músculo aguente 6, mande ele ajuda nas outras 2, que aí sim você vai estar indo além do limite do músculo, estimulando ele ao que ele não aguenta, e o desenvolvimento do músculo será melhor . Edit: Mas claro, peça pro seu amigo só da uma empurradinha de leve não faze a força por você .
Postado 22/02/2009 às 01:44 02/22, 2009 Eu nao gosto muito desses esquemas piramide de ir aumentando peso e/ou baixando repeticoes..... Prefiro calcular um peso/descanso/serie/repeticoes onde a ultima repeticao de todas seja meu ponto maximo de fadiga onde eu nao aguente mais seguer mover o musculo....rs..... e quando isso não acontece por algum motivo (raro) eu troco imediatamente de exercicio (pro mesmo musculo) e faço uma serie até a falha. E onde o assunto do descanso entra aqui ??? É o seguinte: com 30 a 45s de descanso seus musculos recuperaram apenas metade do ATP pra fazer a outra serie, o que é excelente pra quem quer HIPERTROFIA pq isto obriga o musculo a se adaptar, solicitar mais fibras e "se virar" pra fazer a proxima série !!! Já pra quem treina objetivando FORÇA é melhor esperar mais de 1 minuto entre as series pra ter a potencia e explosao de volta ao musculo pra proxima serie. Dêem uma olhada nessa materia que eu postei aqui e tirem suas conclusoes: https://www.hipertrofia.org/forum/index.php...amp;#entry80528 Abraços.
Postado 22/02/2009 às 16:30 02/22, 2009 Autor Para isso é bom treinar com amigos, o intervalo alto entre as séries não compromete nem 1hr da academia e sim seu treinamento como um todo, principalmente do músculo que precisa do estímulo 'esgotado' para desenvolver, por isso volto ao ponto faça no máximo, máximo mesmo 1 minuto de intervalo e se você não aguenta completar última ou completar a penúltima chama seu amigo para dar uma ajudinha para completar direito, mesmo que o músculo aguente 6, mande ele ajuda nas outras 2, que aí sim você vai estar indo além do limite do músculo, estimulando ele ao que ele não aguenta, e o desenvolvimento do músculo será melhor . Edit: Mas claro, peça pro seu amigo só da uma empurradinha de leve não faze a força por você . Esse é outro problema muito comum. Muita gente acaba fazenda "repetições conjuntas" pq o parceiro faz quase tanta força quanto quem está fazendo a série rsrsrs.... Quem nunca viu um fazendo supino e o outro remada alta, ou rosca direta? Eu nao gosto muito desses esquemas piramide de ir aumentando peso e/ou baixando repeticoes..... Prefiro calcular um peso/descanso/serie/repeticoes onde a ultima repeticao de todas seja meu ponto maximo de fadiga onde eu nao aguente mais seguer mover o musculo....rs..... e quando isso não acontece por algum motivo (raro) eu troco imediatamente de exercicio (pro mesmo musculo) e faço uma serie até a falha. E onde o assunto do descanso entra aqui ??? É o seguinte: com 30 a 45s de descanso seus musculos recuperaram apenas metade do ATP pra fazer a outra serie, o que é excelente pra quem quer HIPERTROFIA pq isto obriga o musculo a se adaptar, solicitar mais fibras e "se virar" pra fazer a proxima série !!! Já pra quem treina objetivando FORÇA é melhor esperar mais de 1 minuto entre as series pra ter a potencia e explosao de volta ao musculo pra proxima serie. Dêem uma olhada nessa materia que eu postei aqui e tirem suas conclusoes: https://www.hipertrofia.org/forum/index.php...amp;#entry80528 Abraços. Muito bom esse texto! Recomendado! Valeu, Draggo!
Crie uma conta ou entre para comentar