Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Que A Falta De Gordura Pode Acarretar?


Skops

Posts Recomendados

Publicidade

Então, tenho essa dúvida há bastante tempo e, como sempre visito o fórum, pensei que poderia perguntar pro pessoal mais ligado à nutrição daqui.

É evidente que a falta demasiada de carboidratos na dieta causa cansaço, indisposição, etc. e que a falta de proteína prejudica a construção da massa muscular. Porém, quais os sintomas da falta exagerada de gordura? Por exemplo, o que aconteceria com uma pessoa de oitenta quilos se ela ingerisse apenas de cinco à dez gramas de gordura por dia durante umas duas semanas? Sei que o nível de estrógenos e outras coisas baixariam, mas em termos de percepção, como o indivíduo se sentiria? Cansado? Fadigado? Indisposto? Com fome?

Dissertem, por favor.

com fome (maior instabilidade na glicemia) e deficiente de algumas vitaminas, só para começar.

Provavelmente os hormônios não ficariam 100% zuados, mas ficariam piores. Você ficaria MENOS saudável, afinal a gordura é necessária a vários processos metabólicos no corpo, e eu até já vi estudos (como exemplo) provando que a privação de gordura saturada AUMENTAVA o risco de doenças cardíacas.

Tenho a impressão que alguns processos cerebrais o fariam ficar mais burro e talvez vc se sentisse mal. Deve ter (especulação) algum mecanismo envolvido com vontade de comê-la em dietas que a privam, assim como as das pessoas que começam as cetônicas para carboidratos.

mas por que veio essa dúvida? Não vale a pena fazer isso: Nosso corpo pode converter os outros substratos em gordura do mesmo jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

com fome (maior instabilidade na glicemia) e deficiente de algumas vitaminas, só para começar.

Provavelmente os hormônios não ficariam 100% zuados, mas ficariam piores. Você ficaria MENOS saudável, afinal a gordura é necessária a vários processos metabólicos no corpo, e eu até já vi estudos (como exemplo) provando que a privação de gordura saturada AUMENTAVA o risco de doenças cardíacas.

Tenho a impressão que alguns processos cerebrais o fariam ficar mais burro e talvez vc se sentisse mal. Deve ter (especulação) algum mecanismo envolvido com vontade de comê-la em dietas que a privam, assim como as das pessoas que começam as cetônicas para carboidratos.

mas por que veio essa dúvida? Não vale a pena fazer isso: Nosso corpo pode converter os outros substratos em gordura do mesmo jeito.

Também concordo com suas explicações.

A dúvida veio de pensamentos alheios. Jamais eu faria uma coisa dessas e, talvez algum dia da semana em que eu me alimente mal, minha gordura ingerida deve se abaixar um pouco. Mas não tenho a mínima intenção de preservar este hábito diariamente. Estou feliz com meu corpo e minha alimentação! ahahah

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

depende de quanto tempo voce fica sem gorduras na dieta e depende do seu bf tbm

gordura nao é digamos assim necessaria, em dietas psmf nao tem gordura nem carbo, ja to a uma semana nela e nao estou tendo absolutamente nenhum colateral, nem canssaço nada nada mesmo

mas é claro que a longos periodos vc seria prejudicado

poucas gorduras causam:

altas flutuaçoes da glicose no sangue

maior e mais rapida liberaçao de insulina

aumenta sua fome (motivos hormonais)

diminui sua testosterona

diminui energia/disposiçao

pode deixar faltar os acidos graxos essenciais

Editado por Antichrist Superstar
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom um dos sintomas, seria que: você possui vitaminas hidrosolúveis (Compleo B, vitamina C) e liposolúveis, estas são as solúveis em lipídios, logo para serem absorvidas é necessária a presença de gordura. No caso você teria um deficit nas vitaminas A (Retinol), D (Calciferol), E (Tocoferol), k (Filoquinanas). No caso da Vitamina A iria causar xeralftalmia e alguns outros problemas no olho. A ausência da vitamina D gera menor produção de calcio. A Vitamina E esterelidade e a Vitamina K responsável pela coagulação. A explicação ta meio genérica, mas e mais ou menos isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

depende de quanto tempo voce fica sem gorduras na dieta e depende do seu bf tbm

gordura nao é digamos assim necessaria, em dietas psmf nao tem gordura nem carbo, ja to a uma semana nela e nao estou tendo absolutamente nenhum colateral, nem canssaço nada nada mesmo

mas é claro que a longos periodos vc seria prejudicado

poucas gorduras causam:

altas flutuaçoes da glicose no sangue

maior e mais rapida liberaçao de insulina

aumenta sua fome (motivos hormonais)

diminui sua testosterona

diminui energia/disposiçao

pode deixar faltar os acidos graxos essenciais

na verdade gordura é um nutriente necessário a longo termo. dá para viver sem carboidratos, mas não dá para viver sem gorduras e proteínas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...