Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Iifym - Se Encaixa Nos Seus Macronutrientes [Com Vídeo Explicativo]

Posts Recomendados

Postado
  • Este é um post popular.

LEIA O SPOILER, por favor. ↓

Esse é um tópico repetido, sim, já tem 544564 sobre IIFYM, mas venho aqui com uma abordagem mais pessoal. Sem muitos links e estudos cientificos da NASA. Apenas o básico e com muita zoera. Obrigado

Bom, venho aqui relatar meus 2 anos de IIFYM, algo que veio a tona no ultimo ano. (Detalhe: Focado para naturais)

1. Intro

O que é IIFYM? Bom, If it fit your macros, é um "modo de dieta" em que o ponto é bater sua taxa de macronutrientes do dia. Porém, este "bater" dos macros ganhou várias vertentes nestes últimos anos.

Quando se fala IIFYM para um Hardcore (Vulgo Bro), ele automaticamente te imagina batendo os macros com Nescau, banha de porco e costela. Entretanto, essa é uma visão totalmente errada do que eu julgo ser a VERDADEIRA IIFYM

2. "Verdadeira IIFYM"

Ao meu ver, a IIFYM 'surgiu' para deixar o mundo da musculação* mais flexível. Sair um pouco daquela rotina pesada de batata doce e frango seco (não que essa rotina seja ruim, muito pelo contrario...).

Encaixar a dieta a sua vida e não contrario. O que julgo ser a verdadeira IIFYM é exatamente isso. Juntar os dois mundos, social + musculação. Não significa sair batendo os macros com qualquer coisa e sim, se permitir a bate-los com outras coisa. Para exemplificar imagine nessa situação: São 23:40, depois de um dia maçante de trabalho e academia você está cansado, porém ainda lhe restam 70g de Proteina, 100g de Carbos e 35 de Gorduras. Ai você já abre o "responder" e fala - Sai desse mundo então, não é pra você, ta cansadinho vai pra mamãe -, pois bem, sabendo que você tera que acorda 5:00AM no outro dia para mais um dia, você teria que escolher

1→ Grelhar o frango (30min+/-), fazer o seu arroz integral que só cozinha nas lavas de um vulcão (15 min+/-) Cozinhar seus ovos (10min +/-) e a pior parte da dieta, de QUALQUER DIETA, lavar a fodendo louça (73 horas). e então comer.

2→ Preparar uma proteina em pó de qualquer tipo** com leite, abrir seu pacotinho de B O L A C H A e bater os macros. (+/- 15 min) e ir deitar feliz.

-Ah eu prefiro a 1- Ok, mas por quanto tempo você prefere a um? Lembrando que a dieta sera por toda sua vida. E por toda sua vida você dormira 3-4 horas com gases e por ai vai.

Pegaram mais ou menos meu ponto do "flexível"? É algo que facilitara sua dieta ao longo dos ANOS, e não de um fucking dia.

Viram? Não é bater os macros do jeito que quer, deixo aqui uma frase do José Henrique Lourensine [1], user do fórum e que conheço a algum tempo e que pra mim, vira a ser um dos melhores Nutricionistar do BR.

• [...] Aí a gente entra noutro tópico interessante: IIFYM (If It Fits your Macros). Basicamente assim: frango com batata doce enjoa e ninguém deve fazer uma dieta à base disso. Chega um ponto onde comer a mesma coisa fica chato, e aí a galera começa a pesar os macros e considerar que pouco importa de onde eles venham, desde que o cálculo feche. Primeiro a quantidade de proteína e, depois, é só encaixar carboidratos e gordura. A grosso modo, é uma beleza. Tem nego atingindo 5% de BF assim. Funcionar? Pô, funciona pacas! É a demonstração do que falei ali em cima: depois de fechar as proteínas, carboidrato e gordura realmente se equivalem na termodinâmica. Só que isso acabou dando margem para bizarrices, como sanduíches de bacon com donuts. Lol... ​

*Entende-se musculação qualquer derivação (BB, PL, CF etc)

3. O que me motivou a usufruir desse modo de vida?

Bom, além do citado a cima, algo que me levou a crer na termodinâmica dos alimentos (ainda mais) foi o sucesso dela com muitos amigo meus. Que a faziam mesmo sem saber.

Oras, quem aqui não tem aquele amigo que come só besteira, toma seu whey milagroso com BCAA dos campos silvestres da indochina, bebe igual um Opala 6cc e é MAIOR que você? (UôôÔ)

Pois é, me peguei nessa situação. ""Porra, eu me fodo comendo Frango, Arroz e ovo. Não almoço com meus familiares a um bom tempo, não saio, já deixei de ir em 4 festas e passar o dia na casa daquela mina por que tinha que comer e esse pau no cu ta maior que eu? WTF? Bomba, certeza"" então, por meio de usuários gringos como 3DMJ, flexforall2, Lavado etc conheci a IIFYM. Porra, minha vida mudou. Atingi meu melhor shape comendo meus sucrilinhos TDS. Minha vida social voltou ao normal, NÃO TENHO MAIS GASES.

Enfim, acho que dei a letra né? Aqui deixo mais uma frase do Lourensine

• Então, caso for calcular suas calorias, não se prenda ao frango com batata doce. Tanto a dieta quanto a vida vão além disso. Separe 20% delas para ser feliz, comer algo que gosta e que te satisfaz. E se não for colocar nada na ponta do lápis, certifique-se de optar por comidas que são, conceitualmente, saudáveis. Seu corpo é inteligente e sabe se regular. Pronto, sem estress.
11008592_531383876999562_504930647992991

(Embora eu discorde um pouco dessa frase e mais a frente explicarei o porquê)

4. Então, Yasuo, a IIFYM se encaixa em qualquer tipo de dieta?

Exatamente saibaman. E aqui entra mais uma parte do relato, os tipos de dieta e a IIFYM.

-4.1 Keto, Low Carb, Zig-zag entre outros e a IIFYM

Sim, é possível encaixa-la numa keto [2], por exemplo. Ao invés de se matar comendo frango e castanhas, você pode optar um por um baconzinho no espeto em forma espiral, com aquele strogonoff de Maminha com um queijinho derretido por cima. (HUE). Assim como nas outras também, e ai entra a parte legal da IIFYM, deixar as comidas legais ainda MAIS legais.

-4.2 Warrior Diet, IF, 1D Eat 1D No etc

A mesma coisa, é possivel encaixar também, porém não é porque você passou 20 horas sem comer e tem 4 pra bater os macros que você vai comer um ultra combo do fast-food ai perto pra bater rapido. Não. lembrem-se, não é porque você está na IIFYM que sua insulina, coração, rins e fígado deixaram de existir.

5. Micronutrientes e Fibras

Ai que entrá uma parte que muitos esquecem. Os micronutrientes. Os entusiastas começam a cheatar o dia todo e esquecem deles. Outros simplesmente acham que um Multivitaminico vai resolver tudo. NÃO. Lembre-se, coma a sua saladinha, seu brócolis e etc. A dieta vai além dos músculos e das calorias. Tais alimentos trazem diversos benefícios para seu corpo. Acho que eu não preciso nem colocar referências e artigos aqui né?

6. Apetrechos que julgo essenciais para a IIFYM ***

Aqui eu explico o porque discordo do que disse lá em cima (Se não leu, leia o texto todo fella). Acho que é essencial na IIFYM calcular os macros todos os dias. Bem como, o próprio nome diz: if it fit your MACROS Se você não os calcula e tem uma ideia, como diabos você vai saber se encaixa ou não??? Sim, existe um nível em que você já sabe o que o corpo precisa ou não. Mas pegue um dia em que parte das suas calorias foram em calorias liquidas. Seu corpo ao fim do dia vai estar pedindo calorias como no começo do dia, digo isso porque em um dia de retardo mental, ingeri 3900Kcal em Sucos e Bebidas e tava com a fome de 3 Ursos saindo da Hibernação.

-6.1 Balança

Ao meu ver, é o acessório mais importante aqui. [E em qualquer tipo de dieta]. Sim, você tera que pesar tudo certinho e bonitinho. "mas o pacote diz 100g, não vou pesar" é mesmo? Pese e depois me conte :laughingsmiley:. Até porque, na hora de passar tudo pro seu diarinho, ela lhe dara a letra.

-6.2 Aplicativos

Vou listar o que já usei. MyFitnessPal [3] e TechnoNutri [4] são os melhores, ao meu ver. Existem atualmente milhares de aplicativos, ai vai de você .

-6.3 Tabelas

Bom, aqui no fórum mesmo você acha varias tabelas de excel e etc. Mas se você gosta do jeito escolavelha, recomendo a TACO. [5]

*** Não darei muitos exemplos e links pois a os termos do fórum, então não sei até onde é "propaganda" ou não.

7. Suplementos

Bom, aqui vai de você e do seu bolso. Eu particularmente gosto de Whey porque quando acordo tenho preguiça de fazer outra fonte de proteina, so.... Não uso pelas propagandas da embalagem, apenas procuro calcular os macros com os Laudos divulgados. [6]

Mas aqui uma lista dos que acho EU importante:

- Ômega (3, 6, 9, 204...);

- Multivitaminico;

- Vitamina D;

- Se tiver problemas para obter fibras, algum suple de fibras (Tio óbvio)

8. Qualquer pessoa pode fazer a IIFYM?

Não! Antes de mais nada, sei que é estranho, mas faça exames! "Yasuo é so uma dieta, não uma TPC" É, ai o fella tem diabete e não sabe, vai la, come um pote de sorvete com açúcar extra e morre. Ou o fella tem colesterol "errado" e se ferra também. Por isso vou dizer que não. Ai entra a "Se encaixa na sua SAÚDE"

9. Exames

Não vou te recomendar nada ehuehueahueuaheau. brinks, consulte um médico, sempre. Mantenha sua saúde atualizada. Quanto mais você sabe do seu corpo, mais você consegue muda-lo e melhora-lo.

Refs:

[1] https://www.hipertrofia.org/forum/topic/177758-iifym-e-termodinamica/

[2] https://en.wikipedia.org/wiki/Ketogenic_diet

[3] https://www.myfitnesspal.com/

[4] https://www.tecnonutri.com.br/

[5] https://www.unicamp.br/nepa/taco/tabela.php?ativo=tabela

[6] https://www.youtube.com/user/JasonProjetoGiga/search?query=Laudos

Links que podem ser uteis:
Oggus
Caio
[bR]
Dudu Haluch
Alberto Nunez
Fusaro
Jay Cutler
BioLayne
Elliotts Hulse
Omar & Aragon
Maxx (Um dos que leva a IIFYM mais ao extremo ao meu ver)
Furious Pete
Hipertrofia
Ficou meio extenso, mas pretendo fazer uma parte 2 ainda mais pessoal e uma parte 3 com vários links, estudos e trabalhos que tenho aqui. Dependendo do Feedback.
Aceito mais sugestões de links e etc.
Desculpe-me os erros ortográficos.
:thumbsup_still:

Editado por YasuoComDedos

• Respostas 1,1k
  • Visualizações 301,9k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

• Mais estudos para voces sobre a frequencia alimenticia, estao todos em ingles devido ao site de pesquisa https://www.ncbi.nlm....pubmed/19943985 This study shows there was no difference in weight

• Leptina tem mais a ver com massa magra x gordura do organismo, o Reefed ajuda moderadamente. Desde que a pessoa mantenha uma ingestão apropriada de carboidratos (nada de zerar o danado, defina proteín

• LEIA O SPOILER, por favor. ↓ Bom, venho aqui relatar meus 2 anos de IIFYM, algo que veio a tona no ultimo ano. (Detalhe: Focado para naturais) 1. Intro O que é IIFYM? Bom, If it fit your m

Postado

Legal. Minha dieta é a mais flexível possível. Uso o myfitnesspal, que recomendo fortemente e o pacer, que é um contador de passos que eu uso pra estimar meu NEAT. De um modo geral estabeleço metas bem flexíveis de macros, algo do tipo: 150-200g de carbo... Enfim, é uma forma de levar a vida de forma flexível, saudável e fitness.

Abraços

Postado

Sigo IIFYM somente em bulk, mas como disse, eu tbm não levo ao pé da letra de preencher macro com moranguete e nescau cereal, mas sim com batata cozida, pão caseiro, uma margarina de boas, as vezes uma bisteca de porco um baconzinho.

Mas em cut, na minha opinião a dieta tem que ser limpa.

Postado

Limpa tende a ser mais fácil de controlar a fome, nutre mais... Mas na prática, pra efeitos estéticos, basta fazer déficit calórico e manter a ingestão de proteína alta (2-3g/kg a depender do tamanho déficit) pra proteger a massa muscular.

Postado

Muito bom. O FuriousPete também é adepto e é gigante.

Sobre os apps, baixei o MFP mas só consigo adicionar alimentos com internet. Conhece algum que não precise de wifi ou 3G para se adicionar alimentos?

Um abraço.

Postado

Sobre os apps, baixei o MFP mas só consigo adicionar alimentos com internet. Conhece algum que não precise de wifi ou 3G para se adicionar alimentos?

Um abraço.

Depois que vc adiciona os alimentos eles ficam gravados na memória.

Postado

Legal. Minha dieta é a mais flexível possível. Uso o myfitnesspal, que recomendo fortemente e o pacer, que é um contador de passos que eu uso pra estimar meu NEAT. De um modo geral estabeleço metas bem flexíveis de macros, algo do tipo: 150-200g de carbo... Enfim, é uma forma de levar a vida de forma flexível, saudável e fitness.

Abraços

Com certeza. Nunca vi esse pacer, vou dar uma olhada e testada, qualquer coisa edito. Obrigado :D

Sigo IIFYM somente em bulk, mas como disse, eu tbm não levo ao pé da letra de preencher macro com moranguete e nescau cereal, mas sim com batata cozida, pão caseiro, uma margarina de boas, as vezes uma bisteca de porco um baconzinho.

Eu já sou o contrario. Tento me conter nos carbos mais em Bulk, em Cut sujo muito. Só no final que gosto de usar a Keto limpa pra "alisar" bem.

Um abraço.

Bem lembrado, editado.

O TechnoNutri acho que da, pelo que lembro. De uma testada, é muito bom também.

Valeuu

excelente seu review deste sistema.

Obrigado :DD

Depois que vc adiciona os alimentos eles ficam gravados na memória.

Exatamente. Sem contar os milhares que já tem e da pra salvar

Postado

Boa irmão!!

Também sou adepto a IIFYM, como o mais limpo possível. Mas não por querer, mas sim pra bater os macros. Nego escuta esta palavra IIFYM e já pensa que é sujar e sai apedrejando todos que fazem este estilo. Uso carbos mais complexos para fibras, frango e as vezes carne vermelha magra, ovos para panquecas, saladas e frutas.

Postado

Boa irmão!!

Também sou adepto a IIFYM, como o mais limpo possível. Mas não por querer, mas sim pra bater os macros. Nego escuta esta palavra IIFYM e já pensa que é sujar e sai apedrejando todos que fazem este estilo. Uso carbos mais complexos para fibras, frango e as vezes carne vermelha magra, ovos para panquecas, saladas e frutas.

Exatamente isso. E também poder dar aquela saida com os amigos de consciencia tranquilinha :D

• 3 semanas depois...
Postado

E sobre o valor glicemico dos alimentos considerados lixos? Eles não serão mais rapidamente metabolizados e consequentemente o cara terá mais fome?

• 2 meses depois...
Postado

Aos defensores da IIFYM, vocês ainda acham que a escolha do carbo, tanto em bulk quanto em cutt, não faz a mínima diferença?

Postei isto em outro tópico e acho interessante trazer pra cá a discussão.

https://www.duduhaluch.com.br/vantagem-metabolica-de-dietas-low-carb-e-ciclo-de-carboidratos-dudu/

O primeiro link é comentado por que dietas low carb são melhores para perder peso.

https://www.duduhaluch.com.br/carboidratos-na-dieta-frutose-ig-e-sensibilidade-a-insulina-dudu/

Nesse segundo, basicamente, fala-se que a preocupação com o carbo deveria ser com a carga glicêmica e não com o índice glicêmico. Ou seja, o IG em si, não influencia a perda de peso. 

"Voltando finalmente ao conceito de sensibilidade à insulina, dos que considero entre os mais importantes para compreensão do impacto da dieta no metabolismo, tanto em relação à aspectos de saúde (diabetes tipo 2, obesidade, síndrome metabólica), como também para a performance no fisiculturismo, uma vez que o ganho de massa muscular e a perda de gordura são fortemente dependentes da resposta do individuo ao consumo de carboidratos."

Segundo os textos, o carbo influencia sim o ganho/perda de gordura dentro do contexto a ele atribuído: secreção de insulina.

Postado
15 minutos atrás, Citizen disse:

Aos defensores da IIFYM, vocês ainda acham que a escolha do carbo, tanto em bulk quanto em cutt, não faz a mínima diferença?

Segundo os textos, o carbo influencia sim o ganho/perda de gordura dentro do contexto a ele atribuído: secreção de insulina.

Lá no Todas As Calorias Säo Iguais?, onde vc também postou isso, tem uma discussão sem fim sobre esse assunto. Lá vc pode ver as opiniões de diversos usuários. Vou postar um artigo lá sobre a insulina.

Abraço

Postado
8 minutos atrás, Citizen disse:

Embora seja adepto deste método, IIFYM, sinto uma diferença forte a depender da natureza dos carboidratos que como.

Ontem saí para treinar às pressas porque a academia funcionava em horário reduzido. Aí tive de comer no centro: pastel assado, pão de batata e chocolate quente ou 904 calorias, sendo 35 g em proteínas, 34 g em gorduras totais e 111 g em carboidratos (fibras 5 g).

Porém, no meu dia a dia, meu café da manhã geralmente é composto por uma vitamina (50 g banana, 50 de maçã, 50 g de mamão, 20 g Molico, 40 g farelo de aveia e 40 g de granola) acompanhado por alguma fonte de proteína (bife ou ovo cozido) com castanhas (caju, pará ou nozes). Isso aí dá, em média: 615 calorias, sendo 30 g em proteínas, 20 g em gorduras totais e 84 g em carboidratos (fibras 12 g).

Uma hora depois de comer o lanche no centro, 300 calorias a mais do que o normal do dia a dia, eu já estava com fome. Em contrapartida, o café da manhã que como diariamente me dá uma "autonomia" de pelo menos umas quatro horas.

Portanto, a natureza dos carboidratos, pelo menos pra mim, no dia a dia, fazem uma baita diferença.

Postado
Agora, Shrödinger disse:

Lá no Todas As Calorias Säo Iguais?, onde vc também postou isso, tem uma discussão sem fim sobre esse assunto. Lá vc pode ver as opiniões de diversos usuários. Vou postar um artigo lá sobre a insulina.

Abraço

Valeu. Vou ler mais tarde.

É que aproveito pra levar o mesmo debate há alguns tópicos pertinentes.

Abraços. 

• 2 meses depois...
Postado

Me desculpem

Estou tentando aprender para postar minha dieta

Já postei duas vezes e fui literalmente caçado

alguém tem como me explicar isso com mais calma ? 

• 1 mês depois...
Postado
Em 11/9/2015 at 22:39, Jaraqui disse:

Embora seja adepto deste método, IIFYM, sinto uma diferença forte a depender da natureza dos carboidratos que como.

Ontem saí para treinar às pressas porque a academia funcionava em horário reduzido. Aí tive de comer no centro: pastel assado, pão de batata e chocolate quente ou 904 calorias, sendo 35 g em proteínas, 34 g em gorduras totais e 111 g em carboidratos (fibras 5 g).

Porém, no meu dia a dia, meu café da manhã geralmente é composto por uma vitamina (50 g banana, 50 de maçã, 50 g de mamão, 20 g Molico, 40 g farelo de aveia e 40 g de granola) acompanhado por alguma fonte de proteína (bife ou ovo cozido) com castanhas (caju, pará ou nozes). Isso aí dá, em média: 615 calorias, sendo 30 g em proteínas, 20 g em gorduras totais e 84 g em carboidratos (fibras 12 g).

Uma hora depois de comer o lanche no centro, 300 calorias a mais do que o normal do dia a dia, eu já estava com fome. Em contrapartida, o café da manhã que como diariamente me dá uma "autonomia" de pelo menos umas quatro horas.

Portanto, a natureza dos carboidratos, pelo menos pra mim, no dia a dia, fazem uma baita diferença.

Claro que fazem, e isso não tem nem o que se discutir, né...voce consumiu um volume BEM menor de alimentos, menos fibras, etc.

Em 11/9/2015 at 22:17, Citizen disse:

Não, o que influencia na perda/ganho são as calorias. Leia no primeiro post, do bassitos, o artigo postado

Em 8/13/2015 at 05:06, Bral disse:

E sobre o valor glicemico dos alimentos considerados lixos? Eles não serão mais rapidamente metabolizados e consequentemente o cara terá mais fome?

Depende de como ingeridos. Um alimento de alto IG consumido com uma fonte de gordura, ou fibras, por exemplo, terá sua absorção bem mais lenta.

Postado
Em 21/02/2016 at 13:08, dushlolzor disse:

Não, o que influencia na perda/ganho são as calorias. Leia no primeiro post, do bassitos, o artigo postado

Calorias são uma parte importante na manutenção do peso, mas os macronutrientes provocam reações metabólicas diferentes. 

Se trocar parte das calorias do carbo por proteína, haverá diferença. Tem gente em bulk low carb que ganha muito menos peso do que num bulk rico em carbo.

Também é importante a carga glicêmica; o índice glicêmico faz diferença. 

Postado

Mais um seguidor aqui, achei sensacional e é MUITO mais tranquilo de se viver assim e de se seguir a dieta do que com aquelas padrões de hipertrofia.

Só uma dúvida, como vocês fazem com proteínas vegetais? Aquela conversa de que elas possuem menos VB é papo furado ou procede? Isso não iria contra o iifym?

E a soja? ouvi falar que a isolada era melhor, mas tem disso mesmo? Valeu!

edit: achei esse topico que fala um pouco, então a maioria tem que ser de animal mesmo pelo visto : https://www.hipertrofia.org/forum/topic/190187-importância-da-proteína-vegetal-na-dieta

Editado por _pegaso_

Postado
15 minutos atrás, _pegaso_ disse:

Mais um seguidor aqui, achei sensacional e é MUITO mais tranquilo de se viver assim e de se seguir a dieta do que com aquelas padrões de hipertrofia.

Só uma dúvida, como vocês fazem com proteínas vegetais? Aquela conversa de que elas possuem menos VB é papo furado ou procede? Isso não iria contra o iifym?

E a soja? ouvi falar que a isolada era melhor, mas tem disso mesmo? Valeu!

edit: achei esse topico que fala um pouco, então a maioria tem que ser de animal mesmo pelo visto : https://www.hipertrofia.org/forum/topic/190187-importância-da-proteína-vegetal-na-dieta

Nas proteínas de origem animal existem, se não me engano, cinco aminoácidos chamados de essenciais.

Quando eu era bem fanático eu monitorava o saldo das proteínas para ver se batia 75% de origem animal e 25% vegetal. Hoje em dia não monitoro mais isso, pois a maior porção do saldo total de proteínas do meu consumo vem de origem animal.

Postado
28 minutos atrás, Jaraqui disse:

Nas proteínas de origem animal existem, se não me engano, cinco aminoácidos chamados de essenciais.

Quando eu era bem fanático eu monitorava o saldo das proteínas para ver se batia 75% de origem animal e 25% vegetal. Hoje em dia não monitoro mais isso, pois a maior porção do saldo total de proteínas do meu consumo vem de origem animal.

É então, eu fiquei me perguntando se devia ir atrás de saber quais alimentos que faziam a "combinação" para ser completa ahaha.

Mas a minha é por aí tb, basicamente carne e ovos. Aí tem uma aveia ali, amendoim e feijão e pronto. Vou usar isso de umas 60% ao menos serem de animais e acho que ta bom...amendoim me fez economizar ovos haha.

• 3 semanas depois...
Postado

Perdi 4,5kg em um mes seguindo o iifym rigorosamente todos os dias em cutting.

Editado por _pegaso_

• 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...
Postado

boa noite galera, vou começar meu primeiro cutting porem tenho uma duvida, em um aplicativo (fatsecret) minha ingestão diária deu 3000 kcal com 50% de carbo e apenas 20% de gordura e em outro site onde contem uma calculadora para esse objetivo deu a mesma coisa, carbos mais altos do que proteínas. Podem me ajudar por favor?

• 2 semanas depois...
Postado
Em 22/06/2016 at 18:20, cotozin disse:

Não cheguei a ir atrás do artigo original, escrito diretamente pelos dois cientistas, mas na minha opinião eles comentaram coisas boas, mas tambem soltaram algumas pérolas.

Contar calorias não importa? Pelo menos para aqueles que sigam dietas que operem através da glicogênese (e não a gliconeogênese), o VET (Valor Energético Total) diário que perfaz o total calórico consumido, costuma ser a base através da qual nós, o povo dos ferros, utilizamos tanto o cutt quanto o bulk. Entretanto, diferentemente de grande parte de outros métodos, quando usamos a IIFYM - e penso que você tenha postado esta pergunta aqui para correlacionar o artigo com este assunto em específico - nós monitoramos não só o total calórico, mas também, pelo menos, os três macronutrientes. Logo:

• contar calorias para nós é importante, lembrando que não é só este componente que observamos nos alimentos;
  • olhar os rótulos das embalagens dos alimentos, ao contrário do que o texto dá a entender, para quem segue a IIFYM é também importante, pelo mesmo motivo.

Agora, com relação a comer qualquer coisa "se ela bater seus macros", Alan Aragon afirma que isto é uma ideia falsa, tanto que fez um vídeo sobre isso, porque, da época de sua criação lá em 2009 no forum bodybuilding.com, nasceu por parte da "bro-crowd" um movimento em que praticamente associava a IIFYM a uma pro-junk-food-diet, sendo que ele e Eric Conrad, os supostos criadores deste método, sequer queriam que a IIFYM fosse chamada de dieta. Logo, com base na opinião de quem criou a IIFYM:

• o artigo criticar alimentos processados é também um ponto a ser monitorado por quem segue a IIFYM. Acrescento ainda, com base no vídeo os alimentos à base de carboidratos refinados como sendo classificados como "comida ruim"...rs

De um modo geral, o artigo é importante por chamar a atenção dos alimentos processados, mas não afeta os princípios que norteiam a IIFYM, na minha opinião.

--//--

O que ficou em aberto no vídeo do Alan Aragon foi o seguinte: o quanto de comida "do capeta" (incluindo processados, etc) dá pra se comer? Eu li aqui no fórum mesmo um artigo que um ex-usuário (deixou excelentes contribuições), o Quisso, traduziu também do Alan Aragon, que defende a regra dos 90/10 até 80/20 (coma 90/80% do total diário limpo e 10/20% sujo). Na minha opinião um dos melhores artigos que li.

https://www.hipertrofia.org/blog/2013/04/13/o-sujo-da-dieta-limpa

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Pesquisar

Pesquisar

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.