Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Diário da Julia - Treinando com limitações (Síndrome de Ehlers-Danlos)

Posts Recomendados

Postado

Oi, pessoal! Participei do fórum em meados de 2013-2014, época que estava bem focada nos treinos e dieta. No entanto, tive algumas lesões feias (o treinamento pra quem tem Síndrome de Ehlers-Danlos precisa de um olhar muito específico, que infelizmente é difícil de encontrar) e precisei interromper, retornando em 2018 e parando em 2020 devido a novas lesões + pandemia. De 2020 a 2022, pratiquei yoga quase todos os dias, o que me permitiu manter massa muscular e força e um percentual de gordura baixo (quem subestima yoga é porque nunca fez). Infelizmente, em 2022 precisei interromper a yoga porque minha professora parou de dar aulas (ela sabia adaptar as aulas para quem tem a síndrome e fiquei com receio de iniciar em outro local). Desde então, a pressão no trabalho aumentou, veio o mestrado, e descompensei totalmente. Me foquei 100% no trabalho e em cuidar dos outros e me esqueci de mim. Alimentação ficou péssima, sempre correndo e com o cortisol lá em cima. Pra completar, tenho lipedema, que aumentou muito nesse tempo. O resultado é que agora, em 2025, cheguei a 44% de BF e 80kg com 1,65cm (eu tinha 11% quando treinava em 2014, e cerca de 18% em 2020).
"Acordei" e decidi voltar pros treinos mais uma vez. Agora com a consciência corporal que os anos de yoga me proporcionaram (e estou retornando também a prática com um aplicativo, tomei coragem), espero me lesionar menos. Também hoje em dia tenho mais maturidade, para não me comparar, para não ir na ideia dos outros e para saber que pra mim adaptações são necessárias, com outras estratégias antes de progressão de carga (já que os tendões e ligamentos não acompanham o aumento da força muscular) por exemplo.

Voltei para o treino em 10/10/2025 e já comecei a melhorar a alimentação. Ontem a nutricionista me mandou a dieta (na qual precisei fazer alguns ajustes, pois achei o déficit calórico muito agressivo e a restrição de carboidrato também, com cerca de 800kcal de déficit por dia, e eu não tenho força pra treinar assim) e já comecei a seguir também. Mas realmente os ajustes leves foram necessários (por ex, acrescentei mais uma porção de fruta com aveia, e vou acrescentar um pouco mais de proteína também), porque eu sinto muita fome. Vou começar a usar a Psyllium para ajudar a reduzir a fome também.

Atualmente, estou em um treino de adaptação, mas logo espero ir progredindo aos poucos e sem pressa, pois minha meta é não me lesionar para poder manter a constância. Criei esse diário para me motivar e, quem sabe, motivar outras pessoas que também possuam limitações, mas que gostam de treinar e almejam um corpo mais saudável. Meu biotipo é endo-mesomorfo, e eu costumava ter um bom metabolismo e resposta rápida aos estímulos de treino e dieta, mas agora estou com 29 anos, então vamos ver como vai ser... O foco está sendo em não desistir, não desmotivar e acreditar que vai dar certo e que vou recuperar minha saúde no aspecto de composição corporal. O sobrepeso é muito ruim, para além de questões estéticas, tem sido muito ruim estar tão pesada para minhas articulações.

A Síndrome de Ehlers-Danlos também dá uma fadiga crônica absurda, então vi que pra mim foi importante não querer começar com tudo perfeito. Sou autista e tenho TDAH, então as disfunções executivas também não contribuem na organização. Comecei simplesmente indo pra academia (não tinha nem roupa adequada pra ir mais, pedi e estou esperando chegar, e indo que nem uma doida por enquanto kkkk), e melhorando levemente a alimentação, até que a disposição aumentou um pouco com os treinos, e consegui marcar nutricionista e agora estou conseguindo preparar as refeições um pouco melhor. Então uma coisa vai puxando a outra. E assim espero ir melhorando uma coisa aqui e outra ali a cada dia.

Postado
  • Autor

Treinos que estou fazendo atualmente (fiz algumas adaptações nos treinos que me foram passados considerando minha condição). O treino de adaptação está sendo AB, faço dia 1 - treino A, dia 2 - treino B, dia 3 - somente aeróbico, dia 4 - treino A e assim sucessivamente. Todos os dias estou fazendo cerca de 20-30min de cardio após o treino.

Treino A - Superiores

Rotação manguito - 3x15 (ainda não estou fazendo pois estou esperando chegarem os elásticos)
Supino máquina - 3x15
Puxada aberta - 3x15

Bíceps rosca - 3x15

Tríceps testa - 3x15

Aqui no treino A estou querendo acrescentar mais exercícios para costas e ombros, pois são lugares em que sinto muita dor e principalmente meus ombros deslocam muito e eles estão com atrofia muscular. Aceito dicas inclusive, mas sempre começando aos poucos porque pra lesionar ombro pra mim é daqui pra ali.

Treino B
Leg press 90 - 3x15
Agachamento livre só com peso do corpo - 3x20
Stiff com halter - 3x15
Cadeira adutora - 3x15
Cadeira abdutora - 3x15
Panturilha só com peso do corpo - 3x20
Abdominal máquina - 4x15

Prancha - o máximo que conseguir (que tem sido uns 30seg), 3 séries

1min de descanso pra todas.

Amanhã vou voltar a fazer vácuo para ajudar um pouco na estabilidade do core, e acredito que voltar a praticar yoga vai ajudar nessa parte também.

Postado

Bem-vinda Julia, te desejo força, e ânimo para superar os obstáculos, abrir um diário é ótimo para criar uma sensação de cobrança própria, com o diário você acaba fazendo as coisas com muito mais seriedade sem muito relaxo, é ao menos isso que mudou nos meus treinos.

Eu sofro de uma condição e a musculação foi a melhor ferramenta para "neutralizar" ela, nada tão sério quanto essa tua condição, dei uma lida no Google, é bem similar a tua, mas acredito que todos os meus sintomas são muito mais amenos, muito mais rasos.

Uma das melhores coisas que aconteceram um pouco antes da pandemia foi eu ter encontrado grupos no Facebook e no Whatsapp de pessoas que possuem a mesma condição, se posso ajudar em alguma coisa seria principalmente te recomendando procurar por isso.

Outra coisa que foi bom demais foi Pilates, mas acho que foi a profissional que encontrei que era fantástica, atualmente estou só na musculação.

Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia.

"Você não aprende a nadar lendo sobre a água."

"Você só saberá se também passar pelo processo."

Postado
  • Autor

Muito obrigada @Kizen pela força! Qual sua condição, por curiosidade? Eu faço parte de grupos de pacientes, mas confesso que não tenho acessado tão frequentemente porque me desanima ver o pessoal todo lascado e cheio de lesões. Se eu pensar muito nos riscos, desisto de treinar, porque no momento não consigo pagar alguém pra me acompanhar em todo treino. Eu fiz um breve período de Pilates, realmente é bem bacana, mas no momento não consigo conciliar os horários e o financeiro tá apertado também, então baixei um app (Down Dog) que parece legal e tem boas opções pra fortalecimento de core e estabilização articular, vamos ver se vou me adaptar.
Espero mesmo que o diário me ajude a ter motivação pra fazer tudo certinho, no momento minha maior dificuldade é a alimentação, porque eu realmente sinto muuuuita fome. E treinar tem aumentado muito minha fome. Em relação a dietas de treino, nunca cheguei a fazer cutting antes, é a primeira vez... Antes só tinha seguido dietas de bulking (aos 17 anos, metabolismo é outra coisa né, fazia bulking de 3750kcal e por incrível que pareça não aumentava significativamente o BF), nessa época eu comia 1kg de comida no almoço facilmente pra ter noção. Claro que não como mais tanto assim hoje, cheguei nesse ponto de BF porque realmente passei a me alimentar muito mal (embora não em grandes quantidades, não tenho tanta compulsão alimentar, é mais fome mesmo), mas ainda assim seguir essa dieta maluca que a nutriconista passou (na qual um dos lanches é METADE DE UMA BANANA com whey e yogurte) tá osso. Então tô conseguindo comer limpo, mas seguir a risca uma dieta de muito déficit calórico de cara assim não vai rolar não... Mas vamos tentando seguir a dieta com algumas alterações pra tornar mais realista pra o que eu consigo seguir. Treinar é a parte mais fácil, eu gosto bastante, agora o desafio é não passar do meu limite.

Hoje comecei a fazer aeróbico em jejum, fiz 35min de manhã ao acordar passeando com as cachorras, vou tentar fazer umas 3x por semana (além do cardio depois do treino e nos dias que não treino). Espero que dê uma ajuda pra baixar esse BF logo, que agora que eu o vi, não consigo mais desver. kkkkkkk Vou ficar tirando fotos mensais pra acompanhar.

Postado

Síndrome miofascial.

O que fizemos foi separar os grupos.

Pessoas que estão mais a procura de médicos, remédios, ficam em um, e criamos grupos de pessoas engajadas em abordagem mais em mobilidade, alongamentos e musculação.

Então no grupo das pessoas que procuram levar a vida mais focado na parte de esporte e exercícios é bem animado e otimista, são uns grupos bem motivadores.

As pessoas que acabaram de sofrer de uma crise de dores, são as mais difíceis de lidar, eu não tenho paciência não, criei um blog com todas as dicas e informações possíveis, e deixei isso num grupo mais voltado a exames, médicos e remédios, esse grupo meio que ficou para os "iniciantes" e "desesperados", eu nem participo, tô fora.

E os grupos de pessoas que procuram fazer exercício e alongamento eu participo, as pessoas nesses grupos vivem uma vida de boa.

Chame pessoas que praticam esportes para compor um grupo só voltado para isso, pra trocar ideias de treino já que vcs sofrem da mesma condição.

Não recomendo fazer cutting, e nem bulking, hoje a ciência já prova que isso só serve para hormonizados e olhe lá, tem coaches que são contra até cutting e bulking para hormonizados.

Se você fizer um cutting forte, vai perder muito músculo, fora que corre o risco de ficar com a pele solta, ela não vai contrair junto, não vai acompanhar, e só vai conseguir reverter a flacidez com cirurgia.

Agora se fizer uma dieta de déficit moderado e ir perdendo peso gradualmente, não vai perder músculo se estiver treinando claro, e a pele vai acompanhar.

200 a 300kcal de déficit é o máximo recomendado.

No começo não é bom ficar olhando demais para a balança, pois, você vai perder gordura, mas vai ganhar bastante músculos, então pode parecer que não está emagrecendo.

O ideal mesmo é ir fazendo as medidas de cintura e abdômen e olhar no espelho.

Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia.

"Você não aprende a nadar lendo sobre a água."

"Você só saberá se também passar pelo processo."

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.