Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[GUIA] Bulking, Cutting & Manutenção: Como fazer a transição entre fases? [5/7]

HeiseN_

Posts Recomendados

Postado

Essa fase de manutenção/transição é fundamental, mta gente perde mta coisa aí, na pressa de atingir os objetivos finais.

Boa, Heisen!

Postado
Em 04/11/2024 em 09:15, Lucas, o Schrödinger disse:

Essa fase de manutenção/transição é fundamental, mta gente perde mta coisa aí, na pressa de atingir os objetivos finais.

Boa, Heisen!

Com certeza mano, momento mais propício pra rolar compulsão e na via oposta simplesmente murchar.

Valeu mano!

Postado

Alguns anos atrás se eu tivesse lido um guia como esse eu não teria batido tanto com a cabeça na parede. Penei por muito tempo com essa fase de transição até deixar de ser vagabundo e estudar.

Com certeza vai ajudar muita gente!!

Grande abraço, Heisen.

Postado
Em 04/11/2024 em 10:08, CDR disse:

Alguns anos atrás se eu tivesse lido um guia como esse eu não teria batido tanto com a cabeça na parede. Penei por muito tempo com essa fase de transição até deixar de ser vagabundo e estudar.

É nessas que aprendemos e conseguimos passar o conteúdo mastigado pra quem tá começando né irmão. Muito erro e quebração de cabeça até então.

Em 04/11/2024 em 10:08, CDR disse:

Com certeza vai ajudar muita gente!!

Grande abraço, Heisen.

Esperamos mano! Abraços.

Postado
Em 05/11/2024 em 01:23, vitoriacampeao2 disse:

Mais um tópico sensacional! Dei sorte que, pra mim, veio na hora certa.

Tou fazendo pela primeira vez na vida o recomendado, a tal fase de manutenção, e vou seguir essas dicas aí.

Passei quase o ano inteiro ganhando peso.

Valeu irmão, fico feliz em estar ajudando!

Boa consolidação!

• 6 meses depois...
Postado

O superavit está começando a me preocupar, por dois motivos:

1. Estou percebendo o BF subir, o tamanho do bucho está me incomodando; e

2. O volume de comida tá aumentando, esse motivo pode ser viadagem.

Minha dúvida é: posso fazer o processo de entrar em manutenção, passar um bom período (2 ou 3 meses), até perceber que o BF baixou e depois voltar com o superávit?

Importante: tenho a meta de atingir 80kg com o BF até 10% e atualmente estou com 76,5kg e desconfortavel com o tamanho do bucho (essa semana vou fazer a medida das dobras).

Postado (editado)
Em 01/06/2025 em 13:14, jonathan viana disse:

1. Estou percebendo o BF subir

Um dos sinais que o bulking está próximo ao que deve ser seu fim é esse. Se está difícil demais subir o peso, e todo o peso que sobe vira banha, é hora de desacelerar.

posso fazer o processo de entrar em manutenção

Nesse caso, deve.

até perceber que o BF baixou

Você não irá queimar gordura comendo a mesma quantidade de comida que seu corpo precisa para sobreviver. Manutenção é manutenção.

No seu caso, eu reduziria as calorias até sua manutenção estimada (se você está ganhando 200g/semana, reduziria 200kcal) e monitoraria por 4~6 semanas, com o intuito de consolidar seus ganhos.

Após isso, iniciaria um leve déficit, a depender de como está sua condição, entre 8~12 semanas. Talvez 4kg a menos já seja o necessário para lhe colocar em um BF agradável e permitir que você volte ao bulking com uma sensibilidade a insulina melhor e mais apetite também.

Normalmente ganhos secos não excedem muito a marca de 10% seu peso corporal. Ou seja, ganhou próximo de 8kg, é uma boa hora para avaliar se seus ganhos continuam como o esperado, caso contrário, é bom dar uma desacelerada e recomeçar o processo com mais qualidade.

Editado por HeiseN_

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...