Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Frequência de treino x recuperação muscular/ ABC2x x UL2x

Posts Recomendados

Postado

Saudações, marombeiros,

Fiquei doente e, agora que melhorei, vou voltar com tudo na segunda-feira! Então, me surgiu uma dúvida: estou fazendo um treino no esquema upper/lower 2x já faz um tempo (peguei a ficha do Lorenzo). Optei pelo upper/lower porque assim priorizo a recuperação muscular, pois, no ABC2x, sentia que não havia um tempo tão bacana para recuperar os músculos bem pro próx treino. Por exemplo, sendo, no treino A (peito, tríceps e ombro), no B (pernas completas) e no C (costas, bíceps e trapézio), os agonistas exercitados no treino C foram estressados no treino A, e havia apenas 48 horas de descanso (aí eu treinava encabulado costas, porque ainda tava com aquela dorzinha no peito). No upper/lower, o descanso mínimo entre o trabalho do mesmo músculo, incluindo os agonistas, é sempre de 72 horas. Agora sobre os prós e contras, a diferença é que no upper/lower são 4 treinos por semana, enquanto no ABC são 6. Tenho disponibilidade para treinar 6 vezes por semana (isso não seria problema), mas optei pelo upper/lower, partindo da lógica de que menos é mais, e como natural, não sou uma máquina de se recuperar. Antes do upper/lower, eu fazia ABC 2x, e os ganhos estavam vindo também, mas a progressão de carga no upper/lower me pareceu mais evidente. Claro que isso pode ser psicológico, e cada organismo é único, mas, a partir de um ponto de vista biológico, o que em tese seria superior? Upper/lower, focando em uma melhor recuperação, ou ABC, focando em uma melhor frequência? (Não que a frequência do upper/lower esteja ruim ou que a recuperação no ABC seja ruim, mas vocês, marombeiros, creio que me entendem.) Dados essas considerações, qual divisão vocês preferem e porquê?????

Postado
Em 01/09/2024 em 16:26, M.Santos13 disse:

Dados essas considerações, qual divisão vocês preferem e porquê?????

O melhor é o que você prática. Seja um seja outro, tenha uma rotina, siga ela e ambos darão bom resultado.

Eu faço ABC, hoje faço 5x na semana, mas no início fazia 6. Mas cumpra o que se propõe e tendo uma periodicidade mínima e treinando por um bom tempo, vai inicialmente demorar a ver os resultados e quando menos esperar eles já vão estar lá. 

Só atenção à dieta. E abuse das frutas. 

Postado
Em 01/09/2024 em 16:26, M.Santos13 disse:

Saudações, marombeiros,

Fiquei doente e, agora que melhorei, vou voltar com tudo na segunda-feira! Então, me surgiu uma dúvida: estou fazendo um treino no esquema upper/lower 2x já faz um tempo (peguei a ficha do Lorenzo). Optei pelo upper/lower porque assim priorizo a recuperação muscular, pois, no ABC2x, sentia que não havia um tempo tão bacana para recuperar os músculos bem pro próx treino. Por exemplo, sendo, no treino A (peito, tríceps e ombro), no B (pernas completas) e no C (costas, bíceps e trapézio), os agonistas exercitados no treino C foram estressados no treino A, e havia apenas 48 horas de descanso (aí eu treinava encabulado costas, porque ainda tava com aquela dorzinha no peito). No upper/lower, o descanso mínimo entre o trabalho do mesmo músculo, incluindo os agonistas, é sempre de 72 horas. Agora sobre os prós e contras, a diferença é que no upper/lower são 4 treinos por semana, enquanto no ABC são 6. Tenho disponibilidade para treinar 6 vezes por semana (isso não seria problema), mas optei pelo upper/lower, partindo da lógica de que menos é mais, e como natural, não sou uma máquina de se recuperar. Antes do upper/lower, eu fazia ABC 2x, e os ganhos estavam vindo também, mas a progressão de carga no upper/lower me pareceu mais evidente. Claro que isso pode ser psicológico, e cada organismo é único, mas, a partir de um ponto de vista biológico, o que em tese seria superior? Upper/lower, focando em uma melhor recuperação, ou ABC, focando em uma melhor frequência? (Não que a frequência do upper/lower esteja ruim ou que a recuperação no ABC seja ruim, mas vocês, marombeiros, creio que me entendem.) Dados essas considerações, qual divisão vocês preferem e porquê?????

Eh difícil fazer um treino com intensidade alta 6x por semana. Pra um natural então...

Eu vivo batendo na tecla de que principalmente os iniciantes negligenciam o descanso. Ele eh primordial. 

A título de curiosidade comprei esse galaxy watch ultra que saiu. A inteligência artificial voltada a sua "energia" do dia foi um dos fatores que me levaram a obter um.

Eu prático fullbody, com volume de treino ajustado que não me toma nunca mais de 1 hr de treino.

Eh impressionante como no dia após o treino o relógio joga a sua "energia" para o dia lá pra baixo, e recomenda descanso, inclusive sem cardio também.

Esse marcador de energia vai de 0 a 100, sendo acima de 85 excelente. Como durmo muito pouco não teve 1 maldito dia até agora que fiquei nessa pontuação ótima, sempre entre as faixas de 70-82 quando estou "bem" e descansado. Nós dias pós treino a pontuação cai pra menos se 50.

São trocentas variáveis que ele avalia, e até então tenho achado esses dados batendo muito com oque eu conheci de mim mesmo nesses anos todos,  talvez até melhores. 

Ou seja, descanso eh primordial, e a nova tecnologia com ia está aí pra comprovar.

Postado
  • Autor
Em 01/09/2024 em 18:55, Ruy Barbosa disse:

Mas cumpra o que se propõe e tendo uma periodicidade mínima e treinando por um bom tempo, vai inicialmente demorar a ver os resultados e quando menos esperar eles já vão estar lá. 

Só atenção à dieta. E abuse das frutas. 

Resultado tá vindo, é que eu quero fazer o melhor que posso pra agilizar o quanto for possível 

Em 01/09/2024 em 22:53, Vitor_Maromba disse:

Eh difícil fazer um treino com intensidade alta 6x por semana. Pra um natural então...

Eu vivo batendo na tecla de que principalmente os iniciantes negligenciam o descanso. Ele eh primordial. 

Concordo, por isso optei pelo upper lower, pra priorizar a recuperação...

Pra fazer abc 2x, eu ia ter que treinar muito fofo, no upper lower eu posso arregaçar nos treinos, a questão é será que isso compensa? 🤔

Postado
  • Autor
Em 01/09/2024 em 23:09, M.Santos13 disse:

Pra fazer abc 2x, eu ia ter que treinar muito fofo

Porque se eu treinar pesado no a segunda (peito, tríceps e ombros), no c quarta ainda vou estar todo dolorido pra treinar costas, bíceps e trapézio, e a mesma coisa vai se repetir no a2 e c2

Postado
Em 01/09/2024 em 23:11, M.Santos13 disse:

Porque se eu treinar pesado no a segunda (peito, tríceps e ombros), no c quarta ainda vou estar todo dolorido pra treinar costas, bíceps e trapézio, e a mesma coisa vai se repetir no a2 e c2

Mas vc está fazendo upper e lower dividindo peito e costas cada um em um dia?

Postado
  • Autor
Em 02/09/2024 em 08:00, Vitor_Maromba disse:

Mas vc está fazendo upper e lower dividindo peito e costas cada um em um dia?

Não não, e upper lower padrão, peito e costas cada um em um dia era no abc

Postado

Cara, tanto faz, se estiver com o volume de treino adequado pode fazer AB2x, ABC2x, ABC+UL. Vai da tua preferência.

Pra mim o ponto negativo do ABC2x nem é ter menos dias de descanso, é que se tu falta UM dia, "estragou" a semana, não tem como remanejar. Nesse ponto, o AB2x é ótimo.

Postado
  • Autor
Em 01/09/2024 em 23:11, M.Santos13 disse:
Em 01/09/2024 em 23:09, M.Santos13 disse:

Pra fazer abc 2x, eu ia ter que treinar muito fofo

A minha dúvida era essa 👆 por exemplo, se eu treino peito no a (segunda), no c (costas) meu peito ainda tá dolorido (ombro e bíceps tb),então não seria melhor o upper lower, porque aí eu não treino dolorido? Sei que o volume tá legal no dois (ABC2x e UL2x), o que eu queria saber e se como no UL eu treino bem recuperado (sem estar dolorido como no abc), isso não compensa os 2 dias a mais de treino por semana que eu teria no abc2x

Em 02/09/2024 em 17:20, lorenzo_EP disse:

Cara, tanto faz, se estiver com o volume de treino adequado pode fazer AB2x, ABC2x, ABC+UL. Vai da tua preferência

Aqui você já respondeu, obrigado 👍👍

Editado por M.Santos13

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Pesquisar

Pesquisar

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.