Postado 1/04/2022 às 01:25 04/1, 2022 Amigos, sobre o resultado desse hemograma que fiz, me chamou atenção essa parte. Ainda não passei no médico, mas como vai demorar um pouco, vou aproveitar a experiência de vcs já para tentar entender isso aqui fiquei sem entender sobre essa Glicose pós-sobrecarga. Fiz o exame apenas em um dia, o de Glicose em Jejum e e esse Glicose pós-sobrecarga foi em seguida, após o exame de sangue, pois começou quando eu tomei os 75g dextrosol assim que fez a coleta do primeiro exame de sangue. Depois de mais de 2h em jejum, colheram o sangue novamente. o resultado: Bom, pelo que entendi, os niveis aceitaveis são a partir de 140 mg/dl, correto? neste caso, estou pré-diabetico?
Postado 1/04/2022 às 02:33 04/1, 2022 Em 31/03/2022 em 22:25, Carcacinha disse: Amigos, sobre o resultado desse hemograma que fiz, me chamou atenção essa parte. Ainda não passei no médico, mas como vai demorar um pouco, vou aproveitar a experiência de vcs já para tentar entender isso aqui fiquei sem entender sobre essa Glicose pós-sobrecarga. Fiz o exame apenas em um dia, o de Glicose em Jejum e e esse Glicose pós-sobrecarga foi em seguida, após o exame de sangue, pois começou quando eu tomei os 75g dextrosol assim que fez a coleta do primeiro exame de sangue. Depois de mais de 2h em jejum, colheram o sangue novamente. o resultado: Bom, pelo que entendi, os niveis aceitaveis são a partir de 140 mg/dl, correto? neste caso, estou pré-diabetico? Falta mais coisa: Insulina em jejum Hemoglobina Glicada esses dois são os mais importantes para avaliação de estado glicêmico. O exame que você mostrou é até bem pouco usado, e ele sozinho não diz muita coisa, porque os níveis e variações de glicemia pós ingestão de carboidratos podem variar muito devido à composição da microbiota intestinal, permeabilidade do intestino para a glicose e claro o principal a resposta de cada um para o estímulo. O valor por si não diz nada, pois deveria ter a curva glicêmica. Acompanhar os valores de glicemia após a ingestão do alimento e também acompanhar a quantidade de insulina no sangue, a cada 30 ou 15 minutos. Isso sim irá ter relevância, pois iria mostrar o quanto de insulina ser corpo precisa liberar para absorver essa glicose no sangue. Por exemplo: se com essa glicemia de 140mg/dl seu pâncreas libera 15mU/ml ou mais significa que já tem um quadro de resistência à insulina, seu corpo precisa de mais insulina para realizar o mesmo trabalho de antes. mas se com essa glicemia de 140mg/dl seu pâncreas libera 5mU/ml significa uma ótima resposta à insulina, e não tem absolutamente nada errado. Instagram Podcast Nutrição Simplificada
Postado 3/04/2022 às 20:02 04/3, 2022 Faça Hb1Ac (Hemoglobina Glicada) Glicemia de jejum Aí podemos saber, se tem ou não...
Postado 3/04/2022 às 20:10 04/3, 2022 Em 31/03/2022 em 22:25, Carcacinha disse: Bom, pelo que entendi, os niveis aceitaveis são a partir de 140 mg/dl, correto? neste caso, estou pré-diabetico? Abaixo de 140mg/dl...provavelmente vc não tá conseguindo absorver a glicose no tempo normal, é um dos sintomas de alta resistência a insulina. Desconsidera, li outra coisa. Em 31/03/2022 em 23:33, cadumonteiro disse: esses dois são os mais importantes para avaliação de estado glicêmico. Homa IR e Homa Beta também são interessantes fazer. Editado 3/04/2022 às 20:13 04/3, 2022 por Zanne (veja o histórico de edições)
Postado 3/04/2022 às 20:21 04/3, 2022 Faça o exame de hemoglobina glicada, assim a gente sabe a sua glicose dos últimos 3 meses e poderemos te dar uma orientação melhor....
Postado 3/04/2022 às 23:48 04/3, 2022 Em 03/04/2022 em 17:10, Zanne disse: Homa IR e Homa Beta também são interessantes fazer. Tá caindo um pouco em desuso, é uma cálculo entre o valor da insulina e glicemia em jejum, não necessariamente algo dosado no sangue. Mas em geral é uma boa indicação de tendência. O mais relevante é glicemia/insulina/glicada Instagram Podcast Nutrição Simplificada
Crie uma conta ou entre para comentar