Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer um bom treino de pernas estando com incômodo na lombar?


caiosilva-5

Posts Recomendados

8 horas atrás, MR. SKULL disse:

Aqueça uns 10 minutos na esteira ou bicicleta, para que posteriormente faça um alongamento específico para região lombar, glúteos e posteriores.

 

Após o término do alongamento, inicia-se o treino no banco extensor, realizando 1 série de 12 repetições com peso leve (aquecimento); 1 série de 12 repetições peso moderado; 1 série 12 repetições até a falha concêntrica. O descanso entre as séries será de 1 minuto. 

 

Depois de ter fadigado os quadríceps na extensora, agora parta para o leg press aplicando-se as mesma séries do exercício anterior. A razão do leg ser o segundo exercício, e não o primeiro, é pelo fato da sua lombar estar sobrecarregada, então com esta alteração é bem provável que colocará menos carga no aparelho.

 

Sissy squat ou agachamento frontal 3x12 peso leve, moderado e até a falha concêntrica. Aqui encerramos o treino de quadríceps.

 

Treino dos isquiotibiais: 

Mesa flexora 3x12, série leve, moderada e a última até a falha;

Flexão nórdica 3x até falha. Tente segurar bem a fase excêntrica deste exercício, pois através dele além de fortalecer os isquiotibiais, também fortalecerá seu core, amenizando com a sua dor.

 

Panturrilhas 5x12 em qualquer aparelho, com repetições parciais até a falha, após completar as 12 repetições. 

 

Está na mão um treino eficiente e intenso com a estrutura heavy duty. Os exercícios foram escolhidos com base em sua restrição, mas caso ainda sinta um desconforto na lombar, ainda dá para fazer adaptações seguindo a mesma estrutura de treino.

 

 

 

 

 

É melhor eu fazer leg press unilateral?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

23 minutos atrás, caiosilva-5 disse:

É melhor eu fazer leg press unilateral?

Acho que unilateral sobrecarrega mais ainda, pois não fixa a lombar toda no banco. E outra, esta máquina foi projetada para executar com as duas pernas, quando se executa com uma, a mecânica do exercício é outra.

 

Acho que se vc fizer o leg como o último exercício não irá sobrecarregar tanto a sua lombar, tendo em vista que a carga será abaixada drasticamente. E vê se esquece seu ego de lado, e preocupa-se em concentrar na contração muscular, nem que para isso você tenha que utilizar uma grande variedade de técnicas, a exemplo ponto zero, isometria, drops.

Eu por exemplo executo o leg press com uma carga de 200 kg, que pra mim não é muita coisa, mas faço entre 40-50 repetições em uma única série. Também tenho problema na coluna, mas isso não é desculpa pra treinar leve rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Schrödinger disse:

Isoladores (extensora, flexora...) e unilaterais de agachar (avanço, afundo, leg unilateral...).

 

E hip thrust para extensão de quadril. Acho bem mais amigável do que terra ou stiff. E pode ser com uma perna de cada vez tbm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Pimpolhoman disse:

 

E hip thrust para extensão de quadril. Acho bem mais amigável do que terra ou stiff. E pode ser com uma perna de cada vez tbm.

Concordo. E ainda se fizer com isometria no topo do exercício, vai fortalecer bem a sua lombar. 

Faz o seguinte: 3x12 com isometria de 3 segundos em cada repetição, e na última vc segura uns 10 seg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Pimpolhoman disse:

 

E hip thrust para extensão de quadril. Acho bem mais amigável do que terra ou stiff. E pode ser com uma perna de cada vez tbm.

Aproveitando a oportunidade, saberia me dizer se este exercício um portador de escoliose pode fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o leg unilateral, acho q é uma recomendação justamente pra quem tem problema na coluna.

 

@mpcosta82, acho q vi essa recomendação partindo de vc ou do proxy, não lembro bem. Se for vc, explica aí melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
35 minutos atrás, Schrödinger disse:

Sobre o leg unilateral, acho q é uma recomendação justamente pra quem tem problema na coluna.

 

@mpcosta82, acho q vi essa recomendação partindo de vc ou do proxy, não lembro bem. Se for vc, explica aí melhor.

Opa.

Fui eu sim (não sei se o Dr também mencionou algo similar).

 

Fazendo o leg unilateral, não tem como flexionar a lombar (o que pode ocorrer usando as duas pernas, e é horrível para a lombar se isso ocorrer).

 

Na primeira vez que lesionei a lombar (protrusão discal), este era o único exercício que eu conseguia executar sem dor. Me ajudou demais.

 

1 hora atrás, MR. SKULL disse:

Acho que unilateral sobrecarrega mais ainda, pois não fixa a lombar toda no banco. E outra, esta máquina foi projetada para executar com as duas pernas, quando se executa com uma, a mecânica do exercício é outra.

.

 

Há diversas variações do leg press, todas executadas na mesma máquina e com mecânicas diferentes. Não existe só uma forma de executar leg press, muito menos uma única forma correta.

 

6 horas atrás, caiosilva-5 disse:

Galera, estou tratando uma lombalgia é gostaria de dicas de como fazer um treino decente de pernas.

 

Procure executar exercícios sem sentir dor. Varie os exercícios e veja com quais se adapta melhor.

 

Fortaleça a musculatura que protege a lombar - musculatura abdominal e paravertebrais.

Para fortalecer a musculatura abdominal, execute exercícios que trabalham as funções principais deste grupo muscular - evitar/reduzir flexão e torsão. Ou seja, faça planks/side planks, bird dog, stir the pot (procure no Youtube como executar estes exercícios - via de regra, todos deve ser feitos com a lombar reta e rígida).

 

Para fortalecer a musculatura paravertebral, faça goblet squat (agachamento com um único kettlebell ou halter junto do corpo). Há outros exercícios que ajudam a fortalecer está musculatura; caso tenha interesse, sugiro ver o vídeo abaixo de um fisioterapeuta excelente (após minha segunda lesão na lombar - hérnia com sequestro de fragmento - montei um treino com base nos exercícios que ele recomenda, em algumas semanas parei de sentir dores e em alguns meses voltei às cargas de antes da lesão no agachamento e terra, cerca de 200 kg em cada).

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, mpcosta82 disse:

Opa.

Fui eu sim (não sei se o Dr também mencionou algo similar).

 

Fazendo o leg unilateral, não tem como flexionar a lombar (o que pode ocorrer usando as duas pernas, e é horrível para a lombar se isso ocorrer).

 

Na primeira vez que lesionei a lombar (protrusão discal), este era o único exercício que eu conseguia executar sem dor. Me ajudou demais.

 

 

Há diversas variações do leg press, todas executadas na mesma máquina e com mecânicas diferentes. Não existe só uma forma de executar leg press, muito menos uma única forma correta.

 

 

Procure executar exercícios sem sentir dor. Varie os exercícios e veja com quais se adapta melhor.

 

Fortaleça a musculatura que protege a lombar - musculatura abdominal e paravertebrais.

Para fortalecer a musculatura abdominal, execute exercícios que trabalham as funções principais deste grupo muscular - evitar/reduzir flexão e torsão. Ou seja, faça planks/side planks, bird dog, stir the pot (procure no Youtube como executar estes exercícios - via de regra, todos deve ser feitos com a lombar reta e rígida).

 

Para fortalecer a musculatura paravertebral, faça goblet squat (agachamento com um único kettlebell ou halter junto do corpo). Há outros exercícios que ajudam a fortalecer está musculatura; caso tenha interesse, sugiro ver o vídeo abaixo de um fisioterapeuta excelente (após minha segunda lesão na lombar - hérnia com sequestro de fragmento - montei um treino com base nos exercícios que ele recomenda, em algumas semanas parei de sentir dores e em alguns meses voltei às cargas de antes da lesão no agachamento e terra, cerca de 200 kg em cada).

 

 

 

 

 

 

Valeu Bro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...