Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Bicarbonato de sódio e a lactacidemia

Posts Recomendados

Postado

Salve rapaziada, alguem que manja de bioquimica ai poderia me responder o por que da ingestao de bicarbonato de sodio apresentar um aumento  da concentracao de lactato sanguineo e da performance?

**O bicarbonato eh impermeável ao sarcolema entao ele só diminuiria a acidemia formando acido carbônico e que posteriormente formara água e gás carbônico. Nao havendo relacao com o lactato formado dentro da célula, entretanto o estudo diz que com o aumento da alcalose sanguínea eh gerado um gradiente de concetracao de íons H+, o que promoveria um aumento do efluxo destes e dos ácidos.

-Segue o artigo Os efeitos do bicarbonato de sódio na concentração de lactato e na performance de corredores de meio-fundo e fundo. AQUINO, David et al, 2009.

grafico lactato e rendimento.png

grafico lactato e rendimento2.png

Postado

Não lembro mais muito de cabeça sobre lactato, só que ele é acido. Quando vc treina muitas reps e sente arder é o lactato gerado não lembro se na aero o anaerobiose (Krebs ATP), não lembro muito de cabeça. O bicarbonato (base) entra como tampão pra vc não morrer por acidose sanguinea. Mais bicarbonato, provavelmente mais lactato vc aguenta. Existem outros tampões tbm.

Postado
3 horas atrás, surf disse:

Não lembro mais muito de cabeça sobre lactato, só que ele é acido. Quando vc treina muitas reps e sente arder é o lactato gerado não lembro se na aero o anaerobiose (Krebs ATP), não lembro muito de cabeça. O bicarbonato (base) entra como tampão pra vc não morrer por acidose sanguinea. Mais bicarbonato, provavelmente mais lactato vc aguenta. Existem outros tampões tbm.

Será que com limão acontece a mesma coisa?

Calendário Holoceno

Para o fim do horrível Calendário Juliano-Gregoriano.

Postado
  • Autor

Entao meus amigos, a relacao com o aumento da performance e a concentracao de lactato eu consegui compreender.

O lactato nada mais eh do que a molecula de piruvato oxidada, acoplado a reducao de NADH em NAD+ catalisada pela LDH. E com a reducao de NADH em NAD+ a glicolise podera ocorrer pois  esta coenzima "NAD+" eh essencial em alguma de suas 10 etapas q eu n lembro kkkk

mas agr onde q o bicarbonato entra eu n sei

Editado por Sodexo (veja o histórico de edições)

• 6 meses depois...
Postado

O bicarbonato de sódio é uma base, ou seja, ela consegue neutralizar ácidos. No meio aquoso, as bases liberam íons OH-, enquanto os ácidos liberam íons H+, ambos as moléculas se atraem formando água e liberando uma sal derivado das outras moléculas presentes na base e no ácido.

• 3 semanas depois...
Postado

Já tomei bicarbonato de sódio durante uma semana quando treinava natação e boxe, aumentou sim minha performance, mas eu passava mal demais depois, e o gosto nem vale a pena. Mas pra quem é atleta e compete deve ser um boa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.