Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Men's Physique


SPhysique

Posts Recomendados

Fala galera!

Procurei no fórum e não achei nenhum tópico para discutirmos sobre a categoria Men's Physique, visto que ela vem crescendo muito e tivemos um brasileiro que venceu uma etapa PRO e foi qualificado para o Olympia 2015.

OBS: Se acharem que está no lugar errado peço que a moderação possa mudar o tópico, por favor

Seguem algumas fotos do Diogo Montenegro, primeiro brasileiro campeão numa categoria PRO da Men's Physique.

11174950_941751769204240_118229195118505

11220907_941694255876658_891686655931277

11056542_940859445960139_455971255647121

11698711_940479502664800_511883480337620

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

vou aprovar, mais o que deveria ser discutido sobre a categoria na sua opinião.??

Cara, pensei num geral... Desde os atletas PRO, até os amadores no Brasil e fora. Se alguém tiver textos e dúvidas sobre a categoria ou até algum texto que possa agregar pra galera que curti a categoria aprender mais. Fiz o tópico no "Geral" por isso mesmo, pra ter uma discussão sobre tudo que envolve a categoria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Texto bem legal do Dudu Haluch sobre a categoria e a "construção" de um shape para a própria.

Nesse artigo pretendo falar como atletas constroem um shape para competir em categorias fitness, como a Men’s Physique da IFBB. É importante lembrar que a genética e a aparência física desempenham um papel muito importante aqui, e por isso muitos atletas e novatos não terão muito sucesso se quiserem participar dessa categoria. Se você tem uma bela simetria e um shape bem estético pode ser que isso compense um pouco a falta de uma boa aparência física, mas um shape feio e uma cara feia não terão muito sucesso aqui, rsrs.

A categoria Men’s Physique é definida pela ifbb internacional como: “Categoria de físico atlético, destinada para homens que buscam desenvolver um físico agradável e com menos massa muscular… Os juízes estarão a procura de concorrentes em uma boa forma física e simetria combinado com sua musculosidade e estado geral. Entende-se como estado geral o tom da pele, características faciais e cabelo. Esta Categoria não é uma competição de bodybuilders, musculosidade extrema deverá ser pontuada para baixo” [1]. Em alguns sites da IFBB Brasil acredito que a definição pode trazer alguns equívocos quando se fala em definição moderada (“Volume e definição muscular moderado. Os atletas deverão ser visualizados com a ênfase em um físico “Saudável, normal, atlético“. Músculos firmes e baixo % de gordura. A proporcionalidade entre tronco e membros inferiores deve seguir o shape em forma de “V” [2]), uma vez que os atletas (os campeões) em geral se apresentam com BF tão baixo como no bodybuilding (BF~4-6%). Logo, atletas fitness estão sempre priorizando um físico estético com muita qualidade e simetria, principalmente nos membros superiores (uma vez que as pernas não são visualizadas em algumas categorias fitness, como a Men’s Physique da IFBB.

Por não exigir muito volume muscular muitos atletas se mantém com percentual de gordura baixo (~7-8%) mesmo no OFF Season, isso também por muitos trabalharem como modelos. Para se manter com um físico estético (baixo percentual de gordura e pouca retenção hídrica), os esteroides androgênicos mais usados por esses atletas são: trembolona, primobolan, oxandrolona, stanozolol, masteron, proviron, boldenona. Testosterona é usada em geral em doses baixas ou moderadas (~200-600mg semana), e preferencialmente esteres de meia-vida curta como propionato e fenilpropionato. As doses totais de androgênicos para um atleta fitness podem ser muito variáveis, mas considerando o menor volume muscular do que um bodybuilder, podemos dizer que uma boa dose total semanal fica entre 1 a 2g totais de esteroides. O GH é uma droga de grande valor parar esses atletas, principalmente os tops e profissionais, com doses variando entre 4 a 12UI por dia, podendo se manter ON GH a maior parte do tempo, quando estão em baixas doses de esteroides ou mesmo em OFF Season. Insulina é uma droga de pouco valor aqui e desnecessária, e diuréticos são muito importantes, principalmente antes das competições ou sessões de fotos e videos; assim como anti-estrogênicos (SERM’s, inibidores de aromatase), que muitos usam a maior parte do tempo. Atletas da elite ainda podem usar peptídeos adicionais como IGF-1, MGF’s, PGF’s, etc.

O treinamento desempenha um papel muito importante para modelar o shape do atleta, uma vez que a simetria é um dos critérios mais importantes para julgar a categoria. O físico perfeitamente simétrico é frequentemente descrito como a forma “X”. A parte superior do X representa ombros, o “V” na metade superior do X representa uma grande parte superior das costas, estreitando para uma pequena cintura com quadris pequenos, e a metade inferior do X representa pernas longas com saindo dos quadris, panturrilhas completas e músculos da coxa que parecem ligar diretamente para a cintura [3]. Para um atleta Men’s Physique a parte V tem uma importância acima dos membros inferiores (que ficam escondidos sob a bermuda nas competições). Ombros devem ser grandes, costas largas, peitoral denso, braços com bom volume e qualidade estética (principalmente triceps e divisão do ombro), e cintura fina com abdominais com boa qualidade estética. Então se o atleta já tem boa genética para pernas, ele pode direcionar mais atenção durante o treinamento para os membros superiores, o que durante o uso de esteroides androgênicos facilita o desenvolvimento dos pontos fracos se você aumenta o estímulo de treinamento para o grupos musculares mais fracos do seu shape Em humanos, os músculos da parte superior do braço, peito e costas são mais responsivos aos esteroides androgênicos do que outros músculos [4], então com um treinamento inteligente esses pontos fracos podem se desenvolver de forma simétrica com os pontos fortes do seu shape. E se ele não tem boa genética para membros inferiores também não precisa ter uma preocupação adicional para desenvolvê-las como um bodybuilder. No entanto existem coisas que você não poderá mudar com treinamento e hormônios (pontos de inserção do músculo, aspecto estético de um grupo muscular, etc). Se você ainda têm dúvidas de como deve ser o shape ideal de um TOP FITNESS MODEL se espelhe nos melhores e nos campeões da Men’s Physique [5].

abraços, DUDU HALUCH

Referências:

[1] http://www.mensphysique.com.br/#!categoria/ck6v

[2] http://ifbbparana.com.br/modalidades/117-mens-phisique.html

[3] http://bodybuilding.about.com/od/bodybuildingcompetition/a/The-Basics-Of-Bodybuilding-Symmetry-Part-I.htm

[4] Kadi F. Adaptation of human skeletal muscle to training and anabolic steroids. Acta Physiol Scand 2000;168:4-53.

[5] http://extremebodyfit.com/top-10/top-10-most-aesthetic-physiques-of-2012

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas ele cita o GH no texto.

Eu gosto bastante dessa categoria Mens Physique. Ela começou meio numa mescla entre bobybuilding e modelos (tem outro texto de um árbitro da IFBB (Dudu postou recentemente em sua página, vou procurar) que fala sobre o fato de quem vence essas categorias normalmente são os que mais sorriem. Achei o texto:

MENS PHYSIQUE (por ANDRÉ PIERIN)

"bonito é sorrir de face aberta, tipo chamamos assim que sorri como modelo fotografico sem franzir testa fazer achando que esta sorrindo mas da pra ver que ta sofrendo, ou cara de marrendo hostil posando abrindo a caixa toraxica na posicao de frente igual BB e apertando o peito, ou na pose de costas tbm expande demais e deixa as maos apontando para fora do corpo e esquece de por uma mao na cintura... quem durante a maior parte do tempo fica mais com essa cara aberta com pose de gala mesmo quando esta no fundo do palco e quem mostra-se mais confiante na medida certa mas sem ser arrogante, enfim se o pessoal começar a pensar que dentre 30 atletas provavelmente os 6 finalistas ja tem um shape que os arbittros acreditam que podem ser campeões, pois ja que nao se avalia igual BB simetria proporcao volume e definicao da mesma forma entao o shape fica mais empatado mesmo e o que varia demais é essas outras questoes de desenvoltura questoes de palco e fotografia mesmo, ou seja, se o cara nunca foi um cara extrovertido que tem a moral de pegar um microfone por exemplo ou fazer uma peça de teatro, enfim dificilmente esse cara chegará e fará milagre la em cima onde vc tem q conquistar a plateia e os arbitros, e por isso até na PRO se olharem o primeiro é grande, o segundo menor, mas o terceiro começa a ficar maior, o shape mais legal parece q ficou em 5 enfim como explicar?????? tem algo a mais que só quem assiste de perto o evento naquele dia pode dizer. tem dia que o cara acorda e fala é hoje, se acha legal cara legal cabelo legal, poe uma roupa que combina e sai confiante de casa. mas tem dia que nao, que parece q nada dá certo q vc nao esta bem consigo mesmo, nao consegue mto fazer caras e bocas... parece que o cabelo nao se ajeita e nada do que veste fica legal... entao imagina o atleta bom tem que dar um jeito do dia D ser sempre um dia q ele acorde feliz e ensolarado, ainda mais nessa categorias, e isso que é o mais dificil. tem um ponto que tudo que poderia ser feito na academia ja foi, ae o lance é o palco mesmo e o package final, de nada adianta ser o mais seco mas cara manchada seca parece caveira globos oculares saltados dentes brancos la no fundo achando q ta sorrindo feliz mas ta strackinado se rangendo e fazendo cara de marrento e pose de boybuilder... enfim é isso mas ta mto legal a galera do Parana ta mto bem!!! abraco a todos!!!"

André Pierin, diretor nacional de arbitragem IFBB

À despeito disso, eu acho que a Mens Physique está ganhando forma. Estão tirando algumas distorções da categoria (pessoas com muito volume estão sendo desclassificados) e estão começando a criar parâmetros e regras palpáveis para a categoria. No tópico onde fala sobre a treta entre o Arnold e o Phil Heath (clica aqui pra ler) eu dei minha opinião, que segue abaixo:

Vou emitir minha opinião agora de uma forma mais específica sobre o tema.

Eu cheguei a destacar o post do Torf onde ele fala sobre mudanças em determinados esportes e faço grande associação com o futebol (porque fica fácil para nós, no Brasil). Ontem estava vendo os programa pós-jogo do SporTV e as discussões sobre o futebol do Brasil "estar morrendo" por conta de uma "geração fraca" e fazendo-se o discurso da época em que tínhamos Romário, Bebeto, ou Zico, ou Pelé, Garrincha e outros grandes jogadores. E um dos comentaristas falou o seguinte: "não é nós que deixamos de evoluir, só que por estarmos no topo evoluímos menos e quem está atrás cresce mais rápido com o tempo". Hoje a aplicação tática e o vigor físico são preponderantes à técnica, bem como a "polivalência" de se jogar em várias posições. Bom, não vou ficar falando de futebol, mas vocês conseguiram compreender que todo esporte tem padrões mutáveis e que se alternam com o passar do tempo.

A mesma coisa acontece no bodybuilding. 9 em 10 wannabe marombeiros dizem ser oldschool, fãs dos shapes dos anos 70, 80, 90 (comecinho dos 90). Incluo-me nesse grupo. É como Arnold disse, quando eu vejo os corpos dos caras dessas épocas eu olho e penso "porra, um dia quero ser como eles!". Infelizmente não é o que acontece quando vejo, hoje, a categoria PRO do Olympia. Eu não quero ter um corpo como o Kai Grenee, Phil Heath, e outros que compõem a categoria. PORÉM, (talvez este seja o ponto) eu continuo admirando esses caras.

Quem já tem um pouquinho mais de estrada na musculação sabe as escolhas que todos esses caras PRO tiveram de fazer para construir corpos como aqueles. Rios de dinheiros que foram gastos, aplicações, treinos, dieta. Enfim, é um esforço colossal construir um corpo como o desses caras. E, por isso, eles tem meu respeito e admiração. Mas, infelizmente, eu não almejo ser como eles.


(AQUI EU COMEÇO A FALAR SOBRE A PHYSIQUE)

Talvez, daí venha a crise de identidade com os fãs. Como o Phil disse, nunca o esporte foi tão grande. Tão reconhecido. Mas você não vê PROs na TV. Você vê os candidatos a Mens Physique. Não sei quanto à vocês, mas essa nova categoria (com todos seus problemas, que não vou entrar no mérito) é justamente o que o Arnold falou. Você olha para um Mens Physique e fala "cara, um dia quero ter um shape assim!". Sem bairrismo, mas acredito que todos já tiveram essa sensação.

Talvez a tacada da IFBB em "criar" essa nova categoria, que ainda está se firmando em seus padrões seja justamente para voltar a criar essa sensação. E, talvez, através dela, as outras categorias sejam revolucionadas. Por exemplo, os caras que por conta o volume excessivo não possam mais competir na Mens, subam para a 212 ou para PRO e começaremos a ter novos padrões. A volta dos shapes em V e outras coisas. E, talvez, pela pressão do público e dos juízes voltemos a ter um padrão de outrora.

Eis o que penso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que as barrigas dos candidatos ao Mr. Olympia estäo tendo alguma influência no fato de mais e mais pessoas estarem gostando de outras categorias?

Ou isso é apenas devido ao crescimento normal que pode ocorrer com qualquer esporte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que as barrigas dos candidatos ao Mr. Olympia estäo tendo alguma influência no fato de mais e mais pessoas estarem gostando de outras categorias?

Ou isso é apenas devido ao crescimento normal que pode ocorrer com qualquer esporte?

Acho que o mens physic tem tudo para ser a mais adorada pelos iniciantes

Simplesmente porque ninguem entra na academia para ficar com o corpo do phill heat, e sim ficar com o corpo de felipe franco

Acho que a admiracao pelas outras categorias vem com a vivencia no esporte. É muito dificil (ao meu ver) a pessoa comecar admirando os freaks. Tudo comeca sempre pela pagacao de pau dos mens physic (extremamente definido e nao freak)

Mas sim eu concordo que essas barrigas escrotas tem diminuido o publico da categoria.

Eu por exemplo parei de acompanhar com a mesma frequencia e migrei para MP e BB classico

Editado por Guilherme Girotto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...