Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

De Nutricionista A Natural Bodybuilder


Ney Felipe

Posts Recomendados

Publicidade

Muito bom Ice!! Sei que o assunto é o treino do Ney, mas é um questionamento que pode ser aplicado ao caso, como a dorsal é um grupo muscular relativamente grande, não seria necessário de um volume maior de treino para ativá-lo por inteiro? Ou em vez de aumentar o tamanho deveria aumentar a intensidade do treino devido ao seu tamanho? Visto que para as coxas, por ser um grupo grande o volume é maior...

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usava o forum 1x por semana depois do fim daquele diario.. Agora eu volto a usar tsd ou dsdn hahah

Neyzão, um daqueles que estudou seu diario e esta relendo (agora com um pouco mais de conhecimento, e irei re-ler daqui um ano com maior conhecimento ainda rs) sou eu!

O cara que se inspirou no seu diário pra começar nutrição.. tambem sou um deles. *Prestei e era pra ter começado 01/2014 mas por questões financeiras soh deu agora 01/2015 hehehe

Soh a agradecer a tudo que voce ensinou no outro diário e aprender mt com esse tbm..

Abraços Neyzão!

Editado por FlpSakamoto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tava com saudade do diário do Ney e estranhei a demora para voltar haha

acompanhando

que bom...tava c saudades tb = ) kkkk

Realmente a foto do avatar é impressionante, mas tu tá de parabéns por manter o mesmo peso mesmo estando natural.

É aquela historia, acho que ja li aqui em algum lugar. Naturalmente 1lb/cm da pra manter num bf bem "interessante" estéticamente. Tenho 176cm ..seria + - 80 kg .. preciso de alguns gramas (de massa) pra arredondar isso kkk

Ney, acompanhando.

Vi o post sobre o fôlego e a falha.

Tem alguma dica pra aumentar essa capacidade de respiração? corridas, talvez? se sim, aumentar progressivamente a kmtragem percorrida ou manter o mesmo pique já tende a ajudar?

Opa meu querido. Aumentar a capacidade ventilatória nao deve ser considerado como aumento de resistencia aerobia especifica. Para aumentar essa capacidade respiratoria voce tem que impulsionar seu limiar anaeróbico pra cima ou seja, treinar o corpo para trabalhar melhor a aerobiose quando se está numa intensidade que tende para a aerobiose. Ou seja ..treinos curtos de tiros. Mas quando eu falo treinos curtos nao sao 100m . Falo treinos curtos para um fundista e nao rasista.

Cada vez que aumentamos a frequencia ventilatoria (aquela sensacao de ter que respirar muito num treino) estamos gerando adaptações. Um treino Fertlek seria interessantissimo , da uma olhada no google. Faz 400m puxado com 800m de trote! E claro, rodagem semanal importa muito. CHeguei a rodar 40 km semanal, hoje a pegada é mais light. CApisce ?

Estrutura de push que sempre gostei de fazer quando fiz um abc2x é:

Supino 4X6

Desenvolvimento 4X6

Paralelas 4X6

Isolador para peitoral 3x10-15

Isolador para triceps 2-3x10-15 (se for um ponto fraco, já que esse músculo trabalha pesado nos 3 primeiros exercícios)

Elevação lateral fazia um treino sim e outro não, sempre no segundo treino da semana, pois num abc2x há 1 dia a mais de descanso no segundo treino.

Sobre como treinar, para mim o mais importante é não chegar a falha para garantir a devida recuperação para treinar logo, no entanto isso não significa treinar leve e sair tranquilo, sem suor, sem pump ou outra coisa assim. Você pode aumentar a intensidade sem necessariamente falhar, como progressão de carga todo treino, diminuir o intervalo de descanso, fazer bi-sets entre os isoladores, picos de contração, negativa mais lenta, isometria, myo-reps e por aí vai. O negócio é saber administrar a fadiga evitando a falha, além de estar atento a recuperação do músculo para poder treiná-lo logo e manter o estímulo de hipertrofia constante durante a semana.

Gostei meu querido. TO anotando aqui seus toques

Tenho inveja da falta de apetite dos senhores :( já tentei de tudo, jejum, keto, high carb, não tem jeito hahaha no último cutting tinha que me controlar porque se não era mais de 100g de fibra por dia dos vegetais, se deixarem vai 1kg de frango em uma sentada

Nao tenho falta de apetite nao. kkk bem pelo contrário. O que acontece comigo é o seguinte: reflitam comigo.

Exceto pelas drogas , o periodo que eu me sentia mais atleta era um cutting.

Porque eu corria, nao empurrava comida, me sentia disposto e treinava sem o desespero de ter que deixar a alma na academia senao nao cresceria (porque um bulking a la bb é isso).

E eu refleti comigo poxa como era prazeroso se preparar (exceto pelas drogas e nas ultimas semanas - desneecessarias pra quem nao vai competir - que vc depleta mais que o normal). Entao decidi levar a preparação como lifestyle.

Vou correr, vou pedalar e vou treinar 4 x semana no maximo como eu fiz pro campeonato. Claro que como sera sem drogas o ajuste fino das demais coisas serao muito importantes.

Nao tenho falta de fome nao, só que hoje eu sei que pro NEY comer 5000 kcal dia até vai..durante uma semana..depois fico embugado e dai ja viu kkk

Sim, curto os extremos. Um exercício muito pesado e de poucas repetições (nos meus melhores dias faço séries de 3 repetições com peso para falhar na 4ª os exercícios de baixo volume) e outro exercício com muitas repetições.

O negócio é justamente conjugar low reps com high reps.

Pensando de uma forma lógica, mesclar baixas repetições com altas repetições seria (ao menos teoricamente) a melhor estratégia.

Ora, se o exercício com poucas repetições estimula mais a hipertrofia miofibrilar e aprimora a conexão neuromuscular, enquanto que o exercício com altas repetições estimula mais a hipertrofia sarcoplasmática e aumenta a resistência ao ácido lático, por que não extrair o melhor das duas técnicas?

Na verdade até curto remadas, só não curto a remada curvado (talvez porque meu encurtamento de isquiotibiais me atrapalhe muito fazer o exercício, mas o fato é que não gosto dele). Se fosse para incluir alguma, mandaria remada sentado com pegada pronada aberta e apoio nas costas. Com isto vc recruta não apenas dorsais, mas também deltoide posterior, sem precisar isolar.

Coloca um isolado para tríceps então, mas só um e de preferência aquele que pega mais peso.

Mas acho que vc sai sem pump nos tríceps porque está usando uma faixa de repetições intermediária em todos os exercícios. Acredito que quando começar a fazer mergulho com 12~15 repetições, seu tríceps vai pumpar.

Questionei a elevação lateral por achar que é um dos exercícios mais inúteis que existe.

De uns anos para cá mudei minha mentalidade e encaro todos os exercícios sob a perspectiva de utilidade. Se o exercício é útil para auxiliar em algum dos grandes levantamentos ou é útil para reforçar alguma funcionalidade corporal, então ele é válido, caso contrário, é inútil.

E elevação lateral é um exercício puramente estético. Serve para lapidar o contorno dos ombros. Muito útil para bodybuilders que precisam daquele aspecto de bola de futebol nos ombros, mas totalmente inútil para auxiliar qualquer outro levantamento. Por isso que não gosto dele.

Mas, já que vc gosta, deixa ele no treino de peito mesmo. Acho que é melhor concentrar e depois deixar o músculo descansar.

Na verdade, essa lógica deve ser usada para todos os grupos grandes.

Um pesado e um fritado para peito.

Um pesado e um fritado para costas.

Um pesado e um fritado para ombros.

Um pesado e um fritado para pernas.

Só fritado para panturrilhas.

Essa seria a base. A partir daqui é identificar os pontos fracos e que merecem uma atenção especial e se dedicar um pouco mais a eles.

Pessoal tem uma ideia meio errada de mim aqui no fórum. Acham que sou fã de treinos exclusivamente de baixo volume, mas não é verdade. Só sou contra o sujeito fazer 4 exercícios para cada grupo muscular em todo santo treino, ainda mais sendo natural.

Mas uma estratégia que tem se revelado muito promissora, que tenho observado com bons resultados em algumas pessoas e em mim mesmo é o princípio da especialização, mesma estratégia usada no smolov.

O smolov recomenda um tempo de dedicação maior no grupo que vc quer melhorar

Se quer melhorar seu agachamento, vai intensificar o treino de pernas para melhorar no agachamento. Se quer melhorar peito, vai intensificar o treino de peito.

Os outros grupos ficarão em uma espécie de treino de manutenção.

Qual a principal crítica que fazem contra o Stronglifts 5x5?

Quem treina fica parecendo um tiranossauro, com pernas gigantes e as outras áreas fracas. E é uma crítica acertada. Por que isto acontece? Por que os adeptos do SL 5x5 fazem agachamento 3x na semana, enquanto que os outros grupos são treinados 2x em algumas semanas e apenas 1x em outras semanas.

Vc considera seu peitoral um grupo fraco?

Pois então treine mais.

Faça 3 ou até mesmo 4 exercícios para peito.

Gosto do raciocínio da vítima de queimadura.

Quem se recupera melhor e tem mais chances de sobreviver: o sujeito que tem 30% do corpo queimado; o sujeito que tem 60% do corpo queimado ou o sujeito que tem 90% do corpo queimado?

Quem se recupera melhor: o sujeito que causa microlesões em 30% do corpo; o sujeito que causa microlesões em 60% do corpo ou o sujeito que causa microlesões em 90% do corpo?

Lembre-se que agora vc é um natural. Tudo é diferente.

Sobretudo, não esqueça do conselho abaixo:

Esse conselho vale ouro para quem não vai treinar com suporte ergogênico.

Parar uma ou duas repetições antes da falha vão garantir que seus músculos tenham tempo para se recuperar antes da próxima sessão de treino.

Já que vc considera o seu peitoral um grupo fraco, pegue mais pesado com ele.

Faça um supino bem pesado com 3x3.

Mande outro com faixa de repetições intermediária, com 3x6~8.

Um isolador para fritar com 10~12 reps.

E, além disso, o mergulho com altas repetições para terminar o serviço.

Ice, entendi completamente meu caro. Sei que voce é adepto de alguns ajustes (fui dormir 3h da manhã essa noite fucando em todos os topicos possiveis). Meu medo é simplesmente baixar carga e pegar pesado (ser simplista demais no raciocinio) oq ue eu sei que nao é verdade. O que eu queria saber por exemplo, como voce falou "deltoide acho legal na aparecia arredondada estetica" é esse tipo de pensamento que eu ainda tenho e que AINDA QUERO TER afinal o topico é de nutricionista a natural bodybuilder e nao powerlifter. No entanto eu sempre fui mais pra low reps (procurando no meu diario vc pode ver que ta tudo entre 4 a 7 reps) e acho que é por isso que com todas as essas corridas, meia maratonas, comendo 2 x dia ainda me sobrou esse humilde shape que vcs veem nas fotos.

O que eu to confuso é com a estrutura geral do treino. Nem tenho preferencia por isolar e desenvolver mais peito sabe.Acho que dentro da inha estrutura genetica ta tudo certo . Nada me incomoda a nao ser ombros que ficaram pra tras por nao ter nada especifico na calistenia (ok, eu fazia hspu mas durante um bom tempo nao conseguia fazer porque nao tinha tanta evolução ) .

Uma pergunta: o supino eu utilizaria barra ou halter ? To começando a fazer um push na minha cabeça aqui

Supino 5x5

Dips 4 x 15 - 20

OHP 5x5

Elevação lateral 4x 15-20

Isolador triceps

Confere com nosso raciocinio ?

Caso sua esposa precise de algo, me escreve por email que lhes ajudo ta

Usava o forum 1x por semana depois do fim daquele diario.. Agora eu volto a usar tsd ou dsdn hahah

Neyzão, um daqueles que estudou seu diario e esta relendo (agora com um pouco mais de conhecimento, e irei re-ler daqui um ano com maior conhecimento ainda rs) sou eu!

O cara que se inspirou no seu diário pra começar nutrição.. tambem sou um deles. *Prestei e era pra ter começado 01/2014 mas por questões financeiras soh deu agora 01/2015 hehehe

Soh a agradecer a tudo que voce ensinou no outro diário e aprender mt com esse tbm..

Abraços Neyzão!

Que bom ler suas palavras meu amigo.

Voce eu lembro que acompanhou bem a fase negra minha e até tentou me ajudar com as questoes gastricas.

Obrigado mesmo pelo carinho e fico feliz em ter mais um colega de profissao por aqui !

Ice vou acompanhar teu diário. Posso ? :*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz tempo que a gente espera que apareça em algum fórum o EMMANUEL dos NATURAIS.

Alguém que abra a caixa preta da malhação natural.

Você diz que está natural (o Sardinha também diz), na certa porque seu organismo lhe disse pare ou você morre, mas não é um natural legítimo porque tem o físico transformado por hormônios.

Mas tem uma enorme bagagem no campo do fisiculturismo embora a malhação natural seja muito diferente da hormonizada.

Mas se você descobriu o caminho das pedras na malhação hormonizada pode descobrir também na natural se não tiver uma recaída.

Só o que tem é panelinha de hormonizados trocando informações, mas no campo natural isso não existe, não tem panelinha de tops pra ensinar nada e os naturais americanos na verdade são bombados.

Você desenvolve sozinho sua técnica ou tem algum coach natural verdadeiro,alguém que foi um fenômeno como natural ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não acho que o Ney tenha parado porquê os esteroides disseram que ele ia morrer hahahah

nem todo mundo quer sempre competir, sempre estar com corpo de competição

Ney é profissional nutricionista, tem outras prioridades, negocios, esposa, etc,

E também não acredito que o sardinha esteja natural, mas enfim.

Segundo a teoria do dudu haluch o que se consegue manter natural é o que conseguiria construir, sei lá hein...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Relatos de "estômago zuado" são muito comuns em hormonizados, significa que o corpo desenvolve intolerância ao excesso de alimentos provavelmente ou aos hormônios.

Não sei se esse foi o caso dele para parar.

Vamos ser honestos, o físico dele teve uma queda violenta com a retirada dos róids mas ele pode sim construir um grande físico natural com o conhecimento que ele tem de nutrição e treinamento.

Ele deu um número mágico de 30 a 32 calorias por kg de peso, bate com minhas calorias.

Mas eu não faço 100 km de aeróbicos como ele.

A faixa de reps dele tá dentro do princípio da baixa rep pra natural mas faltam as reps mais pesadas mas parece que ele disse que teve problemas de hérnia ou outras lesões.

Vou acompanhar o tópico, desculpem a sinceridade dos comentários e com certeza tenho muito o que aprender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz tempo que a gente espera que apareça em algum fórum o EMMANUEL dos NATURAIS.

Alguém que abra a caixa preta da malhação natural.

Você diz que está natural (o Sardinha também diz), na certa porque seu organismo lhe disse pare ou você morre, mas não é um natural legítimo porque tem o físico transformado por hormônios.

Mas tem uma enorme bagagem no campo do fisiculturismo embora a malhação natural seja muito diferente da hormonizada.

Mas se você descobriu o caminho das pedras na malhação hormonizada pode descobrir também na natural se não tiver uma recaída.

Só o que tem é panelinha de hormonizados trocando informações, mas no campo natural isso não existe, não tem panelinha de tops pra ensinar nada e os naturais americanos na verdade são bombados.

Você desenvolve sozinho sua técnica ou tem algum coach natural verdadeiro,alguém que foi um fenômeno como natural ?

Zadors obrigado pela presença. Nao tenho nenhum coach. Nunca tive. Tive o Manu e o Pajé na época do campeonato para me situar (seque mais , seque menos etc, mas quem manipulava era eu) e para me pintar no dia os dois também foram parceiraços. Não parei com anabolizantes por isso. Nao gosto de falar disso mas para mim foi muito mais uma questão espiritual do que qualquer outra. A questão ética também me culpava toda noite . A culpa acontecia quando me via me aplicando no espelho e pensava "como vou vender saúde, fazer franquias, livros, todos esses objetivos deslindando-se no meu horizonte e eu aqui com uma seringa na mão" . E pra mim, honestamente, tocar na "caixa-preta" é isso. Nao simplesmente falar de doses. É tocar na ferida que poucos tocam.

Eu não acho que o Ney tenha parado porquê os esteroides disseram que ele ia morrer hahahah

nem todo mundo quer sempre competir, sempre estar com corpo de competição

Ney é profissional nutricionista, tem outras prioridades, negocios, esposa, etc,

E também não acredito que o sardinha esteja natural, mas enfim.

Segundo a teoria do dudu haluch o que se consegue manter natural é o que conseguiria construir, sei lá hein...

Fala meu querido. Quase isso.

Primeiro ponto: na questao do sardinha nao opino. Se estivessemos comendo uma pizza tomando um vinho eu diria minha opiniao particular. Mas nao aqui.

Sobre as prioridades...voce tocou num ponto chave. Algumas pessoas (fabricio pacholok) tem talento demais pra coisa e nao ligam de comer 400g de batata doce a cada 2h ou de comer 400g de batata doce ao longo de um dia todo. Ele é a mesma pessoa, o mesmo treinador em ambas as fases. Na minh a profissao eu trabalho com comida. Eu tava restrito de dieta e tava aqui fazendo uma dieta pra um ecto com 5 mil kcal..percebam a tortura..me dava vontade de lamber a tela do computador.

Relatos de "estômago zuado" são muito comuns em hormonizados, significa que o corpo desenvolve intolerância ao excesso de alimentos provavelmente ou aos hormônios.

Não sei se esse foi o caso dele para parar.

Vamos ser honestos, o físico dele teve uma queda violenta com a retirada dos róids mas ele pode sim construir um grande físico natural com o conhecimento que ele tem de nutrição e treinamento.

Ele deu um número mágico de 30 a 32 calorias por kg de peso, bate com minhas calorias.

Mas eu não faço 100 km de aeróbicos como ele.

A faixa de reps dele tá dentro do princípio da baixa rep pra natural mas faltam as reps mais pesadas mas parece que ele disse que teve problemas de hérnia ou outras lesões.

Vou acompanhar o tópico, desculpem a sinceridade dos comentários e com certeza tenho muito o que aprender.

O relato de estomago zuado pesquisei muito para fazer um capitulo inteiro sobre isso no meu livro. Nao , nao eram os hormmonios. Era a tentativa de burlar algo meu que era a capacidade gástrica e algo que eu chamei no livro de ciclo fome-saciedade. Cada um tem o seu, assim como cada um tem uma cor de olho, de cabelo etc. O ciclo fome-saciedade é burlado pelo bodybuilder pra fazer chegar mais coisas nosangue. Mas a atividade elétrica gástrica é muito particular. Lógico, influenciável pelo treino (acreditem , desde que voltei a puxar ferro minha fome aumentou pelo menos uns 50% e meu esvaziamento gástrico está mais rapido) porque embora sistema endocrino, digestivo, neural , circulatorio, estejam separados para estudarmos de maneira cartesiana, se encontram todos interligados. Mas uma hora no bb voce come mais do que sua capaicdade enzimatica e elétrica (digestao mecanica mesmo e nao só enzimatica) da conta.

Sobre as faixas de repetições , lembro de ter chegado nas 10 ou 12 somente e SOMENTE em preparação.

Sempre curti treinos com exercicios basicos e pesados . Ta aqui um video da epoca que nao me deixa mentir, treinando com 5 - 6 repts ( a faixa que mais gosto)

Quero fazer lower ainda, mas nao vou chegar ja nas 3 reps. Vou chegar na 6 depois pensar se minha tecnica ta boa o suficiente pra chegar em 3 reps por ex.

"ando devagar por que ja tive pressa e levo esse sorriso porque ja chorei demais ..."

Epa, o Craw chegou na área.

Agora a porra ficou séria!!!!

Certamente que teve.

Mas isso é até bom, porque o Ney sempre foi um cara honesto e quando estava se preparando para competir nunca mentiu e sempre admitiu abertamente que usava esteróides, assim como o Martyres, que sempre foi honesto sobre o assunto.

Então acho muito bacana o Ney dar a cara a tapa aqui e mostrar a realidade, ou seja, que não dá para comparar um físico hormonizado com um físico sem hormônios.

Em outras palavras, dá para ficar com um shape muito bom naturalmente, mas a pessoa JAMAIS vai chegar perto de um fisiculturista profissional que use esteroides.

Claro, nem precisava perguntar.

Mas não tem muitas novidades porque tive que viajar uma vez desde que abri o diário e fiquei sem treinar, voltei ontem e semana que vem terei que viajar novamente.

Isso significa que ainda estou em fase de readaptação e minhas cargas, assim como os exercícios estão muito leves.

Mas uma coisa eu prometo, não vou abandonar o diário.

Esse push ficou bem legal.

Acho que vou plagiá-lo, só que fazer 10~12 nos exercícios de altas repetições em vez de 15~20.

Não sei se eu gosto de tantas repetições assim, na verdade nunca experimentei séries com tantas repetições, meu limite sempre foi 12, mas nada impede de testar.

Eu prefiro barra, mas é questão de gosto. Há quem diga que a barra é melhor porque vc tem mais estabilidade e pode colocar mais peso, mas não sei se é verdade.

O Craw chegou na área e vai poder te ajudar muito mais do que eu.

Quanto ao mais, entendi seu raciocínio e você está absolutamente correto dentro dos seus objetivos.

Na verdade algumas divergências de opiniões decorrem justamente dessa diversidade de objetivos.

Acho que para desfazer essa confusão da sua cabeça sobre a estrutura geral do treino, o primeiro passo é pegar alguns exercícios que serão a base.

A partir da base vc incrementa naquilo que achar que fica melhor.

É ...Crawzao chegou na area agora isso aqui vai virar crossfit só escute

kkkkkkkk

Brincadeiras Craw .

Ice , pensei bem nisso...estruturas básicas:

Agacho (com high reps em passada ou leg press - no nosso centro de calistenia nao tem leg entao terei que improvisar)

Supino Reto com barra ou 30 graus com halter (sinto pegar muito bem isso ) enquanto estiver nas 6 repeticoes depois vou pra barra por seguranca com high reps nos dips

Desenvolvimento militar com high reps na elevação lateral

CUrvada com high reps no pullup

Triceps 1 isolador

biceps 1 isolador

bão enough ?

Sobre AES:

Já vi em outro forum me chamarem de mentiroso , mas acreditem eu sempre usei low doses.

Eu nunca joguei tão aberto mas como isso é passado aqui vai.

Nessa foto do avatar estou com 40mg dia de stano (2 capsulas de 10 mg da landerlan de 12 em 12 horas) por dia + 1 deposteron por semana. E SÓ !

Nessa foto ja estou fazendo o carb up pre contest (foi no primeiro dia do carb up entao nao tinha preenchido tudo que queria). E nao tinha usado diurético ali (só usei um arelix , acho que era esse o nome, um dia antes do campeonato).

O fato de eu ter essas low doses e esse shape, ao longo do tempo, com o meu shape sendo esculpido natureba vai mostrar que :

1) Talvez nao eram tao low doses assim caso eu nao chegue nem perto desse fisico - Entao qq dose realmente te leva a um outro patamar ou

2) Eram tao low doses que eu cheguei perto desse fisico (ou seja, vamos descobrir isso juntos só com o tempo)>

Do estreantes para o big champion a custa de muita briga eu adicionei trembolona que ganhei do Manu. Ele me chamando de moralista e o diabo a quatro kkk mas como foi de presente eu testei ele me deu e foi legal, subi 4 kg mais pesado em 4 semanas de dieta (manipulando agua e sodio diferente no final, mas teve efeito trembo sim) . Fiquei em 2 lugar num campeonato bem tradicional aqui do Sul e fiquei feliz .

E foi isso galera = ) pronto abri a questao dos venenos no campeonato que competi . Isso foi em março de 2012 , 3 anos atrás.

E sobre o que sobrou hoje de mim, se eu tivesse só parado de tomar as coisas eu estaria maior com certeza. Mas eu fiz força pra perder peso. Eu fiz força pra depletar a coxa mesmo pq me atrapalhava na calistenia pesado (hoje eu faço tuck planche , front lever, etc, coisas que com a perna mais pesada vai ser punk fazer).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...