Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Trinamento Sarcoplasmatico E Mifibrilar Vs Treinamento "normais"

guieray

Posts Recomendados

Postado

Nossa, verdade mesmo.

Lembro até hoje que a primeira vez que fiz terra na academia um instrutor veio correndo chamar a minha atenção dizendo que eu estava fazendo errado e ia arrebentar minha lombar, porque, segundo ele, não podia dobrar o joelho de jeito nenhum.

Se seguir o fluxo moderno:

Agachamento é proibido porque arrebenta os joelhos e a coluna.

Terra é modinha e proibido pelos mesmos motivos.

Desenvolvimento arrebenta os ombros e tem que fazer sentado porque é mais seguro e você consegue levantar mais peso (juro que já ouvi isso de instrutor).

Barra fixa é inútil para hipertrofia e só serve para resistência.

Só no supino que ninguém mexe.

detalhe, isso foi em uma conversa com um conhecido meu que é instrutor em uma GYM, quando toquei no nome "levantamento terra" no meu treino ele solto um: o que é isso?, juro que nao acreditei na pergunta, dae quando expliquei o que era ele disse: ata, só pode ser modinha isso...o conversa finalizou ali, ele ainda tento me chama pra conversa mas depois dessa ahsuaush

Postado

Só para complementar a discussão achei um artigo interessante nesse site:

http://www.gease.pro.br/artigo_visualizar.php?id=78

Hipertrofia sarcoplasmática x miofibrilar

Paulo Gentil

24/10/2003

[Existem basicamente dois tipos de hipertrofia: sarcoplasmática e miofibrilar. A primeira é muito vista em fisiculturistas e atletas que treinam com repetições mais elevadas (maiores que 10), sendo uma de suas características básicas o aumento de volume com pequeno aumento de força, desta forma fica claro que a hipertrofia sarcoplasmática se manifesta em um aumento do líquido e demais organelas do sarcoplasma, que não as miofibrilas. Já a hipertrofia miofibrilar é mais vista em levantadores de peso, os quais treinam com repetições mais baixas (normalmente abaixo de 6), este tipo de hipertrofia manifesta-se morfologicamente como um aumento da densidade miofibrilar (aumento do tamanho do volume das miofibrilas) sem um aumento correspondente das demais organelas, desta forma há um ganho mais significativo de força.]

Em princípio este parágrafo está de acordo com o senso comum... mas onde se comprova que isso é verdade? Onde se explica isso de forma convincente?

A divisão de hipertrofia em dois tipos é um dogma tão antigo e repetido que já é aceito como verdade absoluta, porém esta visão simplista não encontra fundamentos e em grande parte de suas bases colide fortemente com as descobertas e conceitos científicos atuais.

Músculo cardíaco

A diferença na alteração da densidade miofibrilar é comumente verificada em corações de animais (MEDUGORAC, 1976), mas mesmo nesses casos ainda há controvérsias, com alguns estudos verificando o contrário (MATTFELDT et al, 1986; EVERETT et al 1975). A diferença pode estar no protocolo empregado, pois a maioria dos estudos que verificaram alterações nas densidades dos componentes ultraestrutturais induziram condições patológicas ou foram feitos em corações com degenerações patológicas (FITZL et al, 1998), enquanto os outros utilizaram um programa de exercícios mais equilibrado.

A ocorrência de uma "hipertrofia sarcoplasmática" como condição patológica também foi verificada em corações humanos hipertrofiados em razão de uma patologia na válvula da aorta, onde constatou-se que as células destas pessoas possuíam menor densidade miofibrilar e maior volume de liquido sarcoplasmático (SCHAPER et al, 1981)

Densidade de organelas

Pesquisadores da Universidade de McMaster (Canadá) realizaram um estudo para verificar as alterações nas fibras musculares em resposta a diferentes tipos de treino. A amostra era composta por 4 grupos: atletas de força (levantadores de peso e fisiculturistas), atletas de endurance (maratonistas), pessoas ativas (esportes recreativos) e sedentários, a análise envolveu tanto fibras tipo I quanto tipo II do tríceps sural. De acordo com os resultados as fibras musculares eram 2,5- 1,7- e 1,6 vezes maiores em atletas de força, atletas de endurance e pessoas ativas, respectivamente, em relação ao grupo controle. Apesar desta grande diferença de tamanho, os volumes relativos do reticulo sarcoplasmático, sarcoplasma e miofibrilas eram iguais em todos os grupos e entre os dois tipos de fibra. De todas as organelas estudadas a única que mostrou ter sua quantidade relativa alterada foi a mitocôndria. Ou seja, independente da fibra muscular ser de um atleta de força ou endurance, independente das fibras serem tipo I ou tipo II, todas elas possuíam cerca de 81% de densidade miofibrilar e 11% de volume de líquido sarcoplasmático. Ora, se a suposição é que o treino de força com cargas elevadas aumente a densidade miofibrilar e reduza o volume de líquido sarcoplasmático, seria de se esperar que os atletas de endurance possuíssem densidade miofibrilar reduzida e maior volume relativo líquido, assim como poderia se esperar que esta relação fosse diferente entre os dois tipos de fibra, porém nenhuma das suposições se confirmou.

Estudos longitudinais parecem corroborar com os resultados do grupo de ALWAY. Em 1986 BRZANK & PIEPER submeteram um grupo de estudantes a 5 semanas de treinamento de força explosiva, obtendo hipertrofia das fibras tipo I (20%) e tipo II (24%). Porém os autores verificaram que o aumento da secção transversa não é relacionado a nenhuma mudança na proporção dos volumes dos componentes celulares (miofibrilas e sarcoplasma). Estes autores inclusive fazem uma afirmação controversa: "ao contrário de atletas de endurance e pessoas não treinadas, os atletas de potência mostram maiores valores de densidade de volume sarcoplasmático em suas fibras musculares", ou seja, justamente o contrário do que se prega.

WANG et al (1993) realizaram um estudo mais longo que o anterior. Nesta pesquisa se utilizou um treino de força com altas repetições por 18 semanas e obteve-se aumento tanto do volume absoluto das miofibrilas quanto do volume intermiofibrilar sem, no entanto, ocorrerem alterações nos seus volumes relativos, levando os autores a concluir que o treino de repetições elevadas ocasiona um aumento dos componentes da fibra muscular proporcional ao aumento da própria fibra.

Existe um estudo produzido por pesquisadores da Universidade McMaster (Canadá) que por vezes é citado como base para a diferenciação da hipertrofia em dois tipos. Nesta pesquisa comparou-se amostras retiradas do tríceps braquial de um grupo de atletas que possuíam elevados níveis de hipertrofia (fisiculturistas e levantadores de peso) com pessoas que praticavam musculação há 6 meses. De acordo com os resultados, o volume miofibrilar era significativamente menor (73,2% em comparação com 82,5%) e o volume citoplasmático maior (24,1% contra 14,8%) em atletas de força do que pessoas que treinam há 6 meses.

Porém há um pequeno detalhe nesta pesquisa: dos sete atletas da amostra, seis afirmaram estar usando ou terem usado esteróides anabólicos androgênicos regularmente, enquanto ninguém do grupo controle o fazia. Neste estudo os autores ficaram surpresos com "anormalidades" como: grande número de núcleos no centro da célula (os núcleos normalmente ficam na periferia), proliferação de tecido gorduroso e aumento anormal do espaço citoplasmático. Uma das hipóteses sugeridas pelos autores é que o uso de esteróides ocasionou tais efeitos, assim como ocasionou a retenção de fluídos, (fato já verifica em animais por APPELL et al, 1983) o que por sua vez dissolveu as proteínas miofibrilares. É interessante notar que o volume miofibrilar encontrado nesse estudo é expressivamente baixo em relação às demais pesquisas feitas (mesmo em pesquisas feitas na mesma Universidade e com os mesmo autores), mais um fato que gera espanto e impulsiona as conclusões para uma condição patológica.

A questão da diferenciação de hipertrofia, desta forma estaria associada a uma condição patológica e não meramente a uma adaptação corriqueira de treinos diferenciados.

Como a densidade se mantém constante

A densidade constante dos componentes protéicos pode estar relacionada também à densidade do número de núcleos, pois quando uma fibra hipertrofia há um aumento compensatório no número de núcleos, tendo em vista a aparente necessidade de se manter uma determinada quantidade de material genético para atender as necessidades da célula (ROLAND et al, 1999; KADI & THORNELL, 2000). Isto nos leva a especular que o aumento proporcional de material genético origine uma manutenção da densidade das organelas em um segundo momento. HUBBARD et al (1975) encontraram um interessante padrão temporal de hipertrofia em seu estudo: 1) aumento do material genético; 2) aumento das proteínas sarcoplasmáticas (praticamente concomitante com o anterior) e 3) aumento da densidade das proteínas miofibrilares.

O único componente que foge a esta densidade constante é a mitocôndria tendo em vista sua relativa independência genética e capacidade autônoma de se multiplicar (há inclusive a suposição que a mitocôndria seja um ser vivo em simbiose com nossas células).

De onde vem as adaptações diferenciadas em razão dos diferentes tipos de treino?

A resposta provavelmente reside nos diversos pontos comprovadamente diferentes entre pessoas treinadas em força ou resistência e relacionados à performance em tarefas específicas (isto pode ser verificado de forma mais completa em bons livros e artigos de treinamento), diante dos quais chega a ser ingênuo atribuir os maiores ganhos de força em atletas que treinam com repetições baixas a uma alteração morfológica fictícia. Dentre os fatores já verificados podemos citar os seguintes:

Ganhos de força (ALWAY et al, 1988; SALE et al, 1983; KAMEN et al, 1983; MILNER-BROWN et al, 1975; MAUGHAN et al, 2000):

- Coordenação inter e intra-muscular

- Bomba de cálcio

- Atividade da ATPase

- Velocidade de condução do impulso nervoso

- Sincronização de unidades motoras...

Ganhos na resistência (MACDOUGALL et al ,1979; LUTHI et al, 1986; TESCH et al, 1984; MAUGHAN et al, 2000).

- Volume de mitocôndrias

- Densidade capilar.

- Atividade de enzimas oxidativas e glicolíticas e outras...

Isto obviamente sem falar de condições genéticas que predispõem um indivíduo a ter maior capacidade de realizar força em determinados movimentos como: sistema de alavancas favorável (inserção de tendões, comprimento de membros...), estruturas osteo-articulares (capacidade de ossos e articulações em suportar carga...), vantangens neurais (espessura dos axônios, características da bainha de mielina...) e outras. Desta forma podemos concluir que a diferença entre um fisiculturista e e um halterofilista, ou entre qualquer outros tipos de atleta de alto nível, não é somente em decorrência do treinamento, mas também em decorrência de sua predisposição biológica.

Considerações finais

A divisão de hipertrofia em dois tipos é um dogma tão antigo e repetido que já é aceito como verdade absoluta, porém esta visão simplista não encontra fundamentos e em grande parte de suas bases colide fortemente com as descobertas e conceitos científicos atuais.

Esta divisão provavelmente era usada como artifício didático pelos soviéticos, os quais normalmente mostram uma visão sistêmica do treinamento, porém ao traduzir e transferir estes conceitos para a cultura ocidental, ele foi acomodado à nossa visão mecanicista e fragmentada, tornado-se um conceito incrivelmente agradável para o cartesianismo, porém totalmente contraditório com a visão sistêmica, e sem embasamento científico. O ser humano parece ter uma enorme propensão a gostar de explicações fáceis de obter e que ao mesmo tempo aparentam ser difíceis, mesmo que elas sejam erradas. Distinguir dois tipos de hipertrofia, dando-lhes nomes complexos certamente soa interessante e "técnico", porém uma mentira repetida mil vezes não se tornará verdade, por mais bonita e agradável que ela possa parecer.

Desta forma, até que haja provas convincentes da fragmentação morfológica da hipertrofia em dois tipos (se um dia houver), o mais sensato é esquecer este conceito e procurar explicações comprovadas e convincentes para os treinos.

***Veja mais informações no livro "Bases Científicas do Treinamento de Hipertrofia", do professor Paulo Gentil***

Referências Bibliográficas

ADAMS GR, HADDAD F, BALDWIN KM Time course of changes in markers of myogenesis in overloaded rat skeletal muscles. Journal of Applied Physiology 1999 Nov;87(5):1705-12.

ADAMS GR, MCCUE AS Localized infusion of IGF-I results in skeletal muscle hypertrophy in rats. Journal of Applied Physiology 1998 May;84(5):1716-22.

ALWAY SE, MACDOUGALL JD, SALE DG, SUTTON JR, MCCOMAS AJ. Functional and structural adaptations in skeletal muscle of trained athletes. Journal of Applied Physiology 1988 Mar;64(3):1114-20.

APPELL HJ, HELLER-UMPFENBACH B, FERAUDI M, WEICKER H. Ultrastructural and morphometric investigations on the effects of training and administration of anabolic steroids on the myocardium of guinea pigs. Int J Sports Med. 1983 Nov;4(4):268-74.

BRZANK KD, PIEPER KS. Characteristics of muscle-cellular adaptation to intense physical loads. Biomed Biochim Acta 1986;45(1-2):S107-10.

EVERETT AW, TAYLOR RR, SPARROW MP. Increased protein synthesis during right ventricular hypertrophy following pulmonary stenosis in the dog. Recent Adv Stud Cardiac Struct Metab. 1976 May 26-29;12:35-8.

FITZL G, MEYER U, WASSILEW G, WELT K. Morphological investigations of the myocardium of cardiomyopathic hamsters during the postnatal development and experimental hypoxia. A quantitative ultrastructural study. Exp Toxicol Pathol. 1998 Jun;50(3):245-52

HUBBARD RW, IANUZZO CD, MATHEW WT, LINDUSKA JD. Compensatory adaptations of skeletal muscle composition to a long-term functional overload. Growth. 1975 Mar;39(1):85-93.

KADI F, THORNELL LE. Concomitant increases in myonuclear and satellite cell content in female trapezius muscle following strength training. Histochem Cell Biol. 2000 Feb;113(2):99-103.

KAMEN G, TAYLOR P; BEEHLER P. Ulnar and tibial motor nerve conduction velocity in athletes and untgreinded individuals. Med. Sci. sports Exerc. 14:125, 1983.

LUTHI JM, HOWALD H, CLAASSEN H, ROSLER K, VOCK P, HOPPELER H. Structural changes in skeletal muscle tissue with heavy-resistance exercise. Int J Sports Med. 1986 Jun;7(3):123-7.

MACDOUGALL JD, SALE DG, MOROZ JR, ELDER GC, SUTTON JR, HOWALD H. Mitochondrial volume density in human skeletal muscle following heavy resistance training. Med Sci Sports. 1979 Summer;11(2):164-6.

MATTFELDT T, KRAMER KL, ZEITZ R, MALL G. Stereology of myocardial hypertrophy induced by physical exercise. Virchows Arch A Pathol Anat Histopathol. 1986;409(4):473-84.

MAUGHAN R; GLEESON M; GREENHAFF PL. Bioquímica do exercício e do treinamento. São Paulo, Manole, 2000.

MEDUGORAC I. Different fractions in the normal and hypertrophied rat ventricular myocardium: an analysis of two models of hypertrophy. Basic Res Cardiol. 1976 Nov-Dec;71(6):608-23.

MILNER-BROWN HS, STEIN RB; LEE RG. Syncronization of human motor unites: possible roles of eercise and supraspinal reflexes. Electroenceph Clin Neurophysiol. 38:245-254, 1975.

ROLAND RR. MONKE SR, ALLEN DL, EDGERTON VR. Modulation of myonuclear number in functionally overloaded and exercised rat plantaris fibers. J. Appl. Physiol. 87(2): 634-642, 1999

SALE DG, UPTON RM, McCOMAS AJ, MacDOUGALL. Neuromuscular function in weight-trainers. Experimental Neurology 82, 521-531, 1983.

SCHAPER J, SCHWARZ F, HEHRLEIN F. Ultrastructural changes in human myocardium with hypertrophy due to aortic valve disease and their relationship to left ventricular mass and ejection fraction (Artigo em alemão, resumo em ingles). Herz. 1981 Aug;6(4):217-25.

TESCH PA, THORSSON A, KAISER P. Muscle capillary supply and fiber type characteristics in weight and power lifters. J Appl Physiol. 1984 Jan;56(1):35-8.

WANG N, HIKIDA RS, STARON RS, SIMONEAU JA. Muscle fiber types of women after resistance training-quantitative ultrastructure and enzyme activity. Pflugers Arch. 1993 Sep;424(5-6):494-502.

Por que este estudo ridículo e tendencioso colocou levantadores de peso e fisiculturistas no mesmo grupo?

Postado

Eu já até comentei em outro post. A cultura aqui no Brasil e em alguns outros países é que academia = bodybuilding. Logo, treinar como um fisiculturista é o normal por aqui. O que alguns chamam de modinha em outros países é o normal e nesses lugares iniciantes treinando como fisiculturista são até motivo de piada. Aqui acontece o contrário, quem aparece treinando usando outra abordagem é o louco, vai se machucar e etc.

Postado (editado)

Tá mas e um ABC2X Com Foco em Exercícios compostos? Seria esse lixo que vocês estão falando?

EU estou treinando assim.. A: Peito,Tríceps e Ombro B: Costas, Bíceps e Trapézio C: Pernas e Abdomen

Meus principais exercícios são compostos com low reps.. e poucos isoladores com high reps Supino, Barra Fixa, Desenvolvimento, Paralelas, Remada Curvada etc. São predominantes no meu treino.. Qual a opinião de vocês num treino assim?

Editado por MarcosMakaveli
Postado

Tá mas e um ABC2X Com Foco em Exercícios compostos? Seria esse lixo que vocês estão falando?

EU estou treinando assim.. A: Peito,Tríceps e Ombro B: Costas, Bíceps e Trapézio C: Pernas e Abdomen

Meus principais exercícios são compostos com low reps.. e poucos isoladores com high reps Supino, Barra Fixa, Desenvolvimento, Paralelas, Remada Curvada etc. São predominantes no meu treino.. Qual a opinião de vocês num treino assim?

Pois exercícios compostos, em sua maioria não combinam com treinos split devido serem prejudiciais aos grupos musculares que você for treinar no dia seguinte. Por exemplo, se fizer terra no treino de pernas, o treino de dorsal ficará meia boca pois não terá a recuperação. O mesmo acontece se fizer terra no dia de costas e amanhã for treinar posterior de coxa. E nos outros compostos também.

No geral, não é regra, compostos funcionam melhor em AB, fullbody, pull/push do que ABC, ABCD, etc... Mas se quer fazer um híbrido, beleza, vai perder dos dois lados.

Postado (editado)

Amigos,pude perceber no forum que ainda tem muita gente que não tem um método para treinamento, ou seja, eu estou atualmente no método Burn Out, tem o SL 5x5, Juggernout entra outros.

Porque que ainda aqui no forum com o pessoal tendo acesso a tudo, eles continuam com seus exercicios "normais" de tipo, 4 para musculos grandes, 3 para musculos pequenos, 4x10, 4x12 . 3x8 , 3x10...

Porque vocês acham isso? Se você for pelo um método terá mais ganhos do que com esses exercicios "normais" que vemos na academia.

A maioria não tem porque é desnecessário.

Qualquer abcd e ab2x é eficiente, treinos de hipertrofia não tem muito segredo, ainda mais quando se é iniciante.

Editado por this is TRANCE
Postado

Não estou acompanhando a discussão, mas pra mim ABC2x não é ruim, ainda mais fazendo nesse molde. Pesquise no youtube pelo Matt Ogus, ele tem uma série de videos com um treino ABC2X que na minha opinião está muito bem feito, dá pra tirar uma base daquilo pro seu treino.

Outra coisa, eu só faria esse treino se minha vida fora da academia não fosse muito corrida, caso contrário, eu treinaria no máximo 3~4 vezes por semana

Postado

Na minha academia barra fixa é usada pra aquecimento uahauahuahah

Quando entrei na academia há 8 meses atrás, eu vi um cara baixinho, volume médio/pequeno porém boa definição, fazendo 3 séries na barra fixa... Umas 3 séries de 10...

Depois disso nunca mais vi ninguém fazer barra fixa, NINGUÉM, nenhum mesmo cara!!!

Postado

Se todas as academias incentivassem a somente agachar, supinar, deadliftar, desenvolver e remar,não haveria necessidade de leg press, cross over, milhares de polias e outras cordinhas mirabolantes de equipamentos que custam 5000 reais. Não haveria então, pq cobrar mensalidades de 400 reais por mês em algumas. Não haveria desespero e depressão por não conseguir resultados e gastar 160 reais em 900gr de pó proteico. E por fim, não se teria que recorrer aos roidz pra chegar aos 40 de braço.

Onde eu assino???

verdade.

quando eu entro em uma academia vou direto olhar o suporte de alteres montados..

se não for bom, com alteres perto dos 50 Kg pelo menos já desanimo...

tirando isso, nada que uma bela barra enferrujada pra dar mais aderência não seja capaz de fazer para que eu alcance os meus objetivos....

Eu quando entro em uma academia a primeira as coisas q procuro saber são: 1º se tem rack de agacho...2º se tem barras q pelo menos aguentem uns 160 Kgs sem dobrar como bambu no trapézio e q sejam retas porque treinar com barra torta é uma merda ( perto de casa tem uma academia q TODAS as barras la´são tortas)...3º se tem MUITA anilha de 20 Kgs e demais ...4º se tem como fazer terra sem q o chão de arrebente...5º se tem mesas de supino boas ...6º se tem alteres de montar...e por aí vai...

Tsug, concordo com você, mas individualidades são sempre individualidades, da mesma forma que uma rotina fullbody funciona pra uns pode não ter a mesma eficiencia para outros, o pessoal fala aqui como só se uma rotina funcionasse, e ignora todo o resto, não acho que é assim !!!

O tipo de individualidade q vc se refere não existe cara.

Qualquer ser humano vai hipertrofiar desde q progrida nas cargas e reps nos exercícios, vc fala como se pra uns a progressão vale e pra outros não como é pregado pelos instrutores de q ''não precisa focar em progredir carga pra hipertrofiar''... Vc nunca reparou q um natural SEMPRE estagna quando não consegue mais aumentar as cargas e nem as reps dos exercícios???

Só no supino que ninguém mexe.

Não conte com isso meu amigo Iceman.

Onde treino mesmo...antes de mudarem de cômodo e trocar a aparelhagem tinha 5 mesas de supino reto e 2 de supino inclinado... agora no novo cômodo tem 1 de supino plano, 1 do inclinado e 1 do declinado, e em compensação compraram 6 supinos máquina...4 voadores...6 adutores...4 pulleys...3 gravitons...4 máquinas de puxada pra costas...4 máquinas de desenvolvimento sentado e um tanto de porcarias como máquinas de rosca...máquina de tríceps...4 cross over...4 leg press articulado... e mais um tanto de máquinas pra glúteo q simulam coice e demais movimentos e angulações...a tendência é q eles a cada ano cortem os exercícios livres e coloquem só máquinas no lugar ( um dos instrutores de lá comentou isso comigo) , acho q daqui a 20 anos somente as academias de powerlifting...LPO e strongman vão ter barras...anilhas...alteres pesados e coisas como rack de agacho...mesa de supino livre...paralelas...barra fixa...e outra coisa q não seja de placas e roldanas, porque quase todas as academias (ainda mais essas grandes) a tendência é colocarem cada vez mais máquina e coisas guiadas e com roldanas e irem deixando de lado as barras...anilhas e alteres.

Postado

Acho que as pessoas vêem ao forum para ter informações , debaterem suas ideias e principalmente ter a humildade de aprender , filtrar pelo menos alguma coisa de tantas pessoas que passam por aqui todos os dias.

Iniciei esse topico, sem saber que geraria uma grande conversa, um grande estudo com várias informações e opniões diferentes.

Treino a 5 meses e malho a 1 ano, ou seja, levo a academia a sério a 5 meses, fazendo dieta certa, fazendo os treinos que eu julgo ser corretos, tem compostos e tem isoladores, estudei sobre sarco e endo, montei um treino e estou fazendo, estou gostando, ele está me trazendo resultados e o treino que eu mais gosto é o de perna.

Estou aqui porque queria mesmo era saber a real funcionalidade dos treinamentos, baixa reps, alta reps, compostos , isoladores, mas ja vi que isso eu vou aprender com o tempo, treinando, testando em mim e vendo o que é melhor, entender o descanso do meu corpo, os melhores treinamentos e as melhores tecnicas que irei aplicar, treino de segunda a sabado, estou fazendo errado? não sei.

Gosto de estar lá e vou continuar estando, treino com progressão de cargas sempre que dá , as vezes não da, fica pesado, eu fico tremendo, tento, juro que sou esforçado, mas não da... esse sabado passado eu fiz meu limite no agacho, 100kg no agachamento e 230 kg no leg , fiquei super feliz, nunca peguei tanto.... mas amanha é sabado de novo e vou aumentar mais, vamos que vamos...

Só acho que falta um pouco de humildade da parte de uns e tranquilidade da de outros aqui, estamos todos em busca do mesmo objetivo e da mesma paixão, todos nós amamos o esporte e queremos ter um corpo invejavel.... então continuemos assim.

Postado

Acho que as pessoas vêem ao forum para ter informações , debaterem suas ideias e principalmente ter a humildade de aprender , filtrar pelo menos alguma coisa de tantas pessoas que passam por aqui todos os dias.

Iniciei esse topico, sem saber que geraria uma grande conversa, um grande estudo com várias informações e opniões diferentes.

Treino a 5 meses e malho a 1 ano, ou seja, levo a academia a sério a 5 meses, fazendo dieta certa, fazendo os treinos que eu julgo ser corretos, tem compostos e tem isoladores, estudei sobre sarco e endo, montei um treino e estou fazendo, estou gostando, ele está me trazendo resultados e o treino que eu mais gosto é o de perna.

Estou aqui porque queria mesmo era saber a real funcionalidade dos treinamentos, baixa reps, alta reps, compostos , isoladores, mas ja vi que isso eu vou aprender com o tempo, treinando, testando em mim e vendo o que é melhor, entender o descanso do meu corpo, os melhores treinamentos e as melhores tecnicas que irei aplicar, treino de segunda a sabado, estou fazendo errado? não sei.

Gosto de estar lá e vou continuar estando, treino com progressão de cargas sempre que dá , as vezes não da, fica pesado, eu fico tremendo, tento, juro que sou esforçado, mas não da... esse sabado passado eu fiz meu limite no agacho, 100kg no agachamento e 230 kg no leg , fiquei super feliz, nunca peguei tanto.... mas amanha é sabado de novo e vou aumentar mais, vamos que vamos...

Só acho que falta um pouco de humildade da parte de uns e tranquilidade da de outros aqui, estamos todos em busca do mesmo objetivo e da mesma paixão, todos nós amamos o esporte e queremos ter um corpo invejavel.... então continuemos assim.

Disse tudo meu brodher, ninguem sabe de tudo pois se soubesse não ficariam em um fórum debatendo gratuitamente, todos estamos a procuro do que é mellhor para cada um, e cada um tem sua opinião e seu ponto de vista, nada melhor que um dialogo amigavel para descobrirmos o que é melhor para nós, então acho que respeito com o outro é primordial, e sei que nesse fórum existem os arrogantes mais pelo outro lado tem muito kra bom que merece nossa gratidão.

Postado

O problema é que opiniões aqui diferente do que alguns tomam como verdade absoluta, são rechaçadas de uma forma que não adianta um dialogo interessante, as vezes o nosso ponto de vista é um pouco distorcido e fica até chato continuar um debate, pelo que li muitas das coisas que achava certa foi sendo contestada por alguns com embasamentos fortes, e isso que vale, opinião com base, até me fazem repensar algumas coisas, não meramente uma grosseria e acabou, mas esse tipo de coisa é bom para o crescimento do fórum.

Postado (editado)

Quando entrei na academia há 8 meses atrás, eu vi um cara baixinho, volume médio/pequeno porém boa definição, fazendo 3 séries na barra fixa... Umas 3 séries de 10...

Depois disso nunca mais vi ninguém fazer barra fixa, NINGUÉM, nenhum mesmo cara!!!

sera q era eu?

@topic

eh como o ice disse musculo e forca n sao diretamente proporcionais mas caminham juntas.

vc ate pode conseguir ficar musculoso sem ser forte, mas sao poucos q conseguem (geneticamente privilegiados ou hormonizados)

ou pode ficar FORTE e sem sombra de dúvidas tera músculos grandes em algum momento.

agora a questão eh o que é ser forte?

diria que pelo menos seu peso no desenvolvimento

2x no terra

1,5x no supino

1,5x no agacho

isso no minimo

Editado por rodrigomedicina
Postado

Então preciso perguyntar isso, para eu "parecer" grande, preciso primeiro ficar forte para isso?

li o link que o rapaz passou e percebi que primeiro temos que focar em força, porque com a força vem o volume muscular, estou correto?

pessoas dizem ser o famoso culturismo, correto?

Postado

Duvida pessoal... Posso ?

Depois que eu atingir um nivel alto de força, digamos que uns 4 anos ou 5 treinando só focando esse mundo de força, SE eu não viciar kkk... Poderei partir para alguns isoladores ou será perca de tempo ?

Pergunto isso só por curiosidade mesmo, sem um "porque" disso.

Postado

Debate é uma coisa, agora vir aqui querer ser dono da verdade sem ter conhecimento é duro de aguentar.

"pessoal precisa parar de hostilizar quem vem apresentar um ponto de vista contrário de forma educada."

Então preciso perguyntar isso, para eu "parecer" grande, preciso primeiro ficar forte para isso?

Um fisiculturista pode ter mais volume que um powerlifter, mesmo tendo uma 1RM menor carga no(s) mesmo(s) exercício(s).

Força é adaptação muscular resultando em refinamento da coordenação motora. Ou seja, seu corpo, através do seu cérebro, se torna mais eficiente em usar a força que possui.

Uma coisa é você ter um músculo grande, que te dará um grande potencial para desenvolver sua força. Outra coisa é você ter força desenvolvida.

li o link que o rapaz passou e percebi que primeiro temos que focar em força, porque com a força vem o volume muscular, estou correto?

Isso depende, entre outras coisas, da sua dieta. Se você comer o suficiente, junto com o aumento de força virá o aumento de volume. Mas é possível manter o mesmo volume muscular e aumentar a força, como fazem os atletas que competem em uma determinada categoria de peso.

Postado

Acho uma estratégia mais inteligente e produtiva focar na progressão de cargas.

Mas lembre-se que técnica correta é sempre mais importante do que a carga.

Se for para aumentar a carga e prejudicar a técnica, é melhor não aumentar.

O raciocínio não é bem assim.

Você precisa se focar nos compostos para força e desenvolvimento global.

E conforme for se desenvolvendo verá quais são seus pontos fracos, vai utilizar outros exercícios, inclusive isoladores, para melhorar as partes mais fracas.

Exercício isolador não é proibido, só não pode ser a maior parte de seu treino.

Mesmo powerlifters profissionais fazem exercícios isoladores.

Estava pensando em começar o método gvt ,acho que vou gostar muito, vou começar segunda feira...o que vocês acham?

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

Postado

Se vc ainda ta conseguindo ter resultados no seu treino atual, não tem motivo pra mexer.GVT é interessante pra quem está estagnado no treino.

Postado

Se vc ainda ta conseguindo ter resultados no seu treino atual, não tem motivo pra mexer.GVT é interessante pra quem está estagnado no treino.

beleza, irei seguir o seu conselho e continuar por mais uns 2 a 3 meses.

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

Postado

Pessoal precisa parar de chegar hostilizando os outros.

Debate é uma coisa, agora vir aqui querer ser dono da verdade sem ter conhecimento é duro de aguentar.

Se as pessoas não entendem o que você escreve, a culpa é sua por não saber se expressar.

Opinião diferente é uma coisa, chegar pagando de dono da verdade é outra completamente diferente.

E quem começou com a patifaria foi você mesmo ao chegar aqui dizendo que "o que sempre funcionou e funciona são os treinos 'normais'".

Considerar "normal" um sistema de treino que surgiu há pouco mais de 3 décadas como se fosse o melhor estilo de treinamento que existe e achar que sistemas de treinos com mais de um século de existência, que produziram resultados em milhares e milhares de pessoas, são bizarros ou modinhas é pedir para ser zoado mesmo.

Quem cutuca um vespeiro não pode reclamar de sair picado.

Realmente você ta totalmente equivocado meu amigo, quem sou eu pra pagar de dono da verdade, Não cutuquei ninguem, quem foi cutucado desde meu primeiro post fui eu, existem pessoas que debatem e defendem sua opinião sem agredir, como tsug e reinaldo, já você, que sempre prestigiei aqui no forum por ser uma pessoa de conhecimento, caiu no meu conceito por não ser um pessoa educada, mas não tem problema , sei o que sei, no tempo que tenho de musculação e sei do que funcionou cmg , por isso expus minha opinião, reveja o modo que trata as pessoas....

Postado

Sera que os fisiculturistas olympia antes de usar anabols treinavam igual voces pregam aqui fb3x AB ?

#dogmashipertrofia.org

Arnold, Colleman, Levrone

No mundo do fitness

Ulysses, Santiago, Zyzz, Brandon

Esses são os que EU SEI que treinavam como o forum "prega"

De acordo com o livro do Arnold, ele treinou mais de um ano focando apenas em força, nada mais.

Já Colleman ficou nesses treinos até seus 18 anos, onde já fazia usos de AE's.

Postado

sem falar que esses caras que o viking citou acima, quando "pararam" o treino de força, seguiam com cargas absurdas nos compostos.

Coleman mesmo era um monstro no supino com halteres...

Postado

Desvirtuando um pouco, alguém já ouviu falar no tipo de fibra muscular IIc ou III?

É o que o Elliot Hulse "vende" no seu programa de treinamento e nutrição (Lean Hybrid Muscle). Pelo que eu entendi se força as fibras tipo II a criarem mais mitocôndrias (o que levaria a uma maior capacidade de produzir energia, maior resistência, maior flow de nutrientes e também maior tamanho), incorporando a elas características das fibras tipo I (daí hybrid muscle).

Só que ele peca no que diz respeito a dizer exatamente o que é que força tal modificação. Pelo que eu entendi é um treinamento de alta intensidade e de relativamente alto volume, em que os exercícios são feitos em circuito e de maneira explosiva, intensa. A ideia seria treinar os músculos para resistirem a fadiga e manterem força.

Não tem nada disso no fórum e pouca coisa na web, então se alguém tiver mais conhecimento disso, compartilhe por favor :laughingsmiley:

Postado

perna com ombro kkk

Rapaz , o pior que essa é a divisão mais comum passada pelos instrutores. Não vejo problema em um natural obter ganhos treinando abc ou abcde , mas ele precisa saber dividir o treino e escolher os exercícios.

Postado (editado)

Tbm não sei se é possivel chegar a isso, mas a ideia de trabalhar tanto com intensidade alta quanto volume, faz com que todos os tipos de fibra sejam bem trabalhados, mas não creio que isso ira mudar de fato o tipo da fibra (sei que dá pra mudar a proporção do tipo de fibra dependendo do treino, mas isso só aconteceria num treino focado em um tipo específico de fibra)

Editado por manel007
Postado

Arnold, Columbu e Colleman pode-se dizer que usavam treinos híbridos.

Pois a vida inteira conjugaram exercícios low reps com high reps.

Quem esquece dos videos do Colleman que ele fica 5 minutos enrolando faixas nos joelhos para depois fazer uma repetição no agachamento.

Columbu competia em powerlifting e ganhou vários títulos.

Então vocês acham treinamentos híbridos uma boa? Melhor do que só focar em low reps, ou melhor do que focar só em high reps?

Pois pelo que eu entendi, com esse tipo de treinamento, estaríamos trabalhando os dois "tipos" de hipertrofia, eu vejo muito o Elliot Hulse falando sobre isso no canal dele.. Ele diz que atualmente faz treinos com Low Reps em alguns exercícios(provavelmente ele deve estar falando dos compostos) e depois faz High reps(provavelmente nos isoladores) em outros exercícios, mas parece que ele não vai muito à fundo nessas informações porque é exatamente isso que ele vende no livro dele.. então.. ele tem sempre que manter algum segredo, pra fazer aquele marketing.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...