Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como Ser Alpha?


Samuelfaj

Posts Recomendados

Vou tentar organizar minhas ideias da melhor maneira possível, infelizmente, não tenho o hábito de escrever, mas vamos lá.

Há algum tempo eu copiei esse trecho de um site, não lembro ao certo, o trecho é o seguinte:

Ao invés de ficar reclamando que você não faz isso, não tem aquilo, que trabalha igual um cavalo em algo que não gosta e que não paga bem, pergunto: Por que continua? Vá fazer o que tem vontade, vá lutar para ter o que quer. Lembre-se que tudo na vida tem um preço, ou melhor, tudo que você fizer, tudo que você escolher, vai ter uma consequência. E quer saber qual a consequência de apenas ficar reclamando? Você continuará na mesma situação, só que mais velho e mais perto da morte.
Eu não estou te dizendo que você deve ficar quieto e satisfeito mesmo que não estiver. Mas ficar apenas reclamando não adianta nada, só prejudica. Portanto pare de reclamar e mexa-se, vá mudar essa vida, vá viver, porque a morte nos espreita a cada segundo.
Acredito que este texto destaca o grande problema da maioria das pessoas. Se tu sabe o que realmente te motiva, é muito mais fácil ter iniciativa e persistência para alcançar seu objetivo.
Tem muita gente que reclama que o que gosta de fazer não é suficiente para ter o padrão de vida que deseja. Mas essas pessoas tem que ter em mente que a maioria dos trabalhadores são inertes, se contentam em fazer o mínimo e reclamam do baixo salário. Se tu tiver o mínimo de vontade de aprender, tu vai longe. Poderia citar n exemplos aqui, mas não quero me estender mais ainda.
Agora respondendo aos questionamentos do iceman.
Eu também tenho DDA. Eu sou um procrastinador profissional, nada adiantava para mim, agenda e nada era a mesma coisa, de noite eu planejava o que queria fazer e no outro dia eu fazia nada daquilo, ficava o dia todo coçando.
Eu só consegui melhorar meu estilo de vida quando coloquei metas, que são: obter o maior conhecimento possível, tanto na minha área de atuação quanto conhecimento geral, e não ficar com o shape desleixado. Eu sei que é um objetivo muito amplo e questionável, mas não devemos ficar tão preocupados com o resultado. Continuo procrastinando, mas sempre que me pego procrastinando, eu pego algum livro para ler, faço calistenicos, qualquer coisa útil.
Eu não consigo usar agenda, agenda só me deixa pior, pois eu não cumpro os objetivos e me sinto mal. Eu realizo minhas atividades de acordo com o prazo e demanda. Sempre que recebo uma nova atividade, eu dou uma lida por cima, se for fácil, deixo para fazer no último instante. Não é a melhor maneira, mas é assim que tenho melhor desempenho. Meu problema não é falta de conhecimento, é preguiça mesmo, então trabalhar em cima do prazo nunca foi um problema, até funciono melhor.
Problemas não me afetam muito, pois tenho claro meu objetivos, sei que chorar e reclamar não vai adiantar, ninguém vai chegar para mim e dar a solução. Isso é um mundo competitivo, todos vão querer te ferrar e pegar teu lugar, ainda mais se tu é bem sucedido.
Em suma, o que me motiva é ser o melhor possível e fazer o que gosto.
E lembre-se: Tudo perde o sentido se você não estiver feliz com aquilo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Também sofro de um deficit de atenção escroto.

Deve ser pela minha natureza hiperativa, onde não consigo me focar apenas em uma coisa só.

Quanto a organizar, também sou meio avacalhado.

Estou comprando um quadro branco para anotar o que devo fazer no dia/mês.

Daqui um mês relato aqui.

Essa do quadro branco parece ser uma boa idéia johnn.

Mas tu já não tem uma "rotina" definida?

Ou acaba sempre esquecendo de fazer algo, quando percebe??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também sofro de um deficit de atenção escroto.

Deve ser pela minha natureza hiperativa, onde não consigo me focar apenas em uma coisa só.

Essa do quadro branco parece ser uma boa idéia johnn.

Mas tu já não tem uma "rotina" definida?

Ou acaba sempre esquecendo de fazer algo, quando percebe??

Tem algo que achei interessante quando me falaram, mas não tinha paciência para fazer.

Compra uma agenda e vai anotando tudo que tu faz, com todos horários. No final da semana tu faz um balanço e olha quanto tempo tu desperdiçou, começa mudando pequenas atividades, até que elas vão se tornando um hábito.

Não adianta comprar um quadro e resolver mudar toda do nada, dificilmente tu conseguirá seguir, é a mesma coisa que mandar um obeso comer só 1600 calorias por dia, ele vai aguentar no começo e depois volta ao habitual. Sempre trabalhe em doses homeopáticas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também sofro de um deficit de atenção escroto.

Deve ser pela minha natureza hiperativa, onde não consigo me focar apenas em uma coisa só.

Essa do quadro branco parece ser uma boa idéia johnn.

Mas tu já não tem uma "rotina" definida?

Ou acaba sempre esquecendo de fazer algo, quando percebe??

Sim.

Mas acabo esquecendo uma coisa ou outra..

E minha memória horrível de nada ajuda rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim.

Mas acabo esquecendo uma coisa ou outra..

E minha memória horrível de nada ajuda rs

É foda, sei bem o que é isso.

Sempre que saio de casa, revejo umas 3/4x tudo que tenho que levar, pra ver se não esqueci nada.

(E na maioria das vezes sempre falta algo)

Até hoje, as vezes eu bugo na hora de lembrar os números do CPF e RG HAUAHEHUAUAHE

Editado por Hisagi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, já tentei me premiar e me punir.

O problema é que chegou num ponto que só rolava punição e nada de prêmios.

Aí desisti...

Um dos meus problemas é que minha linha de trabalho é muito abstrata. Vc não vê resultados imediatos, demora muito para ver algum resultado, algum progresso e isso é extremamente frustrante para mim.

Se eu fosse engenheiro, por exemplo, acho que seria diferente, porque o progresso do projeto é palpável, vc vai num dia e estão fazendo os buracos, no outro dia as colunas estão prontas, no outro as paredes levantadas e por ae vai.

Na minha profissão não é assim. Num dia tem um papel escrito, no dia seguinte é outro papel, no próximo dia, outro papel e por ae vai. Um processo demora, em média, 7 anos para terminar.

Se imaginem trabalhando num projeto cujo resultado só será visto daqui 7 anos...

Não que eu não goste da minha profissão, o problema não é este. O problema é que consigo me gerenciar melhor quando estou vendo os resultados do que faço.

Não sei também se minhas expectativas são muito altas, se minha cobrança comigo mesmo é muito grande. Porque pode até parecer bravata e juro que não é, mas sou considerado um dos advogados mais competentes do escritório onde trabalho. Já me convidaram para me tornar sócio várias vezes e recusei. Então pode ser que não esteja tão mal assim.

Mas almejo a perfeição, sacam? Quero ser o melhor que puder em tantas áreas da minha vida quanto possível.

Computador também é um problema para mim, tanto que uso aplicativos para bloquear, senão perco muito tempo com coisas inúteis.

Tu quer motivação maior do que ser chamado para ser sócio de um escritório?

Posso estar enganado, me parece que a tua falta de motivação é por que tu já alcançou o limite do teu trabalho, tu já foi convidado a ser sócio e é considerado melhor que teus colegas de trabalho.

Tu já pensou em trocar de emprego? Um novo desafio, pessoas exigindo melhor desempenho, fora que vai trocar um ambiente que já deve estar cansativo. Fora que se tu é considerado o melhor do teu trabalho, dificilmente tu vai ter motivação a melhorar. A maioria das pessoas funciona melhorar quando está tentando alcançar o próximo.

E sobre as expectativas alta, é normal ter isso, todos nós queremos ser o melhor possível em todas as áreas, mas é extremamente dificil conseguir excelencia em diversas áreas. Se tu for excelente em uma área e tiver conhecimento básico do resto, tu vai ser melhor que a grande maioria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem algo que achei interessante quando me falaram, mas não tinha paciência para fazer.

Compra uma agenda e vai anotando tudo que tu faz, com todos horários. No final da semana tu faz um balanço e olha quanto tempo tu desperdiçou, começa mudando pequenas atividades, até que elas vão se tornando um hábito.

Não adianta comprar um quadro e resolver mudar toda do nada, dificilmente tu conseguirá seguir, é a mesma coisa que mandar um obeso comer só 1600 calorias por dia, ele vai aguentar no começo e depois volta ao habitual. Sempre trabalhe em doses homeopáticas.

Pensando por esse lado, essa didática da agenda parece ser mais produtiva e adaptável a sua rotina.

Gostei bastante...

Em vez de definir o que se fazer durante a semana, seria mais viável ir arquivando todas as atividades, e depois partir pra uma análise do que poderia ser mudado para tornar os dias mais produtivos.

Apesar de eu achar meio engraçado fica anotando a rotina ehauahehuaah

Grande dica Zan!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tu me descreveu aí. Eu estava fazendo calistenicos e aeróbicos todo santo dia, já tinha virado um hábito, até que fui passar o reveillon na praia. Adivinha se eu voltei no mesmo ritmo de que fui? Claro que não, demorei umas duas semanas até voltar ao ritmo de antes. Eu voltei a fazer por que eu dia eu parei para responder a seguinte questão: Quando eu era mais produtivo, antes ou depois do reveillon? A resposta foi antes, por isso retomei as atividades, foi uma merda no começo. Eu planejava fazer os exercícios as 19h e só ia fazer lá pelas 23h, mas fazia.

Todo mundo aconselha a fazer estes ciclos, mas para mim não funciona. Eu desisto antes de chegar no objetivo. O que funciona para mim é começar a fazer e só parar quando eu acho que foi suficiente, estipulo um prazo máximo e coloco um alarme, se eu acabar antes, aproveito o tempo livre que tenho, se não continuo no próximo turno/dia.

Lembro da época que eu era estagiário. Era um inferno, toda hora alguem vinha até mim para pedir alguma merda ou falar asneira, eu perdia a concentração e no final acabava fazendo um serviço porco. O meu supervisor era tranquilo, deixava eu fazer o que bem entendesse se eu realizasse todas atividades. Eu resolvi fazer um checklist, eu tinha atividades pré programadas e atividades que surgiam durante o dia. Eu ia acrescentando na lista e ia fazendo de acordo com a dificuldade, o que eu menos gostava fazia primeiro. Eu acabava a lista o mais rápido possível para poder proscrastinar ou estudar sem peso na consciência.

Durante as atividades sempre tinha um para incomodar, mas minha ansia em completar aquela lista era maior que meu aborrecimento.

O que tu considera excelência?

Tu diz que não estuda nem 2h por dia, mas quem disse que tu precisa mais para aprender o mesmo? A capacidade cognitiva das pessoas não é mesma, tu pode aprender um tópico em 30min e eu em 60min. Agora eu sei mais que tu por que li 30min a mais? É tudo uma questão de planejamento de tempo, o que parece estar te faltando.

Eu só descobri meu DDA ano passado, o restante da minha vida sempre foi achando que eu tinha capacidade de fazer mais, mas eu nunca fazia. Eu falava isso para me confortar, é mais fácil viver na esperança de ser capaz do que admitir que é limitado. No nosso caso, a procrastinação era decorrente do DDA, quando descobri isso, eu virei outra pessoa. Porra, mesmo tendo esses problemas neurológicos estamos nessa posição, imagina se não existisse esse problema. Agora que fui diagnosticado, sei que posso fazer melhor do que eu havia fazendo, não vou fazer por preguiça? Nem fudendo. Não vou ser mediano sabendo que posso ser melhor, é uma merda ter que fazer as coisas sem vontade, mas a vida é isso, o sistema é essa merda.

Vou dizer para ti o que eu ficava pensando o tempo inteiro, o que me ajuda a sair da inércia. Pára de ser vadio, estamos nessa posição mesmo sem usar nossa capacidade por completa, imagina se usasse. E agora isso é só tu que pode melhorar, não vai ser eu, tua mulher, teus filhos que vão te dar motivação. Tu tens que decidir se realmente quer ser o melhor, se não, arrega e continua nessa vida de insatisfação que tu leva.

Editado por Zanfran
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É foda, sei bem o que é isso.

Sempre que saio de casa, revejo umas 3/4x tudo que tenho que levar, pra ver se não esqueci nada.

(E na maioria das vezes sempre falta algo)

Até hoje, as vezes eu bugo na hora de lembrar os números do CPF e RG HAUAHEHUAUAHE

Coisa antiga eu lembro bem.

Nome eu guardo bem.

Números e senhas também.

Mas memória curta...vixi.

Se você me disser pra comprar uma lista de 10 coisas eu esqueço no minimo 3 huahauhauh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...