Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Lutadores Possuem Estrutura Óssea Mais Forte?

LeandroTwin

Posts Recomendados

Postado

Em estudo que acaba de ser publicado com grande número de indivíduos avaliados, os cientistas desejavam descobrir se haveria influência da prática regular de Arte Marcial sobre o esqueleto dos lutadores comparando-os a indivíduos não adeptos a essas práticas. Para tal, os pesquisadores selecionaram um grupo com 226 homens (idade média: 25,64 anos), que praticavam em média a 61,9 meses, com frequência média de 3 vezes por semana. Esse grupo foi comparado com um grupo controle (não praticantes) de 502 indivíduos.

O estado esquelético foi avaliado por ultra-sonografia quantitativa, em falanges ("partes dos dedos") da mão.

Foi verificado que até os 18 anos de idade, não houveram diferenças relevantes entre os lutadores e os indivíduos do grupo controle. No entanto, verificou-se que até os 35 anos de idade, haviam diferenças significativas.

Os resultados indicaram que maior tempo de prática, frequência e idade de iniciação na Arte Marcial influenciava positivamente o estado esquelético.

Os pesquisadores concluíram baseados nesses achados que havia influência positiva da prática sobre o estado do esqueleto dos lutadores, com benefícios mais importantes verificados em indivíduos adultos (com mais de 18 anos de idade).

Referência: Bogna Drozdzowska; Ulrich Münzer; Piotr Adamczyk; Wojciech Pluskiewicz. Skeletal Status Assessed by Quantitative Ultrasound at the Hand Phalanges in Karate Training Males. Ultrasound in Medicine and Biology, v.37, n.2, p.214-219, 2011.

==============================================

Por Leandro Paiva (leandropaiva@prontopraguerra.com.br)

Professor de Educação Física

Autor do livro Pronto pra Guerra

Postado

Muito bom o artigo e o livro pronto pra guerra tb é sensacional!

mas é que esse artigo ja foi postado leandrao =x auhauhauhauhaua Mas ta valendo pra quem nao leu , ler agora!

Postado

Nao mas tenho certeza que li aqui mas se nao tem link eu é que nao vou procurar com a preguiça que me domina , e se vc procurou ta procurado , me desculpe devo ter lido em outro local =]

Postado

Eu vi uma explicação para isso no Discovery channel.

Mostraram um karateca que praticava aquele lance de quebrar as coisas com o corpo e tal a mais de 20 anos, ele conseguia imprimir quase 200kg de força, eu acho, sem quebrar os ossos.

Acho que um médico disse que a cada microlesão os ossos se "juntavam" novamente e ficavam mais "resistentes".

mais ou menos isso aí ... não lembro exatamente como foi falado.

Postado

Normal o nosso corpo se adapta mesmo, não só artes marciais mas qualquer esporte trás beneficio para o esqueleto, só mudando o beneficio em escala.

• 8 meses depois...
Postado

Ainda não tenho + de 18 anos (17) mas treino Karate a 6 anos, meus ossos são bem densos e resistentes, ja levei pancadas incríveis e até hoje num quebrou nada, nem em osso menor como dedo (ja levei muito chute no dedo). Em competição raramente tem fratura, deve ser verdade msm isso aê

Postado (editado)

interessante

nao sabia dessa nao, achava que nem era possivel isso acontecer suhasuhaasu

livro pronto pra guerra tb é sensacional!

vou procurar para baixar... realmente vale a pena? eheheheh

edit: achei nao, vc tem o link ae?

Abraço

Editado por marc01
Postado

Ia pegar com um amigo meu pra ler, quem leu, ele tem coisas sobre preparação realmente interessantes ou diferentes? `Porque acabamos vendo bastante sobre musculação, mas mais para estética e força, mas voltado pra lutadores vejo muito pouca coisa, por falta de material mesmo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...