Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mitos E Verdades A Respeito Do Índice Glicêmico Dos Alimentos


AugustoO

Posts Recomendados

Janinha, das duas uma:

a-ou vc consegue controlar melhor as calorias comendo com baixo IG

b-ou isso é da sua cabeça.

De todos os estudos que foram feitos até agora todos provaram a mesma coisa: não dá pra fugir da termodinâmica. Mesmo se vc estiver comendo "sujo" ou limpo nosso p-ratio não é determinado por diferenças (mínimas) de insulina ou qualquer coisa do tipo. Sabe pq as pessoas com resistência a insulina se dão melhor com dietas com mais gorduras? Pq elas conseguem manter os níveis mais estáveis E ASSIM controlar a fome (calorias).

É claro que uma dieta composta por 80% glicose+frutose vai ser bem diferente de uma composta por 80% proteínas. Mas não tem como vc falar que o índice glicêmico fará diferença alguma em situações que não são parecidas com a de cima. É só vc ver o cara que emagreceu comendo twix, o outro que emagreceu comendo pizza e pedalando, e por aí vai.

Vou treinar agora, daqui a pouco eu tento postar uns estudos e outras coisas aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Janinha, das duas uma:

a-ou vc consegue controlar melhor as calorias comendo com baixo IG

b-ou isso é da sua cabeça.

De todos os estudos que foram feitos até agora todos provaram a mesma coisa: não dá pra fugir da termodinâmica. Mesmo se vc estiver comendo "sujo" ou limpo nosso p-ratio não é determinado por diferenças (mínimas) de insulina ou qualquer coisa do tipo. Sabe pq as pessoas com resistência a insulina se dão melhor com dietas com mais gorduras? Pq elas conseguem manter os níveis mais estáveis E ASSIM controlar a fome (calorias).

É claro que uma dieta composta por 80% glicose+frutose vai ser bem diferente de uma composta por 80% proteínas. Mas não tem como vc falar que o índice glicêmico fará diferença alguma em situações que não são parecidas com a de cima. É só vc ver o cara que emagreceu comendo twix, o outro que emagreceu comendo pizza e pedalando, e por aí vai.

Vou treinar agora, daqui a pouco eu tento postar uns estudos e outras coisas aqui

Opa...no aguardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a revolta é pq ninguém nunca ouve nada do que eu falo aqui

a única vantagem de comer comidas com baixo IG é o suposto maior controle da fome. Mas uma caloria é sempre uma caloria, e não vai ser a diferença de índice glicêmico, ainda mais se a comida n for açúcar, que vai fazer ela virar gordura ou músculo. Se vc quer pagar caro e comer pão (falsamente) integral ok, mas eu n vejo vantagem nenhuma em ter ortorexia non-sense e ter de ficar comendo coisas como batata doce pra ficar peidando o dia inteiro.

Com certeza nao temos como quebrar a lei da termodinamica. Se voce come mais calorias do que gasta voce engorda; se voce come menos calorias do que gasta voce emagrece: a questao e como voce emagrece ou como vc engorda, em musculos ou gordura.

Acho que o IG influencia se vai ganhar/perder musculos ou gorduras. Mas pode que nao influencie tanto quanto acho, nunca fui tao afundo nisso, so li o basico mesmo.

Se puder da uma ajudada/ renovada nos nossos pensamentos (craw style rsrs) iriamos ficar bem grato

abraços

OBS: meu pao integral eh SIM a maioria farinha de trigo integral. A galera tem que aprender a ler o rotulo de ingredientes tambem ne

Editado por IntenseTrainBoy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu to tentando abrir os olhos, mas parece que vc nem leu o estudo que eu postei acima.

resumo para os preguiçosos (Lyle mcdonald, para quem não sabe ;) ):

"In terms of the hormonal response, clean vs. unclean just doesn’t matter, it’s all about calories and macros.

Which is what I’ve been saying all along. "

e como influenciaria? :confused:

"insulina deixa vc gordo" é só mais outro mito por aí...

http://weightology.net/?s=insulin&searchsubmit=

leia TODOS os artigos que esse cara fez sobre insulina

resumo para os preguiçosos (James Krieger) :

* Insulin suppresses appetite; it does not increase it - o que aumenta é a queda repentina dela

* A high carbohydrate diet does not cause chronically high insulin levels

* Protein is insulinemic, and in certain cases, can be just as insulinemic as carbohydrate

* Contrary to popular belief, glucagon does not “cancel out” the suppression of lipolysis by insulin when protein is ingested

* The insulinemic effects of protein are due to a direct stimulatory effect on the pancreas, and not because the protein is converted to glucose

* The combination of protein and carbohydrate can produce greater insulin secretion than either one alone, yet high protein, moderate-to-high carbohydrate diets are very effective for weight loss

* Very high carbohydrate diets have been demonstrated to produce weight loss when people are in an energy deficit

* Dairy is extremely insulinemic, just as insulinemic as white bread, yet does not promote weight gain in the absence of an energy surplus. This is supported by a very large number of studies, including animal studies, observational studies, and randomized controlled trials.

* Insulin is not required for fat storage

* Insulin levels are not predictive of weight gain or weight loss in the majority of prospective studies

* Exenatide restores rapid phase insulin release in diabetics, yet causes weight loss

* The effects of insulin injection cannot be compared to normal physiological insulin release, since amylin is co-secreted with insulin from the pancreas

* Insulin mainly functions as an inhibitory hormone rather than a storage hormone, acting as a brake on many important physiologic processes

* A type I diabetic without insulin becomes hyperglycemic because of overproduction of glucose by the liver, not because insulin can’t get into cells

* Insulin enhances the uptake of glucose into cells, but is not required for it

* Insulin regulates blood sugar after a meal both by stopping the liver from producing glucose and enhancing glucose uptake into cells.

* In a fasted state, insulin regulates blood sugar by controlling glucose production of the liver, not by affecting the uptake of glucose into cells

* You cannot simply look at the temporary effects of insulin on lipolysis and glucose storage. You have to address what is happening over a 24-hour period; body fat will not increase if there is no overall energy surplus. - ou seja insulina estável ou insulina sobe e desce > resultado é o mesmo no final

Editado por quenca333
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi quenca.

É sempre bom qdo aparecem novas vertentes.

Eu penso comoo o Intense. Tudo bem que calorias são calorias, mas para mim os resultados serão diferentes de um índividuo que manda um bulk a base de mc donalds e outro a base de batata doce...

Antes q vc me chame de preguiçosa(hehehe), eu não consigo abrir esses links aqui. Assim que possível vou ler em casa.

Aproveitando, outro caso, que, já foi abordado aqui no fórum e que me deixa pensativa, e no qual ainda não consegui ter uma opiniao sobre, é o fato que, quando se come vc já está "ativando" a insulina, o que seria ruim, pois essa estaria sendo liberada em um horário inadequado.

Porque o horário ideal para liberação da mesma seria pós treino.

Então a todo momento que vc come, o certo seria usar algo para controlar a insulina, assim essa seria devidamente aproveitada somente no pós treino...

Espero que tenha entendido... acho q não consegui explicar muito bem (meio complicadinho).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando, outro caso, que, já foi abordado aqui no fórum e que me deixa pensativa, e no qual ainda não consegui ter uma opiniao sobre, é o fato que, quando se come vc já está "ativando" a insulina, o que seria ruim, pois essa estaria sendo liberada em um horário inadequado.

Porque o horário ideal para liberação da mesma seria pós treino.

Então a todo momento que vc come, o certo seria usar algo para controlar a insulina, assim essa seria devidamente aproveitada somente no pós treino...

Oi Janinha,

Eu sei que pode ser difícil de aceitar no começo, mas as coisas funcionam sempre assim e não tem como fugir. O palpite máximo que eu posso dar pra sua situação de antes é que quando vc não come limpo acaba passando mais fome depois ou se sentindo culpada e por isso passava a liberar cortisol e portanto reter água. Ou então pelo fato de carbs de alto IG formarem mais glicogênio poderia ser isso também. Mas ganhar mais ou menos gordura, em dietas com calorias e macros iguais não é fisiologicamente possível.

Quanto a situação de aproveitar a insulina pós treino, eu concordo em parte, pois se tem um pico de cortisol, e com isso consegue neutralizá-lo. Mas não por causa da janela de oportunidade/glicogênio ou coisa do tipo. Simplesmente pq jogando nutrientes perto do treino se consegue frear o catabolismo e por conseqüência gerando um anabolismo no final de um período.

Porém, o que se tem que considerar é que se vc quiser guardar toda a insulina para a refeição pós treino, vc terá de consumir todas suas calorias nesse período também, pois qualquer carga calórica significativa, (seja de proteínas ou de uma porrada de vegetais) já causará uma descarga de insulina também.

Resumindo: sim, é interessante usar da insulina na refeição pós treino, mas a não ser que seja sua única refeição diária, não há como (e nem por que, como eu expliquei acima) evitá-la no resto do dia.

Moral da história: É claro que eu não to falando pra ninguém fazer a dieta do Mc donalds aí, pq ela é ruim por outros motivos (muita sacarose e gordura etc). O principal ponto que eu queria passar pra galera era para pararem de se importar com coisas irrelevantes do tipo: arroz x arroz integral; batata normal (huuum :P ) x batata doce (credo :sick01: ); pão x pão integral; quando o índice glicêmico não fará diferença alguma.

Se for pra usar alimentos integrais ou coisas do tipo, usem pelas fibras e nutrientes, mas por favor não achem que isso vai melhorar seu shape.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Breves explicações:

1- Como eu vivo falando aqui no fórum, calorias são calorias e não dá pra fugir disso seja comendo limpo, com uma freqüência de alimentação diferente, um suplemento termogênico ou a nova dieta que aparece por aí ou revista boa forma.

2- Seu corpo não enxerga comer limpo ou sujo, ele enxerga: proteínas, carboidratos e lipídios

3 – A insulina não é tão vilã como dizem por aí, e nem funciona como explicam por aí. Você pode ter sensibilidade nos músculos mas ser resistente na gordura; pode ter sensibilidade na gordura e ser resistente nos músculos; entre várias combinações. Porém, no geral, as pessoas são sim resistentes ou sensíveis a insulina. Mas ser resistente não é ser uma coisa ruim, já que isso automaticamente não te deixa mais gordo. E, aliás, ser resistente a insulina quando se está fazendo dieta é uma coisa muito boa, já que vc pode cortar os carboidratos sem sofrer tanto e sobra mais glicose pro cérebro, que precisa disso como combustível.

4- Não estou falando que não é importante comer limpo. A importância é de que comendo assim vc consiga controlar a fome, adquirir micronutrientes e as fibras necessárias a alimentação. Mas chega de ortorexia, né. Somos humanos também.

5- Vejo as pessoas por aí dando importância demais para os hormônios em tudo quanto é coisa: blábláblá vai liberar GH blábláblá testosterona, sendo que todo ambiente hormonal nunca se alterará tanto de maneira natural para que traga benefícios que vai mudar sua vida, seu shape, etc.

Estudo:

http://www.bodyrecomposition.com/research-review/hormonal-responses-to-a-fast-food-meal-compared-with-nutritionally-comparable-meals-of-different-composition-research-review.html

Bônus :P :

http://www.cnn.com/2010/HEALTH/11/08/twinkie.diet.professor/index.html

http://www.huffingtonpost.com/2010/06/28/the-pizza-diet-matt-mccle_n_628295.html

tenho o mesmo ponto de vista.

acredito que muito do que é dito vai do psicologico agindo.

mass acho que so com um estudo com um grupo controle, e um placebo..

com exames de sangue e tudo mais..

diria quem esta certo ou errado.

por enquanto minha visao é semelhante a do quenca!

valeuu

ps. o primeiro link naoo abre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas ganhar mais ou menos gordura, em dietas com calorias e macros iguais não é fisiologicamente possível.

Quenca, mas se eu uso carbos em horários que considero estratégicos (desjejum e pós treino digamos) o organismo absorverá de forma diferente do que eu ficar me empanturrando de carbo em todas as refeições...

Porém, o que se tem que considerar é que se vc quiser guardar toda a insulina para a refeição pós treino, vc terá de consumir todas suas calorias nesse período também, pois qualquer carga calórica significativa, (seja de proteínas ou de uma porrada de vegetais) já causará uma descarga de insulina também.

Resumindo: sim, é interessante usar da insulina na refeição pós treino, mas a não ser que seja sua única refeição diária, não há como (e nem por que, como eu expliquei acima) evitá-la no resto do dia.

Isso é a abordagem pregada pelas dietas com jejum...

Moral da história: É claro que eu não to falando pra ninguém fazer a dieta do Mc donalds aí, pq ela é ruim por outros motivos (muita sacarose e gordura etc). O principal ponto que eu queria passar pra galera era para pararem de se importar com coisas irrelevantes do tipo: arroz x arroz integral; batata normal (huuum ) x batata doce (credo ); pão x pão integral; quando o índice glicêmico não fará diferença alguma.

Se for pra usar alimentos integrais ou coisas do tipo, usem pelas fibras e nutrientes, mas por favor não achem que isso vai melhorar seu shape.

Caiu uma fichinha aqui. Então, esse negócio de ficar controlando ig e besteira pq qualquer alimento já causa uma descarga de insulina como vc citou antes?

Não há diferença se é alto, baixo ig pq tudo tem o mesmo resultado. Que no caso é a liberação de ig?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...