Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Descanso periódico

Posts Recomendados

Postado

Treino a mais de 2 anos, 5 vezes na semana, gostaria que vocês me ajudassem ,qual o melhor para encaixar um dia de descanso?(days off). No meio da semana ou no final?

Minha divisão:

Seg :Costas

Ter: pernas

Qua: Peito e tríceps

Qui: ombro e bíceps

Sex: perna

Postado

Do jeito que ta a divisão (não achei muito produtiva), não precisa de descanso entre os dias, mantém sábado e domingo mesmo. TALVEZ entre peito/triceps e ombro/biceps um descanso pela fadiga do ombro no treino de peito. Então faria descanso quinta/domingo

Mas eu pensaria em reformular tudo isso aí. PPL-off-UL-off eu acho excelente divisão para 5 dias.

Editado por ppfschmitt

Postado
Em 11/02/2026 em 08:23, mzampieri disse:

se quiser continuar fazendo a mesma divisão, seria bom encaixar um descanso na quinta e outro no domingo.

Seg :Costas

Ter: perna

Qua: Peito e tríceps

Qui: descanso

Sex: perna

Sab: ombro e biceps

Dom: descanso

Voltei a treinar depois de 4 anos parado, treinei 21 dias sem descanso, até a esteira ficou sofrida, agora estou fazendo esse esquema do mzampieri, já ajudou bastante, só que como gosto de separar faço assim:

SEG: Perna, TER: Ombro, QUA: Bíceps e tríceps, QUI: Só esteira, SEX: Costas, SAB: Peito, DOM: Só esteira.

Editado por Fracassado

Postado
Em 13/02/2026 em 14:32, Fracassado disse:

Voltei a treinar depois de 4 anos parado, treinei 21 dias sem descanso, até a esteira ficou sofrida, agora estou fazendo esse esquema do mzampieri, já ajudou bastante, só que como gosto de separar faço assim:

SEG: Perna, TER: Ombro, QUA: Bíceps e tríceps, QUI: Só esteira, SEX: Costas, SAB: Peito, DOM: Só esteira.

Gosto muito de ABCDE com descanso no meio da semana, tenho feito uns 2 anos, foi o que me adaptei melhor

Postado
Em 13/02/2026 em 15:48, cadumonteiro disse:

Gosto muito de ABCDE com descanso no meio da semana, tenho feito uns 2 anos, foi o que me adaptei melhor

Isso não disperdçaria a janela da "síntese" proteica aumentada após o treino? tendo em vista q em media ela se "fecha" em 48 horas, isso falando de naturais.

Por conta disso o pessoal aconselha quem é natural ter uma frequencia maior de treino na semana.

Postado
Em 13/02/2026 em 16:22, Doctor Manhattan disse:

Isso não disperdçaria a janela da "síntese" proteica aumentada após o treino? tendo em vista q em media ela se "fecha" em 48 horas, isso falando de naturais.

Por conta disso o pessoal aconselha quem é natural ter uma frequencia maior de treino na semana.

A janela de 48h já foi melhor estudada, é cerca de 72h, isso falando de maior atividade.

A frequência de treino pra natural pelo eu já vi e interpretei, que é indicada ser maior pq o natural não vai conseguir sustentar o volume de treino igual um hormonizado na mesma sessão.

Por isso acaba que não recomendam ABCDE pra natural.

Mas vale uma interpretação de que alguns podem ter uma resistência e recuperação boas pra fazer um grupo por dia, acho que vale um teste. Mas como já falei outra vez aqui, ABCDE é um treino desgastante demais, você tem q dar 100% todo dia, treino fica longo e acaba que não encaixa bem em todas as rotinas.

O clássico ABC2x ou ABCAB sempre vão funcionar pra maioria

Postado
Em 13/02/2026 em 16:49, Doctor Manhattan disse:

Certo que seja 72h pq alguem esperaria 168h para repetir? desperdiçando todo esse tempo disponivel

72h são o maior momento mas não o único onde ocorre síntese protéica.

E descanso entre as sessões não são para síntese protéica, mas para recuperação, adaptação e também para descanso do sistema nervoso central, muitas vezes a pessoa está sentindo a performance cair, desânimo, sono ruim e acha que é overtraining mas costuma ser desgastante mental primeiro. Tem também tempo de recuperação para tendões, articulações.

Como disse agora e outras vezes, não é a melhor divisão, exige muito. Imagine fazer um treino de costas com 24/30 séries com todas no máximo, passando fácil de 1h20, não é todo mundo que aguenta e quase ninguém tem esse tempo, é muito desgastante. Por isso falei q depende da pessoa, do tempo que tem pra treinar, de como é a recuperação, rotina, adaptação

É individual.

Não existe melhor divisão de treino ou dieta perfeita, existe o que se encaixa na sua vida.

Quem vai buscar o perfeito é atleta, que a vida se adapta ao trabalho dele que é treinar, comer e dormir. Pra nós pessoas normais é o contrário, o treino e dieta que precisam se adaptar às nossas vidas.

Pessoal tá se frustrando e perdendo tempo por isso, quer copiar atleta com vida de CLT

Editado por cadumonteiro
Acréscimo de informações

Postado
Em 13/02/2026 em 17:07, cadumonteiro disse:

72h são o maior momento mas não o único onde ocorre síntese protéica.

E descanso entre as sessões não são para síntese protéica, mas para recuperação, adaptação e também para descanso do sistema nervoso central, muitas vezes a pessoa está sentindo a performance cair, desânimo, sono ruim e acha que é overtraining mas costuma ser desgastante mental primeiro. Tem também tempo de recuperação para tendões, articulações.

Como disse agora e outras vezes, não é a melhor divisão, exige muito. Imagine fazer um treino de costas com 24/30 séries com todas no máximo, passando fácil de 1h20, não é todo mundo que aguenta e quase ninguém tem esse tempo, é muito desgastante. Por isso falei q depende da pessoa, do tempo que tem pra treinar, de como é a recuperação, rotina, adaptação

É individual.

Não existe melhor divisão de treino ou dieta perfeita, existe o que se encaixa na sua vida.

Quem vai buscar o perfeito é atleta, que a vida se adapta ao trabalho dele que é treinar, comer e dormir. Pra nós pessoas normais é o contrário, o treino e dieta que precisam se adaptar às nossas vidas.

Pessoal tá se frustrando e perdendo tempo por isso, quer copiar atleta com vida de CLT

Concordo com você, Cadu! Vejo muito esse debate sobre 'o melhor tipo de treino', até com base científica, quando o assunto é frequência de estímulos. Eu, por exemplo, prefiro o AB2x, mas não tanto pelo lado científico (que tem sua relevância, lógico), e sim porque gosto da divisão e pela segurança: se eu 'perder' algum dia, consigo repor sem problemas, coisa que com outras divisões nem sempre daria para fazer. Aí fica a pergunta: vale mais a pena seguir estritamente a ciência ou priorizar a aderência ao treino, mesmo que a divisão não seja a que traga o 'máximo aproveitamento' teórico?

Postado
Em 14/02/2026 em 12:55, Lucas Gabriel da Silva disse:

E parece que ninguém chegou a uma conclusao

Entao, na minha opniao o descanso se encaixa melhor nos fins de semanas. Pq algumas academais nao abrem no Domingo por exemplo. Se onde voce treina abre normal nos fins de semana fica a seu criterio mesmo, talvez apos o treino de pernas.

Postado

A divisão de treino na minha opinião deve ser de acordo com quantos dias o cara tem disponível pra treinar. Da pra adaptar volume em qualquer uma. AB2c, FB3x, ABC2x… mas assim, se o cara tem 5-6 dias pra treinar, ABCDE pra mim é uma opção bem ruim. Eu colocaria em último lugar se fosse rankear. 1 semana de descanso pro grupo muscular? Sem necessidade.

Concordamos que a hipertrofia funciona com repetições próximas da falha (RIR 0-2) certo? (Obviamente com boa execução). Pra eu ter um volume de peitoral semanal razoável PRA MIM seriam sei lá 12 séries.

Um dia com 4 exercícios de 3 séries para peitoral com proximidade da falha e com bom desempenho e progressão de carga em todos os exercícios é complicado e vejo como menos produtivo do que dividir em 2 treinos com 6 séries em cada, não acham?

5 dias na semana eu vejo o PPL/off/UL como melhor opção disparada. Relato pessoal: tenho progredido cargas/reps por 5 semanas seguidas mesmo em um déficit calórico enorme. Qualidade muscular melhorou muito, mesmo ainda precisando perder muito peso (já perdi 30kg e faltam 20 pra ficar no peso saudável).

Tmj!

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Pesquisar

Pesquisar

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.