Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Retenção ou BF alto?

Posts Recomendados

Postado

Fala, rapaziada. Treino a 5 meses, estou fazendo um cutting leve, consumindo 200kcal abaixo da minha manutenção para perder a gordura da minha barriga (o resto do meu corpo tem muito pouco). Nunca fiz dieta e essa está sendo a primeira vez, além de não tomar muita água, bebo só quando bate sede ou almoço/janto.

Conversando com meu irmão, ele disse que parece que estou retido porque não bebo muita água e não com um bf alto, que não é pra mim fazer cutting agora.

Desde então, como identifico se estou com o bf alto ou é apenas retenção? Não achei muitas informações precisas sobre

foto:

https://drive.google.com/drive/folders/1r4nbnUk6H4cHZxbzFFpnRDlTtxs7MDKN

Editado por ocnn

Solucionado por natalliacarv

Ir para solução
Postado
Em 10/01/2026 em 18:19, ocnn disse:

Fala, rapaziada. Treino a 5 meses, estou fazendo um cutting leve, consumindo 200kcal abaixo da minha manutenção para perder a gordura da minha barriga (o resto do meu corpo tem muito pouco). Nunca fiz dieta e essa está sendo a primeira vez, além de não tomar muita água, bebo só quando bate sede ou almoço/janto.

Conversando com meu irmão, ele disse que parece que estou retido porque não bebo muita água e não com um bf alto, que não é pra mim fazer cutting agora.

Desde então, como identifico se estou com o bf alto ou é apenas retenção? Não achei muitas informações precisas sobre

foto:

https://drive.google.com/drive/folders/1r4nbnUk6H4cHZxbzFFpnRDlTtxs7MDKN

Ta gordo mano, continua treinando

Postado
  • Autor
Em 11/01/2026 em 06:06, Polaco88 disse:

Ta gordo mano, continua treinando

Vale a pena fazer um déficit agora?

Postado
  • Solução

Te carece massa muscular, qualquer % de gordura vai te deixar com aparência de "gordo". Não é retenção porque teus braços também estão da mesma forma.

Tem que meter uma massa muscular aí. Dá pra ficar em manutenção e treinar pesado, ou continuar nesse déficit levinho. Mas não vejo grande vantagem em fazer um cutting mais agressivo que isso.

Postado
  • Autor
Em 12/01/2026 em 05:44, natalliacarv disse:

Te carece massa muscular, qualquer % de gordura vai te deixar com aparência de "gordo". Não é retenção porque teus braços também estão da mesma forma.

Tem que meter uma massa muscular aí. Dá pra ficar em manutenção e treinar pesado, ou continuar nesse déficit levinho. Mas não vejo grande vantagem em fazer um cutting mais agressivo que isso.

Obrigado pela ajuda, me auxiliou muito! Pô, tão falando do meu braço, mas era mais fino que isso, todavia, vou avançar, crescer mais, sem pressa, na constância e o mais importante, sem diminuir ou zombar de ninguém, principalmente os iniciantes.

Dúvida solucionada, valeu aos que realmente se preocuparam em me ajudar, vocês foram importantes para mim nesse processo.

Editado por ocnn

Postado
Em 12/01/2026 em 05:44, natalliacarv disse:

Não passa frio pq sempre está coberta de razão 👏🏾

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.