Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Relato + dúvidas sobre 1º ciclo com testosterona

Posts Recomendados

Postado

Fala, galera. Queria abrir um tópico pra pedir opiniões e trocar ideia com foco em saúde e monitoramento, porque eu fui em consulta com um médico (urologista/tricologista) e surgiu uma proposta de ciclo, mas fiquei com dúvidas e não fechei o “protocolo” dele.

1) Meus dados

Altura: 1,94 m

Peso: 98 kg

BF: ~13%

Treino: musculação 7x/semana

Cardio: todo dia (moderado)

Dieta: ~2.900 kcal/dia, alimentação bem certinha

Objetivo: ganhar massa com qualidade / manter condicionamento

2) Exames / saúde

Fiz exames recentes e no geral veio tudo muito bom.

Testostero na total: 620

Única observação pequena foi ferritina um pouco baixa, mas não é meu foco aqui e vou ajustar.

3) O que o médico sugeriu

Ele comentou um ciclo com:

Testosterona + oxandrolona

Oxandrolona: 20 mg/dia

Eu não lembro a dose da testosterona que ele falou.

Só que ele disse que só prescreveria dentro do protocolo/estrutura dele, e isso ficaria acima de R$ 4.000, então eu acabei não fechando.

4) Minha experiência prévia

Eu já ciclei oxandrolona antes e gostei bastante do resultado/sensação, mas nunca usei testosterona junto. Justamente por isso eu tô querendo entender melhor como o pessoal enxerga a diferença e quais cuidados são essenciais.

5) Minhas dúvidas pra vocês

• Pra quem já fez o “primeiro contato” com testosterona, o que muda na prática em comparação com usar só oxandrolona (sensação, colaterais, marcadores, etc.)?

• Quais são os principais riscos/colaterais que vocês acham que alguém subestima quando sai de “oral only” e entra em testosterona?

• Quais exames vocês consideram obrigatórios pra acompanhar (antes/durante/depois) pra fazer isso de forma mais responsável?

• Se vocês estivessem na minha situação (bons exames, testo 620, dieta/treino em dia, já usei oxan), o que vocês avaliariam primeiro antes de pensar em qualquer intervenção?

Obs.: não estou pedindo contato/fonte nem passo a passo. Quero entender melhor as diferenças, pontos de atenção e o que monitorar pra não fazer besteira.

Valeu!

Postado

1 - Testosterona é uma coisa, e oxandrolona é outra bem diferente. O que é semelhante é o ganho de força e recuperação mais rápida. Na teoria os objetivos são os mesmos, acelerar recuperação promovendo mais ganho e mais rápido. Na prática os efeitos subjacentes são diferentes. Ambas irão inibir seu eixo, porém uma suprirá a produção natural por testo exógena, já a outra suprirá e deixará com menos testo nesse período (oxandrolona). Porém o efeito, e principalmente a possível "sensação" de testo baxa é dose e tempo dependente. 20mg de oxandrolona sozinha não faz muita coisa, nem pro bem nem pro mal. Em 40mg ou mais é que normalmente se percebe algo.

2 - Poucos ou quase nenhum. A diferença é que o eixo ficará inibido por mais tempo após o uso devido ao éster frequentemente acoplado à testosterona (cipionato, enantato, ou até mesmo uma misutra).

3 - Os padrões + os hormonais. Hemograma, função renal, fígado, colesterol e hormônios.

4 - Tens que avalar o cenário como um todo. Pra chegar onde queres, de fato precisa usar hormônio? Se sim, está disposto a arriscar um pouco da sua saúde por isso? Tem condições financeiras de manter drogas de boa qualidade, exames e médico se for necessário? Só você vai saber dizer se "vale a pena correr o risco". E são inúmeros fatores que determinam isso. Nâo espere um milagre de um "ciclo". Um protocolo de 10-12 semanas não é a máquina do capitão américa. Não vai mudar absurdamente, mas pode melhorar bastante.

Postado
  • Autor
Em 05/01/2026 em 13:57, MBD disse:

1 - Testosterona é uma coisa, e oxandrolona é outra bem diferente. O que é semelhante é o ganho de força e recuperação mais rápida. Na teoria os objetivos são os mesmos, acelerar recuperação promovendo mais ganho e mais rápido. Na prática os efeitos subjacentes são diferentes. Ambas irão inibir seu eixo, porém uma suprirá a produção natural por testo exógena, já a outra suprirá e deixará com menos testo nesse período (oxandrolona). Porém o efeito, e principalmente a possível "sensação" de testo baxa é dose e tempo dependente. 20mg de oxandrolona sozinha não faz muita coisa, nem pro bem nem pro mal. Em 40mg ou mais é que normalmente se percebe algo.

2 - Poucos ou quase nenhum. A diferença é que o eixo ficará inibido por mais tempo após o uso devido ao éster frequentemente acoplado à testosterona (cipionato, enantato, ou até mesmo uma misutra).

3 - Os padrões + os hormonais. Hemograma, função renal, fígado, colesterol e hormônios.

4 - Tens que avalar o cenário como um todo. Pra chegar onde queres, de fato precisa usar hormônio? Se sim, está disposto a arriscar um pouco da sua saúde por isso? Tem condições financeiras de manter drogas de boa qualidade, exames e médico se for necessário? Só você vai saber dizer se "vale a pena correr o risco". E são inúmeros fatores que determinam isso. Nâo espere um milagre de um "ciclo". Um protocolo de 10-12 semanas não é a máquina do capitão américa. Não vai mudar absurdamente, mas pode melhorar bastante.

valeu pela resposta, foi exatamente o tipo de visão que eu queria.

eu não tô buscando nada exagerado nem “capitão américa”. eu sou um cara alto (1,94) e minha meta é mais “encher” mesmo, dar uma melhorada no volume/qualidade, com um ganho consistente. treino há ~5 anos, cardio diário e dieta em dia (2.900 kcal), e meus exames vieram todos muito bons (testo total 620). eu já usei oxandrolona antes e gostei, mas nunca usei testosterona, então eu sou meio leigo nessa parte e quero entender o básico sem fazer besteira.

com quanto de testo eu inicio e como toma? (semana diário etc). você acha que a dose de oxa é bom 20mg 2x ao dia?

sobre pós-uso: eu sei que isso depende de éster/tempo e de como o eixo reage, então queria saber o que discutir com um médico em relação a recuperação do eixo/tpc (quando faria sentido, o que avaliar nos exames e quais sinais indicam que eu devo procurar ajuda profissional).

Postado
Em 05/01/2026 em 14:04, tallnsweet disse:

eu não tô buscando nada exagerado nem “capitão américa”. eu sou um cara alto (1,94) e minha meta é mais “encher” mesmo, dar uma melhorada no volume/qualidade, com um ganho consistente. treino há ~5 anos, cardio diário e dieta em dia (2.900 kcal), e meus exames vieram todos muito bons (testo total 620). eu já usei oxandrolona antes e gostei, mas nunca usei testosterona, então eu sou meio leigo nessa parte e quero entender o básico sem fazer besteira.

com quanto de testo eu inicio e como toma? (semana diário etc). você acha que a dose de oxa é bom 20mg 2x ao dia?

sobre pós-uso: eu sei que isso depende de éster/tempo e de como o eixo reage, então queria saber o que discutir com um médico em relação a recuperação do eixo/tpc (quando faria sentido, o que avaliar nos exames e quais sinais indicam que eu devo procurar ajuda profissional).

Você é um cara alto. Para "parecer" grande, precisa colocar bastante peso, pelo menos uns 15 a 20kg. Te afirmo pois tenho 1,78 com 97kg e apesar de ter bom desenvolvimento muscular (bem acima da média) estou longe de ter um volume que "assusta/impressiona". Claro que pro zé comum isso já é fora da curva, mas pra nós que gostamos disso e praticamos, sempre buscamos mais.

Sua testo natural de fato é boa. Se for pra usar testo, que é o recomendado, mínimo de 250mg por semana. Estima-se que a cada 100mg injetados (aproximadamente 75mg de testo pura, desconsiderando o peso do éster), acumula-se em torno de 800ng no exame. Então aproxiamdamente 200mg te deixaria com 1500 a 1600. Pra ter um ganho notável, 250mg seria o mínimo, visando manter tua testo na casa dos ~2 mil. Além da testo base poderias sim adicionar 40mg de oxandrolona. É um protoclo que eu gosto bastante. 20mg pré treino e os outros 20mg 12 horas depois. Muita gente fala mal de oxandrolona, mas normalmente é porque usam pouco, ou pagam barato e recebem farinha, ou ainda pagam barato e recebem stanozolol no lugar.

Para um protocolo padrão de cipionato/enantato/durateston de base terá que esperar em média 5 a 6 semanas após a última aplicação para iniciar uma TPC. Normalmente se faz um kick start com doses altas de HCG e em seguida doses baixas de clomifeno + tamoxifeno por 6 a 8 semanas, acompanhando a cada 4 semanas com exames para verificar a restauração da produção natural.

O que precisa entender é que normalmente uma boa parte do ganho do esteróide é alugado. Ao interromper o uso, uma parte vai embora. Mas se mantiver a rotina e a dieta, provavelmente conseguirá manter uma parte do ganho. Pelos seus dados e atividade mencionado, afirmo que 2900 kcals é pouco para alguém como tu. Se quer ganhar massa, provavlemente precisará rever e aumetnar essa ingestão calórica. Outro ponto é o descanso. Você menciona treino 7x por semana. Precisa rever isso. Pelo menos 1 dia OFF a cada 4 ou 5 dias se faz necessário para recuperar e permitir construção.

Postado
Em 05/01/2026 em 12:26, tallnsweet disse:

Fala, galera. Queria abrir um tópico pra pedir opiniões e trocar ideia com foco em saúde e monitoramento, porque eu fui em consulta com um médico (urologista/tricologista) e surgiu uma proposta de ciclo, mas fiquei com dúvidas e não fechei o “protocolo” dele.

1) Meus dados

Altura: 1,94 m

Peso: 98 kg

BF: ~13%

Treino: musculação 7x/semana

Cardio: todo dia (moderado)

Dieta: ~2.900 kcal/dia, alimentação bem certinha

Objetivo: ganhar massa com qualidade / manter condicionamento

2) Exames / saúde

Fiz exames recentes e no geral veio tudo muito bom.

Testostero na total: 620

Única observação pequena foi ferritina um pouco baixa, mas não é meu foco aqui e vou ajustar.

3) O que o médico sugeriu

Ele comentou um ciclo com:

Testosterona + oxandrolona

Oxandrolona: 20 mg/dia

Eu não lembro a dose da testosterona que ele falou.

Só que ele disse que só prescreveria dentro do protocolo/estrutura dele, e isso ficaria acima de R$ 4.000, então eu acabei não fechando.

4) Minha experiência prévia

Eu já ciclei oxandrolona antes e gostei bastante do resultado/sensação, mas nunca usei testosterona junto. Justamente por isso eu tô querendo entender melhor como o pessoal enxerga a diferença e quais cuidados são essenciais.

5) Minhas dúvidas pra vocês

• Pra quem já fez o “primeiro contato” com testosterona, o que muda na prática em comparação com usar só oxandrolona (sensação, colaterais, marcadores, etc.)?

• Quais são os principais riscos/colaterais que vocês acham que alguém subestima quando sai de “oral only” e entra em testosterona?

• Quais exames vocês consideram obrigatórios pra acompanhar (antes/durante/depois) pra fazer isso de forma mais responsável?

• Se vocês estivessem na minha situação (bons exames, testo 620, dieta/treino em dia, já usei oxan), o que vocês avaliariam primeiro antes de pensar em qualquer intervenção?

Obs.: não estou pedindo contato/fonte nem passo a passo. Quero entender melhor as diferenças, pontos de atenção e o que monitorar pra não fazer besteira.

Valeu!

4 mil lules? Tá biruta

Testo todo mundo começa com 1ml geralmente (250mg)

Depois vai adicionando conforme o corpo responde. Tem material vasto aqui no fórum

Eu confio muito no conteúdo do @tmz , clica no nome dele e abre os tópicos que ele já criou pra se informar mais

no mais o MDB já deu a letra ali

Abraço boa sorte feliz 2026

@MBD mano, c já teve diário? Eu não achei

(Curiosidade pra ver o shape, vou ser sincera)

Editado por Rambaoretorno

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Pesquisar

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.