Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Relato + dúvidas sobre 1º ciclo com testosterona

Posts Recomendados

Postado

Fala, galera. Queria abrir um tópico pra pedir opiniões e trocar ideia com foco em saúde e monitoramento, porque eu fui em consulta com um médico (urologista/tricologista) e surgiu uma proposta de ciclo, mas fiquei com dúvidas e não fechei o “protocolo” dele.

1) Meus dados

Altura: 1,94 m

Peso: 98 kg

BF: ~13%

Treino: musculação 7x/semana

Cardio: todo dia (moderado)

Dieta: ~2.900 kcal/dia, alimentação bem certinha

Objetivo: ganhar massa com qualidade / manter condicionamento

2) Exames / saúde

Fiz exames recentes e no geral veio tudo muito bom.

Testostero na total: 620

Única observação pequena foi ferritina um pouco baixa, mas não é meu foco aqui e vou ajustar.

3) O que o médico sugeriu

Ele comentou um ciclo com:

Testosterona + oxandrolona

Oxandrolona: 20 mg/dia

Eu não lembro a dose da testosterona que ele falou.

Só que ele disse que só prescreveria dentro do protocolo/estrutura dele, e isso ficaria acima de R$ 4.000, então eu acabei não fechando.

4) Minha experiência prévia

Eu já ciclei oxandrolona antes e gostei bastante do resultado/sensação, mas nunca usei testosterona junto. Justamente por isso eu tô querendo entender melhor como o pessoal enxerga a diferença e quais cuidados são essenciais.

5) Minhas dúvidas pra vocês

• Pra quem já fez o “primeiro contato” com testosterona, o que muda na prática em comparação com usar só oxandrolona (sensação, colaterais, marcadores, etc.)?

• Quais são os principais riscos/colaterais que vocês acham que alguém subestima quando sai de “oral only” e entra em testosterona?

• Quais exames vocês consideram obrigatórios pra acompanhar (antes/durante/depois) pra fazer isso de forma mais responsável?

• Se vocês estivessem na minha situação (bons exames, testo 620, dieta/treino em dia, já usei oxan), o que vocês avaliariam primeiro antes de pensar em qualquer intervenção?

Obs.: não estou pedindo contato/fonte nem passo a passo. Quero entender melhor as diferenças, pontos de atenção e o que monitorar pra não fazer besteira.

Valeu!

Postado

1 - Testosterona é uma coisa, e oxandrolona é outra bem diferente. O que é semelhante é o ganho de força e recuperação mais rápida. Na teoria os objetivos são os mesmos, acelerar recuperação promovendo mais ganho e mais rápido. Na prática os efeitos subjacentes são diferentes. Ambas irão inibir seu eixo, porém uma suprirá a produção natural por testo exógena, já a outra suprirá e deixará com menos testo nesse período (oxandrolona). Porém o efeito, e principalmente a possível "sensação" de testo baxa é dose e tempo dependente. 20mg de oxandrolona sozinha não faz muita coisa, nem pro bem nem pro mal. Em 40mg ou mais é que normalmente se percebe algo.

2 - Poucos ou quase nenhum. A diferença é que o eixo ficará inibido por mais tempo após o uso devido ao éster frequentemente acoplado à testosterona (cipionato, enantato, ou até mesmo uma misutra).

3 - Os padrões + os hormonais. Hemograma, função renal, fígado, colesterol e hormônios.

4 - Tens que avalar o cenário como um todo. Pra chegar onde queres, de fato precisa usar hormônio? Se sim, está disposto a arriscar um pouco da sua saúde por isso? Tem condições financeiras de manter drogas de boa qualidade, exames e médico se for necessário? Só você vai saber dizer se "vale a pena correr o risco". E são inúmeros fatores que determinam isso. Nâo espere um milagre de um "ciclo". Um protocolo de 10-12 semanas não é a máquina do capitão américa. Não vai mudar absurdamente, mas pode melhorar bastante.

Postado
  • Autor
Em 05/01/2026 em 13:57, MBD disse:

1 - Testosterona é uma coisa, e oxandrolona é outra bem diferente. O que é semelhante é o ganho de força e recuperação mais rápida. Na teoria os objetivos são os mesmos, acelerar recuperação promovendo mais ganho e mais rápido. Na prática os efeitos subjacentes são diferentes. Ambas irão inibir seu eixo, porém uma suprirá a produção natural por testo exógena, já a outra suprirá e deixará com menos testo nesse período (oxandrolona). Porém o efeito, e principalmente a possível "sensação" de testo baxa é dose e tempo dependente. 20mg de oxandrolona sozinha não faz muita coisa, nem pro bem nem pro mal. Em 40mg ou mais é que normalmente se percebe algo.

2 - Poucos ou quase nenhum. A diferença é que o eixo ficará inibido por mais tempo após o uso devido ao éster frequentemente acoplado à testosterona (cipionato, enantato, ou até mesmo uma misutra).

3 - Os padrões + os hormonais. Hemograma, função renal, fígado, colesterol e hormônios.

4 - Tens que avalar o cenário como um todo. Pra chegar onde queres, de fato precisa usar hormônio? Se sim, está disposto a arriscar um pouco da sua saúde por isso? Tem condições financeiras de manter drogas de boa qualidade, exames e médico se for necessário? Só você vai saber dizer se "vale a pena correr o risco". E são inúmeros fatores que determinam isso. Nâo espere um milagre de um "ciclo". Um protocolo de 10-12 semanas não é a máquina do capitão américa. Não vai mudar absurdamente, mas pode melhorar bastante.

valeu pela resposta, foi exatamente o tipo de visão que eu queria.

eu não tô buscando nada exagerado nem “capitão américa”. eu sou um cara alto (1,94) e minha meta é mais “encher” mesmo, dar uma melhorada no volume/qualidade, com um ganho consistente. treino há ~5 anos, cardio diário e dieta em dia (2.900 kcal), e meus exames vieram todos muito bons (testo total 620). eu já usei oxandrolona antes e gostei, mas nunca usei testosterona, então eu sou meio leigo nessa parte e quero entender o básico sem fazer besteira.

com quanto de testo eu inicio e como toma? (semana diário etc). você acha que a dose de oxa é bom 20mg 2x ao dia?

sobre pós-uso: eu sei que isso depende de éster/tempo e de como o eixo reage, então queria saber o que discutir com um médico em relação a recuperação do eixo/tpc (quando faria sentido, o que avaliar nos exames e quais sinais indicam que eu devo procurar ajuda profissional).

Postado
Em 05/01/2026 em 14:04, tallnsweet disse:

eu não tô buscando nada exagerado nem “capitão américa”. eu sou um cara alto (1,94) e minha meta é mais “encher” mesmo, dar uma melhorada no volume/qualidade, com um ganho consistente. treino há ~5 anos, cardio diário e dieta em dia (2.900 kcal), e meus exames vieram todos muito bons (testo total 620). eu já usei oxandrolona antes e gostei, mas nunca usei testosterona, então eu sou meio leigo nessa parte e quero entender o básico sem fazer besteira.

com quanto de testo eu inicio e como toma? (semana diário etc). você acha que a dose de oxa é bom 20mg 2x ao dia?

sobre pós-uso: eu sei que isso depende de éster/tempo e de como o eixo reage, então queria saber o que discutir com um médico em relação a recuperação do eixo/tpc (quando faria sentido, o que avaliar nos exames e quais sinais indicam que eu devo procurar ajuda profissional).

Você é um cara alto. Para "parecer" grande, precisa colocar bastante peso, pelo menos uns 15 a 20kg. Te afirmo pois tenho 1,78 com 97kg e apesar de ter bom desenvolvimento muscular (bem acima da média) estou longe de ter um volume que "assusta/impressiona". Claro que pro zé comum isso já é fora da curva, mas pra nós que gostamos disso e praticamos, sempre buscamos mais.

Sua testo natural de fato é boa. Se for pra usar testo, que é o recomendado, mínimo de 250mg por semana. Estima-se que a cada 100mg injetados (aproximadamente 75mg de testo pura, desconsiderando o peso do éster), acumula-se em torno de 800ng no exame. Então aproxiamdamente 200mg te deixaria com 1500 a 1600. Pra ter um ganho notável, 250mg seria o mínimo, visando manter tua testo na casa dos ~2 mil. Além da testo base poderias sim adicionar 40mg de oxandrolona. É um protoclo que eu gosto bastante. 20mg pré treino e os outros 20mg 12 horas depois. Muita gente fala mal de oxandrolona, mas normalmente é porque usam pouco, ou pagam barato e recebem farinha, ou ainda pagam barato e recebem stanozolol no lugar.

Para um protocolo padrão de cipionato/enantato/durateston de base terá que esperar em média 5 a 6 semanas após a última aplicação para iniciar uma TPC. Normalmente se faz um kick start com doses altas de HCG e em seguida doses baixas de clomifeno + tamoxifeno por 6 a 8 semanas, acompanhando a cada 4 semanas com exames para verificar a restauração da produção natural.

O que precisa entender é que normalmente uma boa parte do ganho do esteróide é alugado. Ao interromper o uso, uma parte vai embora. Mas se mantiver a rotina e a dieta, provavelmente conseguirá manter uma parte do ganho. Pelos seus dados e atividade mencionado, afirmo que 2900 kcals é pouco para alguém como tu. Se quer ganhar massa, provavlemente precisará rever e aumetnar essa ingestão calórica. Outro ponto é o descanso. Você menciona treino 7x por semana. Precisa rever isso. Pelo menos 1 dia OFF a cada 4 ou 5 dias se faz necessário para recuperar e permitir construção.

Postado
Em 05/01/2026 em 12:26, tallnsweet disse:

Fala, galera. Queria abrir um tópico pra pedir opiniões e trocar ideia com foco em saúde e monitoramento, porque eu fui em consulta com um médico (urologista/tricologista) e surgiu uma proposta de ciclo, mas fiquei com dúvidas e não fechei o “protocolo” dele.

1) Meus dados

Altura: 1,94 m

Peso: 98 kg

BF: ~13%

Treino: musculação 7x/semana

Cardio: todo dia (moderado)

Dieta: ~2.900 kcal/dia, alimentação bem certinha

Objetivo: ganhar massa com qualidade / manter condicionamento

2) Exames / saúde

Fiz exames recentes e no geral veio tudo muito bom.

Testostero na total: 620

Única observação pequena foi ferritina um pouco baixa, mas não é meu foco aqui e vou ajustar.

3) O que o médico sugeriu

Ele comentou um ciclo com:

Testosterona + oxandrolona

Oxandrolona: 20 mg/dia

Eu não lembro a dose da testosterona que ele falou.

Só que ele disse que só prescreveria dentro do protocolo/estrutura dele, e isso ficaria acima de R$ 4.000, então eu acabei não fechando.

4) Minha experiência prévia

Eu já ciclei oxandrolona antes e gostei bastante do resultado/sensação, mas nunca usei testosterona junto. Justamente por isso eu tô querendo entender melhor como o pessoal enxerga a diferença e quais cuidados são essenciais.

5) Minhas dúvidas pra vocês

• Pra quem já fez o “primeiro contato” com testosterona, o que muda na prática em comparação com usar só oxandrolona (sensação, colaterais, marcadores, etc.)?

• Quais são os principais riscos/colaterais que vocês acham que alguém subestima quando sai de “oral only” e entra em testosterona?

• Quais exames vocês consideram obrigatórios pra acompanhar (antes/durante/depois) pra fazer isso de forma mais responsável?

• Se vocês estivessem na minha situação (bons exames, testo 620, dieta/treino em dia, já usei oxan), o que vocês avaliariam primeiro antes de pensar em qualquer intervenção?

Obs.: não estou pedindo contato/fonte nem passo a passo. Quero entender melhor as diferenças, pontos de atenção e o que monitorar pra não fazer besteira.

Valeu!

4 mil lules? Tá biruta

Testo todo mundo começa com 1ml geralmente (250mg)

Depois vai adicionando conforme o corpo responde. Tem material vasto aqui no fórum

Eu confio muito no conteúdo do @tmz , clica no nome dele e abre os tópicos que ele já criou pra se informar mais

no mais o MDB já deu a letra ali

Abraço boa sorte feliz 2026

@MBD mano, c já teve diário? Eu não achei

(Curiosidade pra ver o shape, vou ser sincera)

Editado por Rambaoretorno

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.