Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia.org

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Ajuste de proteína no Cutting

Posts Recomendados

Postado

Olá, pessoal!

Recentemente comecei a planejar minha dieta contando macros e calorias.

Estava em uma fase de bulking, onde cheguei a pegar 90kg. Tenho 1,76 de altura e comecei a iniciar um processo de cutting, porém fiquei com uma dúvida sobre o cálculo de proteínas no cutting.

Devo reajustar as proteínas com o peso atual (86kg)? Ou devo manter o consumo com o cálculo voltado para os 90kgs do bulking?

Consegui bater 86kg diminuindo o BF de 18% nos 90kg para 13% nos 86.

Sinto que meu corpo vem definindo mais, porém vi materiais dizendo sobre o consumo excessivo de proteína, que nada mais é do que desperdício em excesso.

Então gostaria de saber se no cutting eu devo reajustar as proteínas  com o peso atual ou manter elas altas igual no início do cutting onde estava com 90kg.

Postado
Quantidade ideal:

• Sedentário: 1,2-1,8g/kg;
  • Manutenção de peso: 1,4-2g/kg;
  • Hipertrofia: 1,6-2,4g/kg;
  • Hipertrofia minimizando ganho de gordura: até 3,3g/kg;
  • Queima de gordura: 1,6-2,4g/kg
  • Queima de gordura minimizando a perda de massa muscular: até 3,1g/kg;
  • Acima do peso e obeso: 1,2-1,5g/kg (considera-se o peso total, por isso o valor menor);
  • Grávida: 1,7-1,8g/kg
  • Lactante: 1,5g/kg
  • Vegano: para todos os casos acima os valores devem ser maiores por conta da inferioridade da qualidade das proteínas vegetais.
Postado

Mantém 2,4-3g/kg que não tem erro 

Postado
Em 22/12/2021 em 00:20, MadrugaDentista disse:

Mantém 2,4-3g/kg que não tem erro 

Urina cara essa aí.

Postado
Em 22/12/2021 em 16:32, Zanne disse:

Urina cara essa aí.

hehehe, tá bom campeão

Postado
Em 21/12/2021 em 23:37, lucasabreuu14 disse:

Consegui bater 86kg diminuindo o BF de 18% nos 90kg para 13% nos 86.

Se vc conseguiu queimar 5kg de pura banha, só continua oq tá fazendo q tá funcionando milagres...

Postado
Em 22/12/2021 em 16:48, MadrugaDentista disse:

hehehe, tá bom campeão

É que não faz muito sentido, em cutting a função da proteína é preservar o máximo de massa muscular. Então se usar proteína a mais do que requisitado, é caloria desnecessária. É mais eficaz suprir a necessidade mínima de proteína e gorduras, e jogar o máximo possível em carbos a fim de otimizar o rendimento nos treinos e o aproveitamento de proteína.

Outra coisa que me chama atenção, tanto que estou experimentando em mim, é calcular a demanda proteica em cima de massa livre de gordura. Afinal não faz sentido incluir tecido adiposo no cálculo de demanda proteica. Se for hormonizado a demanda é ainda menor.

E se meu raciocínio estiver errado eu quero aprender e fazer o correto.

Postado
Em 22/12/2021 em 17:04, Zanne disse:

É que não faz muito sentido, em cutting a função da proteína é preservar o máximo de massa muscular. Então se usar proteína a mais do que requisitado, é caloria desnecessária. É mais eficaz suprir a necessidade mínima de proteína e gorduras, e jogar o máximo possível em carbos a fim de otimizar o rendimento nos treinos e o aproveitamento de proteína.

Outra coisa que me chama atenção, tanto que estou experimentando em mim, é calcular a demanda proteica em cima de massa livre de gordura. Afinal não faz sentido incluir tecido adiposo no cálculo de demanda proteica. Se for hormonizado a demanda é ainda menor.

E se meu raciocínio estiver errado eu quero aprender e fazer o correto.

Cutting 2,5-3g, até mais um pouco, principalmente hormonizado. Gordura pode deixar quase nada 0,3-0,5g e resto de carbo.

Em bulking sim em geral 2-2,2 mais que suficiente.

Tu faz o que tu achar melhor, testa e vê como responde. Agora se tu ver como o adam, kaminski, Dudu, manu, e outros preparam, tu vai ver que é na minha linha e não na tua 

Postado

Concordo com o @MadrugaDentista, em cutting, sempre melhor deixar a proteina mais alta (2.5-3g/kg).

Além de aumentar o TEF, a saciedade, dietas com proteínas mais altas podem ajudar a melhorar o particionamento dos nutrientes.

Só deixaria a gordura um pouco mais alta do que ele citou, até pela flexibilidade na escolha de alimentos.

Postado
Em 22/12/2021 em 17:47, MadrugaDentista disse:

Cutting 2,5-3g, até mais um pouco, principalmente hormonizado. Gordura pode deixar quase nada 0,3-0,5g e resto de carbo.

Em bulking sim em geral 2-2,2 mais que suficiente.

Tu faz o que tu achar melhor, testa e vê como responde. Agora se tu ver como o adam, kaminski, Dudu, manu, e outros preparam, tu vai ver que é na minha linha e não na tua 

Foda esse tanto de informação conflitante, pq inclusive vi em um podcast recente o Kaminski falar q n tem necessidade em passar de 2g de proteína por kg (até em cutting).

Segundo ele, passar disso n tem sentido, pq é excesso e no final das contas vai "acabar virando carbo".

Em contrapartida, o Dudu sugere sim passar de 2g/kg de prot., tem vários posts no insta.

Postado
  • Autor

Eu vinha realizando uma dieta com 2.2g de proteína, 0.6 de gordura e o restante carboidratos.

Senti que tava preservando bastante a massa magra, porém depois de um tempo comecei a sentir um cheiro muito forte de amônia no suor, aí pesquisando vi que uma das causas poderia ser o excesso de proteína.

A quantidade em si nem é alta, mas eu vinha calculando com o peso do bulking sem decair no cutting.

Não cheguei a sentir fadiga nem algum outro efeito diferente pelo baixo carbo e alta proteína, apenas esse cheiro forte no suor mesmo.

Sobre as calorias eu vinha diminuindo coisa de 20% a cada uma ou duas semanas dependendo de como observava o corpo.

Postado
  • Autor
Em 21/12/2021 em 23:56, Scant disse:
Quantidade ideal:

• Sedentário: 1,2-1,8g/kg;
  • Manutenção de peso: 1,4-2g/kg;
  • Hipertrofia: 1,6-2,4g/kg;
  • Hipertrofia minimizando ganho de gordura: até 3,3g/kg;
  • Queima de gordura: 1,6-2,4g/kg
  • Queima de gordura minimizando a perda de massa muscular: até 3,1g/kg;
  • Acima do peso e obeso: 1,2-1,5g/kg (considera-se o peso total, por isso o valor menor);
  • Grávida: 1,7-1,8g/kg
  • Lactante: 1,5g/kg
  • Vegano: para todos os casos acima os valores devem ser maiores por conta da inferioridade da qualidade das proteínas vegetais.

Essa tabela se aplica a naturais? Achei os valores de proteína altos em relação ao que venho utilizando, porém não entendo muito ainda, visto que é a primeira vez que venho montando minhas dietas.

Como relatei com 2.2g/kg senti um cheiro muito forte de amônia durante alguns dias, mas isso estava fazendo calculando com o peso de 90kg mesmo pesando 86kg (não sabia se devia ou não reajustar de acordo com o peso no bulking).

Calculei aqui e com os 2.4g/kg mesmo calculando com 86kg, daria mais que a quantidade anterior.

Então me pergunto se não estaria descartando proteína apenas, visto a questão do cheiro forte de amônia no suor.

Postado
Em 22/12/2021 em 22:42, lucasabreuu14 disse:

Essa tabela se aplica a naturais? Achei os valores de proteína altos em relação ao que venho utilizando, porém não entendo muito ainda, visto que é a primeira vez que venho montando minhas dietas.

Como relatei com 2.2g/kg senti um cheiro muito forte de amônia durante alguns dias, mas isso estava fazendo calculando com o peso de 90kg mesmo pesando 86kg (não sabia se devia ou não reajustar de acordo com o peso no bulking).

Calculei aqui e com os 2.4g/kg mesmo calculando com 86kg, daria mais que a quantidade anterior.

Então me pergunto se não estaria descartando proteína apenas, visto a questão do cheiro forte de amônia no suor.

olá

Favor verificar:

1. Objetivo
  2. TMB,
  3. GET,
  4. Refeições: Horário de consumo e Quantidade, por refeição, de: macros, calorias e fibras 
  5. Foto do Shape 
  6. Treino atual (dias, exercícios, séries e repetições)

__________________________________________________________________________________________________________

Ideias Básicas para Iniciantes:

Dieta

1. https://tdeecalculator.net/
  2. https://www.hipertrofia.org/blog/2019/04/29/calculadora-de-macros/#objetivo

Treino

Suplementação

Postado
Em 22/12/2021 em 22:25, lucasabreuu14 disse:

cheiro muito forte de amônia no suor

Rapaz, isso pode ser tanta coisa...ou só suor fedido.

Em 22/12/2021 em 22:42, lucasabreuu14 disse:

Essa tabela se aplica a naturais? Achei os valores de proteína altos em relação ao que venho utilizando

Pelo q vc relatou sua dieta está funcionando de vento em popa, enquanto estiver funcionando não há pq mexer...nisso todo mundo aqui vai concordar.

Postado
Em 22/12/2021 em 20:29, frxavier disse:

Foda esse tanto de informação conflitante, pq inclusive vi em um podcast recente o Kaminski falar q n tem necessidade em passar de 2g de proteína por kg (até em cutting).

Segundo ele, passar disso n tem sentido, pq é excesso e no final das contas vai "acabar virando carbo".

Em contrapartida, o Dudu sugere sim passar de 2g/kg de prot., tem vários posts no insta.

A maioria das pessoas falam isso pelo politicamente correto (de acordo com a ciência). Quer confirmar isso?

Olhe as dietas que eles passam para os próprios atletas e vc vai ver que todos estão consumindo 3g/kg+, seja bulking quanto cutting.

Postado

Se tu tiver natural, sim da pra jogar até uns 2,5g por kilo em cutt. Agora bolando não vejo pq passar de 1,6-1,8g por kilo de MASSA MUSCULAR.

Em bulking usaria muito menos

Postado
Em 23/12/2021 em 09:37, limalucasc disse:

Se tu tiver natural, sim da pra jogar até uns 2,5g por kilo em cutt. Agora bolando não vejo pq passar de 1,6-1,8g por kilo de MASSA MUSCULAR.

Em bulking usaria muito menos

Por isso tu é o Lucas, e o kaminski, Dudu, manu, Adam, saizen e etc são preparadores, e heheh 

Postado
Em 23/12/2021 em 08:43, SaBiih disse:

A maioria das pessoas falam isso pelo politicamente correto (de acordo com a ciência). Quer confirmar isso?

Olhe as dietas que eles passam para os próprios atletas e vc vai ver que todos estão consumindo 3g/kg+, seja bulking quanto cutting.

Verdade, a maioria fala uma coisa nos vídeos, mas na prática fazem totalmente ao contrário, mesma coisa em relação aos hormônios. 

Postado

O fato é que como não existe estudos satisfatórios com atletas de elite aí os caras vão no empirismo. Muita coisa que se fazia no "old school" já se percebeu que não é o ótimo, então é bom ter a cabeça aberta.

Tem funcionado? Sim, mas não significa que seja a única forma ou mesmo que esteja correto. O que eu sugiro, e faço, é começar com o recomendado por quem vive isso no dia a dia e estuda muito sobre o tema, de modo que a opinião deles é mais robusta que a minha, depois vai ajustando.

Postado
Em 23/12/2021 em 08:43, SaBiih disse:

Acho que o detalhe está neste destaque.

Quando fala de atleta, podemos supor que seja alguém que vive do esporte, com mais de 100kg de MM, BF totalmente controlado e gramas de drogas por semana. 

Imagino que todo o "contexto" de ser atleta tem muita diferença entre um entusiasta que usa de 250 à 500mg de testo por semana, por conta própria. Em geral as literaturas/estudos científicos existentes mostram que ~2g de PTN/kg/dia é o suficiente, mas vai mesmo do empirismo, feeling, etc. Cada um com sua experiência.

Particularmente mantenho de 1,6~2,2g/kg e pra mim é o suficiente.

Editado por AlemãoVazquez

Postado
Em 23/12/2021 em 11:13, AlemãoVazquez disse:

Quando fala de atleta, podemos supor que seja alguém que vive do esporte, com mais de 100kg de MM, BF totalmente controlado e gramas de drogas por semana. 

Imagino que todo o "contexto" de ser atleta tem muita diferença entre um entusiasta que usa de 250 à 500mg de testo por semana, por conta própria. Em geral as literaturas/estudos científicos existentes mostram que ~2g de PTN/kg/dia é o suficiente, mas vai mesmo do empirismo, feeling, etc. Cada um com sua experiência.

Drogas fariam a necessidade proteica ser menos e naum maior, já que esteroides protegem a massa muscular e otimizam a síntese protéica.

Enfim, já testei ao longo desses 10 anos de treino todo tipo de dieta e sem dúvidas alguma o shape responde infinitamente melhor (estética, recuperação, etc...) a mais proteina (mesmo na época que era natural).

Postado
Em 23/12/2021 em 09:41, MadrugaDentista disse:

Por isso tu é o Lucas, e o kaminski, Dudu, manu, Adam, saizen e etc são preparadores, e heheh 

Exato, eu nem de longe tenho físico pra subir em palco, muito menos grandes pretensões no bbding.

Porem pra um shape de rua, que acredito que a maioria aqui deseje, eu estou até q bem.

comendo relativamente pouca proteína(meu bolso agradece) deixando espaço pro carbo pra poder treinar mais pesado.

Quanto mais iniciante vc é, mais proteína vc precisa. Quanto maior, menos proteína.

E pra mim tá tudo bem.

E vcs comendo 3-4gkgs, conseguem apresentar um físico diferenciado pra palco? Geuaheua

Editado por limalucasc

Postado
Em 23/12/2021 em 11:13, AlemãoVazquez disse:

Falou TUDO.

Postado
Em 23/12/2021 em 11:50, SaBiih disse:

Drogas fariam a necessidade proteica ser menos e naum maior, já que esteroides protegem a massa muscular e otimizam a síntese protéica.

Enfim, já testei ao longo desses 10 anos de treino todo tipo de dieta e sem dúvidas alguma o shape responde infinitamente melhor (estética, recuperação, etc...) a mais proteina (mesmo na época que era natural).

Ainda hoje esse tema é de uma discussão sem fim.

Como disse, a melhor maneira de se adaptar é pelo feeling. Você, por exemplo, se da bem com alta quantidade de proteínas, outros não e tá tudo certo. No fim o que importa são os resultados. 

Tem resultados expressivos com 3g/kg, excelente, mantenha assim.

Tem resultados expressivos com 2g/kg, excelente, mantenha assim.

Tem resultados expressivos com 15g/kg, excelente, mantenha assim.

Postado

Com toda certeza. Óbvio que tu vai ter resultado até usando até 1,6g e que 2g/kg em geral é um bom número.

Mas quando se fala em tentar extrair o máximo de cada variável, valores maiores podem ser interessantes(mesmo que uma parte seja desperdiçada)

Mesma coisa com creatina, 3-5g podem ser suficientes mas quem busca um algo a mais vai estar ali usando suas 10-20g diárias.

A regra geral é testar, e fszer o melhor dentro do que tu pode. Se pra ti fica pesado financeiramente comer mais proteína, tá tudo bem e tu vai evoluir também

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Conta

Navegação

Pesquisar

Pesquisar

Configurar notificações do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.