Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Duvidas Periodização de Treino


gabrielfreiberger

Posts Recomendados

Então, andei procurando aqui no fórum tópicos de periodização, achei bastante coisa mas sempre fica aquela duvida que não é esclarecida 100% e as minhas no caso são duas que até acho que são simples mas pra ter certeza achei melhor abrir um tópico para tirar essas duvidas com quem tem a manha de periodização e treino. A primeira é:

 

Fui aluno do Twin a uns meses atrás, o esquema dele é toda semana mudar o treino do aluno assim criando o famoso microciclo, porem como minha situação financeira não me permitiu continuar sendo aluno dele ficou uma duvida sobre a periodização, o que vocês acham melhor, fazer esse esquema de toda semana alterar o treino, mudando técnica, intensidade e volume no treino e também os exercícios, mas mantendo a base que seria ABCDE (que é o meu treino atualmente), e mudar essa base somente após uns 2 meses ou também é interessante ir alterando durante a semana a distribuição dos agrupamentos musculares?

 

Minha outra duvida é, vocês acham que muda alguma coisa você tendo uma periodização montada por você mesmo (que é meu caso), feita certinha numa folha de treino e ir alterando conforme o ciclo de treinamento ou preferem chegar na academia e "montar" na hora o treino na cabeça e fazer com algumas técnicas avançadas em alguns exercícios e assim também criando uma periodização?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

4 minutos atrás, gabrielfreiberger disse:

Fui aluno do Twin a uns meses atrás, o esquema dele é toda semana mudar o treino do aluno assim criando o famoso microciclo, porem como minha situação financeira não me permitiu continuar sendo aluno dele ficou uma duvida sobre a periodização, o que vocês acham melhor, fazer esse esquema de toda semana alterar o treino, mudando técnica, intensidade e volume no treino e também os exercícios, mas mantendo a base que seria ABCDE (que é o meu treino atualmente), e mudar essa base somente após uns 2 meses ou também é interessante ir alterando durante a semana a distribuição dos agrupamentos musculares?

Sugiro que você não fique fazendo alterações antes de 6 ou 8 semanas, um treino fixo vai te dar (series, intervalos, exercicios, divisão semanal e etc) mais certeza do que esta dando certo ou não com sua periodização, caso você precise vá fazendo alterações sutis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, gabrielfreiberger disse:

Minha outra duvida é, vocês acham que muda alguma coisa você tendo uma periodização montada por você mesmo (que é meu caso), feita certinha numa folha de treino e ir alterando conforme o ciclo de treinamento ou preferem chegar na academia e "montar" na hora o treino na cabeça e fazer com algumas técnicas avançadas em alguns exercícios e assim também criando uma periodização?

Sempre tenha em mente (anotado) o que vai fazer, só faça improvisos caso REALMENTE PRECISE (horário de pico, revesar maquinas e etc...) para fazer valer o raciocinio citado anteriormente. Caso fique alguma dúvida, tem um video do Jason do canal Projeto Giga que explica isso direitinho também o nome do video é NUNCA REPITA UM TREINO.

Editado por IsaqueJúniorBuilder
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, IsaqueJúniorBuilder disse:

Sugiro que você não fique fazendo alterações antes de 6 ou 8 semanas, um treino fixo vai te dar (series, intervalos, exercicios, divisão semanal e etc) mais certeza do que esta dando certo ou não com sua periodização, caso você precise vá fazendo alterações sutis.

 

Certo, vou manter o treino e conforme vou vendo necessidade de alterar algo, mexo somente em repetições e técnicas.

 

obrigado pela atenção amigo

 

1 hora atrás, IsaqueJúniorBuilder disse:

Sempre tenha em mente (anotado) o que vai fazer, só faça improvisos caso REALMENTE PRECISE (horário de pico, revesar maquinas e etc...) para fazer valer o raciocinio citado anteriormente. Caso fique alguma dúvida, tem um video do Jason do canal Projeto Giga que explica isso direitinho também o nome do video é NUNCA REPITA UM TREINO.

 

Interessante, vou dar uma olhada nesse vídeo mais tarde. Valeu

1 hora atrás, yan1989 disse:

Hoje minhas maiores dúvidas é em relação a treino.

Com certeza é a minha também, hoje em dia muitas pessoas estudam sobre e como cada um tem uma opinião é dificil de seguir uma filosofia, sempre fica aquele pé atrás por que sempre vai ter alguém falando algo diferente ou dizendo que esta errado tal treino.

Editado por gabrielfreiberger
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sessão de Treino é a menor parte da periodização - é o que abrange um treino em especifico. Um microciclo é semanal.

 

Não faz sentido você mudar o treino toda semana, se você não tiver uma meta - ex: Verão 2021 ou Primeiro Campeonato de Fisiculturismo 2021 - é mudar por mudar e achar que está periodizando o treino. Você sempre precisa ter um objetivo em mente - se você fez seu powerlifter treinar agachamento em uma semana todos os dias - nas mais diferentes intensidades -, para evitar um overtraining/lesão na próxima semana ele vai treinar supino na próxima semana. Quando você treina um ABCDE, é difícil que se tenha um overtraining por exemplo porque os grupos musculares são treinados após um grande intervalo de treino.

 

Aumento e diminuição de carga e intensidade dos exercícios já é uma maneira de periodizar o treinamento, sem que haja mudanças significativas nos exercícios da sessão de treinamento.

 

Pergunto, você quer periodização porque acha que realmente precisa? Ou você acredita que saindo do básico você terá mais resultado?

 

Eu já tive em academia que o treino era montado na hora e eu não gostei do método. Diria que é bem melhor ter ela em mãos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mr Nobody disse:

Pergunto, você quer periodização porque acha que realmente precisa? Ou você acredita que saindo do básico você terá mais resultado?

 

Eu já tive em academia que o treino era montado na hora e eu não gostei do método. Diria que é bem melhor ter ela em mãos.

Seria mais para dar um estimulo diferente no músculo toda semana e também pra não ficar sempre na mesmice, mesmo sabendo que na musculação não tem muito rodeio tanto em dieta e treino, só pequenos ajustes que deixam as coisas mais "fáceis" de serem feitas. Acredito que uma boa periodização tem diferença no resultado final como um todo, em relação a hipertrofia e evolução se não tivesse acho que não seria um assunto com tantos tópicos e opiniões diferentes.

 

 

 

Isso também não curto, gosto de me preparar durante o dia psicologicamente para aquele treino que vou fazer hoje, chegar e ver o treino na hora o cara fica até meio perdido.

 

Editado por gabrielfreiberger
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não gostava muito da periodização do Leandro em meus treinos...

 

Por exemplo, choque. Nunca tive. Talvez ele tenha feito choques sem eu perceber, através da divisão dos treinos, visto que eu não controlava os detalhes. Mas, se fez, era apenas 1 grupo muscular por semana, "ciclando" os grupos. Possivelmente através da divisão dos treinos: mesmo grupo muscular sexta e segunda, por exemplo... Eu não tinha um microciclo inteiro de choque para todos os músculos. E mesmo ciclando, não aplicava deload na semana seguinte...

 

Único regenerativo que tive fui eu quem pedi, depois de aparecerem algumas lesões.

 

Além de alterações de treino semanais, que dificultavam o acompanhamento de evolução de carga. E treinos de força em cutting, que não costumam ser produtivos.

 

Mas não vou discutir a metodologia dele... Cada treinador tem a sua...

 

 

Estou me virando sozinho agora, buscando alternar os estímulos a cada 15 dias...

 

Em cutting:

2 semanas RML: volume de séries padrão, 20 reps, descanso curto

2 semanas hipertrofia: volume de séries padrão, reps 8-12, descanso curto

2 semanas hipertrofia: volume de séries padrão, reps 8-12, descanso longo

 

Volta ao RML...

Não estou fazendo ciclos de força, nem choque, nem regenerativo. Se sentir necessidade, faço um regenerativo, mas em cutting não costuma ser legal.

 

No bulking incluirei força (provavelmente 2 semanas a cada 2-3 meses), além de choque + regenerativo a cada 6~8 semanas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, paulodiasreis disse:

 

 

Além de alterações de treino semanais, que dificultavam o acompanhamento de evolução de carga. E treinos de força em cutting, que não costumam ser produtivos.

 

Mas não vou discutir a metodologia dele... Cada treinador tem a sua...

Sim, já passei por isso com ele também, treino de força em periodo de cut, foi tenso, mas fazia porque segui o protocolo todo dele (treino e dieta), o que senti falta foi um full body nesse tempo que fiz com ele, talvez ele não viu necessidade de passar pra mim mas como você falou, não vou discutir o método dele, continua sendo o grande profissional da área ainda,

 

Na época que fiz a consultoria com Ele estava tomando o Ligandrol(lgd-4033), deu uma ajuda na força mas mesmo assim sentia as dores articulares pós treino e um dia após o treino, foi uma semana de treino de força mas senti os efeitos do treino na semana seguinte kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre escolha dos exercícios e divisão:
 

Estou assim:

A - Peito, deltóides anterior e médio e abdominais

B - Dorsais, trapézios, deltóide posterior e manguito

C - Pernas e coxas

D - Peito, tríceps e abdomen

E - Dorsais, bíceps e antebraços

 

Decidi dividir peito e costas em 2 dias para manter desempenho e cargas no treino todo. Nos músculos pequenos eu não senti esta necessidade.

Deltóides eu dividi por sinergia conforme peito e dorsais.

Pernas: no geral, recomendo 2 dias. Porém, elas são meu ponto mais forte... Então diminuí um pouco o volume delas para aumentar os superiores.

 

Exercícios:

Eu troco os exercícios e, principalmente, as técnicas avançadas junto da troca de estímulos. Por exemplo, as duas semanas de RML são exatamente iguais. Aí troco para fazer as 2 semanas de hipertrofia com descanso curto. Troco novamente para descanso longo. Quando volto no RML, repito o treino do RML anterior. Como estou em cutting, não estou aumentando volume.

 

Os exercícios mudam pouco, costumo trocar mesmo são as técnicas.

Exemplo simples: se fiz um treino de peito sem bi-set nas 2 últimas semanas (usei outras técnicas), nas próximas duas eu coloco um bi-set...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...