Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como melhorar a flexibilidade?


Uísque

Posts Recomendados

Fala gente, tudo bom?

Eu dei uma pesquisada sobre flexibilidade, e exercícios para ela, mas honestamente não tenho certeza se este é o caminho (acredito que sim), o que ocorre é que em alguns exercícios como o Agachamento, o Terra, e o Stiff, eu não consigo executar de maneira correta, e nem é questão da carga utilizada, pois usando o peso que eu uso para fazer, ou apenas a barra, a execução fica a mesma coisa.

 

Li um pouco e pelo que li disseram que o caminho era melhorar a flexibilidade pra melhorar a desenvoltura nestes exercícios.

 

Vamos a questão de fato.

Alguém conhece alguma rotina de "treino de alongamento" para melhorar a flexibilidade? Conhece algum site confiável ou canal no Youtube que ensine a respeito? Ou tem algum material eficaz sobre?

 

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Como você é esguio, dá pra fatiar o problema em setores.

Gordo como eu sofre mais e precisa de outras paradas.

 

Agachamento precisa de treino específico para:

  • tornozelos
  • alongamento de quadril 
  • alongamento de posteriores

 

O primeiro e mais primitivo exercício que você pode começar a fazer é agachar com um peso leve e parar lá embaixo durante 10 segundos, para só depois disso subir. Depois passe esses 10 para 20 segundos. Progrida dessa forma até passar 60 segundos com uma carga sobre você e agachado. 

 

Dá pra repetir esse "kit tortura" por cinco vezes, preferivelmente em momentos de oposição aos horários de treino. Por exemplo, se você treina seg/qua/sex faça isso ter/qui/sábado

 

Outra torturinha é ficar por dois minutos agachado com as costas na parede. Se for muito sofrido comece com 30, depois passe pra 60 até chegar em 120 segundos.

 

É pra só isso já dar uma melhorada considerável. O meu agachamento era "quarter-squat" e melhorei bastante. Acho que tem um vídeo meu recente agachando lá no meu diário. É ruim de ver se eu quebro a paralela por que estou muito gordo. Precisava usar um maiôzinho horroroso que powerlifter precisa usar pra que fosse detectada a quebra de paralela.

 

EDIT: esqueci de comentar que você precisa estar com o tronco o mais ereto possível. Ficar em "tartaruguinha" é falta do alongamento de quadril. Por isso a parada no agachamento da parede vai ajudar a lembrar você disso. Enfim, bem-vindo à uma das partes mais complicadas da musculação com pesos livres.

Editado por Vecchio
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sendo estes dois exercícios suficientes pra você melhorar dentro de um mês, por exemplo, é hora de apelar pra os diversos exercícios de mobilidade envolvendo melhoras para agachamento em específico (vão ajudar no stiff também). 

 

Daí tem uma seção chamada mobility wod. Tem uns links de vídeos que estão quebrado porque esse tópico nasceu, se eu não estou enganado, lá em 2012. Mas praticamente tudo que está lá é top.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Vecchio disse:

Como você é esguio, dá pra fatiar o problema em setores.

Gordo como eu sofre mais e precisa de outras paradas.

 

Agachamento precisa de treino específico para:

  • tornozelos
  • alongamento de quadril 
  • alongamento de posteriores

 

O primeiro e mais primitivo exercício que você pode começar a fazer é agachar com um peso leve e parar lá embaixo durante 10 segundos, para só depois disso subir. Depois passe esses 10 para 20 segundos. Progrida dessa forma até passar 60 segundos com uma carga sobre você e agachado. 

 

Dá pra repetir esse "kit tortura" por cinco vezes, preferivelmente em momentos de oposição aos horários de treino. Por exemplo, se você treina seg/qua/sex faça isso ter/qui/sábado

 

Outra torturinha é ficar por dois minutos agachado com as costas na parede. Se for muito sofrido comece com 30, depois passe pra 60 até chegar em 120 segundos.

 

É pra só isso já dar uma melhorada considerável. O meu agachamento era "quarter-squat" e melhorei bastante. Acho que tem um vídeo meu recente agachando lá no meu diário. É ruim de ver se eu quebro a paralela por que estou muito gordo. Precisava usar um maiôzinho horroroso que powerlifter precisa usar pra que fosse detectada a quebra de paralela.

 

EDIT: esqueci de comentar que você precisa estar com o tronco o mais ereto possível. Ficar em "tartaruguinha" é falta do alongamento de quadril. Por isso a parada no agachamento da parede vai ajudar a lembrar você disso. Enfim, bem-vindo à uma das partes mais complicadas da musculação com pesos livres.

Cara, muito obrigado mesmo! E rachei da maneira que você falou sobre algumas coisas hahahah Preciso aderir a este kit tortura!

 

Eu tenho duas dúvidas bem iniciantes também sobre alongamento, vê se vc saberia responder:

 

1) Quando eu tento alongar chega um momento que começa a doer de leve, se eu forço mais a dor aumenta. Pensando naquele clássico, em pé, com os pés juntos e pernas esticadas, tentar tocar o pé. Caso eu chegue no fim da canela começa a doer mas leve, se eu tento tocar o pé dói muito. O ideal é eu segurar no local onde dói pouco (no caso no fim da canela) ou segurar no local onde dói muito (no caso seria no pé).

 

2) Eu vejo pessoas "alongando" de maneira não muito estática, elas se esticam até onde alcançam, mas ficam dando ''pequenos impulsos constantes'' para tentar ir além. Usando ainda o exemplo anterior, se a pessoa se estica até a canela, mas fica dando pequenos impulsos para tentar tocar o pé (onde a dor é maior), ela está alongando corretamente ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, 13lukss13 disse:

Cara, muito obrigado mesmo! E rachei da maneira que você falou sobre algumas coisas hahahah Preciso aderir a este kit tortura!

 

Eu tenho duas dúvidas bem iniciantes também sobre alongamento, vê se vc saberia responder:

 

1) Quando eu tento alongar chega um momento que começa a doer de leve, se eu forço mais a dor aumenta. Pensando naquele clássico, em pé, com os pés juntos e pernas esticadas, tentar tocar o pé. Caso eu chegue no fim da canela começa a doer mas leve, se eu tento tocar o pé dói muito. O ideal é eu segurar no local onde dói pouco (no caso no fim da canela) ou segurar no local onde dói muito (no caso seria no pé).

 

Um pouco antes do ponto de dor fique ali por não menos de 60 segundos. Abaixo disso é treta.

 

1 hora atrás, 13lukss13 disse:

 

2) Eu vejo pessoas "alongando" de maneira não muito estática, elas se esticam até onde alcançam, mas ficam dando ''pequenos impulsos constantes'' para tentar ir além. Usando ainda o exemplo anterior, se a pessoa se estica até a canela, mas fica dando pequenos impulsos para tentar tocar o pé (onde a dor é maior), ela está alongando corretamente ? 

 

Condenam atualmente esse alongamento. Chama-se de alongamento dinâmico. Mas também não mata ninguém. Muitas artes marciais tradicionais usam esse aquecimento dinâmico depois daquelas corridinhas de 10 minutos.

 

Melhor é o estático. No entanto, a revolução do CrossFit trouxe até nós os exercícios de mobilidade que prometem melhores resultados (é aquele tópico lá do mobility WOD).

 

Pessoalmente eu tentei todas as modalidades e a que eu mais me adaptei foram esses exercícios do primeiro tópico (parar na posição e com carga). Fuçando pela Internet em sites de levantamento de peso eu encontrei também muitos atletas que confirmaram pra mim a maior eficácia sobre estes exercícios quando comparados com os de mobilidade. 

 

É preciso repeti-los à exaustão. Meus lanches durante o dia são num cantinho ali no trabalho. Enquanto eu como fico ali, agachado, até quase que parar a circulação. Quando eu levanto chega a dar uma tonteira. Mas eu alcancei o que eu queria: ficar agachado e conversando ali, paradão. Até então, ficar em tal posição me fazia imediatamente começar a sondar "por quantos segundos" eu iria precisar ficar ali, agachado.

 

--//--

 

Mas ainda assim, mesmo fazendo isso (mobilidade e o escambau a quatro  você pode ainda sofrer com o agachamento. Daí vai precisar entrar no modo "socorro Deus", que é comprar um calçado de LPO. O melhor nacional está na base de 600-700 pilas sem frete (o FoostLifter). Os importados não saem por menos de 1300. O que eles tem de especial é um salto na base do calcanhar diferente desses saltos de tênis de trecking, caminhada, etc. O solado deles é duro, para não gerar torção quando agachar. Mas pense nesse "modo" somete se nada adiantar. Mas tem de embutir os exercícios de mobilidade na sua rotina com seriedade pra valer. No meio maromba muita gente começa a se preocupar com isso só na hora que os ombros começam receber suas primeiras lesões. 

 

ps: eu ainda estou (nem sei se vou conseguir sair dele) no modo socorro Deus.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...