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Treinar Abdominal Mostra os Gomos do Abdômen?


C.Golden

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Você tá barrigudo, precisa fazer uns abdominais hein?

Você provavelmente já ouviu essa frase, ou até falou pra alguém, porque será que o mundo acredita que fazer abdominais vai diminuir barriga (formar o tanquinho), sendo que os especialistas dizem que só com dieta?

Queria saber de vocês:
1- Isolam Abdômen?
2- Se isolam, por quê?
3- Na sua opinião, é necessário isolar o Abdomen se já se faz terra, agachos, etc? Por quê?

Queria opiniões pessoais sobre o assunto, como é/ foi sua experiência com abdominais.

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Eu isolo sim.

Durante o agachamento, terra e outros exercicios que faço, acredito que o abd entra pra estabilizar mas não o estimula o suficiente pra hipertrofiar.

Pelo menos eu sinto isso... e pra mim funciona

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Eu faço abdominal de segunda-sexta, estou com bf alto e só da pra ver os contornos do lado da barriga, mas dá pra sentir os blocos se apertar.

 

Eu acho que além de as pernas serem a base pro corpo, o abdome tem um papel importante no equilíbrio/força em qualquer outro exercício, esportes, etc.

 

Eu luto boxe e durante muito tempo ignorei os abdominais. De três meses pra cá comecei a ser mais disciplinado e notei muita diferença de equilíbrio e força.

 

Meus abdominais são simples:

Seg, Quarta: Prancha

Terça, Quinta: Sentado com os pés no chão

Sexta: Remador

 

No começo era muito fraco, eu comecei com um progresso de 1 a mais por série, todo dia.

Ex:

Segunda: 3x6

Terça: 3x7

Quarta: 3x8

....

Sexta: 3x10

 

E assim foi até chegar no 25, algumas vezes eu manti a mesma quantidade. Atualmente está mais fácil de fazer, mas procuro fazer até a falha (uma espécie de câimbra) 3x

 

Lembrando que meu objetivo é pra luta e não estético, porém notei um grande desenvolvimento de quando comecei pra cá.

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Eu raramente isolo, mas to pensando em começar, pois no ultimo treino de pernas fiz abdominais no final e nos dias posteriores vi mais os gomos aparecerem, não sei se é devido a inchaço pós treino ou algo do tipo, mas ficou um aspecto visual bom.

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  • Supermoderador

Depende do objetivo.

Para estética é necessário uns crunchs com peso, além do BF baixo.

Para força, enquanto estabilizador, o próprio recrutamento dos exercícios é suficiente SE você estiver começando um split focado em força com cargas baixas e progressão / periodização planejados.

Para o funcionamento correto do corpo e a garantia da saúde articular no longo prazo, bem, ai a coisa fica MUITO mais complexa. 

Eu gosto de pensar no abdome em 3 pontos, cada um deles trabalhado de forma ativa e reativa:

- contração e anti contração

- contração lateral e anti contração lateral

- rotação e anti rotação.

No diário da Fabiana tem muito material a respeito, sugiro ler a partir daqui.

 

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  • Supermoderador
46 minutos atrás, busarello disse:

Depende do objetivo.

Para estética é necessário uns crunchs com peso, além do BF baixo.

Para força, enquanto estabilizador, o próprio recrutamento dos exercícios é suficiente SE você estiver começando um split focado em força com cargas baixas e progressão / periodização planejados.

Para o funcionamento correto do corpo e a garantia da saúde articular no longo prazo, bem, ai a coisa fica MUITO mais complexa. 

Eu gosto de pensar no abdome em 3 pontos, cada um deles trabalhado de forma ativa e reativa:

- contração e anti contração

- contração lateral e anti contração lateral

- rotação e anti rotação.

No diário da Fabiana tem muito material a respeito, sugiro ler a partir daqui.

 

Show.

 

Estética 'normal' eu nem acho necessário. Agora para performance, isso vai depender das fraquezas de cada um. Alguns vão precisar e outros não...

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