Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Brasileiros comem poucas frutas, verduras e legumes, aponta estudo


Torf

Posts Recomendados

  • Supermoderador
1 minuto atrás, lucasf21 disse:

Antigamente sim, poderia ser "Benéfico" hoje em dia tudo geneticamente modificado, acho bem difícil, fora o que o @Norton citou, agrotoxicos, e também, a fruta é colhida muito antes de estar pronta para o consumo, pra depois ir pras feras e supermercados, e é utilizado vários produtos quimicos em algumas frutas.

Esse argumento tem a mesma falha logica dos argumentos usados contra o leite: a fruta presente hoje nos mercados pode ser ruim, mas isso não inviabiliza a fruta enquanto alimento. Generalizar é sempre ruim, desta forma é ainda pior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

1 hora atrás, Aless disse:

É sério que estão defendendo não comer fruta?

 

É tão difícil compreender que comer 2-5 porções de fruta por dia é diferente de tomar 2 litros de refrigerante?

 

É sério que comparam a deficiência de vitaminas e fribras com hipervitaminose?

 

No mais, sobre a frutose:

 

 

Não sei se as perguntas se referem ao que eu disse, mas seguem esclarecimentos:

 

1.  Frutas são fundamentais. Nunca disse que devem ser evitadas. O seu consumo exagerado, e aqui é difícil quantificar o que é um "exagero", é que deve ser evitado. Por causa que: 

 

2.  Ao longo do tempo, o consumo elevado pode gerar hipervitaminose. Tenho um parente que foi diagnosticado 2x, por profissionais distintos, com essa ocorrência. Mas aí vem as particularidades:

 

a.  Ele é idoso. Ou seja: comeu muita fruta durante a vida inteira. Só começou a diminuir sua ingestão há pouco tempo, por recomendação médica. 

 

b.  Ele é italiano. Alguém é de família italiana? Alguém já foi pra Itália? Tenho parentes e lá é costume comer frutas com salada, por exemplo. E quando digo comer frutas, imagine comer TODO DIA, durante anos e anos, 4 a 5 pedaços de melão, melancia, ou qualquer outra fruta. No que resultou? Hipercalemia. 

 

c. Por ser idoso, sabemos que a função renal perde consideravelmente sua eficiência ao passar dos anos, e excessos de filtração de p ex potássio são prejudiciais. 

 

Nunca que vou comparar ausência com excesso. Apenas que no post inicial quis citar um caso no qual o consumo de frutas elevado pode gerar complicações. 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/07/2016 at 10:07, lucasf21 disse:

ainda bem, ninguém deveria consumir frutas...

Wat-3d-Gif-12.png

44 minutos atrás, busarello disse:

Esse argumento tem a mesma falha logica dos argumentos usados contra o leite: a fruta presente hoje nos mercados pode ser ruim, mas isso não inviabiliza a fruta enquanto alimento. Generalizar é sempre ruim, desta forma é ainda pior.

Exato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É muita coisa envolvida. Hoje os produtos industrializados estão muito mais acessíveis, especialmente financeiramente. Outra questão é a entrada cada maior das mulheres no mercado de trabalho, os pais chegam cansados dos seus trabalhos e acabam partindo para o mais fácil...esquentar a lasanha da Sadia ou pedir uma pizza!!!

 

Tenho 31 anos e fazia parte da classe média( do tipo, tinha acesso a coisas boas como escola particular, comida de qualidade, plano de saúde, roupas boas,algum lazer , mas era controlado..nada de se esbaldar e gastar à vontade)..

 

Algumas coisas da minha infância..

 

1- Comida lixo era algo caro. Ao contrário  de hoje, não dava pra ficar comendo sanduíche, pizza, etc toda semana, ou pior, dia sim, dia não...

Quem se lembra aí  que refrigerante era coisa de Domingo?!!!

 

2- Chocolates e doces também não eram tão baratos..

 

3- Comida era mais simples, todos os dias( almoço e janta)  tinha verdura no meu prato, carne e frutas à  vontade... As "porcarias" eram bolo,  waffer ou biscoito recheado. Mesmo assim não era todo dia..

 

4- Lanches de escola eram sucos naturais, bolo, fruta ou biscoito... nada exagerado!

 

Esses hábitos me deixaram magra e sem problemas até os 29 anos!!! 

 

Depois que fiquei deprimida, que tudo desandou!!!

 

Hoje tento fazer o mesmo com meu filho e confesso que as vezes é difícil. Eu como minha porcarias escondidas( agora não, pq estou retomando uma vida alimentar melhor).

 

Eu só consigo manter uma vida alimentar saudável dentro de casa, na maioria das vezes, pq tenho doméstica e ela faz a maioria das coisas.

 

Mas muita gente não tem essa condição ...sai de casa 6 da manhã, retorna 20:00( iguais zumbis de tão cansados) e acaba entupindo a si e os filhos com produtos mais fáceis ( miojo, biscoito recheado, etc.. não tem.paciencia pra ensinar os filhos a comer fruta ou verdura).

 

Eu não vou contar quanta gente já ouvi dizer..ah meu filho chega da escola, janta dois pacotes de biscoito recheado e coca cola ou então ,come três Pães com coca cola e por aí vai !!!! 

 

Isso é o mínimo.p ra se dizer...

 

Habito saudáveis requer tempo e disposição e, quanto se tem criança.. ainda precisa de paciência pra ensinar !! Nem todos tem ou quer ter isso né!

 

 

Enfim..

 

 

Editado por Anna17
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
2 minutos atrás, Anna17 disse:

Habito saudáveis requer tempo e disposição e, quanto se tem criança.. ainda precisa de paciência pra ensinar !! Nem todos tem ou quer ter isso né!

 

Passei pelas mesmas coisas. Hoje eu opto por deixar muita coisa pronta e congelada em casa. Feijão (ostentando), lentilha, molhos, etc. Fazemos (eu gosto de cozinhar, a esposa além de gostar, sabe cozinhar...) no final de semana e as crianças ajudam, é um momento nosso que já virou hábito.

Mas tem finais e finais de semana. Em alguns o volume de compromissos (nem que seja compromisso com o ócio) é alto e, portanto, sem cozinha. Nestes casos optamos por restaurantes com uma pegada mais ampla, os pratos não saem tão ruins. E, ainda nestes casos, as frutas, que nunca faltam em casa, salvam o resto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Anna17 disse:

É muita coisa envolvida. Hoje os produtos industrializados estão muito mais acessíveis, especialmente financeiramente. Outra questão é a entrada cada maior das mulheres no mercado de trabalho, os pais chegam cansados dos seus trabalhos e acabam partindo para o mais fácil...esquentar a lasanha da Sadia ou pedir uma pizza!!!

 

Tenho 31 anos e fazia parte da classe média( do tipo, tinha acesso a coisas boas como escola particular, comida de qualidade, plano de saúde, roupas boas,algum lazer , mas era controlado..nada de se esbaldar e gastar à vontade)..

 

Algumas coisas da minha infância..

 

1- Comida lixo era algo caro. Ao contrário  de hoje, não dava pra ficar comendo sanduíche, pizza, etc toda semana, ou pior, dia sim, dia não...

Quem se lembra aí  que refrigerante era coisa de Domingo?!!!

 

2- Chocolates e doces também não eram tão baratos..

 

3- Comida era mais simples, todos os dias( almoço e janta)  tinha verdura no meu prato, carne e frutas à  vontade... As "porcarias" eram bolo,  waffer ou biscoito recheado. Mesmo assim não era todo dia..

 

4- Lanches de escola eram sucos naturais, bolo, fruta ou biscoito... nada exagerado!

 

Esses hábitos me deixaram magra e sem problemas até os 29 anos!!! 

 

Depois que fiquei deprimida, que tudo desandou!!!

 

Hoje tento fazer o mesmo com meu filho e confesso que as vezes é difícil. Eu como minha porcarias escondidas( agora não, pq estou retomando uma vida alimentar melhor).

 

Eu só consigo manter uma vida alimentar saudável dentro de casa, na maioria das vezes, pq tenho doméstica e ela faz a maioria das coisas.

 

Mas muita gente não tem essa condição ...sai de casa 6 da manhã, retorna 20:00 e acaba entupindo a si e os filhos com produtos mais fáceis ( miojo, biscoito recheado, etc.. não tem.paciencia pra ensinar os filhos a comer fruta ou verdura).

 

Eu não vou contar quanta gente já ouvi dizer..ah meu filho chega da escola, janta dois pacotes de biscoito recheado e coca cola ou então ,come três Pães com coca cola e por aí vai !!!! 

 

Isso é o mínimo.p ra se dizer...

 

Habito saudáveis requer tempo e disposição e, quanto se tem criança.. ainda precisa de paciência pra ensinar !! Nem todos tem ou quer ter isso né!

 

 

Enfim..

 

 


Concordo, e o que me assusta é que as crianças tão consumindo coisas industrializadas cada vez mais cedo, fazendo com que essa situação só se agrave com o passar dos anos. Eu tenho uma prima que com 2 anos já comia bolacha, salgadinho, bolinhos, tipo assim: a menina tinha 2 anos! Tudo bem que naquela época eu também não tava nem aí pra alimentação saudável, mas mesmo se tivesse e fosse falar algo pra mãe dela, eu iria sair como a chata da história e provavelmente a minha prima continuaria comendo essas mesmas coisas.

O que eu aprendi também e que me ajuda muito é ler rótulos, entendê-los e saber se tal produto é bom ou não, principalmente para produtos que se dizem integrais e não são. Dificilmente eu vejo alguém consultando a composição/tabela nutricional dos alimentos e acabam sendo enganados pelo o que a marca tenta passar, tanto é que o que eu vejo de gente achando que Nesfit é saudável não tá escrito.

Enfim, são um conjunto de fatores que fazem com que o quadro de sobrepeso e obesidade só aumente :\

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, digamos mesmo que as frutas não são de fato a melhor opção para saúde e nem para a estética mas se compararmos as frutas com os pratos prontos então temos uma vantagem com as frutas em relação à baixa caloria e menor quantidade de químicos cancerígenos.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Isabela R. disse:

Ai, eu como bastante fruta, achando que tava abafando hahah agora não sei o que fazer; a cada dia eu pareço que fico mais perdida com as informações que eu leio :mellow:

 

calma, pode continuar comendo suas frutas em quantidade moderada.. O meio alimentício é muito controverso até em nível científico (todo ano vemos mudar o "pode isso, não pode aquilo"); Além disso, se vc levar à sério todo tipo de broscience que encontrar por aí, ficará ainda mais perdida mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...