Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Brasileiros comem poucas frutas, verduras e legumes, aponta estudo


Torf

Posts Recomendados

Não é difícil perceber que frutas, legumes e verduras têm perdido espaço para os alimentos industrializados no prato do brasileiro. Um novo estudo confirmou essa tendência e mostrou que o problema é ainda mais grave justamente entre os mais novos.

 

O trabalho, publicado na revista científica "Journal of Human Growth and Development", revisou 23 pesquisas feitas no Brasil sobre o tema entre 2005 e 2015. O resultado final mostra, por exemplo, que só 12,5% dos adolescentes consomem uma porção de fruta, legume ou verdura por dia, quando o ideal, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), seriam cinco porções (ou 400 gramas).

 

Entre os idosos a situação é um pouco melhor. Em algumas capitais, como Belo Horizonte e Florianópolis, até 40% deles têm um consumo adequado desses alimentos.

 

Além desse grupo, mulheres e pessoas de melhor nível socioeconômico são as que mais comem alimentos mais saudáveis. Mas, considerando todas as faixas etárias, os resultados não são bons.

 

Curiosamente, alguns estudos apontam que até 80% das pessoas estavam equivocadas sobre seu próprio consumo de frutas e legumes, acreditando que estavam ingerindo a quantidade ideal de alimentos saudáveis.

 

Pesquisa do IBGE de 2011 já havia apontado que 90% da população brasileira não consumia os 400 gramas diários de frutas, legumes e verduras preconizados pela OMS.

 

Segundo o nutrólogo Rubens Feferbaum, professor de pediatria da Faculdade de Medicina da USP e autor do estudo, o consumo inadequado está relacionado ao ganho de peso, o que ajuda a explicar por que mais da metade dos adultos no país está obesa.

 

"Quando você come frutas e verduras, ingere carboidratos mais complexos, com fibras, e acaba comendo menos carboidratos mais simples [feitos de farinha refinada, como pães brancos e bolachas]."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Interessante. Acredito que parte da "culpa" cai sobre os processados e super processados, convenhamos, com o tanto de substâncias para salientar os sabores e as sensações, quem vai se interessar por um mamão ou uma rúcula? Dura realidade...

Ainda, gostaria de ver a evolução desse mal hábito com o decorrer do tempo, quando começou, onde mais subiu, etc...

 

Edit: encontrei esse trecho e achei bem interessante.

 

"Em entrevista ao jornal Bom dia Brasil, da Rede Globo, a presidente da Asbran analisou os dados e fez recomendações. Segundo ela, o comportamento alimentar do brasileiro piorou nos últimos anos em decorrencia da transição demográfica, desenvolvimento do país e industrialização, o que provocou o surgimento e crescimento de doenças crônicas. Ela aponta ainda que este comportamento indica a maneira com que o brasileiro escolhe o que vai comer: pela praticidade, depois preferência e custo."

http://www.asbran.org.br/noticias.php?dsid=1309

Editado por lucasdireito
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fibra é fundamental. 

Baixa o índice glicêmico. Evita doenças como diverticulite e câncer no cólon. Facilita o trânsito da comida para evacuação. Mínimo 15g dia. Sigo essa regra pro resto da vida. 

 

Frutas, no entanto, fico com um pé atrás. 

Primeiro porque o corpo não diferencia frutose e glicose. Segundo porque o excesso causa males sérios, sei disso porque tenho um parente que sofre de hipervitaminose. Aqui penso que 3 por dia é o máximo, buscando focar naquelas que me deem vitaminas A e C em quantidades legais, fora os micronutrientes. 

Editado por BDM
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, BDM disse:

Fibra é fundamental. 

Baixa o índice glicêmico. Evita doenças como diverticulite e câncer no cólon. Facilita o trânsito da comida para evacuação. Mínimo 15g dia. Sigo essa regra pro resto da vida. 

 

Frutas, no entanto, fico com um pé atrás. 

Primeiro porque o corpo não diferencia frutose e glicose. Segundo porque o excesso causa males sérios, sei disso porque tenho um parente que sofre de hipervitaminose. Aqui penso que 3 por dia é o máximo, buscando focar naquelas que me deem vitaminas A e C em quantidades legais, fora os micronutrientes. 

 

Cara, vc já parece ter uma consciência do consumo de verduras e legumes muito boa;

Vc falou em, no máximo, 3 por dia... Mas pensa que essa matéria é direcionada principalmente para aqueles em que o consumo diário é basicamente 0 frutas... E é neguinho que come biscoito recheado, sucrilhos e salgadinho dia todo... Então substituir isso por fruta seria uma enorme vantagem pra eles.

Tbm concordo que em excesso não é agradável mas penso que isso deve ser dito pra quem já está num estágio mais avançado de educação alimentar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Torf disse:

Qual o problema de comer frutas, como por exemplo abacate?

As frutas em sua grande maioria contem frutose, que ajuda formar ácido úrico, entre outros problemas, eu não recomendaria, mas pra quem treina utilizar uma fruta ou outra, não faz mal, agora utilizar fruta achando que é saudável, é burrice sem tamanho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, lucasf21 disse:

As frutas em sua grande maioria contem frutose, que ajuda formar ácido úrico, entre outros problemas, eu não recomendaria, mas pra quem treina utilizar uma fruta ou outra, não faz mal, agora utilizar fruta achando que é saudável, é burrice sem tamanho.

Retomando minha pergunta, então você crê que o abacate não é saudável?

No seu discurso você generaliza, fala que não se deve consumir frutas. Você não acha que existam exceções?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...