Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Postura no agachamento - qual o limite do buttwink?


Lucas, o Schrödinger

Posts Recomendados

Publicidade

4 minutos atrás, lucasf21 disse:

Você teria fotos pra demonstrar isso? creio que ajudaria bastante, pois estou confuso até que ponto não é prejudicial...

 

Ele fala em 20 graus de flexão da coluna...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Jaraqui disse:

Eu só acrescentaria às conclusões do Rodolfo a prática de exercícios de mobilidade, pois o limite do agachamento, ao meu ver, tem a ver com o comprimento do fêmur.

 

Com certeza! Além do comprimento do fêmur, os hip sockets influenciam na capacidade de agachar profundo - quem tem hip sockets mto profundos não conseguem boa profundidade no agachamento.

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eder Lima acabo de postar algo relacionado a isso na sua pagina do face. Segue a opinião  dele abaixo:

Pode AJUDAR, PELO MENOS NÃO ATRAPALHE! #zenpaciêncianenhuma #zensaco
Prof. Eder Lima

CARO(A)S PROFESSORE(A)S, esse é problema da tal "rede social" onde podemos deparar com verdadeiros absurdos de gente que "se diz especialista" em musculação. Um professor me marcou no "texto" de um outro que só de abrir e dar de cara com a foto fiquei estarrecido e mais ainda quando este começa o dizendo:
https://www.facebook.com/414065595407932/photos/a.414164342064724.1073741828.414065595407932/632200496927773/?type=3&theater

"Muitos acreditavam (e alguns acreditam ainda) que a coluna lombar durante o agachamento deve ter a postura lordótica mantida a todo custo e toda e qualquer movimentação será lesiva, dessa forma, seria quase impossível realizar o agachamento profundo, pois é improvável que a maioria das pessoas consiga agachar mantendo a lordose lombar intacta." 
E monta suas torpes justificativas tomando como base os artigos:
1- Arjmand N, Shiraxi-Adl A. Biomechanics of changes in Lumbar posture in static lifting. Spine. 30(23): 2647-48, 2005.

2- Adams MA, Hutton WC. The effect of posture on the lumbar spine. J Bone Joint Surg Br. 1985 Aug;67(4):625-9.

3- Campos MH et al. The geometric curvature of the lumbar spine during restricted and unrestricted squats. J Sports Med Phys Fitness. 2016 Mar 25. [Epub ahead of print]

VAMOS AOS FATOS
O artigo nº1 analisa o grau de alterações ELETROMIOGRÁFICAS sobre a Cinemática a coluna lombar onde os indivíduos além da postura que estavam habituados a agachar estes foram orientados EM DIFERENTES MOMENTOS A AGACHAR SUSTENTANDO UMA POSTURA HIPERLORDÓTICA e depois EM CIFOSE LOMBAR! 
"Apart from the freestyle lumbar posture, subjects were instructed to take either lordotic or kyphotic posture as well."

Aí entra a questão: Saber ler em inglês é uma coisa, mas interpretar texto em inglês é outra completamente diferente (ainda mais que bem sabemos que interpretar em português já está complicado para muita gente). Em inglês NÃO SE USA o termo Hyperlordotic para mostrar a acentuação da curvatura
O objetivo do estudo era EXATAMENTE determinar o grau de risco para a coluna quando alteramos a CURVATURA LOMBAR FISIOLÓGICA QUE É EM LORDOSE!

CONCLUSION: Alterations in the lumbar lordosis in lifting resulted in significant changes in the muscle forces and internal spinal loads. Spinal shear forces at different segmental levels were influenced by changes in both the disc inclinations and extensor muscle lines of action as the posture altered. Considering internal spinal loads and active-passive muscle forces, the current study supports the freestyle posture or a posture with moderate flexion as the posture of choice in static lifting tasks. 
O mais interessante é que este mesmo artigo é citado como fonte no livro Cinesiologia do Aparelho Musculoesquelético: Fundamentos para Reabilitação - Donald A. Neumann, na parte onde mostra O QUE NÃO FAZER COM A COLUNA!

Qualquer pessoa com um MÍNIMO de conhecimento biomecânico compreende que ao fazer a RETROVERSÃO PÉLVICA reduz a capacidade do Glúteo Máximo em gerar seu máximo torque e assim essa necessidade de geração de força é TRANSFERIDA para o grupos dos adutores (que acima de 80º de flexão de quadril sofrem uma inversão de suas ações passando a atuarem como Extensores  e Rotadores Mediais do Quadril. Será que só eu vejo a menina FAZENDO UM STRESS EM VALGO COM JOELHOS FLETIDOS E EM ROTAÇÃO?

O artigo nº 2 (apesar de bem velhinho - 1985), mostra o óbvio que o "MOVIMENTO DE GANGORRA" anterior de uma vértebra sobre a outra durante a flexão da coluna aumenta e muito a pressão sobre a parte posterior do Ânulo Fibroso o que aumenta os riscos de um herniamento!

O artigo nº 3 NADA TEM COM ESSE "INTERLÓQUIO PARA ACALENTAR BOVINOS"! Este estudo apenas observou o comportamento da coluna caso se limitasse o movimento dos tornozelos sobre as tíbias. Sabem aquela velha história de que o joelhos não pode passar da ponta dos pés? Pois, é! Este artigo confirmou mais uma vez que isso é uma grande besteira e que se você restringe o movimento da tíbia sobre o pé terá como consequência uma FORÇA DE CISALHAMENTO muito maior agindo sobre sua lombar.

RESUMO DA ÓPERA:
ONDE ESTÁ A RESPONSABILIDADE SOCIAL PARA COM UMA PUBLICAÇÃO SENSACIONALISTA E "MARKETEIRA" DESSAS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom...

 

Dos 3 artigos só dei uma olhada no 3º, inclusive foi uma turma brazuca que fez XD e vi a foto da menina no facebox

Tem que ver os métodos que usaram nesse 3º artigo, em média 50% do BW, a posição mais profunda analisada era um máximo de 90º de ângulos do joelho (um half-squat), e a diferença do restrito para irrestrito é justo o que o colega aí de cima colocou, joelhos passando ou não da ponta dos pés. A quem interessar: https://www.researchgate.net/publication/299436108_The_geometric_curvature_of_the_lumbar_spine_during_restricted_and_unrestricted_squats

Tentei achar o rascunho em pt deles para colocar por aqui, mas a busca foi em vão, mas tem o e-mail de contato deles, algum cara de pau pode pedir heuaheuheuahueah

 

Fugindo um pouco, mas não tanto...

"mas e aí fera, os tornozelo como que fica?" heheheh

Acho que tem que ver o conjunto da obra, a maioria das imagens e comparações que são feitas são com sujeitos com calçados de "lpo", tem o salto, simulam uma mobilidade aos tornozelos e isso beneficia o movimento dos quadris, se tira isso como que fica? (Eu só agacho com flat shoes, não sei o quão isso influencia, mas o @debew vai de calçado com o salto, vale o comentário dele sobre isso.)

Esse artigo aí de cima foi de um meio-agacho, acho que de longe vai necessitar de uma dorsiflex boa, mas boa mesmo, de nada adianta comparar com a turma do lpo (exagerando um pouco: "se não for atg, prefiro ficar em casa"). Se o sujeito quer passar da barreira dos 90 e tem uma dorsiflex horrível, pode ter a melhor mobilidade possível dos quadris (isso aqui é achismo meu) ou vai ficar de "corcunda" durante o movimento, ou vai limitar a descida ou vai mudar o ponto de apoio dos pés ao descer (já vi muita gente se apoiando apenas com a ponta dos pés por não ter uma boa mobilidade dos tornozelos).

Spoiler

E outra, a mina da foto do facebook só abaixou aquilo tudo ali, pois estava no smith, tira aquilo que ela despenca p/ trás

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber a opinião dos mais entendedores do assunto sobre o posicionamento dos pés, apontados para frente ou para fora?
 

1 hora atrás, Ricardo Queiroz disse:

 

  Ocultar conteúdo

E outra, a mina da foto do facebook só abaixou aquilo tudo ali, pois estava no smith, tira aquilo que ela despenca p/ trás

 

Tava digitando isso agora mesmo, uashua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...